FCT faz história na cooperação com África
Por Maria Maia, Departamento de Relações Internacionais da FCT
Em setembro teve lugar em Pretória, África do Sul, a conferência final da ERA-NET ERAfrica. Pela primeira vez na história da cooperação em Ciência, 15 agências de financiamento dos Estados-Membros da UE, Turquia e países africanos colaboraram para lançar o primeiro concurso conjunto para projetos colaborativos, em 2013.
Durante a Conferência final foram apresentados 17 projetos financiados, nos três eixos do concurso: energias renováveis; interface de desafios societais e novas ideias. O concurso recebeu 123 propostas, com orçamento total solicitado de 66,2 milhões de euros, para 10,3 milhões de euros comprometidos para financiamento.
A FCT participou no concurso no tema “Interface de desafios societais” que recebeu 75 propostas, 27 das quais com participação portuguesa, a maior de todos os países a concurso. A FCT financiou dois projetos colaborativos, ambos em segurança alimentar, com participação da Universidade Católica do Porto e da Universidade de Évora.
A Comissão Europeia salientou a importância da cooperação entre as agências de financiamento dos estados-membro da UE e Países Associados com países africanos. Por sua vez, a Comissão da União Africana salientou a relevância adicional destes projetos na colaboração de investigadores intra-África, ainda incipiente. Os parceiros da ERAfrica desejam continuar a trabalhar em conjunto, de modo a lançarem novos concursos, mesmo depois de terminado o contrato com a Comissão Europeia, no final deste mês.
A ERA-NET ERAfrica constitui um dos instrumentos do Espaço Europeu de Investigação, em que a FCT participa, que operacionaliza a componente Ciência da 8ª Prioridade UE-África em Ciência, Sociedade de Informação e Espaço. A FCT participa atualmente no EU-África High Level Policy Dialogue on STI, que faz parte integral da Declaração Conjunta assinada durante a IV Cimeira UE-África, em Abril de 2014, em que a segurança alimentar e agricultura sustentável constituem a área piloto.