Ana Cristina Conceição da Silva
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Data da última atualização
»Last update
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14/02/2019 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Ana Cristina Conceição da Silva |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Silva, C. |
Categoria profissional
Position |
Professor Auxiliar |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
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Endereço profissional
Professional address |
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida Unidade de Investigação Psicologia Cognitiva do Desenvolvimento e Educação R. Jardim do Tabaco, 34 Lisboa 1149-041 Lisboa Portugal Telefone: (+351)218811700 Fax: (+351)218860954 Correio electrónico: csilva@ispa.pt |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2001 |
Doutoramento Phd |
Psicologia, na Especialidade de Psicologia da Educação
(3 anos » years)
.
Universidade do Minho,
Portugal.
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1992 |
Mestrado Master degree |
Psicologia Educacional
(2 anos » years)
.
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida,
Portugal.
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1987 |
Licenciatura Licentiate degree |
Psicoterapia e Aconselhamento
(5 anos » years)
.
Universidade de Lisboa,
Portugal.
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Vínculos profissionais
(Professional Positions)
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida |
Jan/2002-Actual |
Professor Auxiliar |
Set/2001-Dez/2001 |
Assistente |
Out/1992-Set/1999 |
Assistente |
Mar/1992-Set/1992 |
Assistente Estagiário |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Out/1999-Ago/2001 |
Bolseiro de doutoramento |
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador Participation as Researcher |
2011- The impact of invented spelling programmes with pre-school-age children on early reading acquisition |
Referência do projeto»Project reference: PTDC/PSI-EDD/110262/2009. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
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2006-2009 The impact of invented spellings on the discovery of the structure of the alphabetic code in preschool children |
Referência do projeto»Project reference: PDCT/PSI/56977/2004. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
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Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Mata, Lourdes; Martins, Margarida A; Monteiro, M; Morgado, j; Peixoto, Francisco; Silva, C.; Castro Silva, J. eds. 2015. Atas do XIII Colóquio Internacional de Psicologia e Educação ed. 1, ISBN: ISBN: 978 989 8. Lisboa: Ispa- Instituto Universitário.
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2. |
Silva, C.; Ferreira, S.. 2013. Jogos para aprender a ler e a escrever. ed. 1. Lisboa: DGIDC, Ministério da Educação. No prelo.
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3. |
Sim-Sim, I.; Silva, C.; Nunes, C.. 2008. Linguagem e Comunicação no Jardim de Infância . ed. 1. Lisboa: Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular. |
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4. |
Silva, C.. 2003. Até à descoberta do princípio alfabético. ed. 1. Lisboa: Gulbenkian. |
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5. |
Carita, A.; Silva, C.; Monteiro, A.; Diniz, T.. 1998. Como ensinar a estudar. ed. 1, ISBN: 972-23-2370-9. Lisboa: Editorial Presença. |
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Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Silva, C.; Almeida, Tiago. 2015. . Escritas inventadas: comparação de dois programas que agem na zona proximal de desenvolvimento. In “Diversidade e Educação: Desafios Actuais, ed. L. Mata, M. Alves-Martins, V. Monteiro, J. Morgado, F. Peixoto, A. C. Silva & J. Castro Silva, 2 - 303. ISBN: 978-989-8384-33-. Lisboa: Ispa- Instituto Universitário.
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2. |
Almeida, Tiago; Silva, C.. 2015. Comparação de uma abordagem transmissiva e construtivista os programas de intervenção de escritas inventadas. In Diversidade e Educação: Desafios Actuais, ed. In L. Mata, M. Alves-Martins, V. Monteiro, J. Morgado, F. Peixoto, A. C. Silva & J. Castro Silva, 2 - 303. . Lisboa: Ispa- Instituto Universitário..
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3. |
Silva, C.; Martins, M.. 2012. Learning to write effectively: Current trends in European research. In The impact of open and closed vowels on the evolution of pre-school children´s writing, ed. Torrance, M.; Alarmargot, M.; Castelló, F.; Ganier, O.; Kruse, A.; Mangen, L.; Tolchinsky L. & Van Waes, 23 - 26. ISBN: 1780529287. London: Emerald Group Publishing Limited. |
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4. |
Silva, C.; Almeida, T.; Alves-Martins, M.. 2012. Invented spelling and perspectives on spelling development: the necessity of an integrated cognitive model. In Preschool Children: Physical Activity, Behavioral Assessment and Developmental Challenges, ed. Colombo L. & Bianchi, L., 58 - 68. . New York: Nova Science Publishers, Inc. |
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5. |
Silva, C.. 2005. Aprender a ler: Um percurso complexo com dimensões cognitivas, sociais e culturais. In A Língua Portuguesa: Presente Futuro, ed. Gulbenkian, 00 - 00. . Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. |
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6. |
Alves-Martins, M.; Silva, C.. 2000. Le rôle de la conscience phonologique dans l´apprentissage de la lecture: apports et limites. In Comprendre l´enfant apprenti lecteur, ed. Chauveau, 00 - 00. . Paris: Éditions Retz. |
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Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Silva, C.; Almeida, T.. 2018. "Escritas inventadas em crianças de idade pré-escolar: A necessidade de um modelo que integre os contributos das abordagens
fonológica, construtivista e da aprendizagem estatística", Psicologia Escolar e Educacional, 22, 1: 63 - 71.
