Carolina Sofia Sarrazola Barata
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
30/04/2018 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Carolina Sofia Sarrazola Barata |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Barata, Carolina |
Categoria profissional
Position |
Professor Auxiliar |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Ciências Exactas-Química. Ciências Naturais-Ciências da Terra e do Ambiente.
|
Endereço profissional
Professional address |
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes Rua Diogo Botelho, 1327 4169-005 Porto Portugal Telefone: (+351)226196240Extensão: 128 Fax: (+351)226196244 Correio electrónico: cbarata@porto.ucp.pt |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2009-2015 |
Doutoramento Phd |
Programa Doutoral em Geociências
(4 anos » years)
.
Universidade de Aveiro,
Portugal.
|
2005-2008 |
Mestrado Master degree |
Química Aplicada ao Património Cultural
(2 anos » years)
.
Universidade de Lisboa,
Portugal.
|
1996-1998 |
Licenciatura Licentiate degree |
Peritagem em Arte/ Mobiliário
(2 anos » years)
.
Escola Superior de Artes Decorativas,
Portugal.
|
1993-1996 |
Bacharelato Bachelor degree |
Tecnologia em Conservação e Restauro
(2 anos » years)
.
Instituto Politécnico de Tomar,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
2016-2016 |
Curso de curta duração Short course |
limpeza e remoção de substâncias filmogénias em arte antiga e contemporânea.
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes,
Portugal.
|
2010-2010 |
Curso de curta duração Short course |
New Methods of Cleaning Surfaces of Paintings.
Universidade do Porto,
Portugal.
|
2010-2010 |
Curso de curta duração Short course |
Synthetic Resins for Varnishing and Retouching.
Stichting Restauratie Atelier Limburg ,
Países Baixos.
|
2009-2009 |
Curso de curta duração Short course |
limpeza e remoção de substâncias filmogénias em arte antiga e contemporânea.
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes,
Portugal.
|
2008-2008 |
Curso de curta duração Short course |
limpeza superficial e remoção de substâncias filmogénias em arte antiga e c.
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes,
Portugal.
|
2007-2007 |
Curso de curta duração Short course |
Pigments and the Polarizing Microscope.
International Academic Projects,
Reino Unido.
|
2007-2007 |
Curso de curta duração Short course |
Escrita de um Artigo Científico em Conservação e Restauro.
Associação de Conservadores Restauradores de Portugal,
Portugal.
|
2007-2007 |
Curso de curta duração Short course |
Técnicas de Conservação e Restauro de Pintura em Atmosfera Modificada.
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes,
Portugal.
|
2006-2006 |
Curso de curta duração Short course |
Microcirurgia Têxtil Aplicada ao Tratamento de Suportes de Tela.
Universitat de Valencia,
Espanha.
|
2002-2002 |
Curso de curta duração Short course |
Formação Pedagógica de Formadores.
Centro de Formação Profissional Para o Comércio e Afins,
Portugal.
|
2001-2001 |
Curso de curta duração Short course |
Curso Elementar de Preservação de Fotografia.
Câmara Municipal de Lisboa,
Portugal.
|
1994-1994 |
Curso de curta duração Short course |
Curso Livre de Conservação em Fotografia.
