Tecnologia portuguesa a bordo do Alphasat
O satélite de comunicações Alphasat, lançado no dia 25 de julho da Guiana Francesa, leva a bordo uma solução tecnológica 100% nacional: o TDP8, um monitor que regista os efeitos da radiação em órbita sobre componentes electrónicos.
Desenvolvido pela Efacec, resulta da colaboração das empresas portuguesas Evoleo Technologies no desenho de sistemas eletrónicos e HPS no isolamento térmico, e do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP) e o Instituto de Telecomunicações (IT) da Universidade de Aveiro como parceiros científicos.
O TDP8 é responsável por operar e monitorizar componentes específicos e enviar a informação para Terra usando o sistema de recepção terrestre instalado na Efacec. O seu centro de dados científicos disponibilizará aos engenheiros e físicos da European Space Agency (ESA) indicadores das experiências realizadas. Nos próximos cinco anos e a cerca de 36 mil quilómetros de distância da Terra, a tecnologia portuguesa permite reunir informação essencial para o futuro desenvolvimento de equipamento mais resistente aos efeitos da radiação.
O Alphasat, que aloja o TDP8, é considerado o maior e mais sofisticado satélite da Europa. Irá aumentar a rede global de banda larga servindo o continente europeu, África e Médio Oriente durante os próximos 15 anos. Uma parceria inovadora entre empresas e entidades públicas possibilitou a realização desta plataforma de comunicações reunindo a ESA, a agência francesa CNES, as empresas Thales Alenia Space, Astrium e Inmarsat, operador de telecomunicações da Europa.
A criação do TDP8 é uma das várias atividades em curso que resultam da contribuição portuguesa para os programas de Telecomunicações por Satélite da ESA (programas ARTES).