Luís Miguel de Figueiredo Silva de Carvalho
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
29/08/2017 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Luís Miguel de Figueiredo Silva de Carvalho |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Carvalho, Luís Miguel |
Categoria profissional
Position |
Professor Catedrático |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
|
Endereço profissional
Professional address |
Universidade de Lisboa Instituto de Educação UIDEF - Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação Alameda da Universidade Lisboa 1649-013 Lisboa Portugal Correio electrónico: lmcarvalho@ie.ul.pt |
Sexo
Gender |
Masculino»Male |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2014 |
Agregação Aggregation |
Universidade de Lisboa,
Portugal.
|
1994-2000 |
Doutoramento Phd |
Ciências da Educação.
Universidade Técnica de Lisboa,
Portugal.
|
1991 |
Mestrado Master degree |
Ciências da Educação.
Universidade de Lisboa,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Out/2015-Actual |
Professor Catedrático |
Set/2005-Out/2015 |
Professor Associado |
Universidade Técnica de Lisboa |
Out/1998-Out/2000 |
Assistente |
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador Participation as Researcher |
2006-2010 "The role of knowledge in the construction and regulation of health and education policy in Europe (KNOWandPOL)" |
Referência do projeto»Project reference: Contract Number: 028848-2. Sixth Framework Programme Research, Technological Development and Demonstration Priorit
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Inglês (Bem). |
Fala Speaking |
Inglês (Bem). |
Lê Reading |
Inglês (Bem). |
Escreve Writing |
Inglês (Bem). |
Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2015 |
Cátedra Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares / Santander,
IEAT da Universidade Federal de Minas Gerais.
|
2016 |
Prémio Científico Universidade de Lisboa/Caixa Geral de Depósitos, àrea de Educação,
Universidade de Lisboa.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Carvalho, Luís M. 2014. A Construção de Conhecimento sobre Políticas Públicas de Educação em Portugal: Um estudo descritivo e interpretativo de Teses
de Doutoramento realizadas na área científica da Educação, em universidades portuguesas (2000-2012). ed. 1, ISBN: 978-989-8753-05-2. Lisboa: Instituto de Educação da ULisboa.
|
|
|
|
2. |
Barroso, João; Carvalho, Luís M. eds. 2012. Knowledge and Regulatory Processes in Health and Education Policies ed. 10, ISBN: 978-989-8272-13-3. Lisboa: Educa. |
|
|
|
3. |
Carvalho, Luís M. 2011. O espelho do perito. ed. 1, ISBN: 978-989-8151-24-7. V.N.Gaia: Fundação Manuel leão. |
|
|
|
4. |
Ó, Jorge R.; Carvalho, Luís M. 2009. Emergência e circulação do conhecimento psicopedagógico moderno (1880-1960): estudos comparados Portugal-Brasil. ed. 1, ISBN: 9789898272010. Sem local: Educa & Ui&dCE.
|
|
|
|
5. |
Carvalho, Luís M; Fernandes, Ana L. 2004. O Conhecimento sobre a Educação e os Problemas Nacionais: Os Congressos Pedagógicos da Liga Nacional de Instrução (Lisboa,
1908-1914). ed. 1, ISBN: 972-8036-66-3. Lisboa: EDUCA.
|
|
|
|
6. |
Nóvoa, António; Carvalho, Luís M; Correia, António C; Madeira, Ana I; Ó, Jorge R.. 2003. Educational Knowledge and its Circulation: Historical and Comparative Approaches of Portuguese-Speaking Countries. ed. 1, ISBN: 972-8036-53-1. Lisboa: EDUCA.
|
|
|
|
7. |
Carvalho, Luís M; Cordeiro, Jaime. 2002. Brasil – Portugal nos Circuitos do Discurso Pedagógico Especializado (1920-1935): Um Estudo Histórico-comparado de Publicações
de Educação. ed. 9, ISBN: 972-8036-39-6. Lisboa: EDUCA.
|
|
|
|
8. |
Carvalho, Luís M. 2002. Oficina do Colectivo: Narrativas de um grupo de disciplina de Educação Física (1968-1986). ed. 1, ISBN: 972-8036-33-7. Lisboa: EDUCA.
|
|
|
|
9. |
Diniz, José A; Onofre, Marcos S; Carvalho, Luís M; Mira, Jorge T; Costa, Francisco C.. 2001. A Educação Física no 1º Ciclo do Ensino Básico na Região Autónoma dos Açores. ed. 1. Açores: Direcção Regional de Educação .
|
|
|
|
10. |
Carvalho, Luís M. 2000. Nós Através da Escrita: Revistas, Especialistas e Conhecimento Pedagógico (1920-1936). ed. 3, ISBN: 972-8036-25-6. Lisboa: EDUCA.
|
|
|
|
11. |
Costa, Francisco C.; Diniz, José A; Carvalho, Luís M. F. S.; Onofre, Marcos. eds. 2000. Research on Teaching and Research on Teacher Education. Proceedings of the AIESEP International Seminar ed. 1. Lisboa: Edições FMH. |
|
|
|
12. |
Costa, Francisco C.; Carvalho, Luís M. F. S.; Diniz, José A; Onofre, Marcos S; Pestana, Catalina. eds. 1996. Formação de Professores de Educação Física: Teoria, investigação, prática. ed. 1. Lisboa: Edições FMH. |
|
|
|
13. |
Carvalho, Luís M. 1992. Clima de escola e estabilidade dos professores. ed. 1, ISBN: 972-8036-00-0. Lisboa: EDUCA.
|
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Carvalho, Luís M; Costa, Estela. 2016. Comparações internacionais do desempenho escolar e políticas educativas: síntese de uma investigação. In Internacionalização da Educação: Discursos, práticas e reflexos sobre as políticas públicas, ed. C. Cunha, J.V. Sousa e M.A. Silva, 173 - 196. . Belo Horizonte: Fino Traço Editora. |
|
|
|
2. |
Carvalho, Luís M; Costa, Estela. 2016. The praise of mutual surveillance in Europe. In A European Politics of Education: Perspectives from sociology, policy studies and politics, ed. R. Normand e Jean-Louis Derouet , 53 - 72. . Abingdon: Routledge. |
|
|
|
3. |
Carvalho, Luís M. 2014. The attraction of mutual-surveillance of performances: PISA as a knowledge-policy instrument. In World Yearbook of Education2014: Governing Knowledge: Comparison, Knowledge-based Technologies and Expertise in the Regulation
of Education , ed. T. Fenwick, J. Ozga & E. Mangez , 58 - 72. ISBN: 978-0-415-82873-4. London: Routledge. |
|
|
|
4. |
Correia, António C; Carvalho, Luís M. F. S.. 2013. Desenvolvimentos em democracia. In A Universidade de Lisboa: Séculos XIX e XX. , ed. Matos, Sérgio Campos & Ó, Jorge Ramos do, 181 - 233. . Lisboa: Tinta da China. |
|
|
|
5. |
Barroso, João; Carvalho, Luís M; Figueiredo, Carla C. 2012. Knowledge and policy configurations. An interpretative analysis drawing on sex education policies (Portugal, 1984-2009). In Knowledge and policy configurations. An interpretative analysis drawing on sex education policies (Portugal, 1984-2009), 51 - 88. . Sem local: EDUCA.
|
|
|
|
6. |
Barroso, João; Carvalho, Luís M. 2012. Introduction and Overview. In Knowledge and Regulatory Processes in Health and Education Policies , 7 - 12. . Lisboa: EDUCA.
|
|
|
|
7. |
Carvalho, Luís M; Costa, Estela; Afonso, Natércio. 2011. O PISA em seis contextos europeus: difusão e indigenação. In O PISA em seis contextos europeus: difusão e indigenação, 127 - 151. . Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão.
|
|
|
|
8. |
Carvalho, Luís M. 2011. Circulación internacional de saberes, desplazamientos semánticos y alineaciones políticas: a propósito de las disputas sobre
la Gimnasia de Ling en Portugal, en los años veinte y treinta del siglo XX. In Circulación internacional de saberes, desplazamientos semánticos y alineaciones políticas: a propósito de las disputas sobre
la Gimnasia de Ling en Portugal, en los años veinte y treinta del siglo XX, 225 - 250. . Ciudad Autónoma de Buenos Aire: Prometeo Libros.
|
|
|
|
9. |
Carvalho, Luís M. 2011. Agarrados ao Espelho: Notas finais sobre um instrumento de conhecimento & política. In Agarrados ao Espelho: Notas finais sobre um instrumento de conhecimento & política, 153 - 171. . Sem local: Fundação Manuel Leão.
|
|
|
|
10. |
Carvalho, Luís M. 2011. Look at the mirror! On the Cognitive and Normative Features of a Knowledge-Policy Tool. In Look at the mirror! On the Cognitive and Normative Features of a Knowledge-Policy Tool, 61 - 78. . Sem local: Cambridge Scholars.
|
|
|
|
11. |
Carvalho, Luís M. 2011. Multirregulação, comparações internacionais e conhecimento pericial: interpelando o PISA como provedor de conhecimentos e
políticas. In Multirregulação, comparações internacionais e conhecimento pericial: interpelando o PISA como provedor de conhecimentos e
políticas, 183 - 206. . Sem local: Fino Traço Editora Ltda.. |
|
|
|
12. |
Carvalho, Luís M; Costa, Estela. 2011. Fabricando o Espelho do Perito: a construção de conhecimento pericial no mundo PISA. In Fabricando o Espelho do Perito: a construção de conhecimento pericial no mundo PISA, 41 - 76. . Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão.