Instituto Politécnico de Tomar,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes |
Mar/2009-Actual |
Professor Auxiliar |
Jan/2009-Actual |
Outra Situação |
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes |
Set/2005-Fev/2009 |
Assistente Estagiário |
Câmara de Comércio Italiana |
Mai/2002-Ago/2005 |
Outra Situação |
José de Mello Serviços Lda |
Abr/2002-Ago/2005 |
Outra Situação |
Jan/2002-Abr/2002 |
Outra Situação |
Câmara Municipal de Lisboa |
Mar/2001-Dez/2001 |
Outra Situação |
Nov/1996-Fev/2001 |
Outra Situação |
Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes |
Jan/2009-Actual |
|
Linhas de investigação»Research fields:
GeoBioTec |
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes |
Atividades de Ensino (Teaching activities)
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes |
Curso»Academic program: Arte - Conservação e Restauro Disciplinas lecionadas»Taught units:
- História, materiais e tecnologias III(Regente)
- Técnicas de Preservação e Conservação de Escultura(Regente)
- Limpeza de superfícies polícromas e não polícromas(Docente)
- Conservação Preventiva II(Docente)
- Teoria e Prática da Cor(Docente)
- Técnicas de Preservação e Conservação de Pintura II (Docente)
- Materiais e Tecnologias V(Docente)
- Conservação Preventiva, Avaliação e Gestão de Risco(Docente)
- Técnicas de Conservação e Restauro I (Materiais Orgânicos)(Regente)
- Técnicas de Conservação e Restauro II (Património Integrado)(Regente)
- Estágio / Dissertação(Regente)
- Conservação Preventiva de Património Edificado, Bens Móveis e Integrados(Docente)
- História e Tecnologia dos Materiais do Património Artístico e Cultural(Docente)
|
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes |
Curso»Academic program: Arte - Conservação e Restauro Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Técnicas de Preservação e Conservação de Materiais Orgânicos I e II(Docente)
- Materiais e Tecnologias III e IV (Docente)
- Estudo dos Materiais I e II(Docente)
- Introdução às Técnicas de Conservação e Restauro II (Docente)
- Técnicas de Conservação e Restauro I.(Docente)
|
Atividades de Formação Profissional (Professional education activities)
Câmara de Comércio Italiana |
Mai/2002-Ago
/
2005
|
|
Formação profissional»Professional education: - Conservação e Restauro de Pintura de Cavalete - projecto de formação TECNOLOGIAS
|
Linhas de Investigação (Research fields)
1. |
Estudo, Conservação e Gestão do Património Cultural |
|
Objectivos»Goals:
A linha de investigação “Estudo, Conservação e Gestão do Património Cultural”, criada no âmbito do CITAR – Centro de I&D da
Escola das Artes – em finais de 2007, visa aproximar a área de Arte da Escola das Artes da realidade da pesquisa científica,
afirmar a sua vocação neste domínio e contribuir para o desenvolvimento de projectos que possam dar um contributo efectivo
às áreas por ela contempladas. As áreas temáticas inscritas nesta linha de investigação são as seguintes: A - Artes Decorativas
B - Conservação de Bens Culturais C - História da Arte do século XX em Portugal D - Gestão do Património A estratégia proposta
não pretende responder apenas à complementaridade entre ensino e investigação – inevitável numa Escola que procura a transmissão
e a renovação das práticas artísticas e dos seus campos de estudo – senão que procura responder à necessidade de aprofundar
a pesquisa científica em áreas relevantes da vida nacional e internacional. .
Domínio Científico:
Humanidades / Área Científica:
Artes.
Domínio Científico:
Ciências Exactas / Área Científica:
Química.
Domínio Científico:
Humanidades / Área Científica:
História e Arqueologia.
Objectivos socio-económicos:
Promoção geral dos conhecimentos. Palavras-chave:
Conservação e Restauro; Património Cultural; Património Cultural Digital; Gestão Cultural; Estudos de Materiais; Técnicas Analíticas.
|
2. |
Estudo, Conservação e Gestão do Património Cultural |
|
Objectivos»Goals:
A linha de investigação “Estudo, Conservação e Gestão do Património Cultural”, criada no âmbito do CITAR – Centro de I&D da
Escola das Artes – em finais de 2007, visa aproximar a área de Arte da Escola das Artes da realidade da pesquisa científica,
afirmar a sua vocação neste domínio e contribuir para o desenvolvimento de projectos que possam dar um contributo efectivo
às áreas por ela contempladas.
As áreas temáticas inscritas nesta linha de investigação são as seguintes:
A - Artes Decorativas
B - Conservação de Bens Culturais
C - História da Arte do século XX em Portugal
D - Gestão do Património
A estratégia proposta não pretende responder apenas à complementaridade entre ensino e investigação – inevitável numa Escola
que procura a transmissão e a renovação das práticas artísticas e dos seus campos de estudo – senão que procura responder
à necessidade de aprofundar a pesquisa científica em áreas relevantes da vida nacional e internacional.
.
Domínio Científico:
Humanidades / Área Científica:
Artes.
Domínio Científico:
Ciências Exactas / Área Científica:
Química.
Domínio Científico:
Humanidades / Área Científica:
História e Arqueologia.
Objectivos socio-económicos:
Promoção geral dos conhecimentos. Palavras-chave:
Conservação e Restauro; Património Cultural; Património Cultural Digital; Gestão Cultural; Estudos de Materiais; Técnicas Analíticas.
|
3. |
GeoBioTec |
|
Domínio Científico:
Humanidades / Área Científica:
Artes.
