Newsletter 9 – Computação Científica Nacional
Biblioteca do Conhecimento Online celebra o 10.º aniversário em 2014
A Biblioteca do Conhecimento Online (b-on) celebrou, a 19 de abril de 2014, 10 anos de funcionamento. A b-on desenvolve um serviço da responsabilidade da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e tem como missão principal fornecer o acesso ilimitado e permanente a investigadores, professores e estudantes de todas as instituições científicas e do ensino superior portuguesas a publicações electrónicas e textos integrais de milhares de periódicos científicos e ebooks online. O acesso é assegurado através de assinaturas negociadas a nível nacional com algumas das mais importantes editoras nas principais áreas de investigação científica e académica, que assim disponibilizam o acesso aos seus conteúdos na b-on.
Um pouco de história
Os primeiros passos para a existência da b-on deram-se em 1999, ano em que foi prevista a constituição de uma “Biblioteca Nacional de Ciência & Tecnologia em Rede” no âmbito do Programa Operacional Ciência, Tecnologia, Inovação do Quadro Comunitário de Apoio III (2000-2006).
No seguimento desta diretiva, o Observatório para a Ciência e Tecnologia (OCT) orientou um levantamento de assinaturas de revistas científicas por todas as instituições de investigação e ensino superior nacionais, identificando as necessidades de negociação com as principais editoras internacionais de revistas científicas online. Tendo em conta que os custos de todas as assinaturas de revistas científicas eram anteriormente suportados pelas próprias instituições de I&D e ensino superior do país, este foi um importante passo para o estabelecimento de um modelo financeiramente mais adequado, que tornasse possível o acesso livre a artigos científicos, por instituições de investigação e do ensino superior.
Em 2001 um desenvolvimento determinante para a existência da b-on terá sido o acesso à Web of Knowledge, através da Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade (RCTS) com apoio financeiro do Programa Operacional Sociedade da Informação (POSI).
Em articulação com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (na altura MCES), a Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) – organismo que tinha então as responsabilidades de coordenação das políticas governamentais para a Sociedade da Informação e para a Inovação – deu seguimento à constituição de um Consórcio Nacional para a gestão da Biblioteca do Conhecimento Online.
As responsabilidades de gestão técnica, operacional e de desenvolvimento da infraestrutura tecnológica de suporte ao funcionamento da b-on estão a cargo da FCT | FCCN, que trata ainda dos procedimentos necessários à atualização ou alteração de conteúdos, bem como da garantia de acesso à b-on por parte das instituições académicas e científicas que celebram o protocolo de adesão ao projeto.
A crescer a bom ritmo
Desde 2004 que a b-on tem vindo a crescer de forma consistente e sustentável. Em 2013 o número de visitas ao portal b-on ascendeu as 650 mil e, no mesmo ano, foram efetuadas acima de 3.7 milhões de buscas no serviço de pesquisa e superados os 9 milhões de downloads, cumprindo a visão de constituir um pilar estratégico na construção da sociedade do conhecimento e de ser um instrumento fundamental de acesso ao conhecimento para a comunidade académica e científica nacionais.
Através do portal b-on é possível a cada utilizador membro efectuar, dentro da vasta listagem de conteúdos disponíveis, pesquisas por assunto, autor, título, etc., consultar os “abstracts” dos artigos e fazer download de textos integrais de milhares de publicações (22.592 e-journals, 26.240 e-books e 9.493 Proceedings) .
“A história do acesso à informação científica em Portugal divide-se em dois períodos: antes da b-on e depois da b-on. Com a b-on não só se multiplicaram os periódicos científicos disponibilizados, como estes ficaram disponíveis de forma igual para toda a comunidade, independentemente da dimensão da instituição. É por isso um serviço verdadeiramente nacional e essencial para a investigação em Portugal”, referiu João Nuno Ferreira, Vogal do Conselho Diretivo com o pelouro da Unidade FCCN, que gere e opera a b-on.
O impacto na comunidade científica tem sido enorme e muito positivo, como expressa Eloy Rodrigues, Diretor do Serviço de Documentação da Universidade do Minho dizendo, “A B-on mudou o panorama do acesso à informação científica em Portugal.”
As comemorações da primeira década de existência
A 19 de abril ficou disponível o site comemorativo dos 10 anos da b-on – www.10anos.b-on.pt -Um espaço virtual onde é possível acompanhar mais de perto a evolução da b-on e conhecer algumas curiosidades associadas a este serviço.
Ainda para celebrar este marco na sua história a Biblioteca do Conhecimento Online irá acolher em Lisboa a reunião do ICOLC (International Coalition of Library Consortia), de 19 a 22 de outubro. A 23 de outubro irá celebrar-se o Dia da b-on, um evento que pretende festejar e partilhar com a comunidade de utilizadores, membros e parceiros do projeto, a importância que estes 10 anos tiveram na vida e evolução da b-on.