|
|
|
|
13. |
Carvalho, Luís M. 2011. O PISA como dispositivo de conhecimento & política. In O PISA como dispositivo de conhecimento & política, 11 - 40. . Sem local: Fundação Manuel Leão.
|
|
|
|
14. |
Carvalho, Luís M. 2009. Sobre a Circulação do Conhecimento Educacional: Três Incursões. In Sobre a Circulação do Conhecimento Educacional: Três Incursões, 155 - 272. . Lisboa: EDUCA.
|
|
|
|
15. |
Carvalho, Luís M. 2007. A Imprensa de Educação e Ensino na História da Educação: Um olhar para teses de doutoramento (1990-2004) e um mapa para outros
trajectos. In A Imprensa de Educação e Ensino na História da Educação: Um olhar para teses de doutoramento (1990-2004) e um mapa para outros
trajectos, 179 - 202. . Porto: Edições Asa.
|
|
|
|
16. |
Carvalho, Luís M. 2007. Desafios na Fronteira da História Comparada da Educação. In Desafios na Fronteira da História Comparada da Educação, 143 - 164. . Uberlândia: Editora da Universidade Federa.
|
|
|
|
17. |
Carvalho, Luís M. 2005. Actos de Palavra sobre o Corpo - Discursos de hygiene na teorização das escolas de massas. In Actos de Palavra sobre o Corpo - Discursos de hygiene na teorização das escolas de massas, 169 - 189. . Lisboa: Faculdade de Motricidade Human.
|
|
|
|
18. |
Carvalho, Luís M. 2003. Journals, the making of experts and educational knowledge. In Journals, the making of experts and educational knowledge, 81 - 91. . Leuven: Leuven University Press.
|
|
|
|
19. |
Nóvoa, António, 1; Carvalho, Luís M; Correia, António C; Madeira, Ana I; Ó, Jorge R.. 2002. Flows of educational knowledge. The space-time of Portuguese speaking countries. In Flows of educational knowledge. The space-time of Portuguese speaking countries, 1 - 10. . Sem local: Sem publicadora definida.
|
|
|
|
20. |
Pestana, Catalina; Carvalho, Luís M. 1999. Prevenção primária de toxicodependências nas escolas portuguesas: avaliações do projecto Viva a Escola. In Prevenção primária de toxicodependências nas escolas portuguesas: avaliações do projecto Viva a Escola, 205 - 215. . Lisboa: Edições FMH.
|
|
|
|
21. |
Costa, Francisco C.; Diniz, José A; Carvalho, Luís M; Onofre, Marcos S. 1998. School Physical Education Views: Parents' and Students' Connections. In School Physical Education Views: Parents' and Students' Connections, 152 - 163. . Schorndorf: Verlag Hofmann.
|
|
|
|
22. |
Carvalho, Luís M. 1996. A formação inicial de professores revisitada: contributos da investigação sobre a socialização dos professores. In A formação inicial de professores revisitada: contributos da investigação sobre a socialização dos professores, 37 - 56. . Lisboa: Edições FMH.
|
|
|
|
23. |
Costa, Francisco C.; Diniz, José A; Carvalho, Luís M; Onofre, Marcos. 1996. School physical education purposes: the parents view. In School physical education purposes: the parents view, 181 - 187. . Netanya: Wingate Institute.
|
|
|
|
24. |
Costa, Francisco C.; Carvalho, Luís M; Diniz, José A; Pestana, Catalina. 1996. As Expectativas de Exercício Profissional dos Alunos de um Curso que Habilita para a Docência: A Formação (Não) Passa por
Aqui?. In As Expectativas de Exercício Profissional dos Alunos de um Curso que Habilita para a Docência: A Formação (Não) Passa por
Aqui?, 57 - 74. . Lisboa: Edições FMH.
|
|
|
|
25. |
Costa, Francisco C.; Carvalho, Luís M; Pestana, Catalina; Diniz, José; Pièron, Maurice. 1995. Physical education and sport first and fifth years students' expectations of future work activities. In Physical education and sport first and fifth years students' expectations of future work activities, 223 - 235. . Trois-Rivières: Université du Québec à Trois-R.
|
|
|
|
26. |
Jacinto, João; Carvalho, Luís M. 1986. A rendibilidade da universidade portuguesa: análise de dez anos de formação (ISEF, 1975-1984). In A rendibilidade da universidade portuguesa: análise de dez anos de formação (ISEF, 1975-1984), 138 - 144. . Lisboa: Universidade Técnica de Lisboa.
|
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Carvalho, Luís M; Costa, Estela; Gonçalves, Catarina. 2017. "Fifteen years looking at the mirror: On the presence of PISA in education policy processes (Portugal, 2000-2016)", European Journal of Education 52, 2: 154 - 166.
|
|
|
|
2. |
Carvalho, Lu?s M. 2016. "Intensificação e Sofisticação dos Processos da Regulação Transnacional em Educação: o caso do PISA", Educa??o & Sociedade 37, 136: 669 - 683.
|
|
|
|
3. |
Carvalho, Luís M. 2015. "Estudos analíticos sobre políticas educativas: um ensaio a partir da investigação doutoral realizada em Portugal (2000-2012).
