Cultura de educação e cidadania na pequena-grande vila de Mamarrosa
A 30km de Aveiro, no concelho de Oliveira do Bairro, existe um veículo de interação entre a universidade e as escolas da região, para a divulgação e ensino experimental de ciência. O Instituto de Educação e Cidadania (IEC) define-se como “ uma escola para a cidadania, próxima dos cidadãos”. Criado em 2010, por Arsélio Pato de Carvalho, neurocientista e professor emérito da Universidade de Coimbra, assume-se como uma escola de “ciências, tecnologias, artes, humanidades, e de divulgação do conhecimento científico e da cultura em geral”.
Um dos programas chave do IEC são os estudos avançados, concretizados através de cursos avançados experimentais com a duração de 10 semanas, num total de 30 horas por curso. Em cada curso, 10 alunos e dois professores do ensino básico ou secundário participam em aulas ministradas por jovem cientistas, maioritariamente das universidades de Aveiro e de Coimbra. As aulas incidem sobre áreas científicas de ponta, como a biotecnologia microbiana, neurociências, desenvolvimento de fármacos, terapias avançadas e matemática aplicada. No laboratório modelo construído no IEC, alunos e professores aprendem conceitos e abordagens através da recriação cenários de investigação científica. No dia em que a FCT Newsletter visitou, decorriam quatro cursos: biomedicina, microbiologia, neurociências e “do gene à proteína”. Mais de 3 000 alunos frequentaram já estes cursos, que são complementados por conferências, no IEC ou nas escolas, e ainda pelo apoio à criação de clubes de ciência nas escolas, envolvendo alunos, professores e as associações de pais.
A ação do IEC estende-se para além da educação científica, com uma intervenção alarada junto da comunidade, de natureza social e cultural. São promovidas várias atividades lúdicas e de formação (por exemplo, aulas de pintura, de música, de inglês), com o objetivo de combater a exclusão dos cidadãos e promover o desenvolvimento regional. Em reconhecimento da “mobilização da comunidade científica para a melhoria da educação nas escolas” e a “forte ligação às comunidades locais” o IEC foi galardoado com o Prémio Ciência Viva na Educação 2013.