[FOTO] Fórum do Espaço © Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva

Fórum do Espaço acolheu lançamento de Incubadora da ESA em Portugal

A tarefa de trazer para a Terra tecnologias concebidas para o Espaço conta com um novo apoio: o primeiro Business Incubator Centre (BIC) da Agência Espacial Europeia (ESA) em Portugal foi lançado no 5º Fórum do Espaço, no dia 5 de novembro, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.

De olhos postos no futuro da transferência de tecnologia espacial, a quinta edição do Fórum do Espaço comemorou também os 50 anos da cooperação Europeia no Espaço, correspondente a meio século de conquistas espaciais únicas.

Gerido por um consórcio liderado pelo Instituto Pedro Nunes (IPN) o BIC ESA visa promover a criação de startups no domínio da transferência de tecnologia espacial para outros setores, como saúde, energia, transportes, segurança e vida urbana. Envolve um investimento de cerca de oito milhões de Euros para apoiar até trinta empresas nos próximos cinco anos.

Catorze projetos apoiados no âmbito da Iniciativa Nacional de Transferência de Tecnologia Espacial (PTTI), programa lançado em 2012 que abriu caminho à instalação de BIC ESA em Portugal, apresentaram desenvolvimentos e resultados no Fórum do Espaço. O Programa incluiu ainda intervenções de vários peritos internacionais sobre a evolução do setor Espacial e o seu impacto em Portugal.

Projetos e resultados na área do Espaço, incluindo alguns protótipos de tecnologia para satélites, estiveram patentes ao público na exposição organizada em paralelo, onde estiveram presentes 22 empresas e instituições da comunidade espacial.

Coorganizado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), a Agência Espacial Europeia (ESA), o Instituto Pedro Nunes (IPN) e a Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica- Ciência Viva o evento reuniu a comunidade espacial nacional em torno da divulgação e celebração dos principais sucessos do setor.

Breve_Forum_espaco148

© Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva