Este Ano é da Matemática do Planeta!
2013 é o Ano Internacional para a Matemática do Planeta Terra. Mais de 100 instituições em todo o mundo associaram-se, sob a égide da UNESCO, para mostrar o papel essencial da matemática não apenas na descoberta e compreensão dos fenómenos dinâmicos do Planeta, mas também na previsão e controle da mudança com vista à sustentabilidade. Em Portugal, os parceiros são sete e o programa abrangente.
Várias exposições, concursos, atividades para escolas e conferências científicas dirigidas a diferentes públicos-alvo realizam-se em todo o país, ao longo deste ano. Algumas exposições estão já a decorrer, tais “Formas e Fórmulas”, que pode ser visitada até 28 de abril, no Museu Natural de História da Ciência (MUHNNAC) ou “360º Ciência-Descoberta”, patente até 3 de junho, na Fundação Calouste Gulbenkian (FCG). A primeira foca-se na associação empírica de fórmulas matemáticas e modelos geométricos a objetos de uso comum e a formas de arquitetura, a segunda convida, entre outras temáticas, à descoberta da matemática dos descobrimentos portugueses.
No âmbito do programa científico, realizou-se na FCG, entre 21 e 28 de março, a International Conference and Advanced School Planet Earth, Mathematics of Energy and Climate Change – MECC, organizada pelo Centro Internacional de Matemática (CIM), com o objetivo de refletir no papel da matemática na investigação multidisciplinar e interdisciplinar. Entre 26 de agosto e 7 de setembro, a iniciativa repete-se, mas desta vez, subordinada ao tema Planet Earth, Dynamics, Games and Science.Porque há matemática na natureza, nas máquinas, nas cidades e… já havia matemática no tempo dos nossos avós, o Museu de Ciência da Universidade de Coimbra (MCUC) lançou quatro projetos que visam promover o diálogo entre matemáticos e cientistas de outras áreas.
Este ano, não faltam oportunidades para aprender a reconhecer, de forma lúdica e apelativa, a matemática que anda por aí, muitas vezes, invisível.