Paulo Manuel Ferreira da Cunha
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
27/11/2018 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Paulo Manuel Ferreira da Cunha |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Cunha, Paulo |
Categoria profissional
Position |
Professor Auxiliar |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Humanidades-Artes. Ciências Sociais-Outras Ciências Sociais. Humanidades-Outras Humanidades.
|
Endereço profissional
Professional address |
Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras Departamento de Comunicação e Artes Rua Marquês D'Ávila e Boloma 6201-001 Covilhã Portugal Correio electrónico: paulomfcunha@gmail.com Homepage: http://www.paulomfcunha.com/ |
Sexo
Gender |
Masculino»Male |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2007-2015 |
Doutoramento Phd |
Estudos Contemporâneos.
Universidade de Coimbra,
Portugal.
|
2002-2005 |
Mestrado Master degree |
História das Ideologias e Utopias Contemporâneas
(1 anos » years)
.
Universidade de Coimbra,
Portugal.
|
1997-2001 |
Licenciatura Licentiate degree |
História
(4 anos » years)
.
Universidade de Coimbra,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Universidade da Beira Interior |
Jan/2018-Actual |
Investigador Principal |
Jun/2016-Actual |
Outra Situação |
Universidade da Beira Interior |
Abr/2015-Actual |
Professor Auxiliar |
Centro de Estudos Interdisciplinares do Séc. XX da Universidade de Coimbra |
Jan/2003-Actual |
Outra Situação |
Instituto Politécnico de Tomar |
Jun/2015-Ago/2017 |
Professor Auxiliar |
Universidade da Beira Interior |
Abr/2014-Abr/2015 |
Assistente |
Centro de Investigação Media e Jornalismo |
Jan/2010-Dez/2013 |
Investigador Auxiliar |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Out/2007-Set/2011 |
Assistente de Investigação |
Atividades de Ensino (Teaching activities)
Universidade da Beira Interior |
Curso»Academic program: Cinema Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Cinema Português (Mestrado)(Regente)
- Crítica do Cinema (Mestrado)(Regente)
- História e Teoria do Cinema (Mestrado)(Regente)
- Teoria do Cinema II (Licenciatura)(Regente)
- História do Cinema (Licenciatura)(Regente)
|
Instituto Politécnico de Tomar |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Teoria Cinematográfica (Licenciatura)(Regente)
- Análise Cinematográfica e Estética da Imagem (Licenciatura)(Regente)
- Projecto I (Licenciatura)(Docente)
- Projecto III (Licenciatura)(Docente)
|
Universidade da Beira Interior |
Curso»Academic program: Cinema Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Teoria do Cinema II (Licenciatura)(Docente)
- Crítica do Cinema (Mestrado)(Regente)
- Filosofia do Cinema (Mestrado)(Regente)
- História do Cinema (Licenciatura)(Regente)
- História e Teoria do Cinema (Mestrado)(Regente)
- Cinema e Outras Artes (Mestrado)(Docente)
|
Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Universidade da Beira Interior |
Instituto Politécnico de Tomar |
Jun/2015-Ago/2017 |
|
Membro de Comissão |
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador Participation as Researcher |
2016- O Império colonial português e a cultura popular urbana: visões comparativas da metrópole e das colónias (1945-1974) |
Referência do projeto»Project reference: PTDC/CPC-CMP/2661/2014.
|
2011-2014 Censura e mecanismos de controle da informação no Teatro e no Cinema. Antes, durante e após o Estado Novo |
Referência do projeto»Project reference: PTDC/CCI-COM/117978/2010.
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Inglês (Bem), Francês (Bem). |
Fala Speaking |
Inglês (Razoavelmente), Francês (Pouco). |
Lê Reading |
Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente). |
Escreve Writing |
Inglês (Razoavelmente), Francês (Pouco). |
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Mar/2010 - Actual |
AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento, Membro fundador.
Secretário da Direcção.
|
Jan/2009 - Actual |
NECS - European Network for Cinema and Media Studies, Outros (especifique).
Associado.
|
Out/2008 - Actual |
SCMS - Society for Cinema and Media Studies, Outros (especifique).
Associado.
|
Mar/2008 - Actual |
SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, Outros (especifique).
Associado.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Cunha, Paulo. 2018. Cinema e a Cinefilia em Guimarães 1895-1957. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-972-96937-7-9. Guimarães: Cineclube de Guimarães. |
|
|
|
2. |
Cunha, Paulo. 2018. Uma Nova História do Novo Cinema Português. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-54-095-18. Lisboa: Outro Modo/Le Monde Diplomatique. |
|
|
|
3. |
Cunha, Paulo; Sales, Michelle C. eds. 2013. Cinema Português: Um Guia Essencial ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-85-65025-60-7. São Paulo: SESI-SP Editora.
|
|
|
|
4. |
Cunha, Paulo. 2013. Santos Simões. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-8706-01-0. Guimarães: Sociedade Martins Sarmento. |
|
|
|
5. |
Cunha, Paulo. 2013. Novais Teixeira. O Vimaranense Errante. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-8474-09-4. Guimarães: Fundação Cidade de Guimarães. |
|
|
|
6. |
Cunha, Paulo; Sales, Michelle C. eds. 2010. Olhares: Manoel de Oliveira ed. 1, ISBN: 978-85-62864-05-6. Rio de Janeiro: Edições LCV/SR3/UERJ. |
|
|
|
7. |
Cunha, Paulo. 2003. A Pesca do Bacalhau no Cinema – Construções ideológicas no documentário e na ficção. ed. 1. Ílhavo: Museu Marítimo de Íhavo. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Cunha, Paulo. 2018. Cinematographic Missions to the Portuguese Territory (1917–1918),. In New Approaches to Cinematic Space, ed. Iván Villarmea Álvarez & Filipa Rosário, 00 - 00. ISBN: 9781138604445. Londres: Routledge.
|
|
|
|
2. |
Cunha, Paulo; Ribas, Daniel. 2017. Quebrando Tabus: Para uma Análise dos Modos de Produção no Cinema Português Contemporâneo. In Oficios del cine: manual para prácticas cinematográficas , ed. F. García García & P. Alves, 453 - 490. ISBN: 978-84-940289-2-2. Madrid: ICONO14 Asociación científica de Comunicación y Nuevas/CITCEM.
|
|
|
|
3. |
Cunha, Paulo. 2017. Transmedialidad en el "Cinema de Bordas": Los casos de Cabo Verde y Guinea-Bissau. In Ficciones nómadas procesos de intermedialidad literaria y audiovisual, ed. José Antonio Pérez Bowie y Antonio Jesús Gil González, 255 - 271. ISBN: 978-84-17043-50-6. Madrid: Pigmalión Edypro.
|
|
|
|
4. |
Cunha, Paulo; Ribas, Daniel. 2016. Pedro Costa, portugiesischer Filmemacher. In Film-Konzepte 41: Pedro Costa, ed. Malte Hagener & Tina Kaiser , 5 - 24. ISBN: 978-3-86916-478-6. Munchen: edition text+kritik.
|
|
|
|
5. |
Cunha, Paulo. 2016. É tudo verdade! O caso The Blair Witch Project. In Manipulação e Persuasão - Posições e contraposições, ed. Eduardo Camilo & Ana Leonor Morais Santos, 00 - 00. ISBN: 9782015120300. Lisboa: Edições Fénix. |
|
|
|
6. |
Cunha, Paulo. 2014. Um cinema invisível. A produção de curtas documentais e o novo cinema português (1960-80). In Imagens Achadas. Documentário, Política e Processos Sociais em Portugal, ed. Patrícia Vieira e Pedro Serra, 137 - 152. ISBN: 978-989-689-394-1. Lisboa: Edições Colibri. |
|
|
|
7. |
Cunha, Paulo. 2014. Miguel Gomes: el cinéfilo. In Jugar con la Memória. El cine portugués en el siglo XXI, ed. Horacio Muñoz Fernández e Iván Villarmea Álvarez, 108 - 135. ISBN: 978-84-941753-4-3. Santander: Shangrila. |
|
|
|
8. |
Cunha, Paulo. 2013. Gabriel Abrantes: o contador de estórias. In Geração Invisível: Os novos cineastas portugueses, ed. Ana Catarina Pereira e Tito Cardoso e Cunha, 267 - 286. ISBN: 978-989-654-108-8. Covilhã: Labcom/UBI.
