Joana Ramôa Melo
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
06/12/2017 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Joana Ramôa Melo |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Ramôa Melo, Joana |
Categoria profissional
Position |
Investigador-coordenador |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Humanidades-História e Arqueologia. Humanidades. Humanidades-Artes.
|
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2008-2012 |
Doutoramento Phd |
História da Arte
(5 anos » years)
.
Universidade Nova de Lisboa,
Portugal.
|
2006-2007 |
Mestrado Master degree |
História da Arte
(2 anos » years)
.
Universidade Nova de Lisboa,
Portugal.
|
2001-2005 |
Licenciatura Licentiate degree |
História da Arte
(4 anos » years)
.
Universidade Nova de Lisboa,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
2012-2012 |
Curso de curta duração Short course |
Curso de Palografia.
Scribe Produções Culturais,
Portugal.
|
2012-2012 |
Curso de curta duração Short course |
Oficina de Paleografia.
Universidade Nova de Lisboa,
Portugal.
|
2011-2011 |
Curso de curta duração Short course |
Curso de Heráldica.
Scribe Produções Culturais,
Portugal.
|
2004-2006 |
Outros Others |
Língua Italiana. Instituto Italiano di Cultura in Portogallo,
Portugal.
|
1996-2001 |
Outros Others |
Violoncelo. Conservatório Regional do Baixo Alentejo,
Portugal.
|
1992-2000 |
Outros Others |
Formação Musical. Conservatório Regional do Baixo Alentejo,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Set/2016-Actual |
Outra Situação |
Universidade Nova de Lisboa |
Set/2016-Actual |
Investigador-coordenador |
Universidade Nova de Lisboa |
Set/2015-Ago/2016 |
Professor Auxiliar |
Universidade Nova de Lisboa |
Set/2005-Ago/2008 |
Assistente de Investigação |
Universidade Nova de Lisboa |
Set/2014-Ago/2015 |
Professor Auxiliar Convidado |
Set/2013-Set/2014 |
Professor Auxiliar Convidado |
Set/2012-Set/2013 |
Professor Auxiliar Convidado |
Nov/2011-Set/2012 |
Assistente Convidado |
Nov/2010-Nov/2011 |
Assistente Convidado |
Nov/2009-Nov/2010 |
Assistente Convidado |
Set/2008-Jul/2009 |
Conferencista |
Set/2007-Jul/2008 |
Conferencista |
Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Universidade Nova de Lisboa |
Linhas de Investigação (Research fields)
1. |
Cultural Transfers in a Global Perspective |
|
Domínio Científico:
Humanidades / Área Científica:
Artes.
|
2. |
Imagens, Textos e Representações |
|
Domínio Científico:
Humanidades / Área Científica:
História e Arqueologia.
Domínio Científico:
Humanidades / Área Científica:
Artes.
|
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável Participation as responsible Researcher |
2016- Monumental Polychromy: Revealing Medieval Colours at Batalha |
Referência do projeto»Project reference: 145348 - Projetos Investigação.
|
Participação como Mestrando Participation as Master degree student |
Referência do projeto»Project reference: POCTI/EAT/45922/2002. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Português (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Bem), Inglês (Bem), Italiano (Bem). |
Fala Speaking |
Português (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Bem), Inglês (Bem), Italiano (Razoavelmente). |
Lê Reading |
Português (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Bem), Inglês (Bem), Italiano (Bem). |
Escreve Writing |
Português (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente), Inglês (Razoavelmente), Italiano (Pouco). |
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Mai/2012 - Actual |
Associação Portuguesa dos Historiadores de Arte (APHA), Membro.
|
Jan/2012 - Actual |
American Portuguese Studies Association (APSA), Membro.
|
Jul/2011 - Actual |
Medieval Academy of America (MAA), Membro.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Ramôa Melo, J; Rossi Vairo, G. eds. 2016. Claustros no Mundo Mediterrânico (sécs. X-XVIII) ed. 1, 1 vol., ISBN: 9789724059037. Coimbra: Almedina. ISBN 9789724059037. |
|
|
|
2. |
Ramôa Melo, J; Afonso, Luís U. eds. 2016. O fascínio do gótico. Um tributo a José Custódio Vieira da Silva ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-20-7270-8. Lisboa: Artis.