", Educação & Sociedade 36, 133: 1023 - 1040. |
|
|
|
4. |
Nóvoa, António; Carvalho, Luís M; Yanes, C.. 2014. "La comparaison comme politique: le tournant du début du 21e siècle", Revue suisse des sciences de l’éducation 36, 2: 265 - 282.
|
|
|
|
5. |
Carvalho, Luís M; Costa, Estela. 2014. "Seeing education with one's own eyes and through PISA lenses: considerations of the reception of PISA in European countries", Discourse: Studies in the Cultural Politics of Education 36, 1: 1 - 9.
|
|
|
|
6. |
Carvalho, Luís M; Costa, Estela. 2014. " Os políticos e o PISA: adesão, participação e recepção activa", Propuesta Educativa 23, 41: 46 - 54.
|
|
|
|
7. |
Carvalho, Luís M. F. S.; Costa, Estela; Afonso, Natércio. 2013. "Espaces, acteurs et modalités de l’hybridation politique: Le cas de la construction d'un modèle pour l'évaluation externe
des écoles au Portugal dans la première décennie du siècle", Spirale – Revue de Recherches en Education, 51: 15 - 30. |
|
|
|
8. |
Carvalho, Luís M. 2013. "Mutua vigilância organizada", Educação - Temas e Problemas 6, 12-13: 61 - 74. |
|
|
|
9. |
Carvalho, Lu?s M. 2012. "The Fabrications and Travels of a Knowledge-Policy Instrument", European Educational Research Journal 11, 2: 172 - 188.
|
|
|
|
10. |
Carvalho, Luís M. 2012. "Beyond interest and limits of international comparison of performances: on the social construction of 'knowledge for policy'", Education et Sociétés. Revue Internationale de Sociologie de L'Éducation I, 1: 157 - 171.
|
|
|
|
11. |
Carvalho, Luís M; Figueiredo, Carla C. 2011. "Configurações de conhecimento e política na regulação da educação sexual em meio escolar", Educação, Sociedade & Culturas. Revista do Centro de Investigação e Intervenção Educativas, 1: 67 - 88.
|
|
|
|
12. |
Barroso, João; Carvalho, Luís M. 2011. "Apontamentos sobre os «novos modos de regulação» à luz de estudos sobre as relações entre conhecimento e política", Propuesta Educativa. Dossier Nuevas prácticas de regulación en la producción y transferencia del conocimiento, 1: 9 - 24.
|
|
|
|
13. |
Carvalho, Luís M. 2009. "Governando a educação pelo espelho do perito", Educação & Sociedade. Revista de Ciência da Educação, 1: 1009 - 1036.
|
|
|
|
14. |
Carvalho, Luís M. 2009. "PISA: Movimentos e mudanças. Uma introdução a “PISA e as políticas públicas de educação”", Sísifo. Revista de Ciências da Educação, 1: 3 - 14.
|
|
|
|
15. |
Barroso, João; Carvalho, Luís M. 2008. "PISA: un instrument de régulation pour relier des monde", Revue Française de Pédagogie, 1: 77 - 80.
|
|
|
|
16. |
Fernandes, Ana L. C; Xavier, Libânia N; Carvalho, Luís M. 2007. "Aspectos da imprensa periódica educacional em Lisboa e no Rio de Janeiro (1921-1963)", Revista Brasileira de História da Educação, 1: 80 - 97.
|
|
|
|
17. |
Barroso, João; Carvalho, Luís M; Fontoura, Madalena; Afonso, Natércio. 2007. "As políticas educativas como objecto de estudo e de formação em Administração Educacional", Sísifo. Revista de Ciências da Educação, 1: 5 - 20.
|
|
|
|
18. |
Carvalho, Luís M. 2006. "Apontamentos sobre as Relações entre Conhecimento e Política Educativa", Administração Educacional. Revista do Fórum Português da Administração Educacional, 1: 37 - 45.
|
|
|
|
19. |
Carvalho, Lu?s M; Fernandes, Ana L. 2006. " Mens agitat molem : The Pedagogical Congresses of the Liga Nacional de Instru??o
(Lisbon, 1908?1914) ", Paedagogica Historica 40, 5-6: 685 - 703.
