Divulga Ciência – porque uma imagem vale mais que mil palavras
Por João Gomes (Diretor Serviços Avançados, FCCN)
O acesso à informação e ao conhecimento é essencial para o progresso do ensino e da investigação mas também para o desenvolvimento sustentável da sociedade. A nível mundial, autores, investigadores, instituições e agências financiadoras têm reconhecido que o trabalho de investigação fica incompleto se os seus resultados não alcançarem uma maior audiência – incluindo as pequenas empresas, jornalistas de ciência, profissionais e público em geral. O movimento de Acesso Aberto procura tornar acessíveis os resultados da investigação de forma gratuita e online, através de repositórios institucionais, revistas de acesso aberto e sítios web.
O RCAAP (Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal) é um serviço que tem por missão promover, apoiar e facilitar o acesso aberto ao conhecimento científico em Portugal. Implementado pela FCCN em 2008, em setembro de 2012 o RCAAP ultrapassou os 100 000 documentos: artigos científicos, teses e dissertações, comunicações em conferências, todos acessíveis para download, sem restrições ou barreiras.
A iniciativa Divulga Ciência, também da FCCN, pretende incentivar os autores de publicações científicas a produzirem pequenos vídeos (teasers de 3 a 5 minutos) que resumam as suas publicações em acesso aberto.
A FCCN disponibiliza o seu Estúdio HD para estas produções de vídeo, dá o apoio na elaboração do respetivo guião, e nos processos de gravação e edição. Caso não seja conveniente ao autor deslocar-se ao Estúdio HD da FCCN em Lisboa, a gravação pode ser programada num dos vários estúdios que existem ligados a universidades em todo o país.
Estes vídeos podem depois ser disponibilizados na plataforma Zappiens (http://zappiens.pt), que é um site de agregação e visualização de conteúdos multimédia educativos, científicos, culturais ou artísticos produzidos preferencialmente em língua portuguesa. O autor pode também divulgar esse vídeo no seu repositório do RCAAP com um link nos meta-dados do seu artigo científico, nas suas páginas pessoais, institucionais, sites de projetos de investigação ou nas suas redes sociais.
Para saber mais sobre esta iniciativa, e agendar uma gravação, basta procurar “Divulga Ciência” no site da FCCN.