Que Ciência no Ecrã?
Traçar o panorama atual da divulgação da Ciência na televisão portuguesa, suscitando o debate em torno de tendências e dinâmicas de mediatização da Ciência é o principal objetivo do estudo exploratório “Ciência no Ecrã”, conduzido pelo Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) e pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Mais de três centenas de peças noticiosas sobre Ciência na totalidade dos blocos informativos de horário nobre da RTP1, RTP2, SIC e TVI foram recolhidas e analisadas, entre janeiro de 2011 e junho de 2012. Os resultados, recentemente divulgados, apontam para uma sub-representação da Ciência na televisão, sendo os operadores privados que concedem a maior parcela do tempo total dedicado à Ciência no período considerado: mais de 12 num total de 18 horas.
A investigação científica, em particular descobertas que contribuem para avanços na cura de doenças, merecem maior destaque, correspondendo a 32,6% das peças analisadas. Segue-se a inovação e desenvolvimento tecnológicos (23,5%). Outras temáticas identificadas, em menor escala, incluem a atribuição de prémios, a política de ciência, questões éticas e sociais ou fenómenos associados às ciências do espaço.Os especialistas, técnicos e cientistas e, em menor número, os representantes de organismos científicos e de I&D nacionais dão o rosto e a voz ao conhecimento científico, intervindo nas peças não apenas como atores, mas também como fontes. De facto, predomina o enfoque geográfico nacional – 43,6% das peças abordam investigação realizada em Portugal ou por investigadores portugueses.
Na grande maioria (92,7%) das peças com linguagem técnica, é evidente uma preocupação, por parte dos jornalistas e das fontes, de simplificação dos termos utilizados, como o uso de termos não científicos complementares, ou mesmo, estabelecendo paralelismos ao nível do quotidiano.
Face aos resultados é agora necessário envolver cientistas, profissionais da comunicação, jornalistas e decisores numa reflexão com um único objetivo: definir estratégias conjuntas que permitam intensificar a divulgação de Ciência através dos media.Algumas questões ficam já no ar…Que atores e agentes podem/devem estes ser envolvidos na promoção da literacia científica, e em particular na divulgação da ciência nos media? Que acessibilidade quanto ao conhecimento científico e como direcioná-lo havendo audiências tão diversificadas?