[IMAGE] banner topo

Programas, concursos, apoios FCT e seus resultados

A FCT está atualmente a receber candidaturas para oito concursos divulgados no seu website. A 3ª edição do concurso Investigador FCT será a que mais atenção chama, pelo impacto que tem junto da comunidade científica, mas outras oportunidades de financiamento são anunciadas, nomeadamente para projetos de cooperação internacional, com Marrocos e França, no âmbito de várias ERA-NETs e da parceria UTAustin | Portugal. Para o segundo semestre perspetiva-se a abertura de pelo menos mais seis concursos, conforme indicado no calendário para 2014.

Este ano já 20 concursos terminaram as suas fases de candidatura. Para alguns os resultados são conhecidos e foram já comunicados aos candidatos. A FCT divulgou muito recentemente os resultados da segunda edição do concurso de Programas de Doutoramento FCT. São já 96 os Programas de Doutoramento aprovados nos concursos de 2012 e 2013. Foram também divulgados, em maio, os resultados da fase de audiência prévia do concurso Investigador FCT 2013: dos 729 pedidos de audiência prévia recebidos, dezanove viram as decisões iniciais revistas, tendo quatro sido consequentemente recomendados para financiamento.

Decorre a primeira fase do exercício de avaliação das Unidades de I&D, cujos resultados são esperados para junho. Os painéis internacionais reuniram-se no final de maio, para analisar as propostas submetidas, com base nos pareceres dos três avaliadores externos e nos comentários apresentados pelos próprios candidatos na sequência da avaliação externa. Esta é a primeira vez que um concurso FCT inclui uma fase de refutação inicial, dando aos candidatos oportunidade de apresentar comentários antes do termo do processo  de avaliação.

Ainda em junho serão conhecidos os resultados finais (após audiência prévia) do concurso para o Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação. A avaliação científica e de relevância estratégica determinou 38 a serem incluídas no Roteiro.

Também em maio a FCT publicou as suas políticas de acesso aberto. Resultado direto da consulta pública efetuada pela FCT em 2013, estas políticas determinam o acesso livre e online a todas as publicações sujeitas a revisão científica, resultantes de investigação científica financiada pela FCT, e recomendam a disponibilização livre de dados resultantes de investigação científica financiada pela FCT. O concurso Investigador FCT 2014 é o primeiro a ser abrangido por estas políticas, num movimento que conta com o apoio de investigadores, universidades e instituições de I&D, organizações internacionais e agências públicas financiadoras de investigação por todo o mundo.