Curriculum Vitae

Tatiana Luena Baptista e Sanches

Data da última atualização »Last update : 23/01/2019


Tatiana Luena Baptista e Sanches. Concluiu Doutoramento em História da Educação pela Universidade de Lisboa em 2013. É da Universidade de Lisboa. Publicou 2 artigos em revistas especializadas e 7 trabalhos em actas de eventos, possui 3 capítulos de livros publicados. Recebeu 1 prémio e/ou homenagem. Actua na área de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Gestão de bibliotecas, Academic libraries, Ambiente de aprendizagem, Ambientes digitais, Literacia de Informação, Bibliotecas Académicas, Bibliotecas escolares, Bibliotecas Universitárias e Boas Práticas.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=6247529018267133


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Tatiana Luena Baptista e Sanches
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Sanches, Tatiana
Categoria profissional
Position
Outra Situação
Endereço profissional
Professional address
Universidade de Lisboa
Instituto de Educação
Alameda da Universidade
Lisboa
1649--013 Lisboa
Portugal
Telefone: (+351)217943633Extensão: 13801
Fax: (+351)217933408
Correio electrónico: tsanches@fpie.ul.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2009-2013 Doutoramento
Phd
História da Educação (4 anos » years) .
Universidade de Lisboa, Portugal.

2004-2006 Mestrado
Master degree
Ciências da Educação - Educação e Leitura (2 anos » years) .
Universidade de Lisboa, Portugal.

1994-1998 Licenciatura
Licentiate degree
Línguas e Literaturas Modernas - Estudos Portugueses (4 anos » years) .
Universidade Nova de Lisboa, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2009-2009 Outros
Others
Forgep - Programa de Formação em Gestão Pública.
Instituto Nacional de Administração, Portugal.

1998-2000 Especialização/ Pós-Graduação
Specialization/ Postgraduation
Curso de Especialização em Ciências Documentais.
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade de Lisboa
Jul/2014-Actual Outra Situação

ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Jul/2014-Actual Outra Situação

Universidade de Lisboa
Set/2007-Actual Outra Situação





Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Jun/2014-Actual
Linhas de investigação»Research fields:


Literacia da informação em contexto universitário


Universidade de Lisboa
Jan/2014-Actual
Linhas de investigação»Research fields:


História da Educação






Linhas de Investigação (Research fields)
1. História da Educação
2. Literacia da informação em contexto universitário




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2013 Prémio Raul Proença, Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas.




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Jan/2006 - Actual APBAD - Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, Membro.
Membro do Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Ensino Superior.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. Lopes, Carlos; Sanches, Tatiana; Andrade, Isabel; Antunes, Maria L; Arevalo, Julio A. 2016. Literacia da Informação em Contexto Universitário. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-8384-44-7. Lisboa: Edições ISPA.
O conhecimento científico que circula em Portugal sobre literacia da informação é, ainda que meritório, bastante inicial e insuficiente para fomentar ações transversais, intervenções globais e, porque não referi-lo, criar políticas públicas que coloquem este tema na agenda educativa, particularmente na do ensino superior. Este facto deve-se em parte à reduzida investigação e problematização realizada, no nosso país, em torno do tema. Ainda assim, é notório o crescente interesse social que, conjugado com fatores ligados ao desenvolvimento económico e interesses de outros quadrantes contíguos, tem conseguido levar a bom porto a inscrição na agenda política de alguns tópicos que tocam a literacia da informação: aprendizagem ao longo da vida, tecnologias na educação, literacias digital e, para os média, divulgação científica, entre outros. Não podemos ficar indiferentes ao contexto atual que exige, no seio do processo de Bolonha, mas também à luz do que são as alterações tecnológicas e comunicacionais, uma reconfiguração da forma como se aprende. O estudante, impelido que é a lidar com novas ecologias de aprendizagem, terá de lidar com informação, saber selecioná-la, avaliá-la, interpretá-la e comunicá-la. Possuir estas competências, usando-as de uma forma ética e legal é também compreender que a possibilidade de autoria se faz a partir de informação que se reconstrói. Torna-se, por isso, necessário valorizar a informação (por ela mesma e pelo que representa em termos de direitos e exercício de cidadania), compreendendo que o seu domínio, isto é, a sua literacia, é um investimento imprescindível no contexto do ensino superior.


Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Sanches, Tatiana. 2017. Envolvimento dos Alunos na Escola: para uma ecologia da biblioteca académica.  In Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação - Motivação para o Desempenho Académico / Students´ Engagement in School: Perspectives of Psychology and Education - Motivation for Academic Performance, ed. Veiga, F. H., 167 - 186. ISBN: 978-989-8753-34-2. Lisboa: Instituto de Educação.
O espaço da biblioteca é reconhecido como um ambiente propício ao estudo, e ainda que fora da sala de aula, contribui para o envolvimento dos alunos na escola. Este estudo desenvolve uma reflexão teórica a partir de dois eixos conceptuais: a psicologia do ambiente e o espaço biblioteca, no âmbito escolar. A psicologia do ambiente é uma área que estuda tudo o que envolve o ser humano. Refere-se ao espaço físico e aos estímulos que nele existem, tais como o som, a paisagem, ou o clima, estudando a forma como o ambiente influencia o indivíduo ou grupos de indivíduos e como o comportamento humano, individual ou social, influi no ambiente. No espaço da biblioteca pode refletir-se sobre uma organização pensada para o estudo e fruição, através da leitura. Os espaços das bibliotecas têm vindo a adaptar-se às circunstâncias dos sistemas educativos de que fazem parte. Eles são também espaços permeáveis e abertos, mutuamente influenciados e influenciadores da comunidade educativa onde se inserem. A articulação destas duas perspetivas é a base para a reflexão sobre o envolvimento do aluno na escola. Sendo as bibliotecas espaços que se inserem no seio de instituições educativas, contribuem para a compreensão do fenómeno educativo e dos vários processos que o constituem. Estes locais (dentro da escola, mas fora da aula) funcionam, num certo sentido, como âncoras de fixação dos estudantes no espaço escolar. As relações com o ensino e a aprendizagem, nomeadamente em termos do envolvimento dos alunos na escola, podem, em resultado da resposta dos estudantes às variáveis ambientais, e das interações daí decorrentes, contribuir para se atingir o sucesso na aprendizagem e prevenir comportamentos negativos, como o abandono ou absentismo escolar.
2. Sanches, Tatiana. 2017. Investigando a literacia da informação: aprendizagem, bibliotecas e cidadania.  In Pesquisar, ed. M. A. Fontes , 195 - 214. ISBN: 978-989-52-0988-0. Lisboa: Chiado.
3. Sanches, Tatiana. 2017. Public Policies for information literacy in Portugal: an agenda in the making.  In Information Literacy: Key to an Inclusive Society, ed. Kurbanoglu, S., Špiranec, S., Grassian, E., Mizrachi, D., Catts, R. , 563 - 575. ISBN: 978-3-319-52161-9. Dordrecht: Springer International Publishing.
This theoretical study seeks to contribute to the reflection on public policies in the field of information literacy in Portugal. For this purpose, we look at the status quo of how information literacy has been addressed in Portugal, discussing the aspects concerning public policies, which include an interconnection between scientific knowledge and public action. So, the main objective is to describe Public Policies for Information Literacy in Portugal.

4. Sanches, Tatiana. 2016. Literacia da Informação em Contexto Universitário: Introdução.  In Literacia da Informação em Contexto Universitário, ed. C. Lopes, T. Sanches, I. Andrade, M. L. Antunes, & J. Alonso-Arévalo, XXV - XXXVI. ISBN: 978-989-8384-44-7. Lisboa: Edições ISPA.
O conhecimento científico que circula em Portugal sobre literacia da informação é, ainda que meritório, bastante inicial e insuficiente para fomentar ações transversais, intervenções globais e, porque não referi-lo, criar políticas públicas que coloquem este tema na agenda educativa, particularmente na do ensino superior. Este facto deve-se em parte à reduzida investigação e problematização realizada, no nosso país, em torno do tema. Ainda assim, é notório o crescente interesse social que, conjugado com fatores ligados ao desenvolvimento económico e interesses de outros quadrantes contíguos, tem conseguido levar a bom porto a inscrição na agenda política de alguns tópicos que tocam a literacia da informação: aprendizagem ao longo da vida, tecnologias na educação, literacias digital e, para os média, divulgação científica, entre outros.

5. Sanches, Tatiana. 2016. Políticas públicas para a literacia de informação em Portugal.  In Literacia da informação em contexto universitário, ed. C. Lopes, T. Sanches, I. Andrade, M. L. Antunes, & J. Alonso-Arévalo, 3 - 26. ISBN: 978-989-8384-44-. Lisboa: Edições ISPA.
O presente estudo procura dar um contributo para a reflexão sobre as políticas públicas na área da literacia de informação em Portugal. Propõe-se analisar a partir da problematização dos aspetos relativos às políticas públicas, que incluem ação pública e conhecimento, como tem sido abordada, em Portugal, a questão da literacia de informação. As teorizações da gestão da educação são o fio condutor da interpretação que procura explicar como tem sido mobilizado o conhecimento sobre literacia de informação, através de estudos e intervenções realizadas nos últimos anos e, paralelamente, como este se materializa em legislação, orientações ou recomendações políticas. Finalmente, propõem-se algumas linhas para reflexão e debate sobre esta matéria.

6. Sanches, Tatiana. 2016. Modelos de literacia da informação e desenho de um programa para bibliotecas do ensino superior: Uma proposta.  In Literacia da Informação em Contexto Universitário, ed. Lopes, C., Sanches, T., Andrade, I., Antunes, M., & Alonso-Arévalo, J., 153 - 178. ISBN: Literacia da Info. Lisboa: Edições ISPA.
A partir de uma panorâmica do atual contexto social, do ensino superior e da situação das bibliotecas universitárias, introduz-se o problema da definição disciplinar em literacia da informação e dos seus modos de ensino. O presente capítulo procura dar resposta a esta questão, aferindo alguns modelos de instrução em literacia da informação e, a partir das linhas de intervenção internacionais e dos principais documentos orientadores, é elaborada uma proposta aplicável às bibliotecas de ensino superior em Portugal.

7. Sanches, Tatiana. 2016. Literacia da informação em contexto universitário: Tendências e expectativas.  In Literacia da Informação em Contexto Universitário, ed. Lopes, C., Sanches, T., Andrade, I., Antunes, M., & Alonso-Arévalo, J., 53 - 178. ISBN: 978-989-8384-44-. Lisboa: Edições ISPA.
O presente capítulo apresenta o que os estudos atuais sobre a literacia da informação em contexto universitário revelam sobre as principais tendências para esta área. O estudo procura dar uma visão abrangente destas tendências e das expectativas daí decorrentes a partir de três aspetos: a relação entre a educação, a aprendizagem e o ensino superior; as bibliotecas, as tecnologias e os ambientes virtuais e, por fim, reflete-se sobre a interação entre literacia da informação, emoções e cognição, num contexto social e individual.

8. Sanches, Tatiana. 2015. Traços da memória no presente: uma nota introdutória.  In Bibliotecas, Leitura, Património: práticas educativas. O ideário patrimonial, ed. Cruz, Ana Pinto da, 6 - 10. ISBN: 978-972-9473-96-8. Tomar: Instituto Politécnico de Tomar, Centro de Pré-História.
Nesta nota introdutória ao volume Bibliotecas, Memória, Património: práticas educativas, procura apresentar-se o tema, designadamente fazendo a ligação entre as práticas educativas e os lugares de património, sobretudo os das bibliotecas, a par de uma reflexão sobre leituras, memórias, história e património. .