|
|
|
|
20. |
Cordeiro, Parreira; Miguel Carvalho, L. 2005. "Educational journals and worldwide circulation of pedagogical knowledge: Brazil and Portugal (1921?1935)", Paedagogica Historica 41, 1-2: 131 - 141.
|
|
|
|
21. |
Carvalho, Luís M. 2005. "Explorando as transferências educacionais nas primeiras décadas do século XX", Análise Social, 1: 499 - 518.
|
|
|
|
22. |
Carvalho, Luís M. 2003. "A presença espanhola na imprensa pedagógica portuguesa: o caso da Revista Escolar, 1921-1935", Revista de Pensamento do Eixo Atlântico, 1: 83 - 105.
|
|
|
|
23. |
Carvalho, Luís M. 2002. "Sobre o status da disciplina de Educação Física na década de sessenta", Boletim da Sociedade Portuguesa de Educação Física, 1: 55 - 74.
|
|
|
|
24. |
Carvalho, Luís M. 2001. "A construção do conhecimento pedagógico e os seus especialistas: linhas de trabalho para uma investigação histórica e comparada
sobre revistas de ensino", História da Educação 5, 1: 113 - 140.
|
|
|
|
25. |
Carvalho, Lu?s M. 2000. "O Senhor Director: fragmentos de uma hist?ria de actores e pr?ticas escolares em Portugal", Educa??o e Pesquisa 26, 2: 31 - 49.
|
|
|
|
26. |
Carvalho, Luís M. 1998. "Capitalizar o Saber-Fazer na Prevenção de Toxicodependências em Meio Escolar", Toxicodependências 4, 1: 59 - 64.
|
|
|
|
27. |
Carvalho, Luís M. 1997. "Ethos de escola e contexto multicultural: Mote para alguns (re)encontros", Análise Psicológica XV, 1: 453 - 459.
|
|
|
|
28. |
Ledent, Maryse; Telama, Risto; Cloes, Marc; Carvalho, Luís M; Almond, Len; Piéron, Maurice. 1997. "Orientation des objectifs et participation à des activités sportives", Sport, 159/160: 82 - 89.
|
|
|
|
29. |
Carvalho, Luís M. 1996. "O estudo da socialização dos professores em Educação Física", Boletim da Sociedade Portuguesa de Educação Física, 1: 11 - 40.
|
|
|
|
30. |
Carvalho, Luís M. 1994. "Para uma análise da avaliação da escola", Boletim da Sociedade Portuguesa de Educação Física, 1: 33 - 51.
|
|
|
|
31. |
Costa, Francisco C.; Pestana, Catalina; Carvalho, Luís M; Diniz, José A. 1994. "Expectativas de Exercício Profissional em Estudantes de Educação Física", Boletim da Sociedade Portuguesa de Educação Física, 1: 5 - 14.
|
|
|
|
32. |
Costa, Francisco C.; Carvalho, Luís M; Diniz, José A; Onofre, Marcos S. 1992. "As representações de sucesso e insucesso profissional em professores de Educação Física", Boletim da Sociedade Portuguesa de Educação Física, 1: 11 - 30.
|
|
|
|
33. |
Carvalho, Luís M. 1991. "Estudar a organização escolar: Uma entrada pelo clima da escola", Motricidade humana 7, 1: 83 - 99.
|
|
|
|
Outra produção científica Other scientific production |
1. |
Carvalho, Luís M. 2003. "Noronha Feio". Porto: Edições ASA.
|
2. |
Carvalho, Luís M. 2003. "Calvet de Magalhães". Porto: Edições ASA.
