Encontro Luso-Brasileiro: Políticas científicas e agências de fomento, no Ano de Portugal no Brasil

Encontro Luso-Brasileiro: Políticas científicas e agências de fomento, no Ano de Portugal no Brasil

O Arquivo de Ciência e Tecnologia da FCT esteve presente no Encontro Luso-Brasileiro: políticas científicas e agências de fomento, no Rio de Janeiro, nos passados dias 21 e 22 de Março, organizado pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), no âmbito das comemorações do Ano de Portugal no Brasil.

O objetivo deste encontro foi discutir o papel das instituições financiadoras de investigação científica e do desenvolvimento tecnológico, das políticas científicas do Brasil e de Portugal e da relação de cada um dos países num contexto político internacional de desenvolvimento económico e de incentivo às tecnologias e à inovação.

A par da visão historiográfica da ciência e desenvolvimento tecnológico no nosso país e no Brasil, o enfoque foi também para uma perspetiva técnica de compreensão da história e memória da ciência e das políticas científicas, com apresentações relacionadas com fontes, acervos e espólios documentais de História da Ciência e projetos em curso neste âmbito.

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), agregadora da memória da política científica e gestão de ciência em Portugal desde meados do século XX, foi convidada a estar presente, tendo sido apresentada uma comunicação intitulada A história e a memória das ciências nas perspetivas das relações científicas entre a FCT e o Brasil, por Paula Meireles, do Arquivo de Ciência e Tecnologia. A apresentação incidiu sobre a criação e abertura ao público do Arquivo de Ciência e Tecnologia, os projetos desenvolvidos e em curso a nível de gestão documental e arquivo histórico, os instrumentos de gestão documental produzidos e de processos e indicadores de relações estabelecidas com o Brasil.

O encontro representou, igualmente, uma forma de estímulo ao planeamento de acções conjuntas e do estabelecimento de acordos de cooperação no âmbito do estudo da história da ciência, das relações com o Brasil, dos acervos em depósito no MAST e do relacionamento com as entidades congéneres brasileiras nestes domínios.