9. Sanches, Tatiana. 2014. Reception and Application of Information Literacy Instruction in Portuguese Academic Libraries.  In Information Literacy. Lifelong Learning and Digital Citizenship in the 21st Century, ed. Serap Kurbanoglu, Sonja Špiranec, Esther Grassian, Diane Mizrachi, Ralph Catts, 484 - 493. ISBN: 978-3-319-14135-0. Cham: Springer International Publishing.
10. Sanches, Tatiana. 2009. Campus de leitura: pensar o espaço da biblioteca universitária para a leitura: o caso da biblioteca da FPCE-UL.  In Conferência internacional bibliotecas para a vida: bibliotecas e leitura, ed. José António Calixto, 345 - 358. ISBN: 978-972-772-949-4. Universidade de Évora: Colibri; CIDEHUS/UE; Biblioteca Pública de Évora.
11. Sanches, Tatiana. 2007. Biblioteca escolar e leitura em tempos de mudança.  In Biblioteca escolar e leitura em tempos de mudança, 69 - 77. . Porto: Setepés.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Sanches, Tatiana. 2016. "Information literacy and the ethics of academic writing", Journal of Information Ethics 25, 2: 104 - 114.
2. Sanches, Tatiana. 2015. "Interseções da Pedagogia Universitária com a Biblioteca: Da Pesquisa de Informação à Escrita Académica", Revista Portuguesa de Pedagogia 48, 2: 9 - 25.
Substituindo o ensino baseado na transmissão e avaliação de conhecimentos, o desenvolvimento de competências tem vindo a ser reconhecido como uma nova expressão da pedagogia do ensino superior, sobretudo desde a implementação do processo de Bolonha. Este artigo pretende observar como a pedagogia universitária atual se encontra na relação com as bibliotecas académicas, nomeadamente na interceção de intenções, práticas e recursos mobilizados para a indução e desenvolvimento de competências informacionais nos alunos. As bibliotecas universitárias, disponibilizando recursos informativos essenciais para a prossecução de objetivos académicos, podem contribuir para a pedagogia universitária assim entendida, através de estratégias que consolidam a eficácia da aprendizagem, no âmbito do movimento leitura-escrita. O objetivo deste artigo é pois o de refletir sobre a escrita académica e os fatores que a atravessam e a constituem, à luz destes conceitos.

3. Sanches, Tatiana. 2015. "From Tradition To Innovation: Exploring Administration Practices In Four Portuguese University Libraries", Journal of Library Administration 55, 5: 376 - 393.
4. Sanches, Tatiana. 2015. "The future of scholarly communication (recensão)", Cadernos BAD n, 1: 217 - 221.
5. Sanches, Tatiana. 2014. "Para uma ética do trabalho académico a partir da literacia de informação", Cadernos BAD 1, Jun-Jul: 7 - 17.
This article proposes to conduct a thorough reflection on the concept of ethics of academic work in higher education, under the conceptual framework of information literacy. It is proposed that, recognizing from the outset the need for information, the college student can develop a set of research practices, location, selection and useinformation ethically, in pursuing an academic work. To support this reflection on ethical component, a review of literature and previously reported regarding the use of the documentation and information analysis experiential practices, particularly the one held in school libraries, is performed. .