|
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Carvalho, Luís M. Organized - and organizing - mutual surveillance,Seminar 'Education governance and international assessments',Edinburgh,2014 (Conferência ou palestra). |
2. |
Carvalho, Luís M. As políticas educativas sob efeito da vigilância mútua,IV Congresso Ibérico-Americano de Política e Administração da Educação,Porto,2014 (Comunicação). |
3. |
Carvalho, Luís M. La regulación de la educación,Máster de Calidad y Mejora de la Educación,Madrid,2014 (Conferência ou palestra). |
4. |
Carvalho, Luís M. On the Cultural and Organizational Features of Making Knowledge for Policy,Conference «Knowledge, Differences, and Harmonies in the Time of Globalisation»,Cyprus,2009 (Conferência ou palestra). |
5. |
Carvalho, Luís M; Afonso, Natércio; Costa, Estela. Knowledge and Policy - the use of a KRT (knowledge-based regulation tool) in policy-making: the case of OECD’s PISA,PISA Research Conference,Kiel,2009 (Poster). |
6. |
Carvalho, Luís M. PISA ou l’aigre-doux de la régulation des régulateurs ,Séminaire scientifique international - Les transformations des États éducateurs en Europe: «Les modèles transnationaux de
politiques éducatives: la greffe ou le rejet?»,Paris,2009 (Seminário). |
7. |
Carvalho, Luís M. Desafios na Fronteira da História Comparada da Educação,VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação - Percursos e Desafios da Pesquisa e do Ensino de História da Educação,Uberlândia (MG – Brasil),2006 (Congresso). |
8. |
Carvalho, Luís M. Instâncias e Actores Emergentes nos Territórios Educativos: para uma análise das relações entre conhecimento e política educativa,Colóquio “Governo da Educação: Modos e Actores Emergentes”,Lisboa,2006 (Simpósio). |
9. |
Fernandes, Ana L; Xavier, Libânia; Carvalho, Luís M. Aspectos da imprensa periódica educacional em Lisboa e no Rio de Janeiro (1921-1963),VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação - Percursos e Desafios da Pesquisa e do Ensino de História da Educação,Uberlândia (MG – Brasil),2006 (Congresso). |
10. |
Carvalho, Luís M. A Imprensa de Educação e Ensino na História da Educação: Um olhar sobre teses de doutoramento (1990-2004) e um mapa para outros
trajectos,III Encontro de História da Educação,Porto,2005 (Outra). |
11. |
Carvalho, Luís M. Circulação e Montagem do Discurso Educacional Moderno,Seminário Escola e modernidades - da regulação ao risco,Lisboa,2005 (Seminário). |
12. |
Cordeiro, Jaime; Carvalho, Luís M. Educational journals and worldwide circulation of pedagogical knowledge,International Standing Conference for the History of Education - ISCHE XXV,São Paulo,2003 (Poster). |
13. |
Carvalho, Luís M. Drawing boundaries and building bridges: science presentation in a social reform setting,Research Community Philosophy and History of the Discipline of Education,Leuven,2002 (Seminário). |
14. |
Carvalho, Luís M; Ó, Jorge R.; Fernandes, Ana L. Scientific knowledge and the solving of national problems: the pedagogical congresses of the Liga Nacional de Instrução (Lisbon,
1908-1914),European Conference on Educational Research – ECER 2002,Lisboa,2002 (Poster). |
15. |
Cordeiro, Jaime; Carvalho, Luís M. A circulação de modelos educativos nas revistas pedagógicas: Portugal e Brasil (1920-1935),25ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação ANPEd,Caxambu (MG),2002 (Poster). |
16. |
Carvalho, Luís M. A presença espanhola na imprensa pedagógica portuguesa: O caso da Revista Escolar, 1921-1935,IV Encontro Ibérico de História da Educação,Allariz,2001 (Outra). |
17. |
Carvalho, Luís M. Oficina do Colectivo: história do ensino de educação física e micro-política escolar,Seminário de História da Educação,São Paulo,2000 (Seminário). |
18. |
Carvalho, Luís M. Educational journals, experts and pedagogical knowledge (1920-1935),Wokshop PRESTiGE,Oxford,2000 (Poster). |
19. |
Carvalho, Luís M. Revistas de ensino, especialistas e conhecimento pedagógico,Seminário de História da Educação,São Paulo,2000 (Seminário). |
20. |
Carvalho, Luís M. Grupo de disciplina e políticas de status: relato de um estudo histórico-organizacional,VIII Congresso de Educação Física dos Países de Língua Portuguesa,Lisboa,2000 (Poster). |
21. |
Carvalho, Luís M. Um grupo de disciplina de educação física como objecto de estudo,Seminário ‘Faculdade de Motricidade Humana – Association Internationale des Ecoles Superieures d’Education Physique’,Lisboa,2000 (Seminário). |
22. |
Diniz, José A; Onofre, Marcos; Carvalho, Luís M; Costa, Francisco C.. L’ heterogenité des occasions d’ apprentissage: facteurs en relation avec les élèves, les parents et les enseignants,Congrés International de l’ Association Internationale des Écoles Superieures d’Education Physique’,Bensançon,1999 (Poster). |
23. |