Domínio Científico:
Ciências Exactas / Área Científica:
Química.
Domínio Científico:
Ciências Naturais / Área Científica:
Ciências da Terra e do Ambiente.
Palavras-chave:
Técnicas Analíticas; Estudos de Materiais; Património Cultural; Intercâmbio institucional.
|
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador Participation as Researcher |
2009-2011 Materiais e Técnicas de Pintores do Norte de Portugal |
Referência do projeto»Project reference: 6-15-6-1199. Programa QREN – Eixo Prioritário III – valorização e Qualificação Ambiental e Territorial Financiador(es)»Funding:
Quadro de Referência Estratégico Nacional.
|
Outro Tipo de Participação Other kind of participation |
2012-2014 GILT-Teller: an interdisciplinar multi-scale study of gilding techniques and materials in Portugal, 1500-1800-GILT-Teller: an interdisciplinar multi-scale study of gilding techniques and materials in Portugal, 1500-1800 |
Referência do projeto»Project reference: PTDC/EAT-EAT/116700/2010. Parceiro(s)»Partners:
Universidade Nova de Lisboa; Universidade de Évora; Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes; Universidade de Lisboa. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Português (Bem), Inglês (Bem), Italiano (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem). |
Fala Speaking |
Português (Bem), Inglês (Bem), Italiano (Bem), Francês (Pouco), Espanhol (Pouco). |
Lê Reading |
Português (Bem), Inglês (Bem), Italiano (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem). |
Escreve Writing |
Português (Bem), Inglês (Bem), Italiano (Bem), Francês (Pouco), Espanhol (Pouco). |
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual |
Associação Profissional de Conservadores-Restauradores ARP, Membro.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Barata, Carolina; Sousa, Gonçalo V. e. eds. 2014. Preservar Conservando. Património móvel e integrado da Ordem Terceira de São Francisco do Porto ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-20-4862-8. Porto: Venerável Ordem Terceira de São Francisco do Porto. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Cunha, Diana; Barata, Carolina; Pais, Alexandre. 2018. "Four reliquary busts from the former monastery of Madre de Deus: study and conservation", ECR - Estudos de Conservação e Restauro, 8: 96 - 117.
|
|
|
|
2. |
Barata, Carolina; Pereira, Catarina; Gaspar, Rita; Castro, Laura. 2017. "Retouching Scientific Photography The Glass Plate Negatives Collection at the Natural History and Science Museum University
of Porto", Ge-conservación, 12: 101 - 110.
|
|
|
|
3. |
Barata, Carolina. 2017. "The retable of the chapel of Our Lady of Mercy in the cloister of Oporto’s Cathedral: study, conservation and restoration", Ge-conservación, 12: 137 - 149.
|
|
|
|
4. |
Barata, Carolina; Cruz, António J; Rocha, Fernando T; Reguer, Sollen; Andrejkovicová, Slavka. 2015. "SR-XRD analysis of bole layers in popular and erudite Portuguese gilded baroque retables", Applied Clay Science 116117, November 2: 39 - 45.
|
|
|
|
5. |
Barata, Carolina; Cruz, António J; Carballo, Jorgelina; Araújo, Maria E; Coroado, João; Mendonça, Maria H. 2013. "Caracterização através de análise química da escultura portuguesa sobre madeira de produção erudita e de produção popular
da época barroca", Química Nova - Órgão de divulgação da Sociedade Brasileira de Química 36, 1: 21 - 26.
|
|
|
|
6. |
Barata, Carolina; Cruz, António J; Carballo, Jorgelina; Araújo, Maria E. 2010. "The materials and techniques of polychrome baroque wooden sculpture: three works from Baião, Portugal", International Journal of Conservation Science 1, 1: 19 - 26.
|
|
|
|
7. |
Barata, Carolina; Cruz, António J; Carballo, Jorgelina; Araújo, Maria E. 2009. "Forma e matéria: a escultura barroca de Santo Estêvão do Museu de Santa Maria de Lamas, Portugal", Imagem Brasileira , 4: 203 - 208. |
|
|
|
8. |
Barata, Carolina; Cruz, António J; Ferro, Marta. 2008. "The visible image is not always correct: the differentiation of layers by optical microscopy in samples’ cross sections", e-conservation magazine, 7: 21 - 25.
