Tese de doutoramento sobre a JNICT recorreu ao Arquivo de C&T
O Arquivo Histórico de Ciência e Tecnologia da FCT estreou-se, um ano após a sua abertura ao público, enquanto pedra basilar para a realização de um estudo de índole académica, concretizando uma das suas principais missões: potenciar o surgimento de novo conhecimento sobre a história da política científica em Portugal.
A Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (JNICT) foi, nos últimos anos, objeto de estudo no âmbito da tese de doutoramento, elaborada por Tiago Brandão, investigador do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Para a elaboração desta tese, defendida a 21 de dezembro 2012, o investigador consultou e referenciou diversas fontes impressas e manuscritas custodiadas pelo Arquivo Histórico de Ciência e Tecnologia da FCT, nomeadamente o espólio documental produzido pela JNICT.
A Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (1967-1974). Organização da Ciência e política científica em Portugal constitui, hoje, uma nova fonte de conhecimento de elevado interesse para o estudo da história da ciência em Portugal.