Investigação em doenças neurodegenerativas em destaque
As doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer e outras demências, constituem um dos principais desafios médicos e sociais das sociedades modernas, estimando-se que o número de pessoas atualmente afetadas, na ordem dos sete milhões, possa duplicar nos próximos 20 anos, com o envelhecimento da população. Foi em torno da investigação nacional em doenças neurodegenerativas que se reuniram investigadores, profissionais de saúde e decisores, no passado mês de julho, no âmbito da Iniciativa de Programação Conjunta JPND – EU Joint Programme – Neurodegenerative Disease Research .
Criada para enfrentar os desafios suscitados pelas doenças neurodegenerativas, a JPND, na qual a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) tem assegurado a participação portuguesa, tem como objetivo coordenar os programas nacionais dos 27 países envolvidos, alinhando competências científicas e diferentes abordagens sociais. Desta forma, pretende-se intensificar o impacto socioeconómico da investigação básica e clínica nesta área, assim como o desenvolvimento de políticas no âmbito dos cuidados de saúde.
A reunião, organizada pela FCT no Teatro Thalia, permitiu divulgar a JPND e aproximar os principais stakeholders , lançando as bases para a estrutura de um plano nacional de combate às doenças neurodegenerativas. A sessão de abertura contou com a presença da Secretária de Estado da Ciência, Leonor Parreira, do Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Fernando Leal da Costa, e do vogal do Conselho Diretivo da FCT, Paulo Pereira.
A JPND e a sua Agenda Estratégica de Investigação, bem como as atividades de importantes stakeholders alinhadas com as doenças neurodegenerativas foram apresentadas durante a manhã. Estiveram em destaque as agendas estratégicas nacionais em fase de discussão, nomeadamente, Alzheimer, doenças raras e demências, e a participação de Portugal em diversas iniciativas europeias (EIP-AHA, SHARE-ERIC e AAL). Foram, ainda, apresentadas outras iniciativas nacionais com relevância social e atividades privadas e financiadas por projectos europeus (Health Cluster PT, Misericórdias, Hospital do Mar, Café Memória, Ageing@Coimbra).
A sessão teve como principal objetivo explorar potenciais sinergias entre todos os atores envolvidos, com vista ao alinhamento da investigação nacional em doenças neurodegenerativas e ao reforço da participação nacional na iniciativa JPND.
Com carácter científico, a sessão da tarde foi dedicada à apresentação de resultados dos três projetos com participação portuguesa financiados no concurso piloto da JPND – Biomarcadores 2011: BIOMARKAPD, DEMTEST e SOPHIA. Contou ainda com a apresentação da Rede Nacional de Imagiologia Funcional Cerebral e da Rede Nacional de Ensaios Clínicos (PtCRIN), infraestruturas portuguesas com projeção a nível europeu e relevantes na investigação em doenças neurodegenerativas.
Numa perspetiva de estímulo à participação da comunidade científica nacional em futuros concursos, foram apresentados os temas a financiamento nos próximos concursos do programa conjunto JPND assim como as áreas comuns entre o JPND e Programação do Desafio Societal “Saúde” do Horizonte 2020, o próximo programa-quadro Europeu.