|
|
|
|
9. |
Barata, Carolina; Cruz, António J; Carballo, Jorgelina; Araújo, Maria E. 2007. "Os materiais e as técnicas usados numa escultura barroca, do Museu de Santa Maria de Lamas, representando São Domingos", Conservar Património, 6: 21 - 30.
|
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Barata, Carolina; Cruz, António J; Carballo, Jorgelina; Araújo, Maria E; Coroado, João. 2009. "Gilding materials and techniques used in erudite and popular portuguese polichrome baroque wooden sculptures", Trabalho apresentado em TECHNART 2009 - Non-Destructive and Microanalytical Techniques in Art and Cultural Heritage Research, In TECHNART 2009 - Non-Destructive and Microanalytical Techniques in Art and Cultural Heritage Research, Athens, 27 - 30 April
2009, Atenas.
|
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
Santos, Alexandra; Barata, Carolina; Subtil, Eulália; Frade, José. 2016. "O estojo de faqueiro e a sua importância na sala de jantar portuguesa durante os séculos XVIII e XIX", Trabalho apresentado em III Colóquio Internacional A Casa Senhorial - Anatomia de Interiores, In Atas do III Colóquio Internacional A Casa Senhorial - Anatomia de Interiores, Porto. |
|
|
|
2. |
Santos, Alexandra; Barata, Carolina; Subtil, Eulália; Frade, José; Silva, José L. 2016. "Estudo, Conservação e Restauro de um Estojo de Faqueiro do Século XVIII", Trabalho apresentado em I Congreso Iberoamericano de Historia del Mueble, In Atas del I Congreso Iberoamericano de Historia del Mueble, Oviedo. |
|
|
|
3. |
Barata, Carolina; Vieira, Eduarda; Aguiar, Maria. 2015. "O ensino da Conservação e Restauro na Escola das Artes da Universidade Católica do Porto: passado, presente e futuro", Trabalho apresentado em Sínteses e Perspectivas para a Conservação e Restauro em Portugal – Jornada Comemorativa do 20º Aniversário da ARP, In Sínteses e Perspectivas para a Conservação e Restauro em Portugal – Jornada Comemorativa do 20º Aniversário da ARP, Lisboa. |
|
|
|
4. |
Barata, Carolina. 2013. "Estudos pós-graduados e a Ciência da Conservação – alguns trabalhos em curso na Escola das Artes da Universidade Católica
Portuguesa", Trabalho apresentado em II Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro, In PÓS:Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, São João D'El Rei.
|
|
|
|
5. |
Barata, Carolina; Rocha, Fernando T; Andrejkovicová, Slavka; Reguer, Sollen. 2013. "Synchrotron sr-xrd analysis of ground micro samples from gilded portuguese baroque retables", Trabalho apresentado em XV International Clay Conference, In Abstract Book, XV International Clay Conference, Rio de Janeiro. |
|
|
|
6. |
Maniés, Alexandre; Barata, Carolina; Calvo, Ana. 2013. "The Crucified Bom Jesus de Matosinhos: Technical study and conservation of a medieval sculpture", Trabalho apresentado em Polychrome Sculpture: Decorative Practice and Artistic Tradition, In Polychrome Sculpture: Decorative Practice and Artistic Tradition, Tomar. |
|
|
|
7. |
Barata, Carolina; Cruz, António J; Carballo, Jorgelina; Araújo, Maria E. 2010. "Ground layers in portuguese baroque polychrome wooden sculpture: analytical results", Trabalho apresentado em The Artist's Process, Techbology and Interpretation - Fourth symposium of the Art Technologie Source Research Working Group, In The Artist's Process, Techbology and Interpretation - Proceedings of the fourth symposium of the Art Technologie Source Research
Working Group, Viena. |
|
|
|
8. |
Barata, Carolina; Cruz, António J; Rocha, Fernando T. 2011. "Sobre os materiais utilizados na talha da época barroca do noroeste de Portugal - primeiros resultados", Trabalho apresentado em I Encontro Luso Brasileiro de Conservação e Restauro, In Actas do I Encontro Luso Brasileiro de Conservação e Restauro, UCP/CITAR, Porto.
