Carlos Sena Caires
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
03/02/2017 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Carlos Sena Caires |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Caires, Carlos Sena |
Categoria profissional
Position |
Professor Auxiliar |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Humanidades-Artes.
|
Sexo
Gender |
Masculino»Male |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2004-2010 |
Doutoramento Phd |
Doutoramento em Artes Plásticas
(3 anos » years)
.
Universite de Paris VIII,
França. Instituição portuguesa que atribuiu reconhecimento/equivalência/registo » Portuguese Instituition providing acknowledgement/equivalence/registry
: Universite de Paris VIII. Com o tipo » With the type:
Registo » Registry.
|
1998-2001 |
Mestrado Master degree |
Mestrado Som e Imagem
(2 anos » years)
.
Centro Regional do Porto,
Portugal.
|
1989-1994 |
Licenciatura Licentiate degree |
Licenciatura em Design / Projectação Gráfica
(5 anos » years)
.
Universidade da Madeira,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
2003-2004 |
Outros Others |
Arts Plastiques et Photographie. Universite de Paris VIII,
França.
|
1998-1999 |
Especialização/ Pós-Graduação Specialization/ Postgraduation |
Som e Imagem.
Centro Regional do Porto,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Set/2014-Actual |
Professor Auxiliar |
Jan/2010-Actual |
Outra Situação |
Set/2001-Set/2009 |
Assistente |
Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes |
Set/2014-Actual |
Professor Auxiliar |
Jan/2010-Ago/2014 |
Outra Situação |
Atividades de Ensino (Teaching activities)
Curso»Academic program: Som e Imagem Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Teoria dos Média(Regente)
|
Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Set/2001-Actual |
|
Membro de Conselho Consultivo |
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Francês (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Italiano (Razoavelmente), Galego (Bem). |
Fala Speaking |
Francês (Bem), Inglês (Pouco), Espanhol (Pouco), Italiano (Pouco), Galego (Razoavelmente). |
Lê Reading |
Francês (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Italiano (Razoavelmente), Galego (Razoavelmente). |
Escreve Writing |
Francês (Bem), Inglês (Pouco), Espanhol (Pouco), Italiano (Pouco), Galego (Pouco). |
Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
1992 |
1º Prémio de Pintura,
Expo-Jovem Madeira.
|
1993 |
1º Prémio Concurso de Postais de Natal,
Secretaria Regional de Turismo do Funchal - Madeira.
|
1994 |
3º Prémio - Logótipo,
Flores da Madeira - Secretaria Regional de Turismo do Funchal.
|
1999 |
1º Prémio Jovens Talentos,
Multimédia XXI.
|
2001 |
Menção Honrosa Festival do Cinema Interactivo,
Portugal Media 2001.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Castro, Maria G; Caires, Carlos S; Ribas, Daniel; Palinhos, Jorge. eds. 2016. Cartografia das Fronteiras da Narrativa Audiovisual ed. 1, 1 vol., ISBN: 9789898835048. Porto: Católica Editora.
|
|
|
|
2. |
Caires, Carlos S. 2014. Les Conditions du Récit Filmique Interactif. ed. 1, 1 vol., ISBN: 9782729587826. Villeneuve D'Ascq: ANRT Thèse à la Carte. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Caires, Carlos S. 2016. A narrativa fílmica interativa: estratégias para a participação do público. In Cartografia das Fronteiras da Narrativa Audiovisual, ed. Maria Guilhermina Castro; Carlos Sena Caires; Daniel Ribas; Jorge Palinhos, 128 - 137. ISBN: 9789898835048. Porto: Católica Editora.
|
|
|
|
2. |
Caires, Carlos S. 2011. O hiper no modernismo e na ficção. In Diálogos Ibéricos sobre a Modernidade, ed. Xaquím Núñez Sabaris (Coord.), 25 - 40. . Universidade do Minho, Braga: HÚMUS.
|
|
|
|
3. |
Carlos, Sena C. 2007. Da narrativa fílmica interactiva. Carrossel e Transparências: dois projectos experimentais. In Estéticas do Digital, Cinema e Tecnologia, ed. LABCOM, 69 - 85. ISBN: 978-972-8790-84-4. Universidade da Beira Interior: Manela Penafria e Índia Mara M.
