![[FOTO] CAMPANHA ANTÁRTICA PORTUGUESA](http://newsletter.fct.pt/wp-content/uploads/2013/01/destaque_propolar.jpg)
Diário de bordo da Campanha Antártica Portuguesa
No passado dia 29 de janeiro um novo grupo de investigadores polares nacionais e estrangeiros voou de Punta Arenas (no Chile) para a Ilha de King George (nas Shetlands do Sul, Península Antártica). O voo, financiado pela FCT no âmbito da 2ª Campanha Antártica Portuguesa (PROPOLAR 2012-2013), permite o fortalecimento das colaborações entre a comunidade científica polar nacional e internacional, muito para além das questões meramente logísticas.
A 2ª Campanha Antártica Portuguesa iniciou-se em Novembro e decorrerá até Março. O voo trouxe de regresso, a Punta Arenas, outras equipas de investigação, que foram para a Antártida por outro meio, no âmbito das cooperações internacionais pré-estabelecidas.
O ambiente que se vive entre investigadores de vários países (Espanha, Reino Unido, Bulgária, entre outros), assim como as aventuras e o dia-a-dia do trabalho de investigação que realizam está bem patente no blogue da Campanha. Parabéns aos investigadores polares pelo empenho na comunicação do seu trabalho!
![Ilha King George, Antártida, 09-01-2013: A bandeira Portuguesa ao lado das da Coreia do Sul e do Instituto Polar Coreano (KOPRI). © projeto HISURF [FOTO] Ilha King George, Antártida, 09-01-2013: A bandeira Portuguesa ao lado das da Coreia do Sul e do Instituto Polar Coreano (KOPRI). © projeto HISURF](http://newsletter.fct.pt/wp-content/uploads/2013/01/propolar_breve.jpg)
Ilha King George, Antártida, 09-01-2013: A bandeira Portuguesa ao lado das da Coreia do Sul e do Instituto Polar Coreano (KOPRI). © projeto HISURF