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2. |
Almeida, T.; Silva, C.. 2017. "Estabilidade gráfica das produções escritas de crianças de idade pré-escolar: Escrita cursiva e escrita a computador", Análise Psicológica XXXV4, 4: 439 - 451.
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3. |
Borges, Sandra; Silva, C.. 2017. "A revisão como um instrumento para a melhoria da qualidade dos textos narrativos. ", Revista de Estudios e Investigación en Psicologia Y Educación, 12: 331 - 336.
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4. |
Silva, C.; Almeida, T.; Farroupas, S. 2016. "The Impact of Revision and Feedback on the Quality of Children´s Written Compositions", International Journal of Social Sciences & Educational Studies 3, 2: 26 - 38.
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5. |
Silva, C.; Almeida, T.. 2015. "Programas de intervenção das escritas inventadas: Comparação de uma abordagem transmissiva e construtivista. , ", Psicologia: Reflexão e Crítica 28, 3: 613 - 622.
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6. |
Martins, Margarida A; Albuquerque, Ana; Salvador, Liliana; Silva, Cristina. 2015. "Escrita Inventada e Aquisição da Leitura em Crianças de Idade Pré-escolar", Psicologia: Teoria e Pesquisa 31, 2: 137 - 144.
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7. |
Martins, Margarida A; Salvador, Liliana; Albuquerque, Ana; Silva, Cristina. 2014. "Invented spelling activities in small groups and early spelling and reading", Educational Psychology 0, 0: 1 - 15.
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8. |
Alves-Martins, M.; Mata, M.; Silva, C.. 2014. "Conceptualizações Sobre a Linguagem escrita. Percursos de Investigação. ", Análise Psicológica 32, 2: 0 - 0.
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9. |
Martins, M.A.; Albuquerque, A.; Salvador, L.; Silva, C.. 2013. "The impact of invented spelling on early spelling and reading", Journal of Writing Research 5, 2: 215 - 237.
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10. |
Silva, Ana C. 2013. "O impacto da revisão na qualidade de composições de crianças do 4º ano de escolaridade", Psicologia: Reflexão e Crítica 26, 1: 177 - 183.
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11. |
Silva, C.; Ribeiro, V.. 2011. "Erros ortográficos e competências metalinguísticas", Análise Psicológica 29, 3: 391 - 402. |
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12. |
Silva, Cristina; Almeida, Tiago; Alves Martins, M. 2010. "Letter names and sounds: their implications for the phonetisation process", Reading and Writing 23, 2: 147 - 172.
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13. |
Alves-Martins, M.; Silva, C.; Mata Pereira, M. 2010. "The impact of the articulatory properties of phonemes on the evolution of preschool children's writing", Applied Psycholinguistics 31, 04: 693 - 709.
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14. |
Alves-Martins, M.; Silva, C.. 2009. "Two spelling programmes that promote the understanding of the alphabetic principle in preschool children", Journal of Writing Research 1, 3: 225 - 243.
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15. |
Silva, C.. 2009. "Aprender Ortografia: O caso das regras contextuais", Análise Psicológica 27, 4: 553 - 561.
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16. |
Silva, C.. 2007. "Aprender Ortografia: O caso das sílabas complexas", Análise Psicológica 25, 2: 171 - 179.
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17. |
Alves-Martins, M.; Silva, C.. 2006. "The impact of invented spelling on phonemic awareness", Learning and Instruction 16, 1: 41 - 56.
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18. |
Alves-Martins, M.; Silva, C.. 2006. "Phonological abilities and writing among portuguese preschool children", European Journal of Psychology of Education 21, 2: 163 - 182.
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19. |
Silva, C.. 2004. "Descobrir o princípio alfabético", Análise Psicológica 22, 1: 187 - 193.
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20. |
Silva, C.; Alves-Martins, M.. 2003. "Relations between children's invented spelling and the development of phonological awareness", Educational Psychology 23, 1: 3 - 16.
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21. |
Silva, C.. 2003. "Uma Perspectiva Cognitiva e Cultural da Aprendizagem da Leitura", Revista da Escola Superior de Educação de Torres Novas, 1: 67 - 70. |
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22. |
Silva, C.; Alves-Martins, M.. 2002. "Phonological skills and writing of presyllabic children", Reading Research Quarterly 37, 4: 466 - 483.
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23. |
Alves-Martins, M.; Silva, C.. 2001. "Letter names, phonological awareness and the phonetization of writing", European Journal of Psychology of Education 16, 4: 605 - 617.
