Carlos Alberto da Silva Beato
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
22/11/2018 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Carlos Alberto da Silva Beato |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Beato, Carlos |
Endereço profissional
Professional address |
Universidade de Lisboa Instituto de Educação UIDEF - Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação Lisboa Lisboa 1649--013 Lisboa Portugal Correio electrónico: carlbeato@sapo.pt |
Sexo
Gender |
Masculino»Male |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2012 |
Doutoramento Phd |
Doutoramento em Educação, especialidade História da Educação
(5 anos » years)
.
Universidade de Lisboa,
Portugal.
|
2003 |
Mestrado Master degree |
Mestrado em Educação, especialidade Didática das Ciências
(2 anos » years)
.
Universidade de Lisboa,
Portugal.
|
1987 |
Licenciatura Licentiate degree |
Licenciatura em Engenharia Química, ramo Química e Processos
(5 anos » years)
.
Universidade Técnica de Lisboa,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
Out/2013-Actual |
Outra Situação |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
Jan/2010-Jun/2013 |
Outra Situação |
Set/1990-Ago/2011 |
Professor do quadro de nomeação definitiva |
Jan/1985-Ago/1990 |
Professor provisório |
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador Participation as Researcher |
2016-2019 Roteiros da inovação pedagógica: Escolas e experiências de referência em Portugal no século XX-Itineraries of pedagogical innovation: reference schools and experiences in Portugal in the twentieth century |
Referência do projeto»Project reference: PTDC/MHC-CED/0893/2014. Parceiro(s)»Partners:
Universidade do Porto; Universidade de Coimbra; Universidade do Minho; Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
|
2010-2013 Projecto Educação e Património Cultural: Escolas, Objectos e Práticas-Education and Cultural Heritage: schools, objects and practices |
Referência do projeto»Project reference: PTDC/CPE-CED/102205/2008. Parceiro(s)»Partners:
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa; Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de lisboa; Unidade de I&D de Ciências da Educação. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Português (Bem), Francês (Bem), Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente). |
Fala Speaking |
Português (Bem), Francês (Bem), Inglês (Pouco), Espanhol (Pouco). |
Lê Reading |
Português (Bem), Francês (Bem), Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente). |
Escreve Writing |
Português (Bem), Francês (Razoavelmente), Inglês (Pouco), Espanhol (Pouco). |
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Fev/2015 - Actual |
Associação de História da Educação de Portugal, Membro fundador.
|
2013- Actual |
International Standing Conference for the History of Education (ISCHE), Membro.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Pintassilgo, Joaquim; Teixeira, Anabela; Beato, Carlos A. S; Dias, Isabel. eds. 2010. A História das Disciplinas escolares de Matemática e de Ciências. Contributos para um campo de pesquisa ed. 1. Lisboa: Escolar Editora. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Beato, Carlos. 2015. Os primeiros passos das disciplinas de ciências nos liceus: materiais, manuais e programas. In Educação e património cultural: escolas, objetos e práticas, ed. Edições Colibri., 171 - 201. ISBN: 978-989-689-339-2. Lisboa: Edições Colibri. |
|
|
|
2. |
Pintassilgo, Joaquim; Beato, Carlos. 2015. Balanço da produção portuguesa recente: o exemplo das teses de doutoramento (2005-2014). In História da Educação. Fundamentos teóricos e metodologias de pesquisa: balanço da investigação portuguesa (2005-2014), 215 - 242. ISBN: 978-989-8351-32-6. Porto: CITCEM, HISTEDUP e IEUL. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Beato, Carlos; Pintassilgo, Joaquim. 2017. "Balanço da produção recente no campo da História das Disciplinas Escolares: o exemplo das teses de doutoramento (Portugal,
2005-2015)", Cadernos de História da Educação 16, 1: 45 - 63.
|
|
|
|
2. |
Beato, Carlos; Pintassilgo, Joaquim. 2016. "A construção do Ensino Secundário Liceal no Portugal Oitocentista: O exemplo das ciências (1836-1860)", . Portuguese Studies Review, 24 (2). 24, 2: 1 - 25. |
|
|
|
3. |
Beato, Carlos A. S. 2011. "O advento das ciências liceais: materialidade e programas", Revista Diálogo Educacional 11, 34: 709 - 729.
|
|
|
|
4. |
Beato, Carlos A. S. 2005. "Para a história da disciplina de Ciências Físico-Químicas: os programas da reforma liceal de 1947", Revista de Educação 13, 2: 5 - 28. |
|
|
|
5. |
Beato, Carlos A. S. 2004. "A política do livro único na Reforma Liceal de 1947: o caso da disciplina de Ciências Físico-Químicas", Cadernos de História da Educação , 3: 55 - 64.