|
|
|
|
9. |
Cunha, Paulo. 2013. A "diferença" portuguesa?. In Cinema Português: Um Guia Essencial, ed. Paulo Cunha; Michelle Sales, 215 - 237. ISBN: 978-85-65025-60-7. São Paulo: SESI-SP Editora. |
|
|
|
10. |
Cunha, Paulo. 2013. Coproduzir em Português: da Política e da Prática. In World cinema: As novas cartografias do cinema mundial, ed. Stephanie Dennison, 0 - 0. ISBN: 978-85-308-1060-3. Campinas: Papirus Editora. |
|
|
|
11. |
Cunha, Paulo. 2013. Genealogias, filiações e afinidades no cinema português: Do Novo Cinema ao cinema português contemporâneo. In Filmes falados. Cinema em Português, ed. Frederico Lopes; Ana Catarina Pereira, 177 - 190. ISBN: 978-989-654-107-1. Covilhã: LABCOM. |
|
|
|
12. |
Cunha, Paulo. 2013. Quando o cinema português foi moderno. In Cinema Português: Um Guia Essencial, ed. Paulo Cunha; Michelle Sales, 173 - 191. ISBN: 978-85-65025-60-7. São Paulo: SESI-SP. |
|
|
|
13. |
Cunha, Paulo. 2013. Eduardo de Almeida. In Biografias Vimaranenses, ed. António Amaro das Neves, 8 - 52. ISBN: 978-989-8474-06-3. Guimarães: Fundação Cidade de Guimarães. |
|
|
|
14. |
Cunha, Paulo. 2013. Manoel de Oliveira e o Novo Cinema Português. In Manoel de Oliveira: novas perspectivas sobre a sua obra, ed. Carolin Overoff Ferreira, 103 - 138. ISBN: 978-85-6-673-45-1. São Paulo: Editora Fap-Unifesp. |
|
|
|
15. |
Cunha, Paulo. 2013. A Alvorada do Cineclubismo. In Angola, o nascimento de uma nação. Vol. 2. O cinema da libertação, ed. Maria do Carmo Piçarra; Jorge António, 43 - 64. ISBN: 978-989-702-089-6. Lisboa: Guerra e Paz. |
|
|
|
16. |
Cunha, Paulo. 2013. A censura depois da censura: o caso dos filmes eróticos e pornográficos (1974-76). In Censura nunca mais! A Censura ao Teatro e ao Cinema no Estado Novo, ed. Ana Cabrera, 177 - 204. ISBN: 978-989-622-543-8. Lisboa: Alétheia Editores.
|
|
|
|
17. |
Cunha, Paulo. 2013. Bernardino Jordão. In Biografias Vimaranenses, ed. António Amaro das Neves, 210 - 255. ISBN: 978-989-8474-06-3. Guimarães: Fundação Cidade de Guimarães. |
|
|
|
18. |
Cunha, Paulo. 2013. Um Novo Documentário Português. In Panorama 2013, ed. João Rapazote, 60 - 63. ISBN: 978-989-8223-06-7. Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa. |
|
|
|
19. |
Cunha, Paulo. 2013. Guiné-Bissau: as imagens coloniais. In Os cinemas dos países lusófonos, ed. Jorge Luiz Cruz; Leandro Mendonça, 33 - 48. ISBN: 978-85-62864-08-7. Rio de Janeiro: Edições LCV. |
|
|
|
20. |
Cunha, Paulo. 2011. Our Lady of Fatima (1951). In Directory of World Cinema: Spain, ed. Lorenzo Torres Hortelano, 159 - 160. ISBN: 978-1-84150-463-6. Bristol/Chicago: Intellect. |
|
|
|
21. |
Cunha, Paulo. 2011. Bocage/Las Tres Gracias. In Directory of World Cinema: Spain, ed. Lorenzo Torres Hortelano, 148 - 149. ISBN: 978-1-84150-463-6. Bristol/Chicago: Intellect. |
|
|
|
22. |
Cunha, Paulo; Ribas, Daniel. 2011. Lady of Fatima and the Marian Mith in Portuguese cinema. In Roman Catholicism in Fantastic Film Essays on Belief, Spectacle, Ritual and Imagery, ed. Regina Hansen, 0 - 0. ISBN: 978-0-7864-6474-6. Jefferson: McFarland and Company. |
|
|
|
23. |
Cunha, Paulo. 2010. Manoel de Oliveira: de autor marginal a cineasta oficial. In Olhares: Manoel de Oliveira, ed. Michelle Sales e Paulo Cunha, 29 - 55. ISBN: 978-85-62864-05-6. Rio de Janeiro: Edições LCV/SR3/UERJ. |
|
|
|
24. |
Cunha, Paulo. 2010. António Reis e Margarida Cordeiro - Cinema do Vivido e do Pensado. In PANORAMA 2010, Catálogo da 4.ª Mostra de Documentário Português, ed. Câmara Municipal de Lisboa, Videoteca Municipal de Lisboa, APORDOC e EGEAC, 96 - 99. . Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa. |
|
|
|
25. |
Cunha, Paulo. 2010. A censura e o Novo Cinema Português. In Outros Combates pela História, ed. Maria Manuela Tavares Ribeiro, 537 - 552. ISBN: 978-989-26-0041-3. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. |
|
|
|
26. |
Cunha, Paulo. 2009. Museu da Imagem e do Som. In Catálogo Filminho 2009 - Festa do Cinema Galego e Português, 80 - 85. . Vila Nova de Cerveira/Tominho: Morraceira - Associação Cultural. |
|
|
|
27. |
Cunha, Paulo. 2007. Nazaré, de Manuel Guimarães. In O Cinema Português através dos seus filmes, 81 - 90. . Porto: Campo das Letras. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Cunha, Paulo. 2017. "Vai e vem - a internacionalização do cinema português", Camões. Revista de Letras e Culturas Lusófonas, 24: 35 - 46. |
|
|
|
2. |
Cunha, Paulo; Laranjeiro, Catarina. 2017. "Guiné-Bissau: do cinema de Estado ao cinema fora do Estado", Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual 5, 2: 1 - 23.
|
|
|
|
3. |
Cunha, Paulo. 2016. "Para uma história das histórias do cinema português", Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento 3, 1: 36 - 45.
|
|
|
|
4. |
Cunha, Paulo. 2016. "“Luta ca caba inda. Repensar o Arquivo, a História e a Memória na Guiné-Bissau através do trabalho de Filipa César”", Estudos Linguísticos e Literários, 53: 222 - 240.
|
|
|
|
5. |
Cunha, Paulo; Araújo, Helyenay. 2015. "Guimarães 2012, Capital Europeia do Cinema de Baixo Custo?", REBECA - revista brasileira de estudos de cinema e audiovisual, 8: 95 - 124.
|
|
|
|
6. |
Cunha, Paulo; Ramos, Maria C. P. 2013. "Censura, Nunca Mais? Estudos de caso durante o PREC", Media & Jornalismo, 23: 75 - 94.
|
|
|
|
7. |
Cunha, Paulo. 2011. "Um buraco chamado Portugal. A 'europeização' da geração do novo cinema português (1962-1980)", Estudos do Séc. XX, 10: 183 - 203. |
|
|
|
8. |
Cunha, Paulo M. F.. 2011. "Emissão de cinema português na televisão pública portuguesa (1957-74)", Análise Social 46, 1: 139 - 156. |
|
|
|
9. |
Cunha, Paulo. 2010. "Decadência, Regeneração e Utopia em João César Monteiro", P - Portuguese Cultural Studies, 3: 43 - 50.
|
|
|
|
10. |
Cunha, Paulo. 2010. "As narrativas históricas no cinema português durante o Estado Novo (1932-74)", O Olho da História, 14: 1 - 12.
|
|
|
|
11. |
Cunha, Paulo. 2009. "Recensão: Screening Modernism. European Art Cinema 1950-80, de András Balint Kovács", Estudos do Séc. XX, 9: 353 - 356. |
|
|
|
12. |
Cunha, Paulo. 2008. "A Cidade Cinemática de João de Deus. Espaço, Cenário e Estética na obra de João César Monteiro", E-Compós 11, 3: 1 - 16.
|
|
|
|
13. |
Cunha, Paulo. 2005. "O Filme Científico durante o Estado Novo: o caso particular do filme médico", Estudos do Séc. XX, 5: 411 - 428.
|
|
|
|
14. |
Cunha, Paulo. 2003. "Colonialismo e Guerra Colonial no Cinema Português", Estudos do Séc. XX, 3: 185 - 208.
|
|
|
|
15. |
Cunha, Paulo. 2001. "O Pescador: representações do Homem e do seu meio no Cinema Português", Oceanos, 47-48: 200 - 214. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Cunha, Paulo. 2008. "A censura e o novo cinema português", Trabalho apresentado em Colóquio Internacional Outros Combates pela História, In Outros Combates pela História, Coimbra. |
|
|
|
2. |
Cunha, Paulo. 2009. "As origens do novo cinema português: o turismo cinéfilo e o novo cinema português", Trabalho apresentado em XI Encontro da SOCINE, In Actas, Brasília.
|
|
|
|
3. |
Cunha, Paulo. 2003. "O Cinema ao serviço da Ciência", Trabalho apresentado em Rotas da Natureza: Cientistas, Viagens, Expedições e Instituições, In Rotas da Natureza: Cientistas, Viagens, Expedições e Instituições, Coimbra/Lisboa. |
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Cunha, Paulo. 2017. "Notes from Sometime, Later, Maybe", Vista, 1: 215 - 217.
|
|
|
|
2. |
Cunha, Paulo. 2011. "Leitura de Salazar vai ao cinema II - A 'Política do Espírito' no Jornal Português, de Maria do Carmo Piçarra", DOC-Online, 10: 154 - 158.
|
|
|
|
3. |
Cunha, Paulo. 2011. "Book review. Magnificas Obsessões: João Bénard da Costa, um programador de cinema", Cinema: Journal of Philosophy and the Moving Image, 2: 00 - 00.
|
|
|
|
4. |
Cunha, Paulo. 2010. "Albúm cinematográfico", DOC-Online, 8: 217 - 220.
|
|
|
|
5. |
Cunha, Paulo. 2008. "A Comédia Humana segundo Manoel de Oliveira", Estudos do Séc. XX, 8: 161 - 178. |
|
|
|
6. |
Cunha, Paulo. 2008. "O Cinema do Umbigo: Primeiras reflexões sobre uma certa tendência de cinema caseiro no cinema português", Doc-Online, 5: 50 - 62.
|
|
|
|
7. |
Cunha, Paulo. 2008. "Acto de Verão", DOC-Online, 5: 73 - 77.
|
|
|
|
8. |
Cunha, Paulo. 2007. "O Público e o Novo Cinema Português", Estudos do Séc. XX, 7: 349 - 360. |
|
|
|
9. |
Cunha, Paulo. 2006. "O Cinema e a Educação durante o Estado Novo (1932-1974)", Estudos do Séc. XX, 6: 353 - 367.
|
|
|
|
10. |
Cunha, Paulo. 2005. "Recensão: Portugal Contemporâneo, coordenada por António Costa Pinto", Estudos do Séc. XX, 5: 490 - 495. |
|
|
|
11. |
Cunha, Paulo. 2005. "Recensão: Estudos sobre História e Cultura Contemporâneas de Portugal, de António Ventura", Estudos do Séc. XX, 5: 463 - 466. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
Cunha, Paulo. 2013. "O “Filme de Bordas” Português", Trabalho apresentado em VI Jornadas Cinema em Português, In VI Jornadas de Cinema em Português, Covilhã.
|
|
|
|
2. |
Cunha, Paulo. 2012. "Mercado cinematográfico lusófono: análise provisória", Trabalho apresentado em XVI Estudos de Cinema e Audiovisual Socine, In XVI Estudos de Cinema e Audiovisual Socine – Anais de Textos completos, São Paulo.
|
|
|
|
3. |
Cunha, Paulo. 2012. "Co-produções em português: breve balanço", Trabalho apresentado em III Simpósio Internacional Os Cinemas dos Países Lusófonos, In V Mostra Os Cinemas dos Países Lusófonos, Rio de Janeiro. |
|
|
|
4. |
Cunha, Paulo. 2011. "Os festivais de cinema na internacionalização do Novo Cinema", Trabalho apresentado em IV Jornadas Cinema em Português, In Cinema em Português: IV Jornadas, Covilhã.
|
|
|
|
5. |
Cunha, Paulo. 2012. "Para uma arqueologia da Escola Portuguesa", Trabalho apresentado em Avanca Cinema 2012, In Avanca Cinema 2012, Avanca. |
|
|
|
6. |
Cunha, Paulo. 2012. "A Curta-Metragem e o Novo Cinema Português", Trabalho apresentado em III Jornadas Cinema em Português, In Cinema em Português: III Jornadas, Covilhã.
|
|
|
|
7. |
Cunha, Paulo. 2010. "Radicalismo e experimentalismo no novo cinema português 1967-74", Trabalho apresentado em II Jornadas Cinema em Português, In Cinema em Português, Covilhã.
|
|
|
|
8. |
Cunha, Paulo M. F.. 2011. "Uma censura depois da extinção de censura: o caso dos filmes eróticos e pornográficos (1974-76)", Trabalho apresentado em Avanca Cnema 2011, In Avanca Cinema 2011, Avanca. |
|
|
|
9. |
Cunha, Paulo. 2010. "A rural portrait by Fernando Lopes", Trabalho apresentado em Conferência Internacional Avanca Cinema - Arte, Tecnologia, Comunicação, In Avanca Cinema 2010, Avanca. |
|
|
|
Textos em jornais ou revistas Texts in newspapers or magazines |
1. |
Cunha, Paulo. 17 dez. 2015. "Politicamente só existe o que o público sabe que existe" Público, 47 - 47. |
2. |
Cunha, Paulo. 13 fev. 2013. "Gado Bravo ou o western à portuguesa" Acto de Primavera, 0 - 0.
|
3. |
Cunha, Paulo. 18 jan. 2013. "Tabu, de Miguel Gomes" A Cuarta Parede, 0 - 0.
|
4. |
Cunha, Paulo. 23 ago. 2012. "Zwazo, de Gabriel Abrantes" A Cuarta Parede, 0 - 0.
|
5. |
Cunha, Paulo. 20 ago. 2012. "Os Vivos também choram, de Basil da Cunha" A Cuarta Parede, 0 - 0.
|
6. |
Cunha, Paulo. 17 ago. 2012. "Entrecampos, de João Rosa" A Cuarta Parede, 0 - 0.
|
7. |
Cunha, Paulo. 14 ago. 2012. "A Comunidade, de Salomé Lamas" A Cuarta Parede, 0 - 0.
|
8. |
Cunha, Paulo. 15 jun. 2012. "Doomed Love (1978)" Sense of Cinema, 0 - 0.
|
9. |
Cunha, Paulo. 03 nov. 2011. "Quando as curtas portuguesas eram modernas" Drama, revista de cinema e teatro, 16 - 18.
|
10. |
Cunha, Paulo. 26 ago. 2011. "Cinema Português na 19.º Curtas Vila do Conde: Colheita 20111" A Cuarta Parede, 0 - 0.
|
11. |
Cunha, Paulo. 14 maio 2011. "E isto ainda agora começou..." A Cuarta PArede, 0 - 0.
|
12. |
Cunha, Paulo. 26 jan. 2011. "Miguel Gomes: Poesía e Imaxinacion" A Cuarta Parede, 0 - 0.
|
13. |
Cunha, Paulo. 01 abr. 2010. "«O humor satírico no cinema português. O caso de Artur Semedo»" Drama, 26 - 27.
|
14. |
Cunha, Paulo. 01 jan. 2010. "'Os Faroleiros' regressam ao Porto" Cinema, 26 - 27. |
15. |
Cunha, Paulo. 01 jan. 2009. "«A viagem de Galvão Teles pelo Minho»" Cinema, 20 - 21. |
16. |
Cunha, Paulo. 30 out. 2006. "«1.º de Dezembro. A Restauração da Independência»" Diário do Minho, 27 - 28. |
17. |
Cunha, Paulo. 03 maio 2006. "«A Fundação Calouste Gulbenkian e a Cultura Portuguesa»" Diário do Minho, 28 - 28. |
18. |
Cunha, Paulo. 01 fev. 2006. "«A fúria criativa de Gonçalo M. Tavares»" Diário do Minho, 27 - 28. |
19. |
Cunha, Paulo. 28 dez. 2005. "«Bento de Jesus Caraça. Um exemplo de intervenção cívica»" Diário do Minho, 27 - 27. |
20. |
Cunha, Paulo. 19 dez. 2005. "«Pedro Costa e a inconformidade estética»" Diário do Minho, 28 - 28. |
21. |
Cunha, Paulo. 05 out. 2005. "«Eduardo Lourenço. O desarrumador geral das ideias feitas do Reino»" Diário do Minho, 27 - 28. |
22. |
Cunha, Paulo. 14 set. 2005. "«Sérgio Godinho. O homem dos sete instrumentos»" Diário do Minho, 27 - 27. |
23. |
Cunha, Paulo. 08 jun. 2005. "«Luís Miguel Cintra e o Teatro da Cornucópia»" Diário do Minho, 23 - 23. |
24. |
Cunha, Paulo. 20 abr. 2005. "«Michel Giacometti e o resgate da Memória de um Povo»" Diário do Minho, 22 - 23. |
25. |
Cunha, Paulo. 14 mar. 2005. "«Alberto Seixas Santos. O Cinema como Ensaio»" Diário do Minho, 26 - 27. |
26. |
Cunha, Paulo. 02 jan. 2005. "«Guerra Junqueiro e o Decadentismo finissecular»" Diário do Minho, 25 - 26. |
27. |
Cunha, Paulo. 29 dez. 2004. "«Quando nasceu o Cinema?»" Diário do Minho, 24 - 25. |
28. |
Cunha, Paulo. 01 nov. 2004. "«O Estado Novo e o Cinema. O Marcelismo e o Cinema Novo»" Argumento, 20 - 23. |
29. |
Cunha, Paulo. 15 set. 2004. "«Joaquim Novais Teixeira»" Diário do Minho, 28 - 28. |
30. |
Cunha, Paulo. 14 abr. 2004. "«Manoel de Oliveira e o seu universo cinematográfico»" Diário do Minho, 23 - 23. |
31. |
Cunha, Paulo. 01 mar. 2004. "«O Estado Novo e o Cinema. De António Ferro a Dom Roberto»" Argumento, 6 - 9. |
32. |
Cunha, Paulo. 11 fev. 2004. "«João César Monteiro»" Diário do Minho, 28 - 28. |
Outra produção científica Other scientific production |
1. |
Cunha, Paulo. 2014. "Novo cinema português (1949-1980). Modos de Produção e Políticas Públicas", 497 pp.. Coimbra: Ed. Autor. |
2. |
Cunha, Paulo. 2005. "Os filhos bastardos. Afirmação e reconhecimento do Novo cinema Português 1967-74", 294 pp.. Coimbra: Ed. Autor. Tese de Mestrado em História das Ideologias e Utopias Contemporâneas apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de
Coimbra. Orientação de Prof. Doutor Rui Bebiano. |
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Cunha, Paulo. Capitão Falcão ou o esvaziamento da História?,5.º Simpósio Internacional Fusões no Cinema,São João da Madeira,2018 (Comunicação).
|
2. |
Cunha, Paulo. Narrativas pós-coloniais no cinema da Guiné-Bissau,XIII Colóquio Internacional Tradição e Modernidade no Mundo Ibero-Americano,Coimbra,2018 (Comunicação).
|
3. |
Cunha, Paulo. Ensaio audiovisual: entre a apropriação e a criação,I Colóquio internacional A autoria nas artes,Rio de Janeiro,2018 (Comunicação). |
4. |
Cunha, Paulo. Narrativas sociais no Cinema popular da Guiné-Bissau,XXII Encontro SOCINE,Goiânia,2018 (Comunicação).
|
5. |
Cunha, Paulo. Políticas Culturais no Mundo Contemporâneo,V Simpo´sio Internacional em Histo´ria Contempora^nea: Soberania, Relações de Poder e Propriedades,São Luís,2018 (Outra).
|
6. |
Cunha, Paulo. 5 Noites, 5 Filmes: uma Cinemateca em casa,VIII Encontro Anual da AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento,Aveiro,2018 (Comunicação).
|
7. |
Cunha, Paulo. A representação da crise no cinema português nos festivais de cinema europeus,Mastersessions Caminhos do Cinema Português,Coimbra,2018 (Outra).
|
8. |
Cunha, Paulo. Cinema e Estudos Comunicacionais: o videoclip "This Is America" (Hiro Murai, 2018),III Jornada Interdisciplinar PPGCom,Palmas,2018 (Conferência ou palestra).
|
9. |
Cunha, Paulo. Cinema Amador e Cinefilia: O caso Sérgio Guerra,6.ª Conferência Internacional de Cinema de Viana,Viana do Castelo,2017 (Comunicação).
|
10. |
Cunha, Paulo. A Lei da Tabanca: cultura popular, filme amador e novas tecnologias,XXI Encontro Internacional da SOCINE,João Pessoa, Paraíba, Brasil,2017 (Comunicação).
|
11. |
Cunha, Paulo. Guiné-Bissau: uma nação africana forjada no cinema?,IV Encontro Internacional Cinema e Território,Funchal,2017 (Congresso). |
12. |
Cunha, Paulo; Ribas, Daniel. Imaginários transnacionais: Macau na obra de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata,Imagens da Ásia no Cinema Português,Lisboa,2017 (Comunicação).
|
13. |
Cunha, Paulo; Penafria, Manuela. A crítica dos cineclubes em Portugal: o caso do Boletim do Cineclube do Porto,Seminário Crítica de Cinema,Covilhã,2017 (Comunicação).
|
14. |
Cunha, Paulo. Crítica e cinema em Portugal: o caso António de Macedo,VII Encontro Anual da AIM,Braga,2017 (Comunicação).
|
15. |
Cunha, Paulo. Mr. Texeira, um Embaixador Português em Hollywood,Virgílio Teixeira - Colóquio Comemorativo do Centenário do seu Nascimento,Funchal,2017 (Comunicação). |
16. |
Cunha, Paulo; Ribas, Daniel. A cinefilia na cidade no século XXI: os casos Cineclube de Guimarães e Porto/Post/Doc,Colóquio O Cinema e a Cidade,Lisboa,2017 (Comunicação).
|
17. |
Cunha, Paulo. A cultura de massas em Portugal: o caso do cinema em Guimarães ,Propaganda, Cultura e Entretenimento em Portugal na 1ª metade do século XX,Porto,2016 (Comunicação).
|
18. |
Cunha, Paulo. Cinema Português, EP,VI Encontro Anual da AIM,Porto,2016 (Comunicação). |
19. |
Cunha, Paulo. O Cerco: Novo Cinema Português,Ciclo de Palestras Temáticas do Mestrado em Comunicação, Cultura e Artes,Faro,2016 (Comunicação). |
20. |
Cunha, Paulo. Políticas Públicas no Cinema em Portugal: Distribuição e Exibição (1950-70),2º Seminário Cultura, Ciência e Política em Portugal no séc. XX,Lisboa,2016 (Seminário). |
21. |
Cunha, Paulo. Transmedialidade no ‘cinema de bordas’: os casos de Cabo Verde e Guiné Bissau,Transescritura, transmedialidad y transficcionalidad. Relaciones contemporáneas entre literatura, cine y nuevos medios,Salamanca,2016 (Comunicação). |
22. |
Cunha, Paulo. Cinefilia e cultura cinematográfica na Guiné-Bissau,XX Encontro da SOCINE,Curitiba,2016 (Comunicação). |
23. |
Cunha, Paulo; Cruz, Jorge L. The anthropophagical mode of production in cinemas in Portuguese,Land, Rights and Cultural Property in Latin America Historical processes and present day concerns,Leiden,2016 (Comunicação). |
24. |
Cunha, Paulo. Cinephilia and film culture in the “Portuguese Africa”: film societies and amateur film,Liberation struggles, the ‘falling of the empire’ and the birth [through images] of African nations,Reading & Londres,2016 (Comunicação).
|
25. |
Cunha, Paulo. Cinemas em Português: os casos da Guiné-Bissau e de Cabo Verde,VII SImpósio Internacional/Mostra Cinemas em Português,Duque de Caxias,2016 (Comunicação). |
26. |
Cunha, Paulo. "Luta ca caba inda": The Work of Filipa César with the Film Archive of Guinea-Bissau,The 2015 NECS Conference: Archives for/to the future,Lodz, Polónia,2015 (Comunicação).
|
27. |
Cunha, Paulo. O "filme de bordas" português. Narrativas alternativas ou convencionais?,Colóquio Narrativa, Média e Cognição,Porto,2015 (Comunicação).
|
28. |
Cunha, Paulo. Portugal e Moçambique: co-produção e cooperação cinematográfica no pós-independência,6º Simpósio Internacional de Cinemas em Português,Coimbra,2015 (Comunicação). |
29. |
Cunha, Paulo. A internacionalização como política pública para o cinema português (1974-14),V Encontro Anual da AIM,Lisboa,2015 (Comunicação).