|
|
|
|
3. |
Ramôa, Joana. 2008. Christus Patiens. Representações do Calvário na Escultura Tumular Medieval Portuguesa. ed. 1, 1 vol., ISBN: 280 790/08. Lisboa: Instituto de História da Arte (FCSH/UNL). ISBN 280 790/08. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Ramôa Melo, J. 2017. A preservação da memória como processo de criação. D. Beatriz de Castela, rainha de Portugal (1293-1359): entre o retrato
estereotipado e as reais possibilidades de acção (aceite). In Autoridad, poder e influencia: mujeres que hacen la historia, 0 - 0. . Zaragoza: Icaria. |
|
|
|
2. |
Ramôa Melo, J. 2016. Um panteão régio tardo-medieval: inovação e tradicionalismo no programa funerário dos reis D. João I e D. Filipa de Lencastre,
no Mosteiro da Batalha. In O fascínio do gótico. Um tributo a José Custódio Vieira da Silva, 53 - 74. ISBN: 978-989-20-7270-8. Lisboa: Artis.
|
|
|
|
3. |
Ramôa Melo, J. 2015. Ser rainha e ser presente, ser mulher e ser potente: o suposto primeiro jacente régio português e as dúvidas geradas em torno
da pertença a D. Urraca (1187-1220) ou D. Beatriz Afonso (1244-1300). In Reginae Iberiae. El poder regio femenino en los Reinos Medievales Peninsulares, ed. Miguel García-Fernández, Silvia Cernadas Martínez, 1111 - 1111. ISBN: 978-84-16183-88-3. Santiago de Compostela: Universidad de Santiago de Compostela. ISBN 978-84-16183-88-3. |
|
|
|
4. |
Ramôa Melo, J. 2013. Listening to Women through Funerary Art and Practices: an Overview of the Feminine Agency in Portuguese Church Monuments of
the Fourteenth-Century. In Monuments and Monumentality across Medieval and Early Modern Europe, ed. Michael Penman, 117 - 128. ISBN: 978-1-907730-28-3. Donington: Shaun Tyas. ISBN 978-1-907730-28-3. |
|
|
|
5. |
Ramôa, Joana; Silva, José C. V.. 2007. A Formação e Consolidação de Portugal (séculos XII a XV). In Lusa. A Matriz Portuguesa. Catálogo de exposição., 66 - 77. . Santana de Parnaíba: Mag Mais Rede Cultural. |
|
|
|
6. |
Ramôa, Joana; Silva, José C. V.. 2007. Medieval Christianity – The Formation and Consolidation of Portugal (12th-15th centuries). In Lusa. A Matriz Portuguesa. Catálogo de exposição., 146 - 150. . Santana de Parnaíba: Mag Mais Rede Cultural. |
|
|
|
7. |
Ramôa, Joana; Silva, José C. V.. 2007. A Formação e Consolidação de Portugal (séculos XII a XV). In Lusa. A Matriz Portuguesa. Catálogo de exposição., 84 - 101. . Santana de Parnaíba: Mag Mais Rede Cultural. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Ramôa, Joana. 2010. "Isabel de Aragão, rainha e santa de Portugal: o seu jacente medieval como imagem excelsa de santidade", Cultura. Revista de História e Teoria das Ideias 27, 27: 63 - 81. ISSN 0870-4546. |
|
|
|
2. |
Ramôa, Joana; Silva, José C. V.. 2008. "O retrato de D. João I – um novo paradigma de representação", Revista de História da Arte, 5: 76 - 95. ISSN 1646-1762. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Ramôa Melo, J. 2014. "’Tirados assaz bem ao natural’: pistas para pensar a concepção de retratística na arte medieval através da tumulária feminina
trecentista em Portugal", Trabalho apresentado em IV Congresso de História da Arte Portuguesa em Homenagem a José-Augusto França, In Actas do IV Congresso de História da Arte Portuguesa em Homenagem a José-Augusto França - Sessões simultâneas (2ª edição revista
e aumentada), Lisboa. ISBN 978-989-20-4815-4.
|
|
|
|
2. |
Ramôa, Joana. 2010. "A Estigmatização de São Francisco de Assis, representação exemplar de Franciscus alter Christus na escultura tumular medieval
portuguesa", Trabalho apresentado em III Congresso Internacional El Franciscanismo en la Península Ibérica. El viaje de San Francisco por la Península Ibérica
y su legado (1214-2014), In El Franciscanismo en la Península Ibérica. El viaje de San Francisco por la Península Ibérica y su legado (1214-2014), Ciudad Rodrigo. ISBN 978-84-8005-150-7. |
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Ramôa, Joana; Silva, José C. V.. 2011. "A Sé de Silves", Revista de História da Arte, 9: 146 - 156. ISSN 1646-1762. |
|
|
|
2. |
Ramôa, Joana. 2010. "Le Projet IMAGO: la construction d’une base de données numérique d’iconographie médiévale", Medievalista, 8: 1 - 8. ISSN 1646-740X.
|
|
|
|
3. |
Ramôa, Joana. 2009. "Recensão Crítica "Jérôme Baschet – L’iconographie médiévale. Paris: Macula, 2008"", Revista de História da Arte, 7: 196 - 201. ISSN 1646-1762. |
|
|
|
4. |
Ramôa, Joana; Silva, José C. V.. 2009. "Sculpto Immagine Episcopali: jacentes episcopais em Portugal (sécs. XIII-XIV)", Revista de História da Arte, 7: 94 - 119. ISSN 1646-1762. |
|
|
|
5. |
Ramôa, Joana; Silva, José C. V.; Miranda, Maria A. 2009. "O Projecto Imago: a constituição de uma base de dados digital de iconografia medieval", Revista de História da Arte, 7: 214 - 220. ISSN 1646-1762. |
|
|
|
6. |
Ramôa, Joana. 2009. "Recensão Crítica. “Cosmen Alonso, C.; Herráez Ortega, M. V.; Gómez-Calcerrada, M. P. (Coord.). 2009. El Intercambio Artístico
entre los Reinos Hispanos y las Cortes Europeas en la Baja Edad Media. León: Universidad de León”", Revista de História da Arte, 7: 210 - 211. ISSN 1646-1762. |
|
|
|
7. |
Ramôa, Joana. 2009. "O Projecto Imago: a constituição de uma base de dados digital de iconografia medieval", Humanas, 1: 72 - 77. ISSN 1647-3027. |
|
|
|
8. |
Ramôa, Joana. 2009. "O Património Tumular Medieval Português: uma visão de conjunto sobre arcas e jacentes medievais em Portugal", Pedra & Cal: Revista da Conservação do Património Arquitectónico e da Reabilitação do Edificado, 40: 14 - 16. ISSN 1645-4863. |
|
|
|
9. |
Ramôa, Joana. 2008. "Recensão Crítica. “Alexandra Barradas, Ourém e Porto de Mós. A obra mecenática de D. Afonso, 4º Conde de Ourém, Lisboa, Edições
Colibri, 2006”", Revista de História da Arte, 5: 223 - 225. ISSN 1646-1762. |
|
|
|
10. |
Ramôa, Joana. 2008. "Os centros de produção escultórica medieval de Coimbra e Santarém: um olhar dirigido à iconografia do Calvário na escultura
tumular medieval portuguesa", Arte Teoria, 11: 109 - 123. ISSN 1646-396X. |
|
|
|
11. |
Ramôa, Joana. 2007. "Recensão Crítica “Michael Camille, Le Monde Gothique, Paris, Flammarion, 1996"", Medievalista, 3: 1 - 3. ISSN 1646-740X.
|
|
|
|
12. |
Ramôa, Joana. 2007. "Arte Moçárabe. O estado da questão", Revista de História da Arte, 3: 305 - 323. ISSN 1646-1762. |
|
|
|
13. |
Ramôa, Joana. 2007. "Projecto Imago", Revista de História da Arte, 3: 324 - 326. ISSN 1646-1762. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
Ramôa Melo, J. 2016. "Modelos de piedade ou agentes de poder: dicotomias sobre a mulher medieval construídas através do olhar do Outro", Trabalho apresentado em Através do olhar do outro: reflexões acerca da sociedade medieval europeia (séculos XII-XV), In Através do olhar do outro: reflexões acerca da sociedade medieval europeia (séculos XII-XV), Tomar. |
|
|
|
2. |
Ramôa Melo, J. 2014. "Ler ou não ler: o livro como atributo feminino na tumulária medieval portuguesa (no prelo)", Trabalho apresentado em O Livro de Horas. Imaginário da Devoção Privada, In O Livro de Horas. Imaginário da Devoção Privada, Lisboa. |
|
|
|
3. |
Ramôa, Joana; Silva, José C. V.. 2009. "A escultura tumular do século XV em Portugal: novos retratos sociais para um novo tempo", Trabalho apresentado em A Escultura em Portugal. Da Idade Média ao início da Idade Contemporânea: História e Património, In A Escultura em Portugal. Da Idade Média ao início da Idade Contemporânea: História e Património, Lisboa. ISBN 978-989-20-2684-8. |
|
|
|
4. |
Ramôa, Joana; Silva, José C. V.; Rossi Vairo, G. 2010. "Escultura tumular medieval do Museu Arqueológico do Carmo (Lisboa): algumas reflexões e propostas de identificação", Trabalho apresentado em Ciclo de Conferências e Exposições "Chiado: Efervescência Urbana, Artística e Literária de um Lugar", In Chiado: Efervescência Urbana, Artística e Literária de um Lugar, Lisboa. ISBN 978-989-8300-07-2. |
|
|
|
Outra produção científica Other scientific production |
1. |
Ramôa Melo, J; Barker, Jessica. 2017. "Monument or Monastery? Jessica Barker in conversation with Joana Ramôa Melo and Pedro Redol"". Liverpool: Liverpool University Press.