|
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Monteiro, Luis C; Caires, Carlos S. 2013. "Configuring the Art Object in the Age of Digital Computing: Meaning, Intentionality and Virtualization", Journal of Science and Technology of the Arts 5, 1: 71 - 78.
|
|
|
|
2. |
Carlos, Sena C. 2009. "The interactive potential of post-modern film narrative. Frequency, Order and Simultaneity.", Citar Journal, 1: 14 - 25.
|
|
|
|
3. |
Caires, Carlos S. 2007. "Towards the interactive filmic narrative. "Transparency": an experimental approach", Computer & Graphics Journal 31, 6: 800 - 808.
|
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Monteiro, Luis; Caires, Carlos S. 2015. "Overcoming the Digital Landmark. Transforming the Landscape", Trabalho apresentado em Contempart'15. 4th International Contemporary Art Conference, In Contempart'15. 4th International Contemporary Art Conference - Urban Identity, Space Studies and Contemporary Art, Istambul. |
|
|
|
2. |
Caires, Carlos S; Cardoso, Jorge. 2012. "The Garden of Time a tangible interactive video installation", Trabalho apresentado em TEI2012, In Proceedings of the Sixth International Conference on Tangible, Embedded, and Embodied Interaction (TEI2012), Canada, 2012, Kingston. |
|
|
|
3. |
Caires, Carlos S; Cardoso, Jorge. 2011. "Micronarrativas, Cinema e Interatividade: Faustine e O Jardim do Tempo, dois estudos de caso", Trabalho apresentado em Microcontos e outras microformas, In Atas do Simpósio Internacional “Microcontos e outras microformas” (versão online), Braga.
|
|
|
|
4. |
Caires, Carlos S. 2005. "Le récit filmique: à la rencontre d'un discours interactif", Trabalho apresentado em I Congrès Internacional sobre el CInema Europeu Contemporani, In I Congrès Internacional sobre el CInema Europeu Contemporani, Barcelona. |
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Castro, Maria G; Caires, Carlos S; Ribas, Daniel; Palinhos, Jorge. 2015. "A Review of the Colloquium «Narrative, Media and Cognition» — a Cartography of the Borders of Narrative", Journal of Science and Technology of the Arts 7, 2: 89 - 89.
|
|
|
|
2. |
Sena Caires, C. 2007. "Towards the interactive filmic narrative—‘‘Transparency’’: An experimental", Computers & Graphics, 31: 800 - 808.
|
|
|
|
3. |
Caires, Carlos S. 2006. "O projecto experimental “Carrossel”: para uma aproximação ao cinema interactivo", Actas Terceira Conferência Internacional de Arte Electrónico e Dixital, 1ª edição: 78 - 81.
|
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
Castro, Maria G; Caires, Carlos S. 2015. "No limiar da narrativa: é o interator uma personagem", Trabalho apresentado em V encontro da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento, In V encontro da AIM, Lisboa. |
|
|
|
Textos em jornais ou revistas Texts in newspapers or magazines |
1. |
Caires, Carlos S. 20 dez. 2013. "Editorial" CITARJournal - Jornal de Ciência e Tecnologia das Artes, 4 - 4.
|
2. |
Caires, Carlos S. 20 dez. 2012. "Desenfocar el mundo" 9THE13. Catálogo 2009/2011, 39 - 40. |
3. |
Caires, Carlos S. 20 dez. 2012. "Editorial" CITARJournal - Jornal de Ciência e Tecnologia das Artes, 4 - 4.
|
4. |
Caires, Carlos S. 20 dez. 2011. "Editorial" CITARJournal - Jornal de Ciência e Tecnologia das Artes, 5 - 5.
|
Outra produção científica Other scientific production |
1. |
Caires, Carlos S. 2010. "Les Conditions du Récit Filmique Interatif, Dispositifs et Réception", 464 pp.. Paris: Universidade Paris VIII. |
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Monteiro, Luis C; Caires, Carlos S. Future Cartographies: visualizing European space beyond "technological unconscious",ISSEI - XIV Conference of International Society for the Study of European Ideas,Porto,2014 (Conferência ou palestra). |
2. |
Caires, Carlos S. La Recherche-Création en Art Numérique et Interactif au CITAR,La Recherche-Création: Territoire d'Innovation Methodologique,Montréal,2014 (Conferência ou palestra).
