Cândida Raquel Clemente Barros
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
19/05/2019 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Cândida Raquel Clemente Barros |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Barros, Cândida Raquel Clemente |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
|
Endereço profissional
Professional address |
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra 3000 Coimbra Portugal Correio electrónico: candida.barros@gmail.com |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2018 |
Doutoramento Phd |
Ciêncas da Educação
(3 anos » years)
.
Universidade de Coimbra,
Portugal.
|
2009 |
Mestrado Master degree |
Pedagogia do E-learning
(2 anos » years)
.
Universidade Aberta,
Portugal.
|
1999 |
Licenciatura Licentiate degree |
Matemática
(5 anos » years)
.
Universidade de Coimbra,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Set/2002-Actual |
Professora |
Set/1998-Ago/2002 |
Professora |
Set/2012-Dez/2015 |
Estudante de Doutoramento |
Atividades de Ensino (Teaching activities)
Disciplinas lecionadas»Taught units:
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Jogo e Aprendizagem(Monitor)
- Seminário de Práticas de Educação Matemática 3º Ciclo e Secundário(Monitor)
|
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Doutorando Participation as Phd student |
2012-2015 Dos Jogos às Actividades Interactivas para Mobile-Learning-From Games to Mobile-Learning Interactive Activities |
Referência do projeto»Project reference: PTDC/CPE-CED/118337/2010.
|
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
2015- Actual |
LabTe - Laboratório de Tecnologia Educativa (Universidade de Coimbra), Membro.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Oliveira, Isolina. 2010. "Videojogos e aprendizagens matemáticas na educação pré-escolar: um estudo de caso", Educação, Formação e Tecnologias, 3: 95 - 113. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Barros, Cândida R. C; Carvalho, Ana A. 2016. "A aprendizagem das operações aritméticas com polinómios através do jogo Tempoly", Trabalho apresentado em XXVII Seminário de Investigação em Educação Matemática, In Atas do XXVII Seminário de Investigação em Educação Matemática, Porto. |
|
|
|
2. |
Barros, Cândida R. C; Carvalho, Ana A. 2015. "O jogo móvel Tempoly: etapas na sua criação e a aprendizagem de operações com polinómios", Trabalho apresentado em 3.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, In Atas do 3.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, Coimbra. |
|
|
|
3. |
Barros, Cândida R. C; Carvalho, Ana A. 2016. " Tempoly: um jogo educativo sobre operações com polinómios", Trabalho apresentado em 3.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, In Atas do 3.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, Coimbra. |
|
|
|
4. |
Carvalho, Ana A; Cruz, Sónia; Barros, Cândida R. C; Moura, Adelina; Araújo, Inês; Zagalo, Nelson. 2016. "Aspetos a considerar na criação de jogos educativos", Trabalho apresentado em III EJML, In Atas do III EJML, Coimbra. |
|
|
|
5. |
Barros, Cândida R. C; Carvalho, Ana A. 2015. "Learning Polynomial Operations: A Game Based on Students' Preferences", Trabalho apresentado em Society for Information Technology & Teacher Education International Conference , In Proceedings of Society for Information Technology & Teacher Education International Conference , Las Vegas. |
|
|
|
6. |
Barros, Candida; Carvalho, Ana A. A. 2015. "Tempoly: A game designed to learn polynomial operations", Trabalho apresentado em 2015 International Symposium on Computers in Education (SIIE), In 2015 International Symposium on Computers in Education (SIIE), Setubal.