|
30. |
Cunha, Paulo. Artistas e merceeiros. Os cineastas portugueses e as memórias do seu próprio trabalho,Seminário Internacional | O trabalho no ecrã | Work on screen,Lisboa,2015 (Comunicação).
|
31. |
Cunha, Paulo. Co-produção como modo de existência: Guiné-Bissau e Cabo Verde,XIX ENCONTRO DA SOCINE,Campinas,2015 (Comunicação).
|
32. |
Cunha, Paulo. Mudar de Vida: o cinema português nas décadas de 60-70,I Ciclo de Conferências Geografia Cultural do Século XX Português,Porto,2014 (Comunicação). |
33. |
Cunha, Paulo. É tudo verdade! O caso The Blair Witch Project,Colóquio Internacional "Manipulação e Persuasão: discursos e práticas",Covilhã,2014 (Comunicação). |
34. |
Cunha, Paulo. Poder, Mídia e Liberdade de Expressão: o caso do cinema português,II Simpósio Internacional de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura do OBCOM-USP,São Paulo,2014 (Comunicação).
|
35. |
Cunha, Paulo. Cinema de Garagem: o caso português,VII Jornadas Cinema em Português,Covilhã,2014 (Comunicação). |
36. |
Cunha, Paulo. Co-produção no espaço lusófono: o caso da Guiné-Bissau,XVIII Encontro Socine,Fortaleza,2014 (Comunicação). |
37. |
Cunha, Paulo. Uma censura depois da censura? (1974-76),V Encontro de Jovens Investigadores do CEIS20,Coimbra,2014 (Comunicação). |
38. |
Cunha, Paulo. Reality and fantasy in Miguel Gomes,NECS Conference,Milão,2014 (Comunicação). |
39. |
Cunha, Paulo. O "portuguesismo" no cinema português de Salazar e Ferro (1933-49),45nd Annual Conference of the Association for Spanish and Portuguese Historical Studies,Modena,2014 (Comunicação). |
40. |
Cunha, Paulo. Para uma arqueologia do mercado de distribuição em Portugal,IV Encontro Anual da AIM,Covilhã,2014 (Comunicação). |
41. |
Cunha, Paulo. Novo cinema português (1949-80),I Seminário LCV – Projetos em Desenvolvimento,Rio de Janeiro,2014 (Comunicação). |
42. |
Cunha, Paulo. Coproduzo, logo existo: o caso do cinema na Guiné-Bissau,XVII ENCONTRO SOCINE,Florianópolis, Santa Catarina, Brasil,2013 (Comunicação). |
43. |
Cunha, Paulo M. F.. Cineclubismo e Censura em Portugal (1956-1976),Congresso Internacional sobre Censura ao Cinema e ao Teatro,Lisboa,2013 (Comunicação). |
44. |
Cunha, Paulo. Museu da Imagem e do Som: um momento antropológico no cinema português,Narrativas da Paisagem: o olhar da Geografia, do Cinema e da Literatura,Coimbra,2013 (Comunicação). |
45. |
Cunha, Paulo. Um novo documentário português 1960-70,PANORAMA - Mostra de Documentário Português,Lisboa,2013 (Outra). |
46. |
Cunha, Paulo. The internationalization of the brand "Portuguese Cinema",Media Politics ¿ Political Media The NECS 2013 Conference,Praga,2013 (Comunicação).
|
47. |
Cunha, Paulo. O “filme de bordas” português,VI Jornadas Cinema em Português,Covilhã,2013 (Comunicação). |
48. |
Cunha, Paulo; Bastos, Rita. Topografia de Imagens: A representação do (espaço) africano no cinema português (1961/74),Conferência Internacional Interfaces da Lusofonia,Braga,2013 (Comunicação).
|
49. |
Cunha, Paulo. Para uma arqueologia do novo cinema português: o caso Dom Roberto,III Encontro Anual da AIM,Coimbra,2013 (Comunicação). |
50. |
Cunha, Paulo. Cineclubismo e Censura em Portugal (1943-1965),II Congresso Internacional História e Literatura nos cinema em espanhol e português,Salamanca,2013 (Comunicação). |
51. |
Cunha, Paulo. Narrativas do Império Português no Cinema Português Pós-colonial,Conferência Internacional Media e Império Português,Lisboa,2013 (Comunicação). |
52. |
Cunha, Paulo. Our beloved Portugal: identity, memory and fantasy in Miguel Gomes,Fantasy vs. Reality. Seminar on Contemporary Portuguese Cinema,Londres,2013 (Seminário). |
53. |
Cunha, Paulo. Público, crítica e circulação de filmes portugueses,Seminário Diálogos Visuais - O cinema de Portugal. XXIII CineCeará,Fortaleza, Ceará, Brasil,2013 (Comunicação). |
54. |
Cunha, Paulo. A pesquisa sobre os cinemas em português e o estágio atual dos estudos em Portugal e no Brasil,A pesquisa sobre os cinemas em português e o estágio atual dos estudos em Portugal e no Brasil,Rio de Janeiro,2012 (Seminário). |
55. |
Cunha, Paulo. O Golpe Militar de 1926 degustado pelo cinema,Historicidade 2.0,Coimbra,2012 (Outra). |
56. |
Cunha, Paulo. Um cinema sem produtores: as cooperativas como modo de produção,II Encontro Anual da AIM,Lisboa,2012 (Comunicação). |
57. |
Cunha, Paulo; Ramos, Maria C. P. Comissão de Classificação de Espectáculos: estudo de caso,IV Seminário Internacional Media Jornalismo e Democracia /Homenagem a Nelson Traquina,Lisboa,2012 (Comunicação).
|
58. |
Cunha, Paulo. Recepção crítica ao novo cinema português no estrangeiro (1949-80),Seminário de Trabalho sobre Cinema Português,Lisboa,2012 (Seminário). |
59. |
Cunha, Paulo. Mercado cinematográfico lusófono: análise provisória,XVI Encontro Internacional da SOCINE,São Paulo,2012 (Comunicação). |
60. |
Cunha, Paulo. Para uma arqueologia da Escola Portuguesa,AVANCA | CINEMA 2012 conferência Internacional ,Avanca,2012 (Congresso).