|
3. |
Caires, Carlos S. Cinema do Dispositivo: Narrativa Fílmica e Interatividade,LisbonTalks,Lisboa,2014 (Comunicação). |
Curso de curta duração lecionado Taught short course |
1. |
Caires, Carlos S. Interactive Cinema Workshop: I am Off - I am (1) Off (0). A binary world in the quest of the incompossible, 2016 (Extensão), promovido por University of Applied Sciences of Mainz. Duração: 2 dias. Local: Alemanha, Cidade: Mainz, Tipo de participação: Docente. Interactive Cinema Workshop
"I am Off: I am (1) Off (0). A binary world in the quest of the incompossible"
Through the use of recorded video footages by the participants we will explore the construction of an interactive film project
where the possible and the impossible are studied in an original way, in the quest of the true incompossible. . |
2. |
Caires, Carlos S. Final Cut Pro X Advanced Editing, 2012 (Especialização), promovido por Universidade Católica Portuguesa. Duração: 30 horas. Local: Porto, Cidade: Portugal, Tipo de participação: Docente. |
3. |
Caires, Carlos S. Final Cut Pro X , 2011 (Especialização), promovido por Universidade Católica Portuguesa. Duração: 30 horas. Local: Escola das Artes, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente. |
4. |
Caires, Carlos S. Final Cut Pro 7, 2010 (Especialização), promovido por Universidade Católica Portuguesa. Duração: 30 horas. Local: Escola das Artes, Cidade: Porto, Tipo de participação: Docente. |
Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico Didactic and pedagogic material development |
1. |
Caires, Carlos S. Teoria dos Média,2013. |
2. |
Caires, Carlos S. Grafismo para Vídeo,2013. |
Organização de evento Event organization |
1. |
Caires, Carlos S. iNTERFACES - Concurso Internacional de Arte Interativa,2015 (Concurso / Organização). iNTERFACES is an Interactive Art Competition organized by the Research Center for Science and Technology of the Arts (CITAR),
whose greater purpose is to value contemporary artistic practice in the areas of digital and interactive arts, thus contributing
to further its development.
This competition arises from the need to promote contemporary digital artistic practice and interactive artworks by national
and international artists. Under the general theme of the Interface (a system or device through which unrelated entities can
interact), a variety of works are admitted to this competition: from audiovisual interactive installation to the Internet,
from performance to electronic art, from virtual reality to interactive cinema, from sound installations to augmented architecture.
One of the competitions main objectives is to divulge the competing works to the general public, as well as to digital artists
with participating works. This will take place during the 12th International Audiovisual Festival Black&White at School of
the Arts of the Portuguese Catholic University. A digital repository of the works will also be assembled, in order to give
a general view of works created for international calls and competitions by artists from all over the world.
|
2. |
Caires, Carlos S. Narrativa, Média e Cognição,2015 (Conferência / Organização). O colóquio Narrativa, Média e Cognição 2015 realiza-se este ano na Universidade Católica Portuguesa (Centro Regional do Porto),
no dia 14 de julho. Dando continuidade ao workshop realizado em 2014 na Universidade do Minho, este encontro científico pretende
proporcionar uma ocasião de debate aprofundado sobre modos de pensar e construir narrativas, bem como sobre a sua vivência
emocional, social e cultural, a partir do contributo de saberes artísticos e científicos diversos. O colóquio é organizado
pelo Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR), da Escola das Artes e coordenado pelo projeto “Narrativa
e Criação Audiovisual”, da Linha de Investigação de Criatividade Digital.
Enquadramento
Na tentativa de eliminar a efemeridade da ação em mudança, o ser humano cria dispositivos que a transformam em algum tipo
de configuração mais ou menos permanente: dar um sentido à dispersão de acontecimentos que nos assaltam no dia-a-dia parece
ser uma necessidade vital. A sucessão de eventos pode ser unificada num discurso, pelo que uma história se torna um possível
instrumento para fixar a representação da realidade vivida, sob pena de a alterar, reduzir, engrandecer ou mesmo transformar.