|
|
|
|
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Barata, Carolina; Vieira, Eduarda; Aguiar, Maria. O ensino da Conservação e Restauro na Escola das Artes da Universidade Católica do Porto: passado, presente e futuro,Sínteses e Perspectivas para a Conservação e Restauro em Portugal – Jornada Comemorativa do 20º Aniversário da ARP,Lisboa,2015 (Comunicação). |
2. |
Barata, Carolina; Cruz, António J; Rocha, Fernando T; Andrejkovicová, Slavka; Reguer, Sollen; Candeias, António; Mirão, José. Gilding materials of erudite and popular retables from the baroque in Oporto diocese,Gilt-EnArt - Gilding Materials and Techniques in European Art,ÉVORA, PORTUGAL,2015 (Comunicação). |
3. |
Silva, José L; Barata, Carolina; Pissarra, José. Wood sampling for species identification in gilded and polychrome works of art. Limits and solutions,GILT-EnArt 2015 – International Conference on Gilding Materials and Techniques in European Art,Évora,2015 (Comunicação). |
4. |
Barata, Carolina; Cruz, António J; Rocha, Fernando T; Andrejkovicová, Slavka; Reguer, Sollen. SR-XRD analysis of bole layers in popular and erudite Portuguese gilded baroque retables.,Synchrotron Radiation and Neutrons in Art and Archaeology (SR2A 2014),Paris,2014 (Comunicação).
|
5. |
Barata, Carolina; Rocha, Fernando T; Andrejkovicová, Slavka; Reguer, Sollen. Synchrotron sr-xrd analysis of ground micro samples from gilded portuguese baroque retables,XV International Clay Conference,2013 (Poster). |
6. |
Barata, Carolina. Estudos pós graduados e a Ciência da Conservação – alguns trabalhos em curso na Escola das Artes da Universidade Católica
Portuguesa,II Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro,São João D’El Rei,2013 (Comunicação).
|
7. |
Maniés, Alexandre; Barata, Carolina; Calvo, Ana. The Crucified Bom Jesus de Matosinhos: Technical study and conservation of a medieval sculpture,Interim Meeting Polychrome Sculpture: Decorative Practice and Artistic Tradition,Tomar,2013 (Comunicação). |
8. |
Barata, Carolina; Cruz, António J; Rocha, Fernando T. Sobre os materiais utilizados na talha da época barroca do noroeste de Portugal - primeiros resultados,I Encontro Luso Brasileiro de Conservação e Restauro,Porto,2011 (Comunicação).
|
9. |
Barata, Carolina; Cruz, António J; Carballo, Jorgelina; Araújo, Maria E; Coroado, João. The documental sources versus the analytical results: ground layers in Portuguese polychrome wooden sculptures from the Baroque,ICOM-CC ATSR Interim Meeting Technology and Interpretation - Reflecting the artist's Process,Viena,2010 (Poster). |
10. |
Barata, Carolina; Cruz, António J; Carballo, Jorgelina; Araújo, Maria E; Coroado, João. Gilding materials and techniques used in erudite and popular portuguese polichrome baroque wooden sculptures,TECHNART 2009 - Non-Destructive and Microanalytical Techniques in Art and Cultural Heritage Research,Atenas,2009 (Poster).
|
11. |
Barata, Carolina; Cruz, António J; Carballo, Jorgelina; Mendonça, Maria H. A rare pigment in an unexpected place: realgar in a Portuguese Baroque sculpture with non-erudite features,Colours 2008 - Bridging Science With Art, Évora,2008 (Comunicação). |
12. |
Barata, Carolina; Cruz, António J; Carballo, Jorgelina; Araújo, Maria E; Coroado, João. Preparações em Escultura Barroca Policromada,V Jornadas de Arte e Ciência,Porto,2008 (Comunicação). |
13. |
Barata, Carolina; Cruz, António J; Carballo, Jorgelina; Araújo, Maria E; Teixeira, Vítor. Forma e matéria: a Escultura Barroca de Santo Estêvão do Museu de Santa Maria de Lamas,V Congresso do Centro de Estudos de Imaginária Brasileira (CEIB),Vitória,2007 (Comunicação). |
14. |
Barata, Carolina; Cruz, António J; Carballo, Jorgelina; Araújo, Maria E. Materials and Techniques Used in Three Polychrome Baroque Wooden Sculptures from Baião, Portugal,TECHNART 2007 - Non-Destructive and Microanalytical Techniques in Art and Cultural Heritage Research,Lisboa,2007 (Comunicação). |
15. |
Barata, Carolina. Olhares Cruzados Sobre Conservação in situ, Formação e Investigação Associada,Conservação e Restauro em Portugal na Encruzilhada de Bolonha,Lisboa,2007 (Comunicação). |
Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico Didactic and pedagogic material development |
1. |
Barata, Carolina. Materiais e Técnicas de Pintores do Norte de Portugal,2011. Foi coordenadora geral da produção e edição do DVD promocional destinado à divulgação dos resultados da investigação desenvolvida
no âmbito do projecto "Materiais e Técnicas de Pintores do Norte de Portugal", que foi distribuido, em Março de 2011, com
a edição Norte do Jornal Público. Paralelamente, coordenou a criação e actualização do web site do projecto onde foi disponibilizada
toda a produção científica, bem como informações sobre eventos relacionados com o mesmo: http://artes.ucp.pt/citar/mtpnp/.
