Plano de reforço de recursos humanos para I&D
Como anunciado recentemente pelo Ministro da Educação e Ciência, o Ministério da Economia assumirá uma parte da quota da Agência Espacial Europeia, o que permitirá à FCT executar um plano de reforço à contratação de recursos humanos, com duas componentes: o Programa Incentivo 2014 ao recrutamento de recursos humanos, dirigido a Unidades de I&D, e o reforço do número de bolsas atribuídas no Concurso Individual de Bolsas de 2013.
O Programa Incentivo 2014 dá continuidade ao Programa Incentivo 2013, lançado no ano passado, como um estímulo à competitividade internacional dos centros de investigação. O valor do incentivo é um reflexo do sucesso das Unidades de I&D e dos seus investigadores na captação de financiamento, em particular o externo à FCT. Tem como base de referência três parcelas: o financiamento atribuído às unidades pela FCT, o financiamento obtido pela Unidades no 7.º Programa Quadro (FP7) e outros financiamentos não-FCT.
Em 2014, o Programa Incentivo pretende reforçar a capacidade de contratação de recursos humanos por parte das unidades, num período especialmente difícil de transição entre Programas Quadro Europeus e de revisão dos modelos de financiamento por parte da FCT decorrente do exercício de avaliação das unidades atualmente em curso.
O Incentivo totalizará cerca de seis milhões de euros, um montante que poderá apoiar, por um período de 12 meses, cerca de 120 contratos de investigador auxiliar ou bolsas de investigação para cerca de 350 doutorados, 500 mestres ou 700 licenciados. Prevê-se que cerca de 140 Unidades tenham o seu financiamento em 2014 reforçado em valores que serão no mínimo de 12 mil euros, correspondente a uma bolsa de investigação para um mestre por um ano.
A segunda componente do plano de reforço dos recursos humanos permitirá aumentar o número de bolsas atribuídas no concurso de bolsas individuais de 2013, em 300 a 350 bolsas de doutoramento e pós-doutoramento.
O reforço do número de bolsas deverá compreender aquelas que virem revertida a decisão de não financiamento, na sequência da audiência prévia, e aquelas que vierem a ser financiadas em face das novas disponibilidades orçamentais da FCT. Os painéis de avaliação serão de novo convocados para participar na análise dos comentários apresentados pelos candidatos durante a audiência prévia.
Em conjunto, estas duas iniciativas permitirão o recrutamento de várias centenas de bolseiros ou de largas dezenas de investigadores contratados. Durante as próximas semanas a FCT disponibilizará, no seu site, mais informação sobre cada uma destas iniciativas.