Maria da Graça Parente Figueiredo da Mota
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
29/03/2017 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Maria da Graça Parente Figueiredo da Mota |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Graça Mota |
Categoria profissional
Position |
Outra Situação |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Ciências Sociais. Ciências Sociais-Ciências da Educação. Ciências Sociais-Sociologia. Ciências Sociais-Psicologia.
|
Endereço profissional
Professional address |
Politécnico do Porto Escola Superior de Educação do Porto ESE - UTC - Música Rua Dr. Roberto Frias, 602 Porto 4200--465 Porto Portugal Telefone: (+351)225073460Extensão: 31499 Correio electrónico: gmota@ese.ipp.pt |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
1991-1997 |
Doutoramento Phd |
Psicologia da Música
(6 anos » years)
.
University of Keele,
Reino Unido. Instituição portuguesa que atribuiu reconhecimento/equivalência/registo » Portuguese Instituition providing acknowledgement/equivalence/registry
: Universidade do Porto. Com o tipo » With the type:
Reconhecimento » Acknowledgement.
|
1983-1985 |
Mestrado Master degree |
Master in Music Education
(2 anos » years)
.
Boston University,
Estados Unidos. Instituição portuguesa que atribuiu reconhecimento/equivalência/registo » Portuguese Instituition providing acknowledgement/equivalence/registry
: Universidade Nova de Lisboa. Com o tipo » With the type:
Reconhecimento » Acknowledgement.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Set/2013-Actual |
Outra Situação |
Fev/1994-Jul/2013 |
Professor Coordenador com Agregação |
Ago/1987-Jan/1994 |
Professor Adjunto |
Abr/1987-Jul/1987 |
Assistente 2º triénio |
Nov/1976-Ago/1986 |
Outra Situação |
Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Atividades de Ensino (Teaching activities)
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Educação Auditiva(Docente)
- Harmonia Prática(Docente)
- Pedagogia Musical(Docente)
- Seminário de Pedagogia e Didática(Docente)
- Metodologia da Educação Musical(Docente)
- Introdução à Investigação em Educação Musical(Docente)
- Psicologia da Música(Docente)
- Questões Aprofundadas em Educação Musical(Docente)
- Supervisão da Prática Pedagógica no 2º ciclo do Ensino Básico(Docente)
- Metodologia de Investigação em Educação Musical(Docente)
- Práticas Insturmentais e Vocais - Teclado(Docente)
- Oficina de Música Experimental(Docente)
- Seminário de projeto de investigação(Docente)
- Monografia(Docente)
|
Linhas de Investigação (Research fields)
1. |
ICT in Music Education |
|
|
2. |
Music and social inclusion |
|
|
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador responsável Participation as responsible Researcher |
2012-2015 Promover a inclusão social através do envolvimento com a música – o projeto Orquestra Geração-Promoting social inclusion through engagement with music – the project Orquestra Geração |
Referência do projeto»Project reference: FCT - PTDC/CPE-CED/120596/2010.
|
2007-2010 A Expressão Musical e Dramática no 1.º Ciclo do Ensino Básico – O caso da Região Autónoma da Madeira-Music and Drama in Primary School – the Madeira Island case |
Referência do projeto»Project reference: FCT - PTDC/CED/72112/2006.
|
2005-2008 A Construção da Identidade Musical e Profissional de Jovens Portugueses através das Bandas Filarmónicas-The construction of the musical identity of young Portuguese- a cultural perspective |
Referência do projeto»Project reference: FCT – POCTI/CED/60609/2004 .
|
2001-2004 Uma Educação Musical em Contexto: à procura de uma nova praxis-Music Education in context - in search of a new praxis |
Referência do projeto»Project reference: FCT POCTI/1999/CED/34477.
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Alemão (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Bem), Inglês (Bem). |
Fala Speaking |
Alemão (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Bem), Inglês (Bem). |
Lê Reading |
Alemão (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Bem). |
Escreve Writing |
Alemão (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Francês (Bem), Inglês (Bem). |
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Jul/2014 - Actual |
International Society of Music Education, Outros (especifique).
Elected member of the Board of Directors.
|
Jan/2012 - Actual |
International Society for Music Education, Membro.
Member of the Special Interest Group El Sistema.
|
Nov/1998 - Actual |
CIPEM - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Membro fundador.
Diretor do CIPEM (Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical).
|
Set/1986 - Set/2013 |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Membro.
Professor Universitário Senior.
|
Set/1987 - Ago/1994 |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Membro.
Professor universitário.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Mota, Graça. 2008. Crescer nas Bandas Filarmónicas – um estudo sobre a construção da identidade musical de jovens portugueses. ed. 1, ISBN: 978-972-36-1000-0. Porto: Afrontamento. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Mota, Graça. 2012. Voices of Two Young Women: Listening to a Growing Selfhood. In Narrative Soundings: An anthology of narrative inquiry in music education, ed. M. S. Barrett & S. Stauffer, 329 - 349. ISBN: 978-94-007-0698-9. Netherlands: Springer.
|
|
|
|
2. |
Mota, Graça. 2012. Music in higher education after the Bologna Treaty: Or, in search of a new educational culture. In NSSE Yearbook, ed. Patrick K. Schmidt, Cathy Benedict, 112 - 132. . Chicago: NSSE. |
|
|
|
3. |
Mota, Graça; Figueiredo, Sergio. 2012. Initiating music programs in new contexts: in search of a democratic music education. In The Oxford Handbook of Music Education, ed. G. McPherson and G. Welch , 187 - 204. ISBN: 978-0-19-973081-0. Oxford: Oxford UP. |
|
|
|
4. |
Mota, Graça. 2008. Roteiro Teórico. In Crescer nas Bandas Filarmónicas – um estudo sobre a construção da identidade musical de jovens portugueses, ed. Mota, Graça, 35 - 53. ISBN: 978-972-36-1000-0. Porto: Afrontamento. |
|
|
|
5. |
Mota, Graça. 2008. Introdução. In Crescer nas Bandas Filarmónicas – um estudo sobre a construção da identidade musical de jovens portugueses, ed. Mota, Graça, 11 - 16. ISBN: 978-972-36-1000-0. Porto: Afrontamento. |
|
|
|
6. |
Mota, Graça. 2008. Percursos partilhados, narrativas cruzadas. In Crescer nas Bandas Filarmónicas – um estudo sobre a construção da identidade musical de jovens portugueses, ed. Mota, Graça, 125 - 144. ISBN: 978-972-36-1000-0. Porto: Afrontamento. |
|
|
|
7. |
Mota, Graça. 2001. Portugal. In Musical Development and Learning: The International Perspective, ed. David J. Hargreaves, Adrian C. North, 151 - 162. ISBN: 0-8264-6042-9. Londres: Continuum. |
|
|
|
8. |
Mota, Graça. 2000. O ensino da música em Portugal. In Educação musical em países de línguas neolatinas, 123 - 137. ISBN: 8570255438 . Rio Grande do Sul (BR): UFRGS. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Mota, G.; Abreu, L.. 2014. "Thirty years of music and drama education in the Madeira Island: Facing future challenges", International Journal of Music Education 32, 3: 360 - