[IMAGE] EUROCRIS banner

Reunião da organização europeia de informação em investigação

A FCT esteve presente na reunião anual da European Organization for International Research Information (EuroCRIS), realizada no Porto, nos dias 14 e 15 de novembro de 2013, co-organizado pela Universidade do Porto e pelo EuroCRIS. A European Organization for International Research Information é uma organização sem fins lucrativos dedicada ao desenvolvimento de sistemas de informação de investigação e à sua interoperabilidade. A FCT, para além de integrar a Comissão Organizadora do encontro, fez-se representar em dois painéis.

A reunião procurou promover o debate e a partilha de conhecimentos, experiências e projetos em torno das infra-estruturas de suporte à gestão do conhecimento, no que diz respeito à produção científica nacional, criando bases de trabalho normalizadas, de gestão da ciência, de fornecimento de indicadores de suporte à decisão e na recuperação eficiente de informação.

No painel relativo a sessões de âmbito “nacional”, esperava-se a apresentação de casos de desenvolvimento e progresso de aplicação de um CRIS (Current Research Information Systems) no país organizador. O enfoque da apresentação Eco-systems of research information systems: a global perspective, feita por João Moreira, da Unidade FCCN da FCT, consistiu na apresentação do trabalho prospetivo para a constituição de um CRIS nacional – o PT-CRIS. A comunicação incluiu a apresentação de um dos estudos de estado da arte realizados no âmbito deste ante-projeto, baseado nos resultados de um inquérito sobre sistemas CRIS nacionais em congéneres europeus. Neste painel destaca-se também a apresentação da Universidade do Minho relativa ao projeto RCAAP – Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal, portal agregador de produção científica de Portugal gerido e operado pela FCCN em colaboração com a Universidade do Minho.

No painel “tópico especial”, o objetivo era promover a discussão, a partir de diferentes abordagens, de Serviços, Modelos e Arquitecturas para Investigação e Desenvolvimento, nomeadamente os serviços disponibilizados pelos sistemas de informação de apoio à investigação. A comunicação intitulada The FCT Information Systems: services provided to support scientific research. The perspective of the portuguese funding agency for science and innovation, apresentada por Paula Meireles, do Arquivo de Ciência e Tecnologia da FCT, procurou dar uma perspetiva dos serviços disponibilizados em termos de gestão documental e de acesso ao património documental, e da preocupação constante de normalização internacional e interoperabilidade no tratamento da informação. Neste painel foram também apresentados outros projetos, por exemplo, da Universidade de Aveiro, da Universidade do Porto ou do Instituto Superior Técnico.