|
2. |
Ramôa Melo, J. 2016. "Recensão Crítica. “The Making of Hispano-Flemish Style: Art, Commerce, and Politics in Fifteenth-Century Castile (Turnhout,
Brepols, 2014)”". Londres: Church Monuments Society. The Church Monuments Journal, 30. |
3. |
Ramôa Melo, J. 2011. "The joint tomb of João I of Portugal (d. 1433) and his queen, Philippa of Lancaster (d. 1415), founders of the Avisian royal
line, the second to rule in Portugal (Founder’s Chapel, monastery of Our Lady of Victory, in Batalha, Portugal)". London: The Church Monuments Society.
|
Software sem registo ou patente Software without patent or official record |
1. |
Ramôa Melo, J. Base de Dados Imago,2007.
|
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Ramôa Melo, J; Valadas, Sara. Desvendando as cores medievais. Um estudo de caso: a Capela do Fundador em S. Maria da Vitória, na Batalha,Congresso Internacional “Almas de Pedra. Escultura Funerária: da Criação à Musealização”,Lisboa,2017 (Comunicação). |
2. |
Ramôa Melo, J. “D. Beatriz de Castela, rainha de Portugal (1293-1359): entre o recato de rainha consorte e a intervenção no projecto público
de comemoração do casal régio”,XVIII Coloquio Internacional de AEIHM, “Autoridad, poder e influencia: Mujeres que hacen Historia”,Zaragoza,2016 (Comunicação). |
3. |
Ramôa Melo, J. “Modelos de piedade ou agentes de poder: dicotomias sobre a mulher medieval construídas através do olhar do Outro”,Colóquio Internacional “Através do Olhar do Outro: reflexões sobre a sociedade medieval (sécs. XIII-XV)”,Tomar,2016 (Comunicação). |
4. |
Ramôa Melo, J. Visual queenship: the construction of memory through imagery in medieval Portugal,European Social Science History Conference “Rulership Reinforcement: Achievements and Limits in Medieval and Early Modern
Societies”,Valência (Espanha),2016 (Comunicação). |
5. |
Ramôa Melo, J. A mulher é do privado?: retratos da feminilidade em contexto comemorativo no Portugal medievo. Sinais do quotidiano, estereótipos
enraizados e mecanismos de manipulação da memória,Colóquio “O sentido do gesto e a sua memória”,Lisboa,2016 (Comunicação). |
6. |
Ramôa Melo, J; Torras, Begoña F. Heraldic Polychromy at the Monastery of Batalha: Presentation of a Work in Progress,International Conference “Heraldic badges: from miniature to monumental”,Londres,2016 (Comunicação). |
7. |
Ramôa Melo, J. Reler a arte, repensar a História(?): o portal lateral do Mosteiro dos Jerónimos como guia para uma redescoberta da arte manuelina,Congresso Nacional de Informação Turística-CNIT 2015,Lisboa,2015 (Comunicação). |
8. |
Ramôa Melo, J. Ser rainha e ser presente, ser mulher e ser potente: o suposto primeiro jacente régio portugués e as dúvidas geradas em torno
da pertença a D. Urraca (1187-1220) ou D. Beatriz Afonso (1244-1300),Congresso Internacional “Reinas e Infantas en los Reinos Medievales Ibéricos”,Santiago de Compostela,2014 (Comunicação).
|
9. |
Ramôa Melo, J. Um panteão régio tardo-medieval: tradicionalismo e inovação no programa funerário dos reis D. João I e D. Filipa de Lencastre,
no Mosteiro da Batalha,Colóquio 'O fascínio do fim: estudos de arte tardo-medieval em homenagem ao Prof. José Custódio Vieira da Silva',L,2014 (Comunicação). |
10. |
Ramôa Melo, J. A mulher e a morte no Portugal medieval: idiossincrasia da presença feminina na tumulária portuguesa do séc. XIV,I Congresso Internacional Arte e Género?,Lisboa,2014 (Comunicação).