6. Sanches, Tatiana. 2014. "Desafios para os bibliotecários portugueses na esfera da educação superior: explorando territórios formativos", Investigar em Educação 1, 2: 109 - 122.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Sanches, Tatiana; Melo, Luíza B; Torres, Patrícia; Matos, Gaspar. 2017. "Assessing academic library spaces impact on users’ behaviour with the ISO16439:2014(E)", Trabalho apresentado em The 9th Qualitative and Quantitative Methods in Libraries International Conference (QQML2017), In The 9th Qualitative and Quantitative Methods in Libraries International Conference (QQML2017), Limerick.
2. Sanches, Tatiana; Costa, Maria T. 2017. "Nudging Higher Education Libraries: the Portuguese Recommendations", Trabalho apresentado em The 4th Annual International Conference on Library & Information Science, In Abstract Book: 4th Annual International Conference on Library & Information Sciences 24-27 July 2017, Athens, Greece, Athens.
3. Sanches, Tatiana; Costa, Maria T. 2017. "Why information literacy competencies are key skills for future Portuguese librarians", Trabalho apresentado em The 5th European Conference on Information Literacy, In The 5th European Conference on Information Literacy (ECIL), Saint Malo.
4. Sanches, Tatiana; Lopes, Carlos; Antunes, Maria L; Andrade, Isabel; Arevalo, Julio A. 2017. "Information Literacy in Portuguese university context: a necessary intervention", Trabalho apresentado em The 5th European Conference on Information Literacy, In The 5th European Conference on Information Literacy (ECIL), Saint Malo.
5. Sanches, Tatiana. 2017. "Required skills for teachers: Information Literacy at the top", Trabalho apresentado em The 5th European Conference on Information Literacy, In The 5th European Conference on Information Literacy (ECIL), Saint Malo.
6. Sanches, Tatiana; Melo, Luíza B; Matos, Gaspar. 2017. "Bibliotecas e pessoas: interligações positivas na Universidade de Lisboa", Trabalho apresentado em XXVII Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação: Bibliotecas e a Agenda 2030, In Anais do Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação - FEBAB, Fortaleza.
7. Sanches, Tatiana; Melo, Luíza B; Mendes, J. M. O; Funaro, V. M. B. O. 2017. "O impacto da biblioteca acadêmica de odontologia: estudo de caso na ULisboa e na FOUSP", Trabalho apresentado em XXVII Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação: Bibliotecas e a Agenda 2030, In Anais do Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação - FEBAB, Fortaleza.
8. Sanches, Tatiana. 2017. "A biblioteca universitária no centro da aprendizagem: formando utilizadores em literacia de informação", Trabalho apresentado em Caminhos e trajetos em projeto, In Caminhos e trajetos em projeto, Loures.
9. Sanches, Tatiana; Lopes, Carlos; Antunes, Maria L; Rodrigues, B. S. 2017. "Literacia da informação: o primeiro degrau para a ciência aberta", Trabalho apresentado em EDICIC VIII Encontro Ibérico: Ciência Aberta: o contributo da Ciência da Informação, In EDICIC VIII Encontro Ibérico: Ciência Aberta: o contributo da Ciência da Informação, Coimbra.
10. Sanches, Tatiana; Melo, Luíza B; Matos, Gaspar; Torres, Patrícia. 2017. "Os espaços das bibliotecas académicas como caminho para o conhecimento: um estudo de caso na Universidade de Lisboa", Trabalho apresentado em EDICIC VIII Encontro Ibérico: Ciência Aberta: o contributo da Ciência da Informação, In EDICIC VIII Encontro Ibérico: Ciência Aberta: o contributo da Ciência da Informação, Coimbra.
11. Sanches, Tatiana. 2016. "Public Policies for information literacy in Portugal: an agenda in the making", Trabalho apresentado em The 4th European Conference on Information Literacy, In The 4th European Conference on Information Literacy (ECIL), Praga.
12. Sanches, Tatiana. 2016. "Recommendations for higher education libraries in Portugal: a target achieved", Trabalho apresentado em The 4th European Conference on Information Literacy, In The 4th European Conference on Information Literacy (ECIL), Praga.
13. Sanches, Tatiana. 2016. "The contribution of positive psychology to the management of academic libraries and information literacy", Trabalho apresentado em The 4th European Conference on Information Literacy, In The 4th European Conference on Information Literacy (ECIL), Praga.
14. Sanches, Tatiana. 2016. "Envolvimento dos Alunos na Escola: para uma ecologia da biblioteca académica", Trabalho apresentado em II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação - CIEAE2016, In Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação — Motivação para o Desempenho Académico / Students´ Engagement in School: Perspectives of Psychology and Education — Motivation for Academic Performance, Lisboa.
15. Sanches, Tatiana. 2015. "Reinventando a gestão das bibliotecas académicas: do foco ao fluir", Trabalho apresentado em 12.º Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, In Ligar. Transformar. Criar Valor, Évora.
A mudança na organização tradicional das bibliotecas tem sido visível quer na gestão das coleções, quer nos espaços, quer nas competências necessárias aos profissionais da área, reconhecendo-se atualmente o eixo tecnológico como base para uma nova expressão e reconfiguração destas instituições. Este artigo pretende observar como a virtualização da informação que se encontra atualmente no cerne das questões profissionais, impele a uma mudança atitudinal na relação com os utilizadores, nomeadamente no desenvolvimento de novas práticas, serviços e recursos mobilizados para a gestão de informação. A partir do quadro teórico da psicologia positiva, propõe-se que as bibliotecas possam adotar estratégias de gestão aí inspiradas, encontrando formas adaptativas mais eficazes de cumprir os seus propósitos. O objetivo é pois o de refletir sobre a gestão das bibliotecas, com incidência nos fatores tecnológicos que a atravessam e que influenciam as práticas profissionais, à luz de conceitos propostos pela psicologia positiva.