|
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Beato, Carlos. 2016. "Programas disciplinares e avaliação no ensino liceal (1926-1947)", Trabalho apresentado em XI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, In Investigar, intervir e preservar: caminhos da história da educação luso-brasileira, Porto. |
|
|
|
2. |
Beato, Carlos. 2016. "Le débat autour de la création de la discipline de l'éducation physique à l'école secondaire portugaise.", Trabalho apresentado em ISCHE 38, In ISCHE 38 - Education end the body. Abstract Book, Chicago. |
|
|
|
3. |
Beato, Carlos; Pintassilgo, Joaquim. 2016. "Recent production balance in the field of History of School Subjects: The example of Doctoral Theses (Portugal, 2005-2014)", Trabalho apresentado em Ische 38 , In ISCHE 2016 - Chicago Program, Concept & Abstracts, Chicago.
|
|
|
|
4. |
Beato, Carlos; Pintassilgo, Joaquim. 2015. "Portuguese production balance in History of Education", Trabalho apresentado em Conferência ISCHE 37, Culture and Education, In ISCHE 37, Culture and Education, Istambul. |
|
|
|
5. |
Beato, Carlos A. S. 2014. "As primeiras propostas oficiais de reformas liberais da instrução pública em Portugal (1833-1836)", Trabalho apresentado em XI Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana, In Libro de resúmenes, Toluca. |
|
|
|
6. |
Beato, Carlos A. S. 2014. "L'École Polytechnique de Lisbonne. Entre la formation militaire et l'instruction publique. ", Trabalho apresentado em ISCHE 36, Education, War & Peace, In ISCHE 36, Education, War and Peace, Londres. |
|
|
|
7. |
Beato, Carlos A. S. 2014. "A luta administrativa antianalfabetismo. Castelo Branco, 1844-1846", Trabalho apresentado em X Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação , In Anais do X Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação , Curitiba, Brasil. |
|
|
|
8. |
Beato, Carlos A. S. 2013. "Le difficile chemin des reformes: une approche aux premières propositions officielles de réformes libérales de l'instruction
publique au Portugal", Trabalho apresentado em ISCHE 35, In ISCHE 35, Education and power: Historical perspectives, Riga. |
|
|
|
9. |
Beato, Carlos A. S. 2012. "Os objetos e utensílios das disciplinas de ciências dos liceus portugueses (1836-1861)", Trabalho apresentado em IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, In IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação – Rituais, espaços & patrimónios escolares. Atas, Lisboa. |
|
|
|
10. |
Beato, Carlos A. S. 2010. "O provimento das cadeiras de ciências liceais no século XIX (1836 – 1861)", Trabalho apresentado em VIII Congresso Luso-brasileiro de História da Educação , In VIII Congresso Luso-brasileiro de História da Educação – Infância, juventude e relações de género na História da Educação.
Resumos e Textos, S. Luís. |
|
|
|
11. |
Beato, Carlos A. S. 2010. "O equipamento científico dos Liceus, os programas de ciências e a autonomia dos professores (1836 – 1861)", Trabalho apresentado em VIII Congresso Luso-brasileiro de História da Educação, In VIII Congresso Luso-brasileiro de História da Educação – Infância, juventude e relações de género na História da Educação.
Resumos e Textos, S. Luís. |
|
|
|
12. |
Beato, Carlos A. S. 2008. " A introdução das disciplinas de ciências nos liceus. O primeiro laboratório.", Trabalho apresentado em VII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, In VII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Cultura escolar, migrações e cidadania, Porto. |
|
|
|
13. |
Beato, Carlos A. S. 2008. "A formação dos professores liceais de ciências (1836-1959)", Trabalho apresentado em 1º Seminário de História do Ensino da Matemática e das Ciências, In A História das Disciplinas escolares de Matemática e de Ciências. Contributos para um campo de pesquisa, Lisboa. |
|
|
|
14. |
Beato, Carlos A. S. 2008. "A introdução das disciplinas de ciências nos liceus. O primeiro laboratório", Trabalho apresentado em VII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, In VII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Cultura escolar, Migrações e cidadania. Livro de resumos, Porto. |
|
|
|
15. |
Beato, Carlos A. S. 2004. "A política do livro único. O caso das ciências físico-químicas", Trabalho apresentado em V Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, In V Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Igreja, Estado, Sociedade civil. Instâncias promotoras de ensino. Livro
de resumos, Évora. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
Beato, Carlos; Pintassilgo, Joaquim; Namora, Alda. 2017. "Looking at the portuguese production of history of education in national journals of education and history (1985-2015)", Trabalho apresentado em Conferência ISCHE 39, Education and emancipation,, In Book of Abstracts - ISCHE39, Buenos Aires.