|
61. |
Cunha, Paulo. A exibição cinematográfica no tempo do cinema mudo,Escola Aberta do Património,Amadora,2012 (Conferência ou palestra). |
62. |
Cunha, Paulo. Modos de produção e circulação de cinema nos espaços lusófonos,Simpósio Internacional Outros Cinemas,Rio de Janeiro,2012 (Seminário). |
63. |
Cunha, Paulo. Censorship and new Portuguese cinema: contradiction and expcetions,NECS 2012 Lisbon Conference,Lisboa,2012 (Comunicação). |
64. |
Cunha, Paulo. Genealogias, filiações e afinidades no cinema português. Do novo cinema ao cinema contemporâneo,V Jornadas Cinema em Português,Covilhã,2012 (Comunicação). |
65. |
Cunha, Paulo. Produções António da Cunha Telles: estudo de caso,I Encontro Anual da AIM,Faro,2011 (Congresso). |
66. |
Cunha, Paulo. O novo cinema português e o cinema novo brasileiro: o caso Glauber,XV Encontro Internacional da SOCINE,Rio de Janeiro,2011 (Comunicação). |
67. |
Cunha, Paulo. Uma censura depois da censura: o caso dos filmes pornográficos e eróticos (1974-76),Avanca Cinema 2011,Avanca,2011 (Comunicação). |
68. |
Cunha, Paulo. Espaços de exibição de cinema em Guimarães: O caso do Cine-Teatro Municipal (1935),80º Aniversário do Arquivo Municipal Alfredo Pimenta ,Guimarães,2011 (Conferência ou palestra). |
69. |
Cunha, Paulo. The musical in portuguese cinema: the singular caso of Fernando Lopes,London 2011 NECS Annual Conference,Londres,2011 (Comunicação). |
70. |
Cunha, Paulo. Representações de Portugal no Cinema (1960-80),II International Conference on Intercultural Studies,Porto,2011 (Comunicação). |
71. |
Cunha, Paulo. Poetics of the everyday in Portuguese cinema: Miguel Gomes and João Nicolau,51th SCMS Conference,Nova Orleães,2011 (Congresso). |
72. |
Cunha, Paulo. Os festivais de cinema na internacionalização do novo cinema português,IV Jornadas Cinema em Português,Covilhã,2011 (Comunicação). |
73. |
Cunha, Paulo. The chinéphile tourism and the portuguese new cinema,50th SCMS Conference,Los Angeles,2010 (Congresso). |
74. |
Cunha, Paulo. O texto e o cinema português. Crítica de cinema em Portugal,Simpósio Internacional Cinema e Arte - Portugal/Brasil,Niterói,2010 (Seminário). |
75. |
Cunha, Paulo. Um cinema singular? O novo cinema português e os novos cinemas,XV Encontro Anual da SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual,Recife,2010 (Congresso). |
76. |
Cunha, Paulo. Poéticas do quotidiano no cinema português contemporâneo,III Fórum de Perquisas da Cátedra Padre António Vieira de Estudos Portugueses,Rio de Janeiro,2010 (Seminário). |
77. |
Cunha, Paulo. A New City for a New Cinema: Lisbon in the Portuguese New Cinema (1963-73),2010 NECS Conference - Urban Meditations,Istambul,2010 (Congresso). |
78. |
Cunha, Paulo. O cinema português na década de 1980: o caso da escola portuguesa,XIII Encontro Anual da SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos do Cinema e Audiovisual,São Paulo,2009 (Congresso). |
79. |
Cunha, Paulo. Portuguese New Cinema: originality or reprodution?,2009 NECS Conference - Locating Media,Lund,2009 (Congresso). |
80. |
Cunha, Paulo. The influences of the French nouvelle vague in the Portuguese new cinema (1960’s-70’s),XII International Cinema and Media Studies Conference in Transylvania,Cluj-Napoca,2009 (Congresso). |
81. |
Cunha, Paulo. A programação de cinema na televisão pública portuguesa (1957-1974),6.º Congresso SOPCOM - Sociedade dos Media: Comunicação, Política e Tecnologia,Lisboa,2009 (Congresso). |
82. |
Cunha, Paulo. O turismo cinéfilo e o novo cinema português,XII Encontro Internacional SOCINE – Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual,Brasília,2008 (Congresso). |
83. |
Cunha, Paulo. A crítica que mudou a crítica em Portugal: Diário de Lisboa, 1968,Colóquio Internacional “O Cinema através da Crítica. Cinema, teoria, literatura e crítica de cinema na Península Ibérica”,Coimbra,2008 (Congresso). |
84. |
Cunha, Paulo. A crítica de cinema e o cinema português. O caso do Novo Cinema Português (1955-1974),Encuentro de Salamanca El cine a través de la crítica, en España y Portugal,Salamanca,2006 (Seminário). |
Curso de curta duração lecionado Taught short course |
1. |
Cunha, Paulo. (re)Editar a História: oficina de Cinema, 2017 (Extensão), promovido por Programa de Pós-Graduação em História, Ensino e Narrativas da Universidade Estadual do Maranhão. Duração: 3 dias. Local: Auditório do Prédio de História, Universidade Estadual do Maranhão, Cidade: São Luís, Maranhão, Brasil, Tipo de participação: Docente.
|
2. |
Cunha, Paulo; Ribas, Daniel. 2.º Workshop de Crítica de Cinema, 2017 (Extensão), promovido por Curtas Vila do Conde Festival Internacional de Cinema. Duração: 7 dias. Local: Teatro Municipal de Vila do Conde, Cidade: Vila do Conde, Tipo de participação: Docente.
|
3. |
Cunha, Paulo; Ribas, Daniel. 1.º Workshop de Crítica de Cinema, 2016 (Extensão), promovido por Curtas Vila do Conde Festival Internacional de Cinema. Duração: 7 dias. Local: Teatro Municipal de Vila do Conde, Cidade: Vila do Conde, Tipo de participação: Docente.
|
4. |
Cunha, Paulo. Co-produção no espaço lusófono, 2014 (Extensão), promovido por LCV, UERJ. Duração: 12 horas. Local: Auditório do Instituto de Artes da UERJ, Cidade: Rio de Janeiro, Tipo de participação: Docente. |
5. |
Cunha, Paulo. Co-produção no espaço lusófono, 2014 (Extensão), promovido por LCV e ESAT-UEA. Duração: 12 horas. Local: Auditório da ESAT-UEA, Cidade: Manaus, Tipo de participação: Docente. |
6. |
Cunha, Paulo. Cinema português antes, durante e após a Revolução dos Cravos, 2014 (Extensão), promovido por ECO, UFRJ. Duração: 3 horas. Local: ECO, UFRJ, Cidade: Rio de Janeiro, Tipo de participação: Docente. |
7. |
Cunha, Paulo. A Curta Metragem Portuguesa, 2013 (Extensão), promovido por Laboratório de Cinema e Vídeo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/LCV-UERJ. Duração: 3 dias. Local: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Cidade: Rio de Janeiro, Tipo de participação: Docente. |
8. |
Cunha, Paulo. A disciplina da indisciplina: o cinema de Miguel Gomes, 2013 (Outra), promovido por Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo - EsACT do Instituto Politécnico de Bragança, pólo de Mirandela. Duração: 3 horas. Local: Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo - EsACT do Instituto Politécnico de Bragança, pólo de Mirandela, Cidade: Mirandela, Tipo de participação: Docente. |
9. |
Cunha, Paulo. Politicamente Correcto no Cinema, 2013 (Especialização), promovido por Escola de Comunicação e Arte da Universidade de São Paulo; Centro de Investigação Media e Jornalismo da Universidade Nova
de Lisboa. Duração: 3 horas. Local: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente. |
10. |
Cunha, Paulo. A new and modern cinema: The Green Years (1963) by Paulo Rocha, 2012 (Especialização), promovido por DocNomads - Universidade Lusófona. Duração: 4 horas. Local: Cinemateca Portuguesa - Museu de Cinema, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente. |
11. |
Cunha, Paulo. Elementos básicos da linguagem cinematográfica, 2012 (Especialização), promovido por CEC/AAC - Centro de Estudos Cinematográficos da Associação Académica de Coimbra. Duração: 8 horas. Local: Associação Académica de Coimbra, Cidade: Coimbra, Tipo de participação: Docente. |
12. |
Cunha, Paulo. O Filme Documentário em Angola, Moçambique e Portugal, 2012 (Extensão), promovido por Laboratório de Cinema e Vídeo do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Duração: 36 horas. Local: Auditório do Instituto de Artes, Cidade: Rio de Janeiro, Tipo de participação: Docente. |
13. |
Cunha, Paulo. A ficção científica no cinema português: o caso António de Macedo, 2012 (Outra), promovido por Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo - EsACT do Instituto Politécnico de Bragança, pólo de Mirandela. Duração: 3 horas. Local: Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo - EsACT do Instituto Politécnico de Bragança, pólo de Mirandela, Cidade: Mirandela, Tipo de participação: Docente. |
14. |
Cunha, Paulo; Granja, Paulo J; Ribas, Daniel. Contributos de um discurso viajante - Recomeçar o Cinema Português, 2011 (Outra), promovido por Convívio - Associação Cultural. Duração: 9 horas. Local: Convívio - Associação Cultural, Cidade: Guimarães, Tipo de participação: Docente. |
15. |
Cunha, Paulo. As adaptações literárias e o novo cinema português, 2011 (Especialização), promovido por Pós-Graduação em Literatura Portuguesa e Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa. Duração: 3 horas. Local: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, Cidade: São Paulo, Tipo de participação: Docente. |
16. |
Cunha, Paulo. Da especificidade da linguagem cinematográfica: o caso português (1896-1950), 2011 (Extensão). Duração: 2 horas. Local: Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Cidade: Rio de Janeiro, Tipo de participação: Docente. |
Edição técnica Technical edition |
1. |
Cunha, Paulo; Viegas, Susana; Castro, Maria G. Atas do VI Encontro Anual da AIM,2016 (Actas).
|
2. |
Cunha, Paulo; Penafria, Manuela; Lopes, Frederico. Cinema Português. IX Jornadas,2016 (Actas). |
3. |
Ribas, Daniel. Laboratório Cinemático. Solar, 10 Anos,2016 (Livro). |
4. |
Cunha, Paulo; Penafria, Manuela; Lopes, Frederico. Cinema Português. VII Jornadas,2015 (Actas). |
5. |
Costa, José F. O Cinema ao poder!,2015 (Livro). |
6. |
Cunha, Paulo; Penafria, Manuela; Lopes, Frederico. Cinema Português. VIII Jornadas,2015 (Actas).