Diniz, José; Carvalho, Luís M; Onofre, Marcos; Costa, Francisco C.. Estudo integrado das condições de aprendizagem e da intensidade das actividades em educação física,VI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa,A Corunã,1998 (Poster). |
24. |
Diniz, José; Onofre, Marcos; Carvalho, Luís M; Costa, Francisco C.. A opinião dos alunos e dos pais sobre a educação física escolar,Jornadas de Psicologia do Desporto,Lisboa,1998 (Poster). |
25. |
Carvalho, Luís M. A historical organizational case-study: PE department and status politics,Association Internationale des Écoles Superieures d’Education Physique’ 98 World Congress,New York,1998 (Poster). |
26. |
Diniz, José; Carvalho, Luís M; Onofre, Marcos; Costa, Francisco C.. Students´opportunities to learn and activity intensity in physical education,Association Internationale des Écoles Superieures d Education Physique’ 98 World Congress,New York,1998 (Comunicação). [poster – 1º prémio de apresentação e de valor académico]. |
27. |
Pestana, Catalina; Carvalho, Luís M. Avaliações do projecto ‘Viva a Escola’,Conferência Internacional Promoção da Saúde,Estoril,1996 (Poster). |
28. |
Carvalho, Luís M. Ethos de escola e contexto multicultural,Seminário Corporeidade no Contexto Multicultural,Lisboa ,1996 (Seminário). |
29. |
Costa, Francisco C.; Diniz, José; Carvalho, Luís M; Onofre, Marcos. School physical education views: parents’ and students’ connections,The 1996 International Pre-Olympic Congress,Dallas,1996 (Poster). |
30. |
Carvalho, Luís M. A investigação educacional no âmbito da Unidade de Ciências da Educação da FMH: A socialização dos professores,Seminário Investigação Educacional:paradigmas e metodologias,Lisboa,1995 (Poster). |
31. |
Carvalho, Luís M. A formação inicial e a socialização dos professores em educação física,I Conferencia Europea de la Educación Física - ICHPER-SD,Badajoz,1995 (Poster). |
32. |
Costa, Francisco C.; Diniz, José; Carvalho, Luís M; Onofre, Marcos. School Physical Education purposes: the parents view,Association Internationale des Écoles Superieures d’Education Physique’ 1995 World Congress,Netanya,1995 (Poster). |
33. |
Carvalho, Luís M. A avaliação da escola como organização,III Simpósio da Sociedade Portuguesa de Educação Física: A Avaliação em Educação Física no Contexto da Reforma do Sistema
Educativo,Oeiras,1994 (Simpósio). |
34. |
Costa, Francisco C.; Carvalho, Luís M; Diniz, José; Pestana, Catalina. Physical education and sport first and fifth years students’ expectations of future work activities,Séminaire International Association Internationale des Écoles Superieures d’Education Physique,Trois-Rivières,1993 (Poster). |
35. |
Costa, Francisco C.; Pestana, Catalina; Carvalho, Luís M; Diniz, José. Expectativas de exercício profissional em estudantes de Educação Física, IV Congresso da Sociedade Portuguesa de Educação Física,Oeiras,1993 (Poster). |
36. |
Costa, Francisco C.; Pestana, Catalina; Carvalho, Luís M; Diniz, José. Physical education and sport students' expectations of future professional activities,Olympic Scientific Congress,Malaga,1992 (Poster). |
37. |
Costa, Francisco C.; Carvalho, Luís M; Diniz, José; Onofre, Marcos. O conceito de sucesso em Educação Física,II Congresso de Educação Física dos Países de Língua Portuguesa.,Porto,1991 (Poster). |
38. |
Costa, Francisco C.; Carvalho, Luís M. As representações dos professores: o conceito de sucesso na profissão docente,Seminário A Identidade Profissional dos Professores,Porto,1991 (Poster). |
39. |
Jacinto, J.; Carvalho, Luís M. A rendibilidade da universidade portuguesa: análise de dez anos de formação numa escola (ISEF, 1975-1984),I Simpósio Pedagogia na Universidade,Lisboa,1985 (Poster). |
Relatório de investigação Technical report |
1. |
Carvalho, Luís M; Costa, Francisco C.. Avaliação do projecto Viva a Escola,1998.
|
Dados Complementares (Additional data)
Tese de Doutoramento Phd Thesis |
1. |
Bocchio, Maria Cecícia, El Director de Agrupamiento Escolar: Regulado y regulador de las políticas educativas. Estudio de un Sistema de Acción Concreto
construido en un Agrupamiento Escolar, 2014. Tese (Administração e Política Educacional) - Universidade de Lisboa (Orientador).
|
2. |
Caminhos da recepção: a transferência para o Brasil de políticas para a educação superior na década de 1990, 2013.
|
3. |
Cabeça, Manuel Dinis P., 1963-, As condutas dos escolares e a construção do cidadão social: uma análise política pelo referencial dos instrumentos de regulação
(1977-2007), 2012. Tese (Administração e Política Educacional) - Universidade de Lisboa (Orientador).
|
4. |
Amaral, Cláudia Tavares do, 1980-, O ensino superior visto pelo tribunal:a rgumentário e fundamentação das decisões jurisdicionais do Tribunal Regional Federal
da Primeira Região no período de 1988 a 2008, 2012. Tese (Administração e Política Educacional) - Universidade de Lisboa (Orientador).