|
|
|
|
2. |
Beato, Carlos A. S. 2013. "Du « savoir à enseigner » au « savoir mesuré » : l’évaluation au Lycée au Portugal (1936-1947)", Trabalho apresentado em VI colloque international SPICAE. Enseignement et identités culturelles dans les pays d’Europe du Sud Espagne, France, Italie,
Portugal, XXe et XXIe s., In Enseignement et identités culturelles dans les pays d’Europe du Sud Espagne, France, Italie, Portugal, XXe et XXIe s., Paris.
|
|
|
|
Outra produção científica Other scientific production |
1. |
Beato, Carlos. 2014. "Institutos Industriais e Comerciais". Lisboa: Assembleia da República. Entrada do Dicionário de História da I República e do Republicanismo, coordenado por Fernanda Rollo. |
2. |
Beato, Carlos A. S. 2013. "Os primeiros materiais adquiridos para equipar as aulas de ciências nos liceus portugueses". Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
|
3. |
Beato, Carlos A. S. 2013. "Os primeiros manuais das cadeiras de ciências nos liceus". Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
|
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Beato, Carlos; Pintassilgo, Joaquim. Portuguese production balance in History of Education,Conferência ISCHE 37, Culture and Education ,Istanbul,2015 (Comunicação). |
2. |
Beato, Carlos A. S. As primeiras propostas oficiais de reformas liberais da instrução pública em Portugal (1833-1836). ,XI Congresso Ibero-americano de História da educação latino-americana,Toluca,2014 (Comunicação). |
3. |
Beato, Carlos A. S. L'École Polytechnique de Lisbonne. Entre la formation militaire et l'instruction publique,ISCHE 36, Education, War & Peace,Londres,2014 (Comunicação). |
4. |
Beato, Carlos A. S. A luta administrativa antianalfabetismo. Castelo Branco, 1844-1846,X Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Percursos e desafios na História da educação Luso-Brasileira,Curitiba,2014 (Comunicação). |
5. |
Beato, Carlos A. S. Le difficile chemin des reformes: une approche aux premières propositions officielles de reformes libérales de l'instruction
publique au Portugal (1833-1836),ISCHE 35 conference - Education and Power: Historical Perspectives,Riga,2013 (Comunicação). |
6. |
Beato, Carlos A. S. Os primeiros passos das disciplinas de ciências nos liceus. Materiais, manuais e programas,Colóquio Educação e Património Cultural: Escolas, Objetos e Práticas,Lisboa,2013 (Comunicação). |
7. |
Beato, Carlos A. S. Du « Savoir à enseigner » au « Savoir mésuré » - L’évaluation dans les lycées (1936-1947),VI Colóquio da rede SPICAE,Paris,2013 (Comunicação). |
8. |
Beato, Carlos A. S. Os objetos e utensílios das disciplinas de ciências dos liceus portugueses (1836-1861),IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação,Lisboa,2012 (Comunicação). |
9. |
Beato, Carlos A. S. O equipamento científico dos Liceus, os programas de ciências e a autonomia dos professores (1836 – 1861),VIII Congresso Luso-brasileiro de História da Educação,S. Luís,2010 (Comunicação). |
10. |
Beato, Carlos A. S. O provimento das cadeiras de ciências liceais no século XIX (1836 – 1861). ,VIII Congresso Luso-brasileiro de História da Educação ,S. Luís,2010 (Comunicação). |
11. |
Beato, Carlos A. S. A introdução das disciplinas de ciências nos liceus. O primeiro laboratório,VII Congresso Luso-brasileiro de História da Educação,Porto,2008 (Comunicação). |
12. |
Beato, Carlos A. S. A formação dos professores liceais de ciências (1836-1959). ,Seminário de História do Ensino da Matemática e das Ciências,Lisboa,2008 (Comunicação). |
13. |
Beato, Carlos A. S. A política do livro único na Reforma Liceal de 1947: o caso da disciplina de Ciências Físico-Químicas,V Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação,Évora,2004 (Comunicação). |
Organização de evento Event organization |
1. |
Mogarro, Maria J; Beato, Carlos A. S. IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação,2012 (Congresso / Organização). |
2. |
Pintassilgo, Joaquim; Teixeira, Anabela; Beato, Carlos A. S; Dias, Isabel. 1º Seminário de História do Ensino da Matemática e das Ciências,2008 (Seminário / Organização). |
Dados Complementares (Additional data)
Participação em eventos Event participation |
Participação como Membro da Comissão Científica Participation as Member of the Program Committee |
1. |
XI Congresso Luso-brasileiro de História da Educação, 2016 (Congresso). Nome do evento: XI CoLuBE; Nome da Instituição: Histedup - Associação Portuguesa de História da Educação; Cidade do evento: Porto / Faculdade de Letras da Universidade do Porto. |
2. |
X Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação , 2014 (Congresso). Nome do evento: X Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Percursos e desafios na História da educação Luso-Brasileira; Nome da Instituição: Grupo de Trabalho de História da Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação; Cidade do evento: Curitiba / Pontifícia Universidade Católica do Paraná. |
Outro tipo de participação Other kind of participation |
1. |
38ª Conferência anual da ISCHE, 2016 (Congresso). Nome do evento: ISCHE 38; Cidade do evento: Chicago / Loyola University. |
2. |
37ª Conferência anual de ISCHE, 2015 (Congresso). Nome do evento: ISCHE 37; Cidade do evento: Istambul / Universidade de Istambul. |
3. |
36ª Conferência anual da ISCHE, 2014 (Conferência). Nome do evento: ISCHE 36, Education, War & Peace; Nome da Instituição: ISCHE; Cidade do evento: Londres. |
4. |
XI Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana, 2014 (Congresso). Nome do evento: Congresso iberoamericano de história da educação latinoamericana; Nome da Instituição: Sociedad Mexicana de Historia de la Educación / Colegio Mexiquense; Cidade do evento: Toluca, México. |
5. |
VI Colóquio da rede SPICAE, 2013 (Encontro). Nome do evento: Colloque international «Enseignement et identités culturelles dans les pays d'Europe du Sud»; Nome da Instituição: UFR Études italiennes. Université de Paris IV - Sorbonne; Cidade do evento: Paris / Université de Paris IV - Sorbonne. |
6. |
Colóquio Educação e Património Cultural: Escolas, Objetos e Práticas, 2013 (Outra). Nome do evento: Colóquio Educação e Património Cultural: Escolas, Objetos e Práticas; Nome da Instituição: Projeto Educação e Património Cultural: Escolas, objectos e práticas; Cidade do evento: Lisboa / Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. |
7. |
35ª Conferência anual da ISCHE, 2013 (Conferência). Nome do evento: ISCHE 35 Conference - Education and Power: Historical Perspectives; Nome da Instituição: University of Latvia; Cidade do evento: Riga / University of Latvia. |
8. |
IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2012 (Congresso). Nome do evento: IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação – Rituais, espaços & patrimónios escolares; Nome da Instituição: Secção de História da Educação da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação; Cidade do evento: Lisboa / Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Coordenador de uma sessão do Eixo temático "Património e museologia educativa: mobiliário, equipamento, materiais didáticos,
iconografia". |
9. |
VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2010 (Congresso). Nome do evento: VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação – Infância, juventude e relações de género na História da Educação; Nome da Instituição: Grupo de Trabalho de História da Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação; Cidade do evento: São Luís / Universidade Federal do Maranhão. Coordenador de uma sessão de comunicações individuais intitulada "Formação, identidades e profissão docente". |
10. |
1º Seminário de História do Ensino da Matemática e das Ciências, 2008 (Seminário). Nome do evento: do 1º Seminário de História do Ensino da Matemática e das Ciências; Nome da Instituição: Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa ; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. |
11. |
VII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação , 2008 (Congresso). Nome do evento: VII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação - Cultura escolar, migrações e cidadania; Nome da Instituição: Secção de História da Educação da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação; Cidade do evento: Porto / Faculdade de Letras da Universidade do Porto. |
12. |
V Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2004 (Congresso). Nome do evento: V Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação; Nome da Instituição: Secção de História da Educação da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação; Cidade do evento: Évora / Universidade de Évora. |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
28 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
3 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
1 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
2 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
5 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
5 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
17 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
15 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
2 |
Outros tipos de produção científica Other scientific production |
3 |
Produção técnica Technical production |
15 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
15 |
Dados complementares (Additional data) |
14 |
Participação em Eventos Event participation |
14 |
Visualizações do curriculum [
1671
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
28-06-2020
às
16:21:37
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt/ | Icons by Axialis Team |
|