Newsletter 4 – Editorial
No dicionário está a seguinte definição de newsletter: “comunicado, normalmente de carácter periódico, contendo informações sobre a atividade e/ou serviços de uma organização, empresa ou outra entidade, enviado por correio eletrónico aos seus subscritores; boletim informativo”.
No caso da FCT Newsletter, pela própria natureza da FCT, temos dado a conhecer, não só a sua atividade (e serviços), mas também o que dela advém, isto é, os resultados (esperados e concretizados) da investigação científica que a FCT apoia. Queremos, desta forma, tornar a FCT Newsletter um espaço de partilha de informação sobre as pessoas, as ideias e as instituições que fazem avançar a Ciência em Portugal.
Neste número incluímos duas novas secções que, esperamos (com convicção), contribuirão para fortalecer esse espaço de partilha. Criámos a “Crónica Convidada”, um espaço dos nossos subscritores, onde os cronistas convidados dão uma visão pessoal sobre um tema à sua escolha que seja de interesse para os nossos leitores. Vasco Barreto, investigador do IGC, o primeiro cronista, escreve sobre OpenAccess – um tema bem atual. Procuramos já o cronista convidado para o próximo número…e seguintes!
A outra nova secção – “Distinções” – é o nosso contributo para dar a conhecer os investigadores portugueses, ou a trabalhar em Portugal, que recebem prémios, nomeações ou outras distinções. O sucesso desta secção depende igualmente da contribuição da comunidade, por isso, fica também o convite aos nossos subscritores para nos fazerem chegar informação.
Neste número damos a conhecer os primeiros passos na materialização de uma mais intensa cooperação com a China, através do concurso piloto para projetos conjuntos na áreas dos Materiais Avançados. António Coutinho, coordenador do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia faz um balanço do primeiro ano de vida do jovem (em vários sentidos) CNCT. Ficamos a conhecer melhor um dos projetos na tipologia “linhas de investigação de excelência”, selecionado no concurso de 2012, que pretende produzir um mapa atualizado de perigosidade sísmica para Portugal. Os resultados deste trabalho servirão de base à tomada de decisões sobre a definição da localização de edifícios, de barragens, pontes, viadutos, centrais nucleares, e de outras estruturas potencialmente vulneráveis aos sismos.
Encontrei outras definições de newsletter. Por exemplo, na Wikipedia “A newsletter is a regularly distributed publication generally about one main topic that is of interest to its subscribers”. Qual então o tema principal da FCT Newsletter? É a ciência, no sentido mais abrangente do termo: todas as áreas científicas, ciência fundamental e aplicada, ciência e inovação, ciência e sociedade. Ciência crítica, criativa, relevante, aberta a todos.
Ana Godinho
Coordenadora, Gabinete de Comunicação da FCT