|
|
|
|
7. |
Carvalho, Ana A; Araújo, Inês; Zagalo, Nelson; Gomes, Tiago; Barros, Cândida R. C; Moura, Adelina; Cruz, Sónia. 2014. "Os jogos mais jogados pelos alunos do Ensino Básico ao Ensino Superior", Trabalho apresentado em 2.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, In Atas do 2.º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning , Coimbra. |
|
|
|
8. |
Barros, Cândida R. C; Carvalho, Ana A. 2014. "Jogo mobile para o estudo de operações com Polinómios: uma proposta", Trabalho apresentado em III Congresso Internacional TIC e a Educação , In Aprendizagem Online - Atas do III Congresso Internacional TIC e a Educação, Lisboa. |
|
|
|
9. |
Barros, Cândida R. C; Carvalho, Ana A. 2013. " Os jogos mobile que os alunos mais jogam no 3º ciclo", Trabalho apresentado em Conferência de Ciências e Artes dos VideoJogos, In Videojogos2013 – Conferência de Ciências e Artes dos VideoJogos, Coimbra. |
|
|
|
10. |
Barros, Cândida R. C; Oliveira, Isolina. 2010. "Aprendizagens matemáticas das crianças pequenas com os jogos de computador", Trabalho apresentado em XXI SIEM, In Atas do XXI SIEM, Aveiro. |
|
|
|
Outra produção científica Other scientific production |
1. |
Barros, Cândida R. C; Carvalho, Ana A; Salgueiro, António. 2018. "The effect of the serious game Tempoly on the learning of arithmetic polynomial operations". Artigo em preparação: submetido. |
2. |
Barros, Cândida R. C. 2009. "O videojogo como dispositivo de e-learning e as aprendizagens da matemática na educação pré-escolar". Lisboa: Universidade Aberta. |
Software sem registo ou patente Software without patent or official record |
1. |
Barros, Cândida R. C. Design do Tempoly – jogo sério desenvolvido em Android,2015. |
2. |
Barros, Cândida R. C. Design do jogo do Tesouro jogo desenvolvido em Flash,2009. |
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Barros, Cândida R. C; Carvalho, Ana A. Tempoly: um jogo educativo sobre operações com polinómios,III EJML,Coimbra,2016 (Comunicação). |
2. |
Barros, Cândida R. C; Carvalho, Ana A. O jogo móvel Tempoly: etapas na sua criação e a aprendizagem de operações com polinómios,III EJML,Coimbra,2016 (Comunicação). |
3. |
Barros, Cândida R. C; Carvalho, Ana A. A aprendizagem das operações aritméticas com polinómios através do jogo Tempoly,XXVII SIEM,Porto,2016 (Comunicação). |
4. |
Barros, Cândida R. C. Tempoly: a game designed to learn polynomial operations, XVII Simpósio Internacional de Informática Educativa,Setúbal,2015 (Comunicação). |
5. |
Barros, Cândida R. C; Carvalho, Ana A. Learning Polynomial Operations: A Game Based on Students' Preferences,Society for Information Technology & Teacher Education International Conference 2015,Las Vegas,2015 (Comunicação). |
6. |
Barros, Cândida R. C; Carvalho, Ana A. Jogo mobile para o estudo de operações com Polinómios: uma proposta,III Congresso Internacional TIC e a Educação - Aprendizagem online,Lisboa,2014 (Comunicação). |
7. |
Barros, Cândida R. C; Oliveira, Isolina. Aprendizagens matemáticas das crianças pequenas com os jogos de computador,XXI SIEM,Aveiro,2010 (Comunicação). |
8. |
Barros, Cândida R. C; Oliveira, Isolina. Videojogos e aprendizagens matemáticas na educação pré-escolar: um estudo de caso,Defesa da dissertação de mestrado,Lisboa,2009 (Outra). |
Organização de evento Event organization |
1. |
Barros, Cândida R. C. III Encontro sobre Jogos e Mobile Learning,2016 (Simpósio). |
Dados Complementares (Additional data)
Participação em eventos Event participation |
Outro tipo de participação Other kind of participation |
1. |
III Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, 2016 (Encontro).
|
2. |
XXI SIEM – Seminário de Investigação em Educação Matemática, 2016 (Seminário).
|
3. |
XVII Simpósio Internacional de Informática Educativa, 2015 (Simpósio).
|
4. |
Society for Information Technology and Teacher Education International Conference , 2015 (Conferência).
|
5. |
II Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, 2014 (Encontro).
|
6. |
III Congresso Internacional TIC e Educação, Aprendizagem Online, 2014 (Congresso). |
7. |
Conferência da Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos, 2013 (Conferência).
|
8. |
I Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, 2012 (Encontro).
|
9. |
XXI SIEM – Seminário de Investigação em Educação Matemática, 2010 (Seminário).
|
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Produção científica Scientific production |
13 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
1 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
1 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
10 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
10 |
Outros tipos de produção científica Other scientific production |
2 |
Produção técnica Technical production |
11 |
Software sem registo ou patente Software without patent or official record |
2 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
9 |
Outras informações relevantes
Cândida Raquel Clemente Barros. Concluiu o Doutoramento em Ciêncas da Educação na especialidade de Organização do Ensino,
Aprendizagem e Formação de Professores pela Universidade de Coimbra em 2018. Publicou 10 trabalhos em atas de eventos.
Possui 2 softwares e outros 9 itens de produção técnica. Participou em 9 eventos em Portugal e no Estrangeiro. Entre
2012 e 2015 participou em 1 projecto de investigação. Atua na área de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação.
Nas suas atividades profissionais interagiu com 7 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Tem participado
na elaboração e implementação de projetos Erasmus +, em parceria com escolas europeias.
|
Visualizações do curriculum [
764
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
03-09-2020
às
12:43:35
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt/ | Icons by Axialis Team |
|