|
7. |
Cunha, Paulo; Branco, Sérgio D. Atas do III Encontro Anual da AIM,2014 (Actas).
|
Organização de evento Event organization |
1. |
Cunha, Paulo. Griots Modernos - O cinema africano através de seus cineastas,2018 (Simpósio / Organização).
|
2. |
Cunha, Paulo. XI Jornadas Cinema em Português,2018 (Simpósio / Organização).
|
3. |
Cunha, Paulo. VIII Encontro Anual da AIM,2018 (Congresso / Organização).
|
4. |
Cunha, Paulo. Lanterna Mágica - Tertúlia de Cinema 1,2018 (Simpósio / Organização). |
5. |
Cunha, Paulo; Ribas, Daniel. 6.º Seminário de Trabalhos sobre Cinema Português,2017 (Seminário / Organização). |
6. |
Cunha, Paulo; Lopes, Frederico; Penafria, Manuela. X Jornadas Cinema em Português,2017 (Congresso / Organização).
|
7. |
Cunha, Paulo. VII Encontro Anual da AIM,2017 (Congresso / Organização).
|
8. |
Cunha, Paulo; Penafria, Manuela. Crítica de Cinema,2017 (Seminário / Organização).
|
9. |
Cunha, Paulo. IX Jornadas Cinema em Português,2016 (Simpósio / Organização).
|
10. |
Cunha, Paulo; Ribas, Daniel. 4.º Seminário de trabalho sobre Cinema Português,2016 (Simpósio / Organização). |
11. |
Cunha, Paulo. TRAÇA na UBI 2016,2016 (Outro / Organização). |
12. |
Cunha, Paulo. Cine España na UBI 2016,2016 (Outro / Curadoria). |
13. |
Cunha, Paulo. VI Encontro Anual da AIM,2016 (Congresso / Organização).
|
14. |
Cunha, Paulo. VIII Jornadas Cinema em Português,2015 (Seminário / Organização).
|
15. |
Cunha, Paulo; Ribas, Daniel. 4.º Seminário de trabalho sobre Cinema Português,2015 (Seminário / Organização). |
16. |
Cunha, Paulo. Cinema Austríaco na UBI 2015,2015 (Outro / Organização). |
17. |
Cunha, Paulo. Filmes Proibidos 2015,2015 (Outro / Curadoria). |
18. |
Cunha, Paulo. I Encontro de Cultura Visual,2015 (Simpósio / Organização).
|
19. |
Cunha, Paulo. FACA na UBI 2015,2015 (Festival / Organização). |
20. |
Cunha, Paulo. Encontro de Cineclubes 2015,2015 (Encontro / Organização). |
21. |
Cunha, Paulo. 6º Simpósio Internacional de Cinemas em Português,2015 (Simpósio / Organização).
|
22. |
Cunha, Paulo. V Encontro Anual da AIM,2015 (Congresso / Organização).
|
23. |
Cunha, Paulo; Rosário, Filipa. Seminário itinerante Espaço e Paisagem no Cinema Português (2ª sessão),2014 (Seminário / Curadoria). |
24. |
Cunha, Paulo. 3.º Seminário de Trabalho sobre Cinema Português,2014 (Seminário / Organização). |
25. |
Cunha, Paulo; Rosário, Filipa. Seminário itinerante Espaço e Paisagem no Cinema Português (1.ª sessão),2014 (Seminário / Curadoria). |
26. |
Cunha, Paulo. V Encontro de Jovens Investigadores do CEIS20,2014 (Encontro / Organização). |
27. |
Cunha, Paulo. Filmes Proibidos 2014,2014 (Outro / Curadoria). |
28. |
Cunha, Paulo. IV Encontro Anual da AIM,2014 (Congresso / Organização). |
29. |
Cunha, Paulo. VII Jornadas Cinema em Português,2014 (Conferência / Organização). |
30. |
Cunha, Paulo; Granja, Paulo J. 2.º Seminário de Trabalho sobre Cinema Português,2013 (Seminário / Organização). |
31. |
Cunha, Paulo. Congresso Internacional Censura ao Teatro e ao Cinema,2013 (Congresso / Organização). |
32. |
Cunha, Paulo. III Encontro Anual da AIM,2013 (Congresso / Organização).
|
33. |
Cunha, Paulo. Cinema em Noites de Verão 2013,2013 (Outro / Organização). |
34. |
Cunha, Paulo. V Simpósio Internacional Os cinemas dos países lusófonos,2013 (Simpósio / Organização). |
35. |
Cunha, Paulo. VII Mostra Os Cinemas dos Países Lusófonos,2013 (Outro / Curadoria). |
36. |
Cunha, Paulo. III Simpósio Internacional Os cinemas dos países lusófonos,2012 (Simpósio / Organização). |
37. |
Cunha, Paulo. II Encontro Anual da AIM,2012 (Congresso / Organização). |
38. |
Cunha, Paulo. O Cinema em Concerto,2012 (Concerto / Organização). |
39. |
Cunha, Paulo. V Mostra Os Cinemas dos Países Lusófonos,2012 (Outro / Curadoria). |
40. |
Cunha, Paulo. Seminário permanente sobre Censura,2012 (Seminário / Organização). |
41. |
Cunha, Paulo. O Cinema vai à Vila,2012 (Outro / Organização). |
42. |
Cunha, Paulo. Cinema em Noites de Verão 2012,2012 (Outro / Organização). |
43. |
Cunha, Paulo. Colóquio e Ciclo de Cinema Manuel Guimarães,2011 (Simpósio / Organização). |
44. |
Cunha, Paulo. Quando o passado foi futuro,2011 (Outro / Organização). |
45. |
Cunha, Paulo. Contributos de um discurso viajante - Recomeçar o Cinema Português,2011 (Outro / Curadoria). |
46. |
Cunha, Paulo. Identidade(s) em (re)construção,2011 (Seminário / Organização). |
47. |
Cunha, Paulo. I Encontro Anual da AIM,2011 (Congresso / Organização).
|
48. |
Cunha, Paulo; Granja, Paulo J. IV Mostra de Cinema Novos Cinemas dos Países Lusófonos (Anos 60-70),2010 (Outro). |
49. |
Cunha, Paulo; Granja, Paulo J. Ciclo de Cinema No Centenário da República,2010 (Outro / Curadoria). |
50. |
Cunha, Paulo. Ciclo de Cinema e Tertúlia A Primeira República no Cinema,2010 (Outro / Curadoria). |
51. |
Cunha, Paulo; Ribas, Daniel. Mostra de Curtas-Metragens Portuguesas,2010 (Outro). |
52. |
Cunha, Paulo. História da História do Cinema Português,2010 (Seminário). |
53. |
Cunha, Paulo; Granja, Paulo J. II Simpósio Novos Cinemas dos Países Lusófonos (1960-70),2010 (Simpósio). |
54. |
Cunha, Paulo; Granja, Paulo J. VI Colóquio Internacional “Tradição e Modernidade no Mundo Ibero-Americano”,2009 (Simpósio). |
55. |
Cunha, Paulo; Sales, Michelle C. Extensão do Festival Caminhos do Cinema Português,2009 (Outro). |
56. |
Cunha, Paulo. III Mostra de Cinema Português: O Novo Cinema Português,2009 (Outro). |
57. |
Cunha, Paulo. Jornadas de Maio 2009,2009 (Seminário / Organização). |
58. |
Cunha, Paulo; Granja, Paulo J. Congresso Internacional “O Cinema através da Crítica. Cinema, teoria, literatura e crítica de cinema na Península Ibérica”,2008 (Simpósio). |
59. |
Cunha, Paulo; Granja, Paulo J. VI Encontros de Cinema de Coimbra,2003 (Simpósio). |
60. |
Cunha, Paulo. Ciclo de Cinema Estética e Ideologia da Faina Maior,2003 (Outro). |
Curso de curta duração Short duration course |
1. |
Cunha, Paulo. Workshop Estaleiro/Campus Montagem "Ver o Invisível", com João Braz,2012 (Especialização).
