Rede social elimina perfil suspeito após denúncia do Centro Internet Segura

Rede social elimina perfil suspeito após denúncia do Centro Internet Segura

O Centro Internet Segura contactou os serviços centrais da rede social Facebook no passado dia 23 de setembro, que em cerca de duas horas acedeu à eliminação do perfil suspeito.

logo_Linha_AlertaO contacto ocorreu no seguimento de cerca de 1600 denúncias ao serviço Linha Alerta, alertando para o conteúdo e teor dos comentários do detentor do perfil, que reunia fotografias públicas de crianças. Antes da intervenção do Centro Internet Segura, diversos utilizadores tinham já contactado a rede social através dos meios disponibilizados pela mesma, que considerou não se tratarem de conteúdos suficientemente explícitos para a eliminação.

Desde 2007 que o Centro Internet Segura promove o combate a conteúdos ilegais e ilícitos, sendo uma das suas metas minorar os efeitos lesivos destes conteúdos para os cidadãos. Num consórcio que reúne diversas entidades nacionais, o Centro presta vários serviços para promover uma internet mais segura. Integrado na rede europeia INSAFE e na rede mundial INHOPE, tem uma ligação direta com empresas prestadoras de serviços nesta área, nomeadamente, Facebook, Ask.Fm e Google.

O coordenador do Centro Internet Segura, Nuno Moreira, reforça o papel da prevenção na segurança online: “Para minimizarmos os problemas que podem surgir da utilização da Internet, uma atitude preventiva é essencial. Trabalhamos para uma Internet mais segura e contamos com o apoio de todos os que a utilizam para denunciar situações que considerem irregulares ou perigosas.”

O Centro Internet Segura é da responsabilidade de um consórcio coordenado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, que envolve a Direcção-Geral da Educação do Ministério da Educação e Ciência (DGE), a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) e a Microsoft Portugal.

LINHA ALERTA
Como se processa a denúncia de conteúdos suspeitos

  1. Conteúdos suspeitos podem ser reportados à Linha Alerta por telefone, email ou via web, inserindo o endereço online (URL) do conteúdo a denunciar;
  2. A informação é recebida por um técnico da Linha Alerta que visualiza o conteúdo e valida o pedido.
  3. Tratando-se de um conteúdo ilegal:
    1. A Linha Alerta contacta o prestador do serviço (por exemplo uma rede social) onde o conteúdo se encontra e pede que o mesmo seja retirado.
      • No caso de um crime público, a denúncia é também encaminhada para a Brigada de Cibercrime da Polícia Judiciária e, se for o caso, para a Associação de Apoio à Vítima.
    2. Se o conteúdo se encontrar num prestador do serviço fora de Portugal, a Linha Alerta contacta a sua congénere nesse país, que encaminha o pedido da mesma forma.