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24. |
Silva, C.; Alves-Martins, M.; Almeida, T.. 2001. "A escrita antes da escolarização formal e as suas relações com o desenvolvimento da consciência fonológica", Psicologia: Teoria, investigação e prática, 1: 5 - 24. |
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25. |
Alves-Martins, M.; Silva, C.. 1999. "Os nomes das letras e a fonetização da escrita", Análise Psicológica 17, 1: 49 - 63.
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26. |
Silva, C.; Alves-Martins, M.. 1999. "O papel da consciência fonológica na aprendizagem da leitura: Contributos e Limitações", Revista Portuguesa de Pedagogia 33, 1: 73 - 90. |
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27. |
Silva, C.. 1999. "Apresentação de uma grelha desenvolvimentista da leitura enquanto um instrumento de para a formação de professores", Análise Psicológica 17, 4: 637 - 652.
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28. |
Silva, C.. 1998. "Orientações Curriculares e práticas educativas na aprendizagem da leitura: O fosso criado pelos manuais escolares", Psicologia, Educação e Cultura, 1: 117 - 128. |
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29. |
Silva, C.. 1997. "Consciência fonológica e aprendizagem da leitura: mais uma versão da velha questão da galinha e do ovo", Análise Psicológica 15, 2: 283 - 304. |
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30. |
Silva, C.. 1996. "A avaliação de competências fonológicas em crianças de idade pré-escolar", Análise Psicológica 14, 4: 553 - 563. |
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31. |
Silva, C.. 1994. "Uma perspectiva preventiva das dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita", Inovação 7, 2: 201 - 213. |
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32. |
Silva, C.. 1993. "Estudo comparativo dos processos interactivos numa tarefa de escrita em crianças com competências fonológicas diferenciadas", Análise Psicológica 11, 3: 371 - 377. |
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Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Alves-Martins, M.; Albuquerque, Ana; Salvador, L.; Silva, C.. 2015. "Escrita inventada e aquisição da leitura em crianças de idade-pré-escolar", Psicologia, Teoria e Pesquisa 31, 2: 137 - 144.
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Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
Almeida, T.; Silva, C.. 2012. "Só apanhei o F que é da última” – Descobrir ou Mostrar? Uma abordagem à promoção de conflito cognitivo em crianças de idade
pré-escolar. V ", Trabalho apresentado em Encontro CIED, In Encontro CIED, Lisboa.
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2. |
Silva, C.; Farroupas, S. 2012. "O Impacto da revisão no desempenho ortográfico, coesão e coêrencia textual", Trabalho apresentado em . 12º Congresso de Psicologia Educacional, In . 12º Congresso de Psicologia Educacional, Lisboa.
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3. |
Almeida, T.; Silva, C.. 2009. "O impacto de programas de intervenção em escrita com crianças em idade pré-escola", Trabalho apresentado em Formar Professores, Investigar Práticas - 4º Encontro de Investigação e Formação, In .Formar Professores, Investigar Práticas - 4º Encontro de Investigação e Formação. , Lisboa.
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4. |
Silva, C.. 2010. "Consciência Fonológica e Morfológica e a Natureza dos Erros Ortográficos em Crianças do Segundo Ano de Escolaridade Com e
Sem Dificuldades de Aprendizagem", Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Braga. |
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5. |
Almeida, T.; Silva, C.. 2009. "Hipótese silábica e variabilidade intra-figural na fonetização de escritas infantis: da escrita manual para o computador", Trabalho apresentado em 16th European Conference on Reading, In Actas 16th European Conference on Reading, Braga. |
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6. |
Almeida, T.; Silva, C.. 2007. "Diferenças entre o nome e o som das letras nas escritas fonetizadas. ", Trabalho apresentado em 2º Congresso Aquisição da Linguagem. Guarda., In Actas do 2º Congresso Aquisição da Linguagem., Guarda . |
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7. |
Sousa, M.; Silva, C.. 2007. "O impacto das Diferentes Estratégias de Instrução na Aquisição de Regras ortográficas Contextuais", Trabalho apresentado em 2º Congresso Aquisição da Linguagem, In Actas do 2º Congresso Aquisição da Linguagem, Guarda. |
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8. |
Silva, C.. 2006. "Consciência explícita das regras ortográficas: A sua importância para o desempenho ortográfico", Trabalho apresentado em VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Actas do VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia , Évora. |
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9. |
Mata Pereira, M; Alves-Martins, M.; Silva, C.. 2006. "Programas de intervenção de escrita e a evolução das conceptualizações em crianças de idade pré-escolar", Trabalho apresentado em VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia , In Actas do VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Évora. |
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10. |
Alves-Martins, M.; Silva, C.; Mata Pereira, M. 2006. "O impacto das propriedades articulatórias dos fonemas na evolução das escritas inventadas em crianças de idade pré-escolar", Trabalho apresentado em VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, In Actas do VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Évora . |
