Estratégia de investigação e inovação: Portugal no Horizonte 2020
A preparação para o próximo período de programação financeira 2014-2020, exige dos Estados-Membros um exercício de planeamento estratégico e programático a múltiplos níveis, que permita formular uma Estratégia de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente, condição prévia para a utilização dos Fundos Estruturais, e função central na sua programação. A preparação desta estratégia pressupõe uma análise de diagnóstico das forças e fraquezas de cada região e do país no seu conjunto, assim como a identificação dos seus desafios e riscos associados. Pressupõe ainda exercícios de natureza prospetiva de discussão e coordenação estratégica com os atores fundamentais quer do sector público, como as universidades e institutos de investigação e administrações nacionais e regionais, quer do sector privado, com vista a uma identificação dos temas e objetivos estratégicos para 2020.
Em conjunto com a Secretaria de Estado da Ciência, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) iniciou, em 2012, uma série de atividades de apoio à construção da referida estratégia nacional coordenada, de base regional, da qual faz parte uma análise SWOT ao sistema de investigação e inovação (SI&I). Com esse fim, foi formado um grupo de trabalho inter-departamental, coordenado pelo recém-criado Gabinete de Estudos e Estratégia, com o objetivo de dinamizar essas atividades, incluindo a elaboração de um relatório com um contributo para a análise SWOT ao sistema nacional de investigação e inovação. Por outro lado, a FCT, dado o seu lugar privilegiado resultante de uma relação estreita com a comunidade científica, está empenhada em contribuir para a promoção de um diálogo inclusivo, nos múltiplos níveis, tanto geográficos como temáticos, através da realização de um conjunto de workshops e seminários para discussão estratégica em vários temas em que Portugal se distingue ou considera cruciais.
Como primeiro passo para uma acção coordenada a nível nacional, a FCT organizou um workshop designado “O Sistema Nacional de Investigação e Inovação: Desafios, forças e fraquezas rumo a 2020“, que decorreu nos dias 11 e 12 de dezembro de 2012 no Teatro Thália, do Ministério da Educação e Ciência, em Lisboa. Este encontro centrou-se sobre a discussão dos sistemas nacional e regional, e dos recursos humanos, infraestruturais e financeiros, bem como a produção científica e tecnológica, a circulação do conhecimento produzido e a sua exploração pelo sistema produtivo. Estes temas foram debatidos pelos investigadores que têm contribuído para a análise das políticas e do sistema de investigação e inovação em Portugal. Neste workshop, houve uma sessão específica de partilha de experiências e de conhecimento onde as regiões do país, incluindo as regiões autónomas, apresentaram o estado de desenvolvimento dos trabalhos que estão em curso para a elaboração de uma estratégia inteligente nas respetivas regiões. No contexto regional, foi ainda debatida a proposta de elaboração do ‘Roadmap’ para as infraestruturas científicas que Portugal deverá apresentar no âmbito do ESFRI – European Strategy Forum on Research Infrastructures.Foi criado na página da FCT um espaço onde a comunidade científica poderá acompanhar os trabalhos em curso no âmbito da estratégia de I&I para a Especialização Inteligente (Smart Specialisation).