|
11. |
Ramôa Melo, J. Ler ou não ler? O livro como atributo feminino na tumulária medieval portuguesa,Colóquio Internacional “O Livro de Horas. Imaginário da Devoção Privada”,L,2014 (Comunicação). |
12. |
Ramôa Melo, J. The dead as protagonists: the funerary programme designed for Inês de Castro (Alcobaça, Portugal) as propagandistic commemoration
and a vehicle to ‘resurrect’ the lady as queen,Art and Death Workshop Series - Workshop 3: Life After Death,Londres,2013 (Comunicação). |
13. |
Ramôa Melo, J. Discussing gender in the Middle Ages through funerary art: women in medieval Portugal and their commemorative projects,Fourth Annual Feminist Art History Conference,Washington D.C.,2013 (Comunicação). |
14. |
Ramôa Melo, J. Female Portuguese Monuments of the Fourteenth-Century: Questioning the Aim and the Effect of Funerary Compositions in the
Middle Ages,17th Annual Medieval Postgraduate Student Colloquium,Londres,2012 (Congresso). |
15. |
Ramôa Melo, J. “Assaz bem tirado do natural”: pistas para pensar a concepção de retratística na arte medieval através da tumulária feminina
trecentista em Portugal,IV Congresso de História da Arte Portuguesa. Homenagem a José Augusto-França,Lisboa,2012 (Comunicação). |
16. |
Ramôa Melo, J. Woman and death in medieval Portugal: idiosyncrasy of the feminine presence in the Portuguese sepulchral art of the fourteenth
century,International Medieval Congress of Leeds,Leeds (England),2011 (Congresso). |
17. |
Ramôa Melo, J. Social portraiture and the construction of gender. Female funerary effigies in fourteenth-century Portugal,Monuments and Monumentality Conference,Stirling (Scotland),2011 (Congresso). |
18. |
Ramôa Melo, J. O programa funerário dos reis fundadores da dinastia de Avis, D. João I e D. Filipa de Lencastre, no Mosteiro de Santa Maria
da Vitória, na Batalha,II Congresso Internacional de Estudos Anglo-Portugueses,Lisboa,2011 (Congresso). |
19. |
Ramôa Melo, J. Jacentes Medievais Portugueses,Seminário de Doutoramento “Imagem Medieval, Investigação e reflexão interdisciplinar”,Lisboa,2010 (Seminário). |
20. |
Ramôa Melo, J; Rossi Vairo, G; Silva, José C. V.. Escultura tumular medieval do Museu Arqueológico do Carmo (Lisboa): algumas reflexões e propostas de identificação,Ciclo de Conferências e Exposições Chiado: Efervescência Urbana, Artística e Literária de um Lugar ,Lisboa,2010 (Conferência ou palestra). |
21. |
Ramôa Melo, J; Silva, José C. V.. Retratos Sociais. Imagens de Memória e Poder em Jacentes Medievais,Curso de Doutoramento em Arquitectura. Sessão do Seminário de Teoria da Imagem,Lisboa,2009 (Seminário). |
22. |
Ramôa Melo, J; Silva, José C. V.. O mecenato artístico do arcebispo D. Gonçalo Pereira na Sé de Braga: um caso exemplar de mecenato episcopal no Portugal medievo,III Ciclo de Conferências para o Estudo dos Bens Culturais da Igreja “Mecenas e Patronos. A encomenda artística e a Igreja
em Portugal”,Lisboa,2009 (Congresso). |
23. |
Ramôa Melo, J. A Estigmatização de São Francisco de Assis, representação exemplar de Franciscus alter Christus na escultura tumular medieval
portuguesa,III Congresso Internacional sobre Franciscanismo ,Ciudad Rodrigo,2009 (Congresso). |
24. |
Ramôa Melo, J; Silva, José C. V.. A escultura tumular do século XV em Portugal: novos retratos sociais para um novo tempo,Colóquio Internacional de História da Arte “A Escultura em Portugal. Da Idade Média ao início da Idade Contemporânea: História
e Património” ,Lisboa,2009 (Congresso). |
25. |
Ramôa Melo, J. Isabel de Aragão, rainha e santa de Portugal: o seu jacente medieval como imagem excelsa de santidade,Seminário “Iconografia das Invocações Portuguesas”,Lisboa,2008 (Seminário). |
26. |
Ramôa Melo, J. Le Projet IMAGO: la construction d’une base de données digitale d’iconographie médiévale,Seminário Livre Inter-Universitário de 2008-09,Paris,2008 (Seminário). |
27. |
Ramôa Melo, J; Silva, José C. V.. ‘Sculpto Immagine Episcopali’ – a tumulária episcopal portuguesa (sécs. XIII e XIV),: Seminário Internacional “Imagem Memória e Poder. Visualidade e Representação (sécs. XII-XV)”,Lisboa,2007 (Congresso). |