|
5. |
Figueiredo, Carla Cibele, 1964-, Redes sociais e políticas: genealogia das políticas públicas de educação sexual, 2011. Tese (Administração e Política Educacional) - Universidade de Lisboa (Orientador).
|
6. |
António José Mendes Rodrigues, A quimera dos quotidianos escolares: entre a experiência individual e o desejo de colectivo: estudo etnográfico das performances
dos alunos de uma escola secundária, 2010. Tese (Organização e Desenvolvimento de Sistemas de Educação) - Universidade Técnica de Lisboa (Orientador).
|
7. |
Costa, Estela Mafalda Inês Elias Fernandes da, 1968-, O ’programme for international student assessement’ (PISA) como instrumento de regulação das políticas educativas, 2010. Tese (Administração e Política Educacional) - Universidade de Lisboa (Orientador).
|
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
Gonçalves, Ana Catarina, A produção escrita sobre auto avaliação de escolas em Portugal (1986-2014). Contributo para a compreensão da construção discursiva
de uma política. , 2015. Dissertação (Administração Educacional) - Universidade de Lisboa (Orientador). |
2. |
Fernandes, Maria Fernanda Pereira, 1959-, Centros e periferias de um agrupamento por inventar: narrativas de um Conselho Geral Transitório, 2011. Dissertação (Administração Educacional) - Universidade de Lisboa (Orientador).
|
3. |
Loureiro, José António dos Santos, 1955-, A acção do director de escola em contexto de avaliação externa : funções e decisões, 2011. Dissertação (Administração Educacional) - Universidade de Lisboa (Orientador).
|
4. |
Ninhos, José Miguel Correia, 1987-, Práticas de gestão numa empresa de consultoria de formação, 2011. Dissertação (Administração Educacional) - Universidade de Lisboa (Orientador).
|
5. |
Valpaços, Joana Paredes, 1988-, A gestão de uma microempresa educativa: o quotidiano do gestor e as estratégias da comunicação externa, 2011. Dissertação (Administração Educacional) - Universidade de Lisboa (Orientador).
|
6. |
Faria, Maria João da Rocha Santos, 1964-, "Ir ao agrupamento": a comunicação num agrupamento horizontal de escolas, 2010. Dissertação (Administração Educacional) - Universidade de Lisboa (Orientador).
|
7. |
Moura, Isabel Juliana Aragonez Ceia, 1956-, O coordenador de estabelecimento: papéis de gestão e áreas de influência, 2009. Dissertação (Administração Educacional) - Universidade de Lisboa (Orientador).
|
8. |
Braz, José Joaquim de Jesus, 1957-, Articulação curricular como problema da gestão escolar: estudo do trabalho colaborativo em dois departamentos numa escola
básica 2-3 com ensino secundário da lezíria do Tejo, 2009. Dissertação (Administração Educacional) - Universidade de Lisboa (Orientador).
|
9. |
Oliveira, Maria João Carvalho Rodrigues Alexandre, 1962-, O gestor de bibliotecas escolares integradas na RBE: modelos de acção, 2009. Dissertação (Administração Educacional) - Universidade de Lisboa (Orientador).
|
10. |
Gomes, Carlos Lopes, 1971-, Constituição de listas candidatas aos conselhos executivos: racionalidades e processos : estudo extensivo nas escolas secundárias
de um concelho da área metropolitana de Lisboa, 2009. Dissertação (Administração Educacional) - Universidade de Lisboa (Orientador).
|
11. |
Baptista, Lurdes Conceição, O gestor escolar como administrador de conflitos, 2008. Dissertação (Administração Educacional) - Universidade de Lisboa (Orientador). |
12. |
Graça, Sérgio, A Liderança nas Organizações: um estudo descrito das percepções de trinta directores de escolas sobre os seus estilos de liderança, 2006. Dissertação (Administracão e Política Educacional) - Universidade Católica Portuguesa (Orientador). |
13. |
Domingues, Maria João, Sementes de Inclusão, 2005. Dissertação (Educação Especial) - Universidade Técnica de Lisboa (Orientador). |
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
Costa, Francisco Carreiro da; Jesus, Saúl Neves de; Carvalho, Luís Miguel. Participação no júri de Moreira, Fernando. Estratégias de Coping em Professores de Educação Física, 2003. Tese (Organização e Desenvolvimento de Sistemas de Educação) - Universidade Técnica de Lisboa. |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1. |
Carvalho, Luís Miguel. European Educational Research Journal.
|
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
74 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
39 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
13 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
26 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
33 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
33 |
Outros tipos de produção científica Other scientific production |
2 |
Produção técnica Technical production |
40 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
40 |
Dados complementares (Additional data) |
26 |
Orientações Orientations |
24 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1 |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1 |
Visualizações do curriculum [
3818
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
28-06-2020
às
19:20:11
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt/ | Icons by Axialis Team |
|