Alunos experimentam a investigação dos oceanos no rio Tejo
Em maio, a bordo do Vera Cruz, uma réplica de uma caravela portuguesa do século XVI, cerca de 150 alunos de cinco escolas ficaram a conhecer a investigação dos oceanos de hoje e a herança marítima de Portugal.
Num programa organizado pelo EurOcean em colaboração com o Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) da Universidade de Aveiro, sob orientação científica do Prof. Luís Filipe Menezes Pinheiro, e com investigadores do Centro de Oceanografia da Universidade de Lisboa, os jovens navegadores experimentaram algumas das técnicas utilizadas para estudar as propriedade físicas dos oceanos: as correntes, a temperatura e salinidade, e explorar as suas implicações para o estudo das interações oceano-atmosfera.Os investigadores explicaram também aos potenciais novos cientistas de que forma o estudo da geologia e superfície dos oceanos permite saber mais sobre os recursos minerais e energéticos marinhos, sobre a tectónica de placas e riscos geológicos associados e ainda, sobre o património arqueológico marítimo. Todas estas atividades serviram para transmitir aos alunos o papel crucial dos navios de investigação no avanço do conhecimento sobre os oceanos.
Esta atividade foi desenvolvida no âmbito do projeto europeu Eurofleets – Towards and Alliance of European Research Fleets, no qual a FCT e o EurOcean – Centro Europeu de Informação sobre Ciência e Tecnologia Marinha são parceiros.