Curso de curta duração lecionado Taught short course |
1. |
Ramôa Melo, J. A Arte Medieval Portuguesa, 2010 (Extensão), promovido por Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.Tipo de participação: Docente. Curso de Língua e Cultura Portuguesa para grupo de estudantes chineses. |
2. |
Ramôa Melo, J. : O Projecto Imago: construção de uma base de dados digital (premissas, princípios e metodologias de trabalho na catalogação
de imagens de iluminura), 2010 (Extensão), promovido por Instituto de Estudos Medievais (FCSH-UNL) / Faculdade de Ciência e Tecnologia (UNL). Duração: 2 dias. Local: Bilbioteca Nacional de Portugal, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente. Formação "Explorar o Manuscrito Iluminado". |
3. |
Ramôa Melo, J. A Escultura Tumular da Diocese de Lisboa: materialização de uma estética do sul do país?, 2009 (Extensão), promovido por Patriarcado de Lisboa e Universidade Católica. Duração: 1 dias. Local: Universidade Católica de Lisboa (Faculdade de Ciências Humanas), Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente. Curso de Formação Intensiva “Arte e Património Cristão da Diocese de Lisboa” (17 de Outubro de 2008 a 27 de Março de 2009). |
4. |
Ramôa Melo, J. O ‘Cristo Morto’ do Museu Nacional de Machado de Castro, 2008 (Extensão), promovido por Instituto de História da Arte (FCSH-UNL).Tipo de participação: Docente. Curso Livre de História da Arte. |
Edição técnica Technical edition |
1. |
Ramôa Melo, J; Afonso, Luís U. O fascínio do gótico. Um tributo a José Custódio Vieira da Silva,2016 (Actas). |
2. |
Ramôa Melo, J; Rossi Vairo, G. Claustros no Mundo Mediterrânico (sécs. X-XVIII),2016 (Actas). |
Organização de evento Event organization |
1. |
Ramôa Melo, J; Rossi Vairo, G; Carvalho, Maria J. V.. Almas de Pedra. Escultura Funerária: da Criação à Musealização / Souls of Stone. Funerary Sculpture: From Creation to Musealization,2017 (Congresso / Organização). |
2. |
Ramôa Melo, J; Torras, Begoña F; Coutinho, Vânia M. Som, visibilidade e a imagem medieval,2016 (Oficina / Organização). |
3. |
Ramôa Melo, J; Torras, Begoña F; Coutinho, Vânia M. A imagem a comunicação com o sagrado na Idade Média,2016 (Oficina / Organização). |
4. |
Ramôa Melo, J; Afonso, Luís U. O fascínio do fim: estudos de arte tardo-medieval em homenagem ao Prof. José Custódio Vieira da Silva,2014 (Encontro / Organização). |
5. |
Ramôa Melo, J; Rossi Vairo, G. Encontro Internacional sobre Claustros no Mundo Mediterrânico (sécs. X-XVIII),2013 (Encontro / Organização).
|
6. |
Ramôa Melo, J; Silva, José C. V.; Miranda, Maria A; Lemos, Ana; Sousa, Luís C.. Imagem Memória e Poder. Visualidade e Representação (sécs. XII-XV),2007 (Congresso / Organização). |
Programa de rádio ou TV Radio or TV show |
1. |
Ramôa Melo, J. Visita Guiada - Antena 1,2014 (Divulgação). |
2. |
Ramôa Melo, J. Visita Guiada - RTP,2014 (Divulgação). |
3. |
Ramôa Melo, J. Santa Casa de Lisboa recupera Igreja da Conceição Velha,2013 (Comentário). |
Apresentação em rádio ou TV Radio or TV presentation |
1. |
Ramôa Melo, J. “Visita Guiada”, com Paula Moura Pinheiro, sobre o cálice de S. Geraldo (Sé de Braga), Antena 1,2014 (Outra). |
2. |
Ramôa Melo, J. “Visita Guiada”, com Paula Moura Pinheiro, sobre o cálice de S. Geraldo (Sé de Braga), RTP2,2014 (Outra). |
Dados Complementares (Additional data)
Tese de Doutoramento Phd Thesis |
1. |
Begoña Farré Torras, The medieval in modernist painting, 2015. Tese (História da Arte) - Universidade Nova de Lisboa, Bolseiro(a) de Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Co-orientador). |
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
Luís Ribeiro, Picturing medieval health: the iconography of knowledge and medicine in Le livre de santé of the Library of Ajuda (MS 52-XIII-26), 2015. Dissertação (História da Arte) - Universidade Nova de Lisboa (Orientador). |
2. |
Telmo Mendes Leal, Pequenas arquitecturas para grandes túmulos, 2014. Dissertação (História da Arte) - Universidade Nova de Lisboa (Co-orientador).
|
3. |
Begoña Farre Torras, Brotherly Love and Filial Obedience: The Commemorative Programme of the Avis Princes at Santa Maria Da Vitória, Batalha, 2014. Dissertação (História da Arte) - Universidade Nova de Lisboa (Orientador).
|
4. |
Heitor Penedro, O fenómeno mudéjar no tardo-gótico alentejano, 2014. Dissertação (História da Arte) - Universidade Nova de Lisboa (Orientador). |
1. |
Pedro Rodrigues, A policromia na Capela do Fundador do Mosteiro de Santa Maria da Vitória, Batalha, 2017. Dissertação (História da Arte) - Universidade Nova de Lisboa (Orientador). |
2. |
Andreia Dinis, O portal do Mosteiro de Vilar de Frades, 2014. Dissertação (História da Arte) - Universidade Nova de Lisboa (Orientador). |
Orientação de outra natureza Other orientation |
1. |
50 estágios curriculares em História da Arte, 2014. Universidade Nova de Lisboa (Orientador). |
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
Ramôa Melo, Joana. Participação no júri de Vânia Maria Coutinho. Carmina figurata e a teoria da imagem carolíngia. Contributos para uma reflexão sobre a relação texto-imagem, 2016. Tese (História da Arte) - Universidade Nova de Lisboa. |
2. |
Ramôa Melo, Joana. Participação no júri de Giulia Rossi Vairo. Dinis del Portogallo e Isabel d'Aragona in vita e in morte. Creazione e trasmissione della memoria nel contesto storico e
artistico europeo, 2014. |
3. |
Ramôa Melo, Joana. Participação no júri de Catarina Madureira Villamariz. A Arquitectura Religiosa Gótica Em Portugal No Seculo XIV: O Tempo Dos Experimentalismos, 2013. |
1. |
Ramôa Melo, Joana. Participação no júri de Luís Ribeiro. Picturing medieval health: the iconography of knowledge and medicine in Le livre de santé of the Library of Ajuda (MS 52-XIII-26), 2016. Dissertação (História da Arte) - Universidade Nova de Lisboa. |
2. |
Ramôa Melo, Joana. Participação no júri de Andreia Filipa Alhinho Pinto Ribeiro. Iconografia Profana na Escultura Românica em Portugal, 2016. Dissertação (História da Arte) - Universidade Nova de Lisboa. |
3. |
Ramôa Melo, Joana. Participação no júri de Leonor Matoso e Vasconcelos Miranda Mendes de Liz Amaral. O tríptico da Paixão de Cristo do Palácio Nacional da Ajuda: História, Estudo Material, Iconografia e Filiação Estilística, 2015. Dissertação (História da Arte) - Universidade de Lisboa. Arguente. |
4. |
Ramôa Melo, Joana. Participação no júri de Margarida dos Santos Contreiras. Relatório de Estágio de Mestrado em História da Arte, 2014. Dissertação (História da Arte) - Universidade Nova de Lisboa. |
5. |
Ramôa Melo, Joana. Participação no júri de Heitor Penedro. O fenómeno mudéjar no tardo-gótico alentejano, 2014. |
6. |
Ramôa Melo, Joana. Participação no júri de Joana Cristina Cristóvão Messias. Contribuição para uma Rota da Ordem Miltar de Santiago de Espada em Portugal. As Sedes, 2014. Dissertação (História da Arte) - Universidade Nova de Lisboa. Arguente. |
7. |
Ramôa Melo, Joana. Participação no júri de Ana Sofia Oliveira. A evolução pictórica na obra de Paula Rego: décadas de 60, 70 e 80, 2014. Dissertação (História da Arte) - Universidade Nova de Lisboa. |
8. |
Ramôa Melo, Joana. Participação no júri de Begoña Farre Torras. Brotherly Love and Filial Obedience: The Commemorative Programme of the Avis Princes at Santa Maria Da Vitória, Batalha, 2014. |
Participação em eventos Event participation |
Participação como Membro da Comissão Científica Participation as Member of the Program Committee |
1. |
I Congresso Internacional Arte e Género?, 2014 (Congresso). Nome do evento: I Congresso Internacional Arte e Género?; Nome da Instituição: Instituto de História da Arte (FCSH-UNL); CLEPUL (Faculdade de Letras-UL); Cidade do evento: Lisboa / Fundação Calouste Gulbenkian / Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva. |
2. |
O fascínio do fim: estudos de arte tardo-medieval em homenagem ao Prof. José Custódio Vieira da Silva, 2014 (Encontro). Nome do evento: O fascínio do fim: estudos de arte tardo-medieval em homenagem ao Prof. José Custódio Vieira da Silva; Nome da Instituição: Instituto de História da Arte (FCSH-UNL) e Artis (Faculdade de Letras-UL); Cidade do evento: Lisboa / FCSH e FL. |
Participação como Moderador Participation as Chairman |
1. |
I Congresso Internacional Arte e Género?, 2014 (Congresso). Nome do evento: I Congresso Internacional Arte e Género?; Nome da Instituição: Instituto de História da Arte (FCSH-UNL); CLEPUL (Faculdade de Letras-UL); Cidade do evento: Lisboa / Fundação Calouste Gulbenkian / Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva. |
Participação como Relator Participation as Commentator |
1 |
Os Públicos do MNAC (no arranque do século XX), 2014 (Mesa-Redonda). Nome do evento: Os Públicos do MNAC (no arranque do século XX); Nome da Instituição: Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado; Cidade do evento: Lisboa / Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado. |
Outro tipo de participação Other kind of participation |
1. |
XVIII Coloquio Internacional de AEIHM, “Autoridad, poder e influencia: Mujeres que hacen Historia”, 2016 (Congresso). Nome do evento: XVIII Coloquio Internacional de AEIHM, “Autoridad, poder e influencia: Mujeres que hacen Historia”; Nome da Instituição: Asociación Española de Investigación de Historia de las Mujeres; Cidade do evento: Zaragoza / Universidad de Zaragoza. |
2. |
Biografias de Rainhas: Métodos, Problemas, Perspectivas, 2011 (Seminário). Nome do evento: Seminário "Biografias de Rainhas: Métodos, Problemas, Perspectivas"; Nome da Instituição: Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. |
3. |
I Seminário de Casamento Régios (Política Externa, Diplomacia e Cerimonial), 2011 (Seminário). Nome do evento: I Seminário de Casamento Régios (Política Externa, Diplomacia e Cerimonial); Nome da Instituição: Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Letras. |
4. |
XIV Encontros de Municípios com Centro Histórico, 2009 (Congresso). Nome do evento: XIV Encontros de Municípios com Centro Histórico; Nome da Instituição: Associação Portuguesa de Municípios com Centro Histórico; Cidade do evento: Beja / Beja. |
5. |
Colóquio Internacional Faire de l’Anthropologie Historique du Moyen Age Aujourd’hui, 2008 (Congresso). Nome do evento: Colóquio Internacional Faire de l’Anthropologie Historique du Moyen Age Aujourd’hui; Nome da Instituição: Groupe d’Anthropologie Historique de l’Occident Médiéval (EHESS-CRH) / Groupe d’Anthropologie Scolastique (EHESS-CRH) / Escola
Doctoral da École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS); Cidade do evento: Paris / Sorbonne - Paris IV. |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1. |
Ramôa Melo, Joana. Peregrinations: Journal of Medieval Arte & Architecture, de 2015/10/20 até 2016/01/27, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Kenyon College.
|
2. |
Ramôa Melo, Joana. Medievalista, de 2013/12/09 até 2014/01/09, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Insituto de Estudo Medievais (FCSH-UNL).
|
3. |
Ramôa Melo, Joana. Revista de História da Arte Nº 7, de 2010/01/01 até 2010/07/31, Função ou tipo de participação: Corpo editorial. |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Produção artística/cultural
Artistical/cultural production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
34 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
10 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
3 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
7 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
15 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
2 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
13 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
6 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
2 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
4 |
Outros tipos de produção científica Other scientific production |
3 |
Produção técnica Technical production |
43 |
Software sem registo ou patente Software without patent or official record |
1 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
42 |
Produção artística/cultural Artistical/cultural production |
2 |
Dados complementares (Additional data) |
31 |
Orientações Orientations |
8 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
11 |
Participação em Eventos Event participation |
9 |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
3 |
Visualizações do curriculum [
5141
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
12-09-2020
às
17:28:36
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt/ | Icons by Axialis Team |
|