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11. |
Silva, C.. 1998. "A evolução das conceptualizações infantis sobre a escrita no sentido da fonetização ", Trabalho apresentado em X Colóquio de Psicologia e Educação, In Actas do X Colóquio de Psicologia e Educação, Lisboa. |
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12. |
Silva, C.; Heijs, B.. 2010. "Folow-up in reading and the Reading Line", Trabalho apresentado em EFECOT-CIDREE Seminar, In Report EFECOT-CIDREE Seminar, Bruxelas . |
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Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Martins, Margarida A; Almeida, T.; Albuquerque, A.; Silva, C.; Moreira, L; Salvador, L.; Santos, Ana I. Práticas de literacia em Jardim de Infancia: Um estudo de âmbito Nacional ,2018 (Comunicação). |
2. |
Reis, Anabela; Moreira, L; Silva, C.. O impacto de um programa de sensibilização à linguagem escrita nas competências de literacia em crianças de idade pré-escolar.,2018 (Comunicação). |
3. |
Silva, C.; Borges, Sandra. Melhorar a produção textual em crianças do 5º ano de escolaridade,2018 (Comunicação). |
4. |
Silva, C.. The impact of an intervention literacy programme with pre-school children from a very low social background. SILE 2017 International
Symposium of educational literacy,SILE 2017 International Symposium of educational literacy,Ajaccio,2017 (Comunicação). |
5. |
Borges, Sandra; Silva, C.. A revisão como um instrumento para a melhoria da qualidade dos textos narrativos.,XIV Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia,Braga,2017 (Comunicação). |
6. |
Silva, C.; Almeida, T.. Analysing the effect of two different invented spelling programs based that act on the zone of proximal development,SILE 2017 International Symposium of educational literacy,Ajaccio,2017 (Comunicação). |
7. |
Almeida, T.; Silva, C.. Handwriting and computer: what we can learn about the stability of children invented spelling,SILE 2017 International Symposium of educational literacy International Symposium of educational literacy,Ajaccio,2017 (Comunicação). |
8. |
Almeida, Tiago; Silva, C.. Invented spelling trainning programmes: comparing Knowledge-transmissive model and the construtivist model of learning. SIG
Writing Conference. Liverpool Hope University.,2016 (Comunicação). |
9. |
Silva, C.; Almeida, Tiago. Intervir na qualidade das escritas inventadas em crianças de idade pré-escolar. Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia.
Universidade do Algarve. ,2016 (Comunicação). |
10. |
Silva, C.; Almeida, T.. Invented spelling: the effect of two interventions programs. LESE Jornadas internacionais de leitura, Educação e Sucesso Escolar.
CESPU- Vila Nova de Famalicão. ,2016 (Comunicação). |
11. |
Silva, C.; Almeida, T.. Programas de intervenção em escrita inventada e a apropriação do princípio alfabético. Simpósio Nacional de Investigação em
Psicologia. Universidade do Algarve. ,2016 (Comunicação). |
12. |
Silva, C.. Aprender a ler e ler para aprender .IV Jornadas Pedagógicas . Vila Franca de Xira,2016 (Conferência ou palestra). |
13. |
Silva, C.; Almeida, T.. Invented spelling: The effect of two interventions acting in the zone of proximal development. SIG Writing Conference. Liverpool
Hope University,2016 (Comunicação). |
14. |
Almeida, T.; Silva, C.. Programas de intervenção de escritas inventada: Comparação de uma abordagem transmissiva e construtivista,Colóquio Internacional Psicologia e Educação, 2015,Lisboa,2015 (Comunicação). |
15. |
Silva, C.; Pereira, Telma. Impacto na qualidade das escritas inventadas: comparação de de programas de escrita inventada e consciência fonológica , Colóquio Internacional, Psicologia e Educação,Lisboa,2015 (Comunicação). |
16. |
Silva, C.; Almeida, T.. Escritas inventadas: Comparação de dois programas de intervenção que agem na zona proximal de desenvolvimento,Colóquio Internacional Psicologia e Educação, 2015 ,Lisboa,2015 (Comunicação). |
17. |
Silva, C.. Programas de escrita inventada em idade pré-escolar,III Encontro Terapia da Fala e Educação,Setubal,2014 (Congresso). |
18. |
Silva, C.. The impact of revision and explicit feedback on the quality of children´s composition,Writing Research Across Borders,Paris,2014 (Comunicação). |
19. |
Silva, C.; Alves-Martins, M.; Albuquerque, A.; Salvador, L.. Early Litercy instruction: The role of invented spelling programs on spelling and reading,Writing Reseach Across Borders,Paris,2014 (Comunicação). |
20. |
Almeida, T.; Silva, C.. . Descoberta da linguagem escrita: Instrução explicita e implícita. ,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Aveiro,2013 (Comunicação).
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21. |
Ferreira, S.; Silva, C.; Rodrigues, J.. O impacto de dois programas de escrita e de consciência fonológica na evolução das escritas inventadas em crianças de idade
Pré-escolar,XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia.,Braga,2013 (Comunicação).
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22. |
Silva, C.. Revisão textual com e sem feedback,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia.,Aveiro,2013 (Comunicação).
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23. |
Alves-Martins, M.; Albuquerque, A; Salvador, L-; Silva, C.. Invented spelling activities and early reading acquisition in Portuguese,9th IAIMTE International Conference - Literacies and effective learning and teaching for all,Paris,2013 (Comunicação).
