Procuram-se docentes para programa de doutoramento em África

Procuram-se docentes para programa de doutoramento em África

O Programa de Pós‑Graduação • Ciência para o Desenvolvimento (PGCD) é um programa de formação avançada de excelência que irá preparar alunos dos diferentes Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) para seguirem uma carreira científica, capacitando‑os para a investigação em ciência e tecnologia, particularmente na área das Ciências da Vida.

Este é um projeto ambicioso, cuja necessidade e potencial impacto é reconhecida além fronteiras. Na recente visita ao Brasil, o Ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, e o Presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal, Miguel Seabra, assinaram com o Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva, um acordo de cooperação para a concessão de bolsas de doutoramento a estudantes do PGCD.

Assegurar o sucesso do PGCD requer o empenho e a dedicação de toda a comunidade científica e académica de língua portuguesa. Com a convicção de que o PGDC é de grande interesse não só para os PALOP mas para toda a lusofonia, os coordenadores do Programa pedem a todos os investigadores e cientistas de língua portuguesa que se juntem a este projeto e voluntariem uma a duas semanas do seu tempo para ensinar estes futuros cientistas.

O PGCD será dividido em duas fases. A primeira, de aproximadamente um ano, será de aulas e terá lugar na Cidade da Praia, em Cabo Verde. Estas aulas serão dadas por investigadores de reconhecido mérito, nos seus respectivos campos. O sucesso na sua conclusão permitirá o acesso a uma segunda fase, de cerca de três anos, que permita desenvolver projetos de investigação que possam dar origem a uma tese de doutoramento.

Porque a educação é certamente o maior motor do desenvolvimento económico e social de um país é evidente que existe, nos PALOP, uma necessidade urgente de formação de recursos humanos, que possam contribuir para a melhoria da qualidade da educação e investigação científicas e atenuar o diferencial científico, tecnológico e económico entre os PALOP e os chamados países desenvolvidos. Programas como o PGCD poderão contribuir de forma significativa para combater os ainda baixos níveis de desenvolvimento dos PALOP, reflectidos em baixas taxas de literacia, sérias limitações infraestruturais e uma grave falta de quadros com boa preparação técnica e científica.

Todos os interessados em colaborar devem enviar um email para pgcd@igc.pt com CV. O programa pretende oferecer uma boa formação de base nas ciências da vida, mas dará uma atenção particular a Biologia de Plantas e Solos (áridos e tropicais), Biologia dos Mares e Recursos Marinhos e Doenças Negligenciadas e Tropicais.