Aquilo que é narrado ganha uma autonomia própria, distinguindo-se da vivência subjacente. Com início numa experiência compartilhada
por outrem (e portanto mais tangível, objetiva ou intersubjetiva, como nas histórias ditas reais) ou oriundo de experiências
internas e imagéticas (ficcionais?), a partir do momento em que se forma, o discurso adquire a capacidade de criar novas realidades
por si mesmo. Esta duplicidade dialógica, entre o sujeito que conhece enquanto experiencia e aquele que conhece através do
relato, está presente em diversos setores da vida humana. Porque se considera útil compreender interdisciplinarmente os mecanismos
implicados em tais processos, organiza-se o colóquio “Narrativa, média e cognição”, dando particular enfoque ao estudo da
imagem em movi.
|
3. |
Caires, Carlos S. New Technologies, Old Questions and Images of Europe: The Humanistic Role of Technologies,2014 (Oficina / Organização). |
4. |
Caires, Carlos S. InTERFACES - Concurso de Arte Interactiva,2013 (Concurso / Organização).
|
Apresentação de obra artística Artistical work presentation |
1. |
Caires, Carlos S; Cardoso, Jorge. O Jardim do Tempo,2011 (Outra).
|
2. |
Caires, Carlos S. O Comboio do Amor,2010 (Outra).
|
3. |
Caires, Carlos S. Muriel,2008 (Outra).
|
4. |
Caires, Carlos S. Transparência,2007 (Outra).
|
5. |
Caires, Carlos S. Carrossel,2006 (Outra).
|
Obra de artes visuais Visual art production |
1. |
Caires, Carlos S; Ferreira-Lopes, Paulo. FORMES,2014 (Vídeo). |
2. |
Caires, Carlos S; Cardoso, Jorge. A VIAGEM,2013 (Vídeo). |
3. |
Caires, Carlos S. De_Passagem,2011 (Vídeo). |
4. |
Caires, Carlos S; Ferreira-Lopes, Paulo. A Menina dos Fósforos,2011 (Vídeo).
|
5. |
Caires, Carlos S. Às Escondidas com Deus,2011 (Vídeo). |
6. |
Caires, Carlos S. Faustine - Narrativa Fílmica Interativa,2010 (Outra). |
Dados Complementares (Additional data)
Tese de Doutoramento Phd Thesis |
1. |
Luís Ricardo Nunes da Costa Monteiro, Cenários Emergentes da Prática Pictórica. Da Intencionalidade na Criação à Virtualidade do Objecto Artístico, 2010. Tese (Doutoramento em Ciência e Tecnologia das Artes) - Centro Regional do Porto (Orientador). |
2. |
João Tiago Costa SIlva, A Questão da Imagem-Interactiva: Rumo a uma Estética de Leitura Dinâmica e de Participação Interdependente, 2010. Tese (Doutoramento em Ciência e Tecnologia das Artes) - Centro Regional do Porto (Orientador). |
3. |
João Domingos Alves de Sousa, O Futuro dos Videojogos Independentes: Inovação, Criatividade e Experimentação Artística, 2010. Tese (Doutoramento em Ciência e Tecnologia das Artes) - Centro Regional do Porto (Orientador). |
4. |
Fernando António Monteiro Martins, Da Improvisação Livre na Arte Digital: Espontaneidade e Criação Artística, 2010. Tese (Doutoramento em Ciência e Tecnologia das Artes) - Centro Regional do Porto (Orientador). |
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
Ana Rita Madeira Barros Pinheiro, O impacto do grande plano na narrativa cinematográfica: da construção de significado à sua interpretação, 2015. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto (Orientador). |
2. |
Nuno Miguel Rodrigues Meneses, Narrativa Fílmica e Internet: Desconstrução Fílmica e Interatividade, 2015. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto (Orientador). |
3. |
Yoan Olivier Pimentel, Da Produção à Distribuição de Conteúdos Audiovisuais para a Internet: Os 100 Dias Felizes do Yoan, 2015. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto (Orientador). |
4. |
Joana de Fátima Desudado Rocha, À procura do corte perdido, 2014. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto (Orientador). |
5. |
Gabriel Perrone Vianna, O artifício da auto obstrução: vertentes de um cinema de limitações, auto restrições e inovações, 2014. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto (Orientador). |
6. |
Rita Carvalho Leite, A Questão da Anacronia na Narrativa Fílmica do Cinema de Ficção, 2013. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto (Orientador). |
7. |
Inês Beatriz Rebanda Coelho, A Força Criativa do Produtor Cinematográfico: Os Desafios do Reconhecimento Artístico, 2013. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto (Co-orientador). |
8. |
Renata Oliveira Ramos, Distorção como Artifício ou Estratégia: o Problema do Real no Género de Ficção Científica, 2012. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto (Orientador). |