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24. |
Silva, C.; Ferreira, S.; Rodrigues, J.; Barreiros, M. O impacto de programas de escrita e de consciência fonológica na evolução das escritas inventadas em crianças de idade Pré-escolar.,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia.,Aveiro,2013 (Comunicação).
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25. |
Silva, C.; Farroupas, S. O Impacto da revisão no desempenho ortográfico, coesão e coerência Textual.,2012 (Comunicação). |
26. |
Silva, C.. The impact of revision and feedback in the quality of children´s written compositions.,2012 (Comunicação). |
27. |
Silva, C.. The impact of revision and feedback in the quality of children´s written compositions.,2012 (Comunicação). |
28. |
Silva, C.; Almeida, T.. Didactic Instruction or Cognitive Conflict in the evolve of preschool children invented spelling? ,EARLI,Exeter,2011 (Comunicação). |
29. |
Silva, C.. A avaliação da componente fonológica ,I Congresso de Estudantes da Terapia da Fala,Porto,2011 (Congresso). Comunicação oral por convite. |
30. |
Silva, C.. The impact of an intervention literacy program with children from low background from 1st grade,7th European Conference on reading,Mons,2011 (Conferência ou palestra). |
31. |
Silva, C.. Textual Production: What is the impact of linguistic and metalinguistic competences? ,EARLI,Exeter,2011 (Comunicação). |
32. |
Silva, C.. Children from low social background and week literacy competences: sucess in learning to read is possible,Colóquio Leitura: Investigação e Ensino,Lisboa,2010 (Comunicação). |
33. |
Silva, C.. Consciência Fonológica E Morfológica E A Natureza Dos Erros Ortográficos Em Crianças Do Segundo Ano De Escolaridade Com E
Sem Dificuldades De Aprendizagem,VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Braga,2010 (Simpósio). |
34. |
Silva, C.. Ler antes de Aprender a ler,Lisboa,2010 (Comunicação). Comunicação oral por convite. |
35. |
Almeida, T.; Silva, C.. O nome e o som das letras nos processos de fonetização – Instrução ou conflito cognitivo em programas de intervenção sobre
a escrita?,Colóquio Leitura: Investigação e Ensino,Lisboa,2010 (Comunicação). |
36. |
Almeida, T.; Silva, C.. Interacção Adulto-Criança: da instrução ao conflito cognitivo na evolução das concepções sobre a escrita em crianças de idade
pré-escolar, I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”,Braga,2010 (Seminário). |
37. |
Silva, C.; Ferreira, S.. The impact of an intervention literacy program with children from low social background from 1st grade,12th International Conference of EARLI. Special Interest Group on Writing,Heidelberg ,2010 (Comunicação). |
38. |
Silva, C.. Phonological, morphological awareness and the orthographic performance on second grade children,12th International Conference of EARLI. Special Interest Group on Writing,Heidelberg,2010 (Conferência ou palestra). |
39. |
Alves-Martins, M.; Silva, C.; Lourenço, C.. The impact of three invented spelling programmes on the understanding of the alphabetic principle in preschool children,12th International Conference of EARLI. Special Interest Group on Writing,Heidelberg,2010 (Conferência ou palestra). |
40. |
Almeida, T.; Silva, C.. A utilização do computador na confrontação de escritas inventadas: Contributo para a evolução das concepções sobre a escrita,I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”,Braga,2010 (Seminário). |
41. |
Silva, C.; Alves-Martins, M.; Mata Pereira, M. The impact of linguistic variables on the evolution of pre-school children´s writing: The case of stressed vs ustressed vowels,EARLI,Amesterdão,2009 (Comunicação). |
42. |
Almeida, T.; Silva, C.. Hipótese silábica e variabilidade intra-figural na fonetização de escritas infantis: da escrita manual para o computador, 16th European Conference on Reading,Braga,2009 (Conferência ou palestra). |
43. |
Almeida, T.; Silva, C.. Syllabic hypothesis and intrafigural variations in spelling: from handwriting to computer, EARLI ,Amesterdão,2009 (Comunicação). |
44. |
Silva, C.; Almeida, T.; Alves-Martins, M.. Training the phonetization process with the names or the sounds of letters,11th international conference of the EARLI Special Interest Group on Writing, Lund,2008 (Conferência ou palestra). 11-13 June. |
45. |
Alves-Martins, M.; Mata Pereira, M; Silva, C.. How can writing activities with preschool children promote the understanding of the alphabetic principle,11th international conference of the EARLI Special Interest Group on Writing,Lund,2008 (Comunicação). 11-13 June. |
46. |
Silva, C.. Era uma vez um leitor... Antes de o ser,VI Congresso THEKA,Lisboa,2008 (Comunicação). Comunicação oral por convite. |
47. |
Alves-Martins, M.; Silva, C.; Mata Pereira, M. Early writing programmes and the phonetization of children spelling,The European Congress of psychology,Prague,2007 (Congresso). |
48. |
Almeida, T.; Silva, C.. Diferenças entre o nome e o som das letras nas escritas fonetizadas,2º Congresso Aquisição da Linguagem,Guarda,2007 (Congresso). |
49. |
Almeida, T.; Alves-Martins, M.; Silva, C.. Differences between fricatives and occlusive in the fonetization process,13th European Conference on Developmental Psychology,Jena,2007 (Poster). |
