Newsletter 9 – Editorial
Este número da FCT Newsletter é publicado numa envolvente muito menos “mediática” do que o último, quando a FCT estava no centro de um aceso debate sobre o futuro da ciência em Portugal. Apesar de fora dos holofotes dos media, o trabalho da FCT continua a muito bom ritmo, como dão conta os artigos e notícias neste número.
Começo por assinalar uma nova secção, dedicada a temas específicos da computação científica nacional. Esta secção surge na sequência da integração, em outubro de 2013, da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) na FCT. Estamos certos de que o artigo inaugural desta secção será de interesse para os muitos investigadores que recorrem à b-on (Biblioteca Online do Conhecimento), pois descreve o caminho percorrido nos últimos 10 anos por esta biblioteca que permite o acesso sem custos a milhares de artigos e livros.
Por falar em trabalho de anos, neste número incluímos um artigo de fundo sobre o trabalho desenvolvido por uma equipa da Universidade do Minho no estudo da doença de Machado-Joseph. Com apoio da FCT ao longo de mais de 10 anos, a equipa alcançou recentemente um avanço importante no combate a esta doença neurodegenerativa.
Falámos ainda com as associações de graduados (investigadores e não investigadores) portugueses no estrangeiro. As associações na Alemanha, nos Estados Unidos, no Reino Unido e em França contaram-nos como ajudam as suas comunidades a manter a ligação aos mundos académico, empresarial e cultural de Portugal.
Não existe rede com maior número de ligações do que a Internet; uma rede global que tem subjacente princípios de liberdade, acessibilidade e respeito pela diversidade. Em abril mais de mil representantes de vários quadrantes, de todo o mundo refletiram e debateram o futuro da governação da Internet, em São Paulo. Deste debate alargado entre todos os que utilizam e que simultaneamente ‘fazem’ a Internet resultou a “Declaração Multistakeholder NETmundial”, que relatamos neste número.
Até á próxima FCT Newsletter, desejamos a todos boas leituras.
Ana Godinho
Coordenadora, Gabinete de Comunicação da FCT