Comunicar ciência com os media em workshops de um dia
Em outubro, novembro e dezembro de 2013, cerca de 30 estudantes de doutoramento e investigadores participaram em três workshops de comunicação de ciência, organizados pelas parcerias internacionais – Carnegie Mellon Portugal, Harvard Medical School-Portugal, MIT Portugal, UT Austin|Portugal – e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Destinado inicialmente a estudantes e investigadores das parcerias, nos workshops do Porto, Coimbra e Lisboa participaram também investigadores de diferentes áreas associados a centros de investigação e universidades locais.
O enfoque de cada workshop, de um dia, foi a comunicação com os media. Numa combinação de sessões teóricas e exercícios práticos, os participantes abordaram vários tópicos, incluindo como identificar uma história de interesse jornalístico, como escrever uma nota de imprensa, como preparar e estar numa entrevista (de rádio, televisão ou de imprensa). As sessões contaram com a participação de jornalistas profissionais – Andreia Azevedo Soares (P3), Vasco Matos Trigo (Professor na Escola Superior de Comunicação Social), e Carolina Ferreira (RTP), que partilharam com os investigadores e estudantes o funcionamento de uma redação e o processo jornalístico.
A maioria dos participantes considerou os workshops interessantes, que aprenderam algo novo e que se sentem melhor preparados para comunicar com os media (opiniões transmitidas oralmente, na sessão de fecho, e no questionário recolhido após cada workshop). As interações com os jornalistas foram realçadas como um dos aspetos mais positivos e enriquecedores, assim como a forte componente prática dos workshops. Foi sugerido que se organizassem mais workshops deste tipo, sobre outros aspetos de comunicação de ciência e/ou de desenvolvimento dos conceitos abordados.
A equipa que organizou os workshops – equipas de comunicação das parcerias internacionais e da FCT – considera que nutrir a relação entre ciência e a sociedade, em particular da ciência que é feita com fundos público, é crucial para a sustentabilidade e impacto da investigação científica e, sobretudo, para a promoção da cultura científica e criação de cidadãos motivados e capacitados a participarem nos avanços da investigação científica. Estes workshops dão um contributo para esse fim.