50. |
Sousa, M.; Silva, C.. O impacto das Diferentes Estratégias de Instrução na Aquisição de Regras ortográficas Contextuais, 2º Congresso Aquisição da Linguagem,Guarda,2007 (Comunicação). |
51. |
Alves-Martins, M.; Silva, C.; Sousa, M.. Invented spelling activities and the phonetization of Portuguese pre-school children’s writing,British Psychological Society: Annual Conference,2007 (Conferência ou palestra). |
52. |
Silva, C.; Almeida, T.; Alves-Martins, M.. The name and the sound of letters,The European Congress of psychology,Prague,2007 (Congresso). |
53. |
Almeida, T.; Silva, C.; Alves-Martins, M.. Letters characteristics and the phonetization process,The European Congress of psychology,Prague,2007 (Congresso). |
54. |
Mata Pereira, M; Silva, C.; Alves-Martins, M.. A fonetização da escrita a partir de um programa de intervenção com crianças em idade pré-escolar,XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2006 (Conferência ou palestra). |
55. |
Alves-Martins, M.; Silva, C.; Mata Pereira, M. The impact of the articulatory properties of the phonemes on the evolution of pre-school children´s invented spelling,10th international conference of the EARLY special interest group on writing,Antuérpia,2006 (Conferência ou palestra). |
56. |
Almeida, T.; Silva, C.. O nome ou o som das letras nos procedimentos de fonetização,VI Simpósio Nacional de Investigação,Évora,2006 (Simpósio). |
57. |
Alves-Martins, M.; Silva, C.; Mata Pereira, M. O impacto das propriedades articulatórias dos fonemas na fonetização das escritas inventadas de crianças de idade pré-escolar,VI Simpósio Nacional de Investigação,Évora,2006 (Comunicação). |
58. |
Silva, C.; Alves-Martins, M.. Consciência explícita dos constragimentos ortográficos: A sua importância para o desempenho ortográfico,VI Simpósio Nacional de Investigação,Évora,2006 (Simpósio). |
59. |
Silva, C.. Explicit awereness of orthographic constextual constrains: It´s importance for orthographic performance,10th international conference of the EARLY special interest group on writing,Antuérpia,2006 (Conferência ou palestra). |
60. |
Mata Pereira, M; Alves-Martins, M.; Silva, C.. Programas de intervenção de escrita e a evolução das conceptualizações das em crianças em idade pré-escolar,VI Simpósio Nacional de Investigação,Évora,2006 (Simpósio). |
61. |
Alves-Martins, M.; Silva, C.. Can writing activities promote phonological awareness? Evidence from 5 year old children ar different of writing development, XXII European Conference on Developmental Psychology,Tenerife,2005 (Conferência ou palestra). |
62. |
Silva, C.. Desafios Perdidos na Aquisição da Literacia,Primeiro Congresso da Aquisição da Linguagem,Guarda,2005 (Comunicação). Comunicação oral por convite. |
63. |
Silva, C.. Aprender a ler: Um percurso complexo com dimensões cognitivas, sociais e culturais,Língua Portuguesa: Presente e Futuro,2004 (Comunicação). |
64. |
Silva, C.. The Compararison of two Pedagogical Approaches in the development of orthographic knowldge,9th International Conference of EARLI, Special Interest Group on Wiriting,Genéve,2004 (Conferência ou palestra). |
65. |
Alves-Martins, M.; Silva, C.. O Impacto das escritas inventadas na consciência fonémica,V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Lisboa,2003 (Comunicação). |
66. |
Silva, C.; Alves-Martins, M.. Relação entre escritas inventadas e consciência fonémica,V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Lisboa,2003 (Simpósio). |
67. |
Silva, C.; Alves-Martins, M.. The impact of preschool children´s invented spelling on phonemic,10th Biennal Conference of EARLY,Padova,2003 (Conferência ou palestra). |
68. |
Silva, C.. Descobrir o Princípio Alfabético,XI Colóquio de Psicologia e Educação,Lisboa,2002 (Comunicação). |
69. |
Silva, C.. Aprender a ler numa perspectiva cultural e sócio-cognitivista,IV Jornadas Pedagógicas da Escola Superior de Educação de Torres Novas,Torres Novas,2002 (Comunicação). Comunicação oral por convite. |
70. |
Silva, C.. A abordagem cultural e cognitiva da leitura e a sua exploração nos currículos do pré-escolar e do 1º ano de escolaridade,II Encontro de Literatura infanto-juvenil,Barreiro,2001 (Comunicação). Comunicação oral por convite. |
71. |
Alves-Martins, M.; Silva, C.. Letter names and writing phonetization,Writing Conference,Verona,2000 (Conferência ou palestra). |
72. |
Silva, C.. A literacia emergente: Como é trabalhada nas Orientações Curriculares e no currículo do 1º ano de escolaridade,Colóquio “Literacia”,Torres Vedras,2000 (Comunicação). Comunicação oral por convite. |
73. |
Silva, C.. Princípios para a concepção de materiais de aprendizagem da leitura e escrita em populações itinerantes, II Seminário do projecto: Motivando Adultos Europeus para a Educação,Porto,1998 (Seminário). Comunicação oral por convite. |
74. |
Silva, C.. Na aprendizagem da linguagem escrita, Orientações Curriculares – Implicações para a qualidade da educação da infância,Porto,1998 (Comunicação). Comunicação oral por convite. |
75. |
Silva, C.. A evolução das conceptualizações infantis no sentido da fonetização,X Colóquio de Psicologia e Educação,Lisboa,1997 (Comunicação). |
76. |