16. Sanches, Tatiana; Revez, Jorge; Lopes, Cristina. 2015. "Sete anos de experiência, sete lições para o futuro: formando utilizadores em literacia de informação", Trabalho apresentado em 12.º Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, In Ligar. Transformar. Criar Valor, Évora.
O presente estudo faz o balanço da implementação e do desenvolvimento de uma estratégia de formação em literacia de informação, realizada na Biblioteca da Faculdade de Psicologia e do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Para captar essa experiência foram tidos em conta os quadros teóricos que englobam a literacia da informação e a formação de utilizadores. Metodologicamente optou-se pelo estudo de caso, baseado na análise da documentação interna produzida, incluindo estatísticas de utilização dos recursos de informação, e no tratamento longitudinal dos dados provenientes dos inquéritos aplicados aos utilizadores. Os sete anos decorridos desde o início do processo (2008-2014) foram marcados pela adaptação sistemática da estratégia à mudança contextual. O estudo conclui que os sete aspetos principais que se podem destacar desta análise podem ser compreendidos prospectivamente como sete lições para o futuro que podem apoiar a capacitação das bibliotecas universitárias portuguesas na ligação, transformação e criação de valor através da função pedagógica que desempenham no ensino superior.

17. Sanches, Tatiana. 2014. "Um Plano Estratégico para uma biblioteca dual: balanço da experiência, resultados e reflexões", Trabalho apresentado em XI Jornadas APDIS, In XI Jornadas APDIS: as bibliotecas da saúde, que futuro?, Lisboa.
18. Sanches, Tatiana. 2014. "The Transformational Ambition of University Libraries and Student Experience through Information Literacy", Trabalho apresentado em The Second European Conference on Information Literacy, ECIL 2014, In ECIL 2014 Book of Abstracts, Dubrovnik.
19. Sanches, Tatiana. 2014. "Reception and Application of Information Literacy Instruction", Trabalho apresentado em The 2nd European Conference on Information Literacy, In The 2nd European Conference on Information Literacy (ECIL), Dubrovnik.
20. Sanches, Tatiana. 2012. "Do campo da pesquisa ao campus do conhecimento: Instrumentalização da literacia de informação em meio académico", Trabalho apresentado em 11º Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, In Integração, Acesso e Valor Social: Actas do 11º Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, Lisboa.
21. Sanches, Tatiana. 2012. "Bibliotecas universitárias na modernidade: contributo para a compreensão de uma identidade educativa", Trabalho apresentado em IX Congresso Luso Brasileiro de História da Educação, In Rituais, Espaços & Patrimónios Escolares: IX Congresso Luso Brasileiro de História da Educação (Atas), Lisboa.
22. Sanches, Tatiana. 2001. "Informação Para a Cidadania", Trabalho apresentado em Conferência nacional sobre documentação e informação na administração pública, In Informação Para a Cidadania : 1ª Conferência nacional sobre documentação e informação na administração pública, Lisboa.
Apresentam-se os Serviços de Informação à Comunidade, suas possíveis formas de organização e funcionamento, como estruturas de apoio à comunidade, a implementar nas bibliotecas públicas, com vista à melhoria da prestação de um serviço de qualidade para a população.
23. Sanches, Tatiana. 2000. "Serviços de Informação à Comunidade nas Bibliotecas Públicas", Trabalho apresentado em Colóquio Bibliotecas e Novas Tecnologias: como combater a exclusão dos info-pobres?, In Colóquio Bibliotecas e Novas Tecnologias: como combater a exclusão dos info-pobres?, Lisboa.
Apresentam-se recomendações para a estruturação, organização e implementação de Serviços de Informação à Comunidade nas Bibliotecas Públicas.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Sanches, Tatiana; Costa, Maria T. 2017. "Guidelines for Higher Education Libraries in Portugal", {LIBER 27, 1: xx - xx.
2. Sanches, Tatiana. 2016. "Improving Research and Learning in Higher Education in Portugal: Digital Resources, E-Books, and a Discovery System as Enabling Factors for Students", Journal of Web Librarianship 10, 4: 327 - 342.
3. Sanches, Tatiana. 2000. "Livros ao nosso encontro", Revista Barata, 50: 35 - 42.
Reflexão acerca da descoberta da leitura em cada novo livro que se lê.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Sanches, Tatiana; Lopes, Carlos; Antunes, Maria L. 2017. "Contribuciones de la alfabetizacion informacional a la ciencia aberta", Trabalho apresentado em XXII Encuentros Internacionales sobre Sistemas de Información y Documentación (IBERSID 2017), In IBERSID International Conference on Information and Documentation Systems, Zaragoza.
2. Sanches, Tatiana. 2015. "L’Université de Lisbonne à un tournant: les Services de Découverte sont là!", Trabalho apresentado em Les Rencontres des Professionnels de l’Information, In Ebsco Open Day, Paris.
Présente l'expérience de mise en œuvre de services de découverte dans une bibliothèque universitaire.
3. Sanches, Tatiana. 2012. "Bibliotecas da UL: campus de pesquisa, espaços de encontro", Trabalho apresentado em 1ª Convenção de Funcionários Não Docentes da Universidade de Lisboa, In 1ª Convenção de Funcionários Não Docentes da Universidade de Lisboa, Lisboa.