|
2. |
Cunha, Paulo. Artes da Existência: biografia, autobiografia e autoficção, com Maria Antónia Oliveira e Nelson Guerreiro,2011 (Especialização). |
3. |
Cunha, Paulo. Curso de Formação Memória Individual, Memória Colectiva e Movimentos Sociais,2005 (Especialização). |
Obra de artes visuais Visual art production |
1. |
Cunha, Paulo. Amor Fatal - um emocionante drama trágico-musical em 3 actos,2012 (Cinema). Trabalho colectivo - Projecto Phonoscópio. |
2. |
Cunha, Paulo. As novas moças d'Avignon,2012 (Outra). Trabalho colectivo - Colectivo Terylene!. |
3. |
Cunha, Paulo. Um Eco a Benjamin,2012 (Fotografia). |
4. |
Cunha, Paulo. Eu manipulo, Tu manipulas, Ele manipula,2012 (Cinema). |
Outra produção artística/cultural Other artistical/cultural production |
1. |
Cunha, Paulo. Investigador convidado do ciclo WORKS/Cinemateca Portuguesa - Maio de 2015,2015. |
2. |
Cunha, Paulo. Investigador convidado da Mostra de Cinema Contemporâneo Português,2012. |
3. |
Cunha, Paulo. Investigador convidado do ciclo Abrir os Cofres/Cinemateca Portuguesa - Abril de 2012,2012. |
4. |
Cunha, Paulo. Membro do Júri Oficial da XVI edição do Festival de Cinema Caminhos do Cinema Português,2009. |
5. |
Cunha, Paulo. Membro do Júri Oficial do Filminho 2009 - Festa do Cinema Galego e Português,2009. |
Dados Complementares (Additional data)
Tese de Doutoramento Phd Thesis |
1. |
Renata Faria dos Santos, As perspectivas da Economia Criativa para o desenvolvimento de arranjos institucionais do Cinema: um estudo de caso Brasil
x Portugal, 2016. Tese (Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (Co-orientador). |
1. |
Tiago Jorge Alves Fernandes, Escutar a Paisagem, 2018. Tese (Média Artes) - Universidade da Beira Interior (Orientador). |
2. |
Morgana de Gama Lima, Dilemas de Narrativas nos Cinemas Africanos: Entre a História e a Memória, 2018. Tese (Comunicação e Cultura) - Universidade Federal da Bahia, Bolseiro(a) de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Co-orientador). |
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
João Marcelo Leça de Freitas, Relatório de Estágio na Riot Films, 2017. Dissertação (Cinema) - Universidade da Beira Interior (Orientador). |
2. |
Pedro José Henriques Bernardino, Relatório de Estágio Produtora: Bando à Parte, 2017. Dissertação (Cinema) - Universidade da Beira Interior (Orientador). |
3. |
Thuanny Vieira Silva, Palmas, eu longe/gosto de tu! Produção e circulação de cinema do Tocantins , 2017. Dissertação (Cinema) - Universidade da Beira Interior (Orientador). |
4. |
Luís André Ferreira Azevedo, Um mapa da sensibilidade ensaística: Do literário ao audiovisual, 2016. Dissertação (Cinema) - Universidade da Beira Interior (Orientador). |
5. |
Ana Catarina Ferreira Pinto de Melo, Relatório de Estágio Empresa: Trizz Productions S.L., 2016. Dissertação (Cinema) - Universidade da Beira Interior (Orientador). |
6. |
Bruno Ribeiro de Medeiros, Artemisa, 2016. Dissertação (Cinema) - Universidade da Beira Interior (Orientador). |
1. |
Fernando Figueiredo Alves, Desdobramentos no Melodrama Clássico no Cinema Americano Contemporâneo, 2018. Dissertação (Cinema) - Universidade da Beira Interior (Orientador). |
Orientação de outra natureza Other orientation |
1. |
Inês Alexandra Duarte Costa, Estágio Stopline, 2018. Universidade da Beira Interior (Co-orientador). |
2. |
Daniel Acle Vicente, Filmes Estudos: desconstrução semiótica como estratégia narrativa no cinema pós-moderno, 2016. Centro de Estudos Interdisciplinares do Séc. XX da Universidade de Coimbra (Orientador). |
3. |
Alejandro Alvarado Jódar, La postcensura en el cine documental de la Transición (1973-1982), 2016. Universidad de Málaga (Orientador). |
1. |
Pedro Plaza Pinto, A Crítica, a Cinemateca Brasileira e o novo cinema português: legitimação e táticas de difusão do cinema moderno nos anos
1960, 2017. Bolseiro(a) de Universidade Federal do Paraná (Orientador). |
Outros Trabalhos Other production |
1. |
Cunha, Paulo. Nós por cá todos bem, 2013.
|
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
Cunha, Paulo. Participação no júri de Wiliam Pianco dos Santos. A Alegoria Histórica nos Filmes de Viagem de Manoel de Oliveira, 2018. Tese (Comunicação, Cultura e Artes) - Universidade do Algarve. |
2. |
Cunha, Paulo. Participação no júri de Nívea Faria de Souza. Entre a escrita e a imagem: A criação de arte na visualidade cênica, 2018. Tese (Programa de Pós- Graduação em Artes) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. |
3. |
Cunha, Paulo. Participação no júri de Jusciele Conceição Almeida de Oliveira. “PRECISAMOS VESTIRMO-NOS COM A LUZ NEGRA”: UMA ANÁLISE AUTORAL NOS CINEMAS AFRICANOS – O CASO FLORA GOMES, 2018. Tese (Comunicação, Cultura e Artes) - Universidade do Algarve. |
4. |
Cunha, Paulo. Participação no júri de Maria Cristina Tonetto. A circulação do cinema universitário português e brasileiro nas redes sociais digitais: a produção das instituições públicas
entre 2010 e 2013, 2017. Tese (Ciências da Comunicação) - Universidade da Beira Interior. |
5. |
Cunha, Paulo. Participação no júri de Renata Faria dos Santos. As Perspectivas da Economia Criativa para o Desenvolvimento de Arranjos Institucionais do Cinema: Um estudo de caso Brasil
x Portugal, 2016. Tese (Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. |
6. |
Cunha, Paulo. Participação no júri de Caterina Cucinotta. O vestuário no cinema: percursos de análise em filmes portugueses de etnoficção, 2015. Tese (Ciências da Comunicação. Especialidade em Cinema e Televisão) - Universidade Nova de Lisboa. |
1. |
Cunha, Paulo. Participação no júri de Maria Vitória Torrão Fiadeiro. Análise da Narrativa Fílmica O Dia do Desespero Um olhar sobre o universo camiliano através da objetiva de Manoel de Oliveira, 2018. Dissertação (Estudos Lusófonos) - Universidade da Beira Interior. |
2. |
Cunha, Paulo. Participação no júri de Carla Alexandra Neves Simões. O Cinema Português: entre a arte a indústria. 45 anos de políticas públicas (1971-2016), 2017. Dissertação (Empreendedorismo e Estudos da Cultura) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. |
3. |
Cunha, Paulo. Participação no júri de Fernanda Pires Gurgel. Alumbramentos - Investigação e escrita de argumento para documentário, 2015. Dissertação (Desenvolvimento de projecto cinematográfico - Narrativas Cinematográficas) - Instituto Politécnico de Lisboa. |
4. |
Cunha, Paulo. Participação no júri de Denise Liege Fraga e Klock. “Estilo em Documentário - Análise dos Filmes 5 Broken Cameras (2011) e Iraq In Fragments (2006), 2015. Dissertação (Estudos Artísticos) - Universidade de Coimbra. |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1. |
Cunha, Paulo. DOC On-line, desde 2016/01/10, Função ou tipo de participação: Corpo editorial.
|
2. |
Cunha, Paulo. Athenaica, desde 2015/07/01, Função ou tipo de participação: Corpo editorial, Editora: Athenaica Ediciones Universitarias.
|
3. |
Cunha, Paulo. Enquadramento, desde 2013/02/08, Função ou tipo de participação: Corpo editorial, Editora: Cineclube de Guimarães.
|
4. |
Cunha, Paulo. Lugar do Real, desde 2011/11/20.
|
5. |
Cunha, Paulo. Edições LCV, desde 2011/11/03, Função ou tipo de participação: Editor. |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Produção artística/cultural
Artistical/cultural production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
106 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
34 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
7 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
27 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
26 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
15 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
11 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
12 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
3 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
9 |
Textos em jornais ou revistas Texts in journals or magazines |
32 |
Jornais de notícias Newspapers |
16 |
Outros tipos de produção científica Other scientific production |
2 |
Produção técnica Technical production |
167 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
167 |
Produção artística/cultural Artistical/cultural production |
12 |
Dados complementares (Additional data) |
30 |
Orientações Orientations |
14 |
Outros Trabalhos Other production |
1 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
10 |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
5 |
Visualizações do curriculum [
8540
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
28-06-2020
às
13:01:28
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt/ | Icons by Axialis Team |
|