[IMAGE] Newsletter 10 - Destaque Secção CCN

Newsletter 10 – Computação Científica Nacional

A Rede que liga as instituições de investigação científica e de educação em Portugal

Vivemos atualmente numa era em que a circulação de informação é cada vez mais veloz. A necessidade de receber e transmitir dados via web em tempo útil, que sustentem tomadas de decisão informadas e adequadas, estende-se às comunidades científica e educativa nacionais. Neste artigo retratamos a infraestrutura de ponta que permite a essas comunidades comunicar com eficácia.
Uma das principais missões da unidade FCCN da FCT, responsável pela computação científica nacional, é precisamente a de assegurar os recursos tecnológicos adequados à circulação eficiente da informação entre as organizações do sistema científico e tecnológico nacional, entre indivíduos desta comunidade e entre estes e as organizações. Cumpre esta missão através do planeamento, gestão e operação da Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade (RCTS).

Mas o que é a RCTS?
CCN_RCTS
A RCTS é a rede nacional de investigação e ensino. Existem congéneres em todo o mundo, conhecidas como NREN, do inglês National Research and Education Network. A RCTS é uma rede de alto desempenho necessária às instituições com maiores requisitos de comunicações. Constitui-se também como uma plataforma de experimentação para aplicações e serviços avançados de comunicações. Visa dar resposta aos elevados requisitos de comunicação da comunidade académica e científica com todos os seus parceiros nacionais e/ou internacionais.
Criada no início da década de 1990, a RCTS suportou-se nos desenvolvimentos estruturais, tecnológicos e até culturais que desde a década de 1980 se implementaram e desenvolveram em Portugal. De particular impacto para a criação da RCTS foram o significativo alargamento de acessibilidades e de largura de banda, nomeadamente em ligações internacionais, e também o reforço da rede científica nacional.
Atualmente, têm acesso à rede RCTS universidades, institutos e centros de I&D, laboratórios do estado, institutos politécnicos, associações científicas, educativas e culturais, perspetivando-se o alargamento da RCTS às escolas do 1º ao 12º ano.
Através da RCTS, a FCT disponibiliza uma gama alargada de serviços de conectividade e de infraestruturas, suportando diversas aplicações e serviços, em áreas que vão desde a Colaboração à Conectividade, passando pelo Conhecimento e ainda por soluções de Segurança.

Uma rede eficaz potencia o crescimento e estimula a investigação e a ciência

A rede permite o crescente desenvolvimento das comunicações dentro de e entre as comunidades científica, tecnológica e educativa: investigadores, docentes e alunos têm hoje um acesso de alta qualidade à Internet, reduzindo por esta via desigualdades que possam resultar de diferentes graus de acesso à informação.
A construção de uma rede de alta capacidade para a área do ensino e da investigação tem sido norteada por um conjunto de características técnicas exigentes, bem como pela necessidade de flexibilidade entre o uso de várias tecnologias, e com a procura da redução de custos como um tema central. Para além da tecnologia IP (Internet Protocol), a RCTS está hoje alicerçada numa extensa infraestrutura baseada em ligações Ethernet e DWDM, com capacidades até 10Gbps, mas que, mediante investimento em atualizações de hardware, poderá suportar ligações de muito alta capacidade, até 100Gbps.
A Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade pretende assim desempenhar um papel fundamental no estímulo à cooperação científica, à permuta e utilização intensiva de conhecimento, à inovação, modernização e criatividade. Em constante atualização, esta rede quer continuar a reforçar a cultura científica e tecnológica, dando respostas às necessidades de comunicação da comunidade académica e científica. É objetivo da organização que gere a RCTS que esta seja um instrumento para o desenvolvimento de atitudes empreendedoras e para o cumprimento do desejo global da internacionalização da ciência que se faz em Portugal.