Silva, C.. O efeito mediador das competências fonológicas para os progressos conceptuais através de interacções sociais,IV Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Lisboa,1996 (Simpósio). |
77. |
Silva, C.. O efeito de um treino fonológico com incidência nas unidade silábicas,IV Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Lisboa,1996 (Simpósio). |
78. |
Silva, C.. A Noção de Número e Estratégias de quantificação,I Colóquio de Psicologia Educacional,Beja,1996 (Comunicação). |
79. |
Silva, C.. O efeito de um treino incidindo sobre a reestruturação conceptual em crianças pré-silábicas,IV Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Lisboa,1996 (Simpósio). |
80. |
Silva, C.. Dados relativos a um estudo sobre os processos interactivos numa tarefa e escrita em crianças com diferentes competências
fonológicas,VII Colóquio de Psicologia e Educação,Lisboa,1992 (Comunicação). |
Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico Didactic and pedagogic material development |
1. |
Silva, C.. Estuda Comigo,1996. Coordenadora do Projecto, promovido pelo Ministério da educação e EFECOT (European Federation for the Education of the Children
of the Occupational Travelers). |
Dados Complementares (Additional data)
Tese de Doutoramento Phd Thesis |
1. |
A Apropriação da Noção de Número e da Resolução de Problemas Aritméticos na Triangulação Professor, Alunos e Manual Escolar, 2015. Tese (Educação) - Universidade Aberta (Co-orientador). |
2. |
Tiago Alexandre Fernandes Almeida, Instruçao Transmissiva ou construtivista nos programas de escrita inventada? Impacto na qualidades das escritas inventadas
de crianças em idade pré-escolar, 2014. Tese (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
3. |
Maria de Lourdes Moreira, Programa de treino para a indução do princípio alfabético, 2007. Tese (Psicologia Educacional) - Universidade Nova de Lisboa (Orientador). |
1. |
Sandra Borges, , "O Impacto da Revisão na Qualidade de Composições de Crianças do 4º e 5º ano de Escolaridade", 2018. Tese (Ciências de Educação) - Universidade Nova de Lisboa (Orientador). |
2. |
Telma Pereira, Evolução da leitura e escrita precoces: Comparação de programas de escritas inventadas e consciência fonológica, 2013. Tese (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
3. |
Sofia Ferreira, Aprendizagem auto-regulada: Impacto de um instrumento de caracterização de práticas de literacia no desempenho dos educadores
de infância , 2013. Tese (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
4. |
Tiago Santos, Motivações na sala de aula - Relações entre as motivações dos professores para ensino e a motivação dos seus alunos, 2012. Tese (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Co-orientador). |
5. |
Tiago Almeida, O nome e o som das letras nos processos de fonetização – da instrução ao conflito cognitivo em programas de intervenção sobre
a escrita. Um estudo longitudinal do jardim-de-infância ao 1º ano, 2009. Tese (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
Joana Filipa Rodrigues, A Avaliação do impacto de um programa de intervenção de sensibilização à linguagem escrita , 2013. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
2. |
Ana Rita Alves, Desenvolvimento das competências emocionais em crianças compreendidas entre os 3 e os 5 anos através do programa ser e conhecer
, 2013. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
3. |
Monteiro, F., Revisão textual auxiliada em contexto de grupo, 2012. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
4. |
Ângelo, P., Práticas dos educadores de infância e conceitos de literacia em crianças de 5 anos, 2012. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
5. |
Vitória de Sousa, A evolução do desempenho em leitura de crianças do 1º ano de escolaridade submetidas a um programa de intervençã, 2011. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
6. |
Cátia Mutinheira, Por detrás das letras e nas entrelinhas: Um estudo sobre a importância da revisão textual na melhoria da qualidade das produções
textuais ao nível ortográfico, de coesão e coerência textual, 2011. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
7. |
Hugo Almeida, A relação entre a consciência fonológica, morfológica e o sucesso na aquisição da ortografia em crianças com dificuldades
de aprendizagem ao nível da ortografia do 2º e 3º ano do ensino básico, 2011. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
8. |
Luís Marçal, Relação entre consciência fonológica, morfológica e os tipos de erros ortográficos, 2011. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
9. |
Bruno Monteiro, A relação entre a consciência fonológica, consciência morfológica, consciência morfo-sintáctica e o sucesso na aquisição da
ortografia, 2010. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
10. |
Veronique Ribeiro, O erro mora aqui: A relação existente entre a consciência fonológica, morfológica e os erros ortográficos em crianças do
2º e 4º ano de escolaridade, 2010. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
11. |
Ana Filipa Rocha, Competências linguísticas e metalinguísticas e as escritas inventadas, 2010. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
12. |