|
Organização de evento Event organization |
1. |
Barata, Carolina. limpeza superficial e remoção de substâncias filmogénias em arte antiga e contemporânea,2016 (Oficina / Outra). |
2. |
Barata, Carolina; Sousa, Gonçalo V. e; Vieira, Eduarda. II Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro,2013 (Encontro / Outra). |
3. |
Barata, Carolina; Sousa, Gonçalo V. e; Vieira, Eduarda. VIII Jornadas de Arte e Ciência - Conservação e Restauro de Artes Decorativas de Aplicação Arquitectónica,2012 (Encontro / Organização).
|
4. |
Barata, Carolina; Vieira, Eduarda. Implementação da Conservação Preventiva em Museus e Edifícios Históricos. Caso de Estudo – A Casa Museu de Rui Barbosa,2012 (Oficina / Organização). |
5. |
Barata, Carolina; Vieira, Eduarda; Sousa, Gonçalo V. e. I Encontro Luso Brasileiro de Conservação e Restauro,2011 (Encontro / Organização).
|
Dados Complementares (Additional data)
Tese de Doutoramento Phd Thesis |
1. |
Cláudia Nunes, A conservação das obras de Cândido Portinari pertencentes ao palácio Gustavo Capanema: um estudo analítico dos materiais, 2017. Tese (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Orientador). |
2. |
Catarina Cortes Pereira , O retoque em negativos de gelatina e prata em vidro de coleções portuguesas. Intencionalidade funcional e estética e metodologias
de conservação, 2017. Tese (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Co-orientador). |
3. |
Edmar Gonçalves, Preservação de patrimônio bibliográfico em museus-casas, 2017. Tese (Estudos de Património) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Co-orientador). |
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
José Bernardo Carvalho , Estudo, Conservação e Restauro do Retábulo de São Sebastião da Capela de São Sebastião das Carvalheiras, 2016. Dissertação (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Co-orientador). |
2. |
José Luís Amorim Silva, Madeiras usadas em escultura policromada - revisão dos processos metodológicos para a obtenção de amostras e respetiva identificação, 2016. Dissertação (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Co-orientador). |
3. |
José Pedro Almeida , Estudo e Conservação de uma urna relicário da Sé Porto: o caso de estudo da urna do Mártir Santo Aurélio, 2015. Dissertação (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Co-orientador). |
4. |
Alexandra Santos, Intervenção de conservação e restauro de um estojo de faqueiro do século XVIII - estudo material e técnico, 2015. Dissertação (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Co-orientador). |
5. |
Ana Patrícia Monteiro , O retábulo da capela de Nossa Senhora da Piedade do claustro da Sé do Porto: estudo, conservação e restauro, 2015. Dissertação (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Co-orientador). |
6. |
Alexandre Maniés, Estudo e tratamento de conservação e restauro da escultura medieval O Bom Jesus de Matosinhos, 2014. Dissertação (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Co-orientador). |
7. |
Carla Matos, Estudo e tratamento de conservação e restauro da escultura de madeira dourada e policromada de S. João Batista da igreja de
S. Francisco do Porto, 2012. Dissertação (Conservação de Bens Culturais - Especialização em Escultura/Talha) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador). |
8. |
Frederico Matos, Conservação e restauro do nicho da escultura em granito de S. Francisco de Assis da igreja de S. Francisco do Porto, 2012. Dissertação (Conservação de Bens Culturais - Especialização em Escultura/Talha) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador). |
9. |
Rita Medina Peixoto, Conservação e restauro da escultura sobre madeira policromada de S. Francisco de Assis de Joaquim Machado de Castro, 2012. Dissertação (Conservação de Bens Culturais - Especialização em Escultura/Talha) - Universidade Católica Portuguesa (Co-orientador). |
1. |
Cristina Monteiro , Estudo, Conservação e Restauro de uma Pintura Sobre Madeira – a Porta da Capela da Quinta do Fojo, 2017. Dissertação (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Orientador). |