9. |
Inês Maria Oliveira Mendes, A Produção Cinematográfica e o Marketing: A Questão das Audiências do CInema Português, 2012. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto (Orientador). |
10. |
Luís Miguel da Santos Ferreira, O Jump-Cut no Cinema de Ficção Português: Recurso Artístico ou Técnica Narrativa?, 2012. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto (Orientador). |
11. |
Mafalda Morais Alçada Castelo-Branco Sousa, O Produtor no Contexto Audiovisual Nacional e Internacional. Desafios e Soluções., 2011. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto (Orientador). |
12. |
Nuno Teixeira de Castilho, Falso Documentário: Montar entre Ficção e Facto, 2011. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto (Orientador). |
13. |
Maria Helena Peixoto de Neves Pinto, As Condições da Edição no Documentário Português Contemporâneo de Observação, 2011. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto (Orientador). |
14. |
Marta Alvim, Descíamos de Olhos Fechados para Podermos Ver a Subida. Consciência, Realidade, Tempo, 2011. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto (Orientador). |
15. |
Nuno Miguel Moura Alves da Silva Cruz, O Som no CInema Português: O Modelo de Produção Nacional, 2011. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto (Orientador). |
16. |
Mário Dessa, A Iluminação com Elemento Narrativo do Cinema de Fícção: O Caso Específico de Fragmentos, 2010. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto (Orientador). |
17. |
Pedro Miguel Vasconcelos da Silva, Cenografia Digital: A Questão da Cenografia na Curta Metragem Catarse, 2010. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto (Orientador). |
18. |
João Tiago Costa Silva, A Relação Dialéctica entre o Digital e o Analógico: O Aleatório como Processo de Criação Artística, 2010. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto (Orientador). |
19. |
João Maria Araújo Reis Soeiro, A Direcção de Arte na Caracterização de Personagens no Caso Particular de Fragmentos, 2010. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto (Orientador). |
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
Caires, Carlos Sena. Participação no júri de José Alberto Gomes. Composing with Soundscapes, capturing and analysing urban audio for a raw musical interpretation, 2015. Tese (Doutoramento em Ciência e Tecnologia das Artes) - Centro Regional do Porto. |
2. |
Caires, Carlos Sena. Participação no júri de André Baltazar. ZATLAB: Recognizing Gestures for Artistic Performance interaction, 2015. Tese (Doutoramento em Ciência e Tecnologia das Artes) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes. |
3. |
Caires, Carlos Sena. Participação no júri de Joana Fernandes de Carvalho Gomes. Adaptive Interfaces for Live Performance of Generative Graphics, 2015. Tese (Doutoramento em Ciência e Tecnologia das Artes) - Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes. |
4. |
Caires, Carlos Sena. Participação no júri de João Miguel de Carvalho Mesquita. MultiModMundo, Desenho de zonas e objetos audiovisuais em videojogos do género MMOG através de técnicas de visualização de
dados em tempo real, 2015. Tese (Metamedia e Design) - Universidade de Évora. |
5. |
Caires, Carlos Sena. Participação no júri de José Telmo Rodrigues Marques. Geometria Serial: um modelo compositivo para composição algorítmica assistida por computador, 2015. Tese (Doutoramento em Ciência e Tecnologia das Artes) - Centro Regional do Porto. |
1. |
Caires, Carlos Sena; Paulo Ferreira-Lopes; Carlos Ruiz Carmona. Participação no júri de Luís Gonçalo Pereira Loureiro. O Novo Extremismo Francês na Génese de Marasmo, 2016. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto. |
2. |
Caires, Carlos Sena; Ribas, Daniel; Laura Castro. Participação no júri de Yoan Olivier Pimentel. Da produção à distribuição de conteúdos audiovisuais para a Internet. "Os 100 dias felizes do Yoan", 2016. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto. |
3. |
Caires, Carlos Sena; Carlos Ruiz Carmona; Ribas, Daniel. Participação no júri de Isa Salomé Prazeres dos Reis. Distribuição de Cinema Independente pela Web, 2016. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto. |
4. |
Caires, Carlos Sena; Paulo Ferreira-Lopes; Pedro Duarte Pestana. Participação no júri de Diogo Octávio Saraiva de Sousa Pereira. Loudness: Faz sentido aplicar uma norma de regularização na masterização musical?, 2016. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto. |