Tiago Ferreira, A relação existente entre a consciência fonológica, a consciência morfológica e os erros ortográficos em crianças do 2º e
3º ano de escolaridade, 2010. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
13. |
José Pedro Proença, Na relação entre desenvolvimento linguístico, desenvolvimento metalinguístico e qualidade da produção textual – um estudo
correlacional em crianças do 4º ano de escolaridade, 2010. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
14. |
Marta Cortinhas, Relacionar a consciência fonológica, consciência morfológica e os erros ortográficos em crianças do 2ºano com e sem dificuldades
de aprendizagem, 2010. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
15. |
Sofia Ferreira, Coup de Pouce CLE, Clubes de leitura e escrita, uma adaptação para 3 escolas do 1º ciclo portuguesas, 2009. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
16. |
Teresa Saragoça, Estratégias para aprender ortografia: O caso da regra contextual nasalização antes de p e , 2009. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
17. |
Vera Gonçalves, A influências de duas estratégias de ensino na aquisição de uma regra ortográfica contextual, 2009. Dissertação (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
Trabalho de conclusão de curso de Bacharelato/Licenciatura Bachelor/Licenciate degree conclusion work |
1. |
Tiago Almeida, Nome e som das letras nos processos de fonetização, 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
2. |
Carlos Veiga, As concepções sobre a escrita tendo em conta as dimensões de planificação, textualização e revisão de textos em alunos do
1º, 2º e 3º ano de escolaridade, 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
3. |
Lourenço, P., Comparação dos efeitos de duas estratégias de intervenção diferenciadas no processo de ensino aprendizagem de uma regra morfo-sintáctica, 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
4. |
Lança. L., Análise à evolução do desempenho ortográfico em crianças do 2º, 3º e 4º ano em função da natureza das unidades linguísticas
em que são cometidos erros, 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (Orientador). |
Outros Trabalhos Other production |
1. |
Silva, C.. XIII Colóquio de Psicologia e educação, 2015. |
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
Silva, C.. Participação no júri de Gerir Salas de Aula Culturalmente Diversas. Gerir Salas de Aula Culturalmente Diversas, 2015. Tese (Ciências da Educação) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. |
2. |
Silva, C.. Participação no júri de Jorge Osvaldo dias Santos Gonçalves. O desenvolvimento metacognitivo de alunos do terceiro ciclo e as actividades de investigação na àrea das ciências., 2015. Tese (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. |
3. |
Silva, C.. Participação no júri de Edília Alves Simões. Tipologia de erros de leitura no primeiro ciclo: avalaição de leitura oral de palavras, 2015. Tese (Psicologia Educacional) - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. |
4. |
Silva, C.. Participação no júri de Maria Teresa Figueira Bailadeira dos Santos. Formação de palavras: a aquisição de alguns afixos derivacionais em Português e Inglês, 2014. Tese (Linguística geral) - Universidade Nova de Lisboa. |
1. |
Silva, C.. Participação no júri de Ana Rita Lourenço Martins. Identificação da dislexia de desenvolvimento segundo o modelo de dupla via, 2015. Dissertação (Desenvolvimento e perturbações da linguagem) - Instituto Superior de Ciências da Saúde Sul. |
2. |
Silva, C.. Participação no júri de Alexandra Lopes. Crenças, práticas e ambientes de literacia familiar: Um estudo exploratório., 2015. Dissertação (Formação Pessoal e Social) - Universidade de Lisboa. |
Participação em eventos Event participation |
Participação como Moderador Participation as Chairman |
1. |
Diversidade e educação, 2015 (Congresso). Nome do evento: XIII Colóquio de Psicologia e educação; Nome da Instituição: ISPA- IU; Cidade do evento: Lisboa / ISPA-IU. |
2. |
Writing Research Across Borders III, 2014 (Congresso). Nome do evento: Writing Research Across Borders III; Nome da Instituição: Université Paris-Ouest Nanterre La Défense; Cidade do evento: Paris / França. |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
56 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
11 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
5 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
6 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
33 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
32 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
1 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
12 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
12 |
Produção técnica Technical production |
81 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
81 |
Dados complementares (Additional data) |
40 |
Orientações Orientations |
31 |
Outros Trabalhos Other production |
1 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
6 |
Participação em Eventos Event participation |
2 |
Visualizações do curriculum [
5331
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
03-09-2020
às
05:39:09
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt/ | Icons by Axialis Team |
|