2. |
Robson Cristo Oliveira, Inventário, Estudo e avaliação da Coleção de Escultura em Madeira do Museu de Arte Sacra da Arquidiocese de São Sebastião
do Rio de Janeiro, 2017. Dissertação (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Co-orientador). |
3. |
Diana Cunha , Intervenção de Conservação e Restauro e estudo histórico de quatro bustos-relicários da Igreja da Madre de Deus, 2017. Dissertação (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Orientador). |
4. |
Maria José Távora , Cristo Crucificado. Estudo, conservação e restauro de uma escultura flamenga, 2017. Dissertação (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Orientador). |
5. |
Rita Ribeiro , Esculturas barrocas policromadas do Convento de São Bento da Avé Maria – Estudo, Conservação e Restauro de um par de Anjos
Tocheiros, 2017. Dissertação (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Orientador). |
6. |
Henrique Madeira Ferreira, Estudo, Conservação e Restauro do Escultura do Santo Isidoro de Sevilha de António Teixeira Lopes, 2017. Dissertação (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Co-orientador). |
7. |
Inês Soares, Estudo, Conservação e Restauro do Alto Relevo alusivo ao nascimento de São Bento e Santa Escolástica no Retábulo da Nossa
Senhora da Graça, Igreja de São João Batista da Foz do Douro, 2017. Dissertação (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (Co-orientador). |
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
Barata, Carolina; Gonçalo de Vasconcelos e Sousa; Maria Aguiar. Participação no júri de Paula Maria dos Santos Trindade Moreira. Reintegração cromática da pintura maneirista “A Flagelação de Cristo”. Problemáticas da reintegração de desgastes no equilíbrio
entre a fruição estética e o respeito pela historicidade da obra, 2016. Dissertação (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes. |
2. |
Barata, Carolina; Gonçalo de Vasconcelos e Sousa; Maria Aguiar. Participação no júri de Carolina Branco. Tratamento de rasgões e lacunas em suporte de tela. Retrato equestre de D. Miguel e representação de São José, 2016. Dissertação (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes. |
3. |
Barata, Carolina; Gonçalo de Vasconcelos e Sousa; Maria Aguiar. Participação no júri de Isaura Almeida. Intervenção de Conservação e Restauro de um retrato do séc. XIX. A transparência nas entretelagens versus a utilização de
suportes semirrígidos, 2016. Dissertação (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes. |
4. |
Barata, Carolina; Gonçalo de Vasconcelos e Sousa; Maria Aguiar. Participação no júri de Maria de Fátima Teixeira. Conservação e Restauro da pintura sobre madeira A Morte de São Francisco de Assis. Monitorização ambiental e gestão de risco
de dano na pintura em estudo por ação da luz natural, 2015. Dissertação (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes. |
5. |
Barata, Carolina; Gonçalo de Vasconcelos e Sousa; Maria Aguiar. Participação no júri de Ana Luísa Ricardo. São Jerónimo, 2015. Dissertação (Arte - Conservação e Restauro) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes. |
6. |
Barata, Carolina; Gonçalo Vasconcelos e Sousa; Ana Calvo; Agnès Le Gac. Participação no júri de Frederico Matos. Conservação e restauro do nicho da escultura em granito de S. Francisco de Assis da igreja de S. Francisco do Porto, 2012. Dissertação (Conservação de Bens Culturais - Especialização em Escultura/Talha) - Universidade Católica Portuguesa. |
7. |
Barata, Carolina; Gonçalo Vasconcelos e Sousa; Ana Calvo; Agnès Le Gac. Participação no júri de Rita Medina Peixoto. Conservação e restauro da escultura sobre madeira policromada de S. Francisco de Assis de Joaquim Machado de Castro, 2012. Dissertação (Conservação de Bens Culturais - Especialização em Escultura/Talha) - Universidade Católica Portuguesa. |
8. |
Barata, Carolina; Gonçalo Vasconcelos e Sousa; Ana Calvo; Agnès Le Gac. Participação no júri de Carla Matos. Estudo e tratamento de conservação e restauro da escultura de madeira dourada e policromada de S. João Batista da igreja de