Tradução
Translation
1. Sanches, Tatiana. 2016. "Questões chave para o desenvolvimento de coleções de recursos eletrónicos: um guia para bibliotecas", 30 pp.. Netherlands: IFLA Acquisition & Collection Development Section. (Outra)





Dados Complementares (Additional data)


Outros Trabalhos
Other production
1. Sanches, Tatiana. Passa a palavra, 2005.
Cd-rom contendo os testemunhos do Projeto Passa-a-Palavra, com fichas de leitura e jogos didáticos em torno da leitura de obras literárias de expressão portuguesa.



Participação em eventos
Event participation
Participação como Moderador
Participation as Chairman
1. Do foco ao fluir: tendências de futuro para as bibliotecas, 2015 (Seminário).
Nome do evento: Do foco ao fluir: tendências de futuro para as bibliotecas; Nome da Instituição: Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; Cidade do evento: Lisboa / Biblioteca Nacional de Portugal.
2. Apresentação dos documentos de referência para Bibliotecas Escolares traduzidos pelo GT-BE: webinar para profissionais, 2015 (Workshop).
Nome do evento: Apresentação dos documentos de referência para Bibliotecas Escolares traduzidos pelo GT-BE: webinar para profissionais; Nome da Instituição: Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; Cidade do evento: Lisboa / Lisboa.
3. Literacia da informação em contexto universitário, 2015 (Workshop).
Nome do evento: Literacia da Informação em contexto universitário; Nome da Instituição: Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; Cidade do evento: Porto / Universidade Portucalense.
4. Literacia da informação em contexto universitário, 2014 (Workshop).
Nome do evento: Literacia da informação em contexto universitário; Nome da Instituição: Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; Cidade do evento: Lisboa / Biblioteca Nacional de Portugal.

Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. 2º Encontro de Bibliotecas do Ensino Superior, 2013 (Encontro).
Nome do evento: 2º Encontro das Bibliotecas de Ensino Superior: Partilha, Criatividade, Engenho; Nome da Instituição: Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; Cidade do evento: Aveiro / Universidade de Aveiro.








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
48

Livros e capítulos
Books and book chapters
12
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
1
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
11
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
9
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
6
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
3
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
26
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
23
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
3
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
1

Total
Dados complementares
(Additional data)
6

Outros Trabalhos
Other production
1
Participação em Eventos
Event participation
5


Visualizações do curriculum [ 953 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 03-09-2020 às 10:02:29
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt/ | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (1)
 Co-authors listed in Degóis