FCT associa-se a projeto europeu para criação de currículo nacional de “Facilitador em TIC”

FCT associa-se a projeto europeu para criação de currículo nacional de “Facilitador em TIC”

O projeto “Trans-E-Facilitator” visa implementar um currículo para formadores na área das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) em Portugal, reconhecendo estes profissionais como “Facilitadores em TIC”. Co-financiado pela Comissão Europeia no âmbito do Programa Comunitário para a Aprendizagem ao Longo da Vida “Leonardo da Vinci – Transferência de Inovação”, o currículo está presentemente a ser adaptado e será implementado nos países parceiros do projeto: Letónia, Alemanha e Portugal. A FCT participou nas reuniões do consórcio europeu, constituído por entidades dos três países participantes.

Numa sociedade com recurso crescente às tecnologias digitais, o papel de quem possibilita a aquisição e desenvolvimento de competências digitais (e-skills), facilitando o acesso e a utilização da Internet por todos, é cada vez mais relevante. Neste âmbito, o projeto Trans-E-Facilitator visa adaptar e valorizar o portfólio de quem trabalha nas áreas da inclusão e da literacia digitais, da animação e da educação social com recurso às TIC.

O desenvolvimento de um currículo estandardizado a nível nacional que potencie o conhecimento e competências necessárias aos profissionais desta área é o primeiro objetivo do projeto. Um instrumento para o enriquecimento do perfil profissional destes educadores, o “Trans-E-Facilitator” tem igualmente em vista o reconhecimento mais amplo da sua importância social.

A adaptação do currículo em curso tem por base o projeto «VET-4-E-Inclusion», desenvolvido pela Fundación Esplai (Espanha), previamente adoptado em França, Bulgária, Itália e Espanha.

A FCT, em conjunto com os parceiros do consórcio, está empenhada na concretização deste currículo, consolidado num plano europeu de formação com módulos de aprendizagem adaptados às necessidades específicas deste grupo de educadores ou animadores para as TIC.

A disponibilizar a partir de meados de 2014, este currículo sublinha assim a importância do papel de quem se dedica à inclusão digital na promoção de uma sociedade mais igualitária e acessível.

BreveFacilitador2_Foto_Gruppe_1

Representantes do consórcio na reunião de trabalho em Berlim. O consórcio é liderado pela Universidade Técnica de Dortmund e constituído por entidades da Letónia (Likta, The Latvian Information and Communications Technology Association), da Alemanha (Universidade Técnica de Dortmund e de Digitale Chancen) e de Portugal (FCT).