S. Francisco do Porto, 2012. Dissertação (Conservação de Bens Culturais - Especialização em Escultura/Talha) - Universidade Católica Portuguesa. |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
19 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
1 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
1 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
9 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
9 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
9 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
1 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
8 |
Produção técnica Technical production |
21 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
21 |
Dados complementares (Additional data) |
27 |
Orientações Orientations |
19 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
8 |
Outras informações relevantes
Tem frequentado diversos cursos e outras atividades de atualização profissional de que destaca os mais recentes: 2013 – Ao
abrigo do projeto CHARISMA (Cultural Heritage Advanced Research Infrastructures ), projeto cofinanciado pela Comissão Europeia,
obteve a atribuição de tempo de feixe na linha DiffAbs do centro de radiação sincrotrão de Paris, SOLEIL Synchrotron, entre
os dias 6 e 11 de Fevereiro de 2013. Esta permanência permitiu a realização de análises de difração de raios X com radiação
sincrotrão que se revelaram fundamentais para conclusão do plano de trabalho do doutoramento em Geociências.<br> 2010 – Curso
New Methods of Cleaning Surfaces of Paintings, ministrado por Richard Wolbers, da Universidade de Delaware e organizado pelo
atelier 20/21, que teve lugar na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, de 28 de Junho a 2 de Julho, num total de
30 horas. Curso Synthetic Resins for Varnishing and Retouching, ministrado por René de La Rie, Jill Whitten e Robert
Proctor, que teve lugar no SRAL, em Maastricht, entre os dias 1 e 4 de Junho de 2010, num total de 28 horas. 2009 -
Curso de Proteção Contra Radiações Ionizantes, coordenado pelo Eng. º Acácio Lima, que teve lugar no Pólo da Foz do Centro
Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa, de 13 a 20 de Fevereiro de 2009. Jornadas Fundacionales do Grupo
de Trabalho de Retábulos subordinadas ao tema Estructuras y Sistemas Constructivos en Retablos: Estúdio y Conservación, organizadas
pelo Grupo Espanhol do International Institute for Conservation of Historic and Artistic Works (GEIIC), que tiveram lugar
no Museu de belas Artes de Valência San Pio V, de 25 a 27 de Fevereiro de 2009, com um total de 20 horas. 2008 - Curso
Avaliar os riscos do ambiente para as coleções: os objetos aclimatam-se?, lecionado pelo Doutor Stefan Michalski, que decorreu
no Campus da Foz da Universidade Católica Portuguesa, nos dias 14, 15 e 16 de Maio de 2008, com um total de 16 horas.
2007 - Curso Pigments and the Polarizing Microscope, coordenado por Peter McTaggart e promovido por International Academic
Projects, que teve lugar em Hare-Somerset, Inglaterra, entre os dias 23 a 27 de Julho de 2007 (40 horas). Curso Escrita
de um Artigo Científico em Conservação e Restauro, coordenado pelo Prof. Doutor António João Cruz, organizado pela Associação
de Conservadores Restauradores de Portugal (ARP), que teve lugar no Centro Cultural e Científico de Macau, durante os dias
4 e 5 de Junho de 2007 (12 horas). Organizou e frequentou o curso de Técnicas de Conservação e Restauro de Pintura em
Atmosfera Modificada, coordenado por José Moreira, durante os dias 16 e 17 de Março de 2007, na Escola das Artes da Universidade
Católica Portuguesa (12 horas). 2006 - Curso Microcirurgia Têxtil Aplicada ao Tratamento de Suportes de Tela, coordenado
pelo Professor Winfried Heiber, no Departamento de Conservação e Restauro da Universidade Politécnica de Valência, de 3 a
de 3 a 6 de Outubro de 2006.
|
Visualizações do curriculum [
3829
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
03-09-2020
às
09:44:13
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt/ | Icons by Axialis Team |
|