5. |
Caires, Carlos Sena; Pedro Duarte Pestana; Paulo Ferreira-Lopes. Participação no júri de Luís Artur Wood Faulhaber. Música para Cinema: Empatia e Percepção, 2016. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto. |
6. |
Caires, Carlos Sena; Pedro Duarte Pestana; Paulo Ferreira-Lopes. Participação no júri de Cátia Almeida Oliveira. Percepção e Inteligibilidade - a dimensão, manipulação e integração dos diálogos como elemento estruturante e condicionante
do filme, 2016. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto. |
7. |
Caires, Carlos Sena; Carlos Ruiz Carmona; Ribas, Daniel. Participação no júri de Bernardo Lima. Análise Histórica da Estilização da Violência no Cinema Americano: 1910-2015, 2016. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto. |
8. |
Caires, Carlos Sena; Ribas, Daniel; Laura Castro. Participação no júri de Nuno Miguel Rodrigues Meneses. Narrativa Fílmica e Internet: Desconstrução Fílmica e Interatividade, 2016. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto. |
9. |
Caires, Carlos Sena. Participação no júri de Mara-Cristina Ungureanu. "Persépolis" - da realidade ao filme de animação auto-biográfico, 2015. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto. |
10. |
Caires, Carlos Sena. Participação no júri de Henrique Correia Silva. O impacto da evolução tecnológica nos efeitos sonoros dos filmes de terror, 2015. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto. |
11. |
Caires, Carlos Sena. Participação no júri de Ana Rita Madeira Barros Pinheiro. O impacto do grande plano na narrativa cinematográfica: da construção de significação à sua interpretação, 2015. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto. |
12. |
Caires, Carlos Sena. Participação no júri de Sofia de Vasconcelos Oliveira. Um estudo sobre a direção artística: do teatro grego ao choma key, 2014. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto. |
13. |
Caires, Carlos Sena. Participação no júri de Tiago João dos Santos Monteiro. Conflicting Relationships Between Two Non-Antagonistic Animated Characters, 2014. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto. |
14. |
Caires, Carlos Sena. Participação no júri de Francisco Pinto Ferreira Bartilotti. Conflicting Relationships Between Two Non-Antagonistic Animated Characters, 2014. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto. |
15. |
Caires, Carlos Sena. Participação no júri de Céline Alexandra de Pina Valente. O Impacto da Internet e das Novas Tecnologias na Criação e Produção Musical Portuguesa, 2014. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto. |
16. |
Caires, Carlos Sena. Participação no júri de José Diogo Magro Dias. A relação entre a câmara e interpretação do actor na obra cinematográfica, 2014. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto. |
17. |
Caires, Carlos Sena. Participação no júri de Maria Teresa Oliveira Almeida. É Hasteada a Bandeira do Novo Cinema Português: Ernesto de Sousa e Dom Roberto, 2014. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto. |
18. |
Caires, Carlos Sena. Guitarra elétrica, uma abordagem de modulação sonora, e de interação aumentada, 2014. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto. |
19. |
Caires, Carlos Sena. Participação no júri de Miguel Filipe Bastos Silva. A antecipação no Cinema de Animação 3D, 2014. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto. |
20. |
Caires, Carlos Sena. Participação no júri de Henrique Alves de Sousa. Writing for the player: Adapting a traditional screenplay into an interactive format, 2014. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto. |
21. |
Caires, Carlos Sena. Participação no júri de Guilherme Novas Rocha Pereira. Machine Echoes - Esculturas Sonoras Interactivas, 2014. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto. |
22. |
Caires, Carlos Sena. Participação no júri de Eduardo Pereira. Interfaces Cérebro-Computador no desenho de páginas web, 2014. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto. |
23. |
Caires, Carlos Sena. Participação no júri de José Manuel Pinheiro de Almeida. "The Drum Kit and The Studio” A Spectral and Dynamic Analysis of the Relevant Components, 2014. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto. |
24. |
Caires, Carlos Sena. Participação no júri de Nina Maria De Melo Ferreira. O papel da infografia na compreensão da investigação e desenvolvimento, 2013. Dissertação (Mestrado em Gestão de Indústrias Criativas) - Universidade Católica Portuguesa. |
25. |
Caires, Carlos Sena. Participação no júri de Manuel João Carvalho Moura de Oliveira. A Importância da Direção de Fotografia na Construção da Narrativa Cinematográfica Ficcional, 2013. Dissertação (Mestrado Som e Imagem) - Centro Regional do Porto. |
26. |
Caires, Carlos Sena. Participação no júri de Rui Miguel Gonçalves de Figueiredo. Espaço Invisível: Fotografia da (não) Arquitectura, 2012. Dissertação (Comunicação e Artes) - Universidade de Aveiro. |
27. |
Caires, Carlos Sena. Participação no júri de Patrícia Viana Almeida. Práticas de Realização da Ficção Fílmica Não-Linear, 2012. Dissertação (Mestrado em Comunicação Audiovisual) - Politécnico do Porto. |
28. |
Caires, Carlos Sena. Participação no júri de André Filipe Pinho Guiomar. Direcção de Fotografia e Composição: O paradoxo da dualidade no seio da unidade, 2012. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto. |
29. |
Caires, Carlos Sena. Participação no júri de João Guilherme Marques Machado Gonçalves de Araújo. Trabalho de Montagem na Curta-Metragem "Manifesto dos Danados", 2012. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto. |
30. |
Caires, Carlos Sena. Participação no júri de Joana Machado Cerejo Araújo. O Design Thinking associado à Gestão de Processos I&D e Transferência de Conhecimentos para as Indústrias Criativas, 2012. Dissertação (Gestão de Indústrias Criativas) - Centro Regional do Porto. |
31. |
Caires, Carlos Sena. Participação no júri de Catarina Paixão Teixeira. Divulgação e Comercialização de Obras Cinematográficas Portuguesas Online: Um Estudo de Caso, 2012. Dissertação (Gestão de Indústrias Criativas) - Centro Regional do Porto. |
32. |
Caires, Carlos Sena. Participação no júri de Carlos Filipe Gonçalves Faustino. O Monstro na Arte Contemporânea, Apreciação de cariz estético e processual para uma nova tipologia do glitch, 2012. Dissertação (Mestrado em Estudos Artísticos) - Universidade do Porto. |
33. |
Caires, Carlos Sena. Participação no júri de Sérgio Miguel Silva Castro. Novas Tendências de Edição na Televisão, 2012. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto. |
34. |
Caires, Carlos Sena. Participação no júri de Mónica Nunes Carriço. Performance do Olhar e Espaço da Imagem. Representação, Encenação, Simulação ou Utopia Espacial?, 2012. Dissertação (Comunicação e Artes) - Universidade de Aveiro. |
35. |
Caires, Carlos Sena. Participação no júri de Sérgio Miguel Correia. Paisagens Sonoras: a Linha do Vouga, 2011. Dissertação (Comunicação e Artes) - Universidade de Aveiro. |
36. |
Caires, Carlos Sena. Participação no júri de Joana Isabel Pinheiro. Sublimação do Vazio: A Fragmentação da Narrativa na Vídeo-Arte, 2011. Dissertação (Comunicação e Artes) - Universidade de Aveiro. |
37. |
Caires, Carlos Sena. Participação no júri de Luís Miguel Ribeiro da Silva Cabral Figueiredo. Slit-Scan, 2011. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto. |
38. |
Caires, Carlos Sena. Participação no júri de Ana Nunes Jorge. A influência digital na desmaterialização da obra de arte, 2010. Dissertação (Comunicação e Artes) - Universidade de Aveiro. |
39. |
Caires, Carlos Sena. Participação no júri de Cândida Raquel Nogueira Alves da Graça Ribeiro. As Artes Digitais como Veiculo Mediador entre o Homem e a Natureza, 2010. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto. |
40. |
Caires, Carlos Sena. Participação no júri de Pedro Pinto Baptista. My.Celium Organic Shared Environment, 2006. Dissertação (Mestrado em Som e Imagem) - Centro Regional do Porto. |
Participação em Comissões de Avaliação Evaluation comissions participation |
1. |
Prova Pública Título de Especialista de Luís Miguel Barbosa da Costa Leite, 2013, Politécnico do Porto. |
2. |
Prova Pública Título de Especialista de Manuel Eduardo dos Santos Taboada, 2012, Politécnico do Porto. |
Participação em eventos Event participation |
Participação como Keynote Speaker Participation as Keynote Speaker |
1 |
Faustine e o Fugitivo: Uma Narrativa Disruptiva através das Obras de Carlos Sena Caires, 2016 (Mesa-Redonda). Nome do evento: VI Encontro Anual AIM; Nome da Instituição: AIM: Associação dos Investigadores da Imagem em Movimento; Cidade do evento: Porto / Universidade Católica Portuguesa. |
Participação como Membro da Comissão Científica Participation as Member of the Program Committee |
1. |
UD15: Periphery and Promise 4th PhD in Design Forum, 2015 (Simpósio). Nome do evento: UD15: Periphery and Promise; Nome da Instituição: Universidade do Porto; Cidade do evento: Porto / Faculdade de Belas Artes. |
Participação como Moderador Participation as Chairman |
1. |
Musical Gesture as Creative Interface, 2016 (Conferência). Nome do evento: Porto International Conference on Musical Gesture as Creative Interface; Nome da Instituição: Universidade Católica Portuguesa; Cidade do evento: Porto / Centro Regional do Porto, Rua Diogo Botelho, 1326, 4169-005 Porto. |
2. |
UD15: Periphery and Promise 4th PhD in design Research Forum, 2015 (Simpósio). Nome do evento: UD15: Periferia e Promessa; Nome da Instituição: Universidade do Porto; Cidade do evento: Porto / Faculdade de Belas Artes. |
3. |
New Technologies, Old Questions and Images of Europe: The Humanistic Role of Technology, 2014 (Conferência). Nome do evento: 2014 ISSEI Porto Conference Images of Europe: Past, Present, Future; Nome da Instituição: Universidade Católica Portuguesa; Cidade do evento: POrto / UCP - Porto. |
Participação como Relator Participation as Commentator |
1. |
Cinema do Dispositivo: Narrativa Fílmica e Interatividade, 2014 (Encontro). Nome do evento: Lisbon Talks - Indie Lisboa 2014; Nome da Instituição: Universidade Lusófona; Cidade do evento: Lisboa / Cinema São Jorge. |
2. |
La Recherche-Création en Art Numérique et Interactif au CITAR, 2014 (Conferência). Nome do evento: La Recherche-création: Térritoire dínnovation méthodologique; Nome da Instituição: UQAM - Université du Québec au Canada; Cidade do evento: Montréal / UQAM. |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1. |
Caires, Carlos Sena. CITARJournal - Revista de Ciência e Tecnologia das Artes, de 2011/09/20 até 2013/12/30, Função ou tipo de participação: Editor, Editora: Católica Editora.Porto.
|
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Produção artística/cultural
Artistical/cultural production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
21 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
5 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
2 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
3 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
6 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
3 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
3 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
5 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
4 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
1 |
Textos em jornais ou revistas Texts in journals or magazines |
4 |
Outros tipos de produção científica Other scientific production |
1 |
Produção técnica Technical production |
13 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
13 |
Produção artística/cultural Artistical/cultural production |
11 |
Dados complementares (Additional data) |
78 |
Orientações Orientations |
23 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
45 |
Participação em Comissões de Avaliação Evaluation comissions participation |
2 |
Participação em Eventos Event participation |
7 |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1 |
Outras informações relevantes
Carlos Sena Caires. Concluiu Doutoramento em Artes Plásticas - Universite de Paris VIII em 2010. É Professor Auxiliar
no Centro Regional do Porto. Publicou 6 artigos em revistas especializadas e 5 trabalhos em actas de eventos, possui 3
capítulos de livros e 2 livros publicados. Possui 13 itens de produção técnica. Participou em 1 evento no estrangeiro
e 6 em Portugal. Orientou 17 dissertações de mestrado e co-orientou 1 na área de Artes. Recebeu 5 prémios e/ou homenagens.
Actua na área de Humanidades com ênfase em Artes. Nas suas actividades profissionais interagiu com 11 colaboradores em
co-autorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção
científica, tecnológica e artístico-cultural são: Cinema, Imagem, Interactividade, Arte, Artes Digitais, Narrativa fílmica,
Tecnologia, Narrativa, Instalação Interactiva e Interface Digital.
|
Visualizações do curriculum [
4558
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
12-09-2020
às
15:47:52
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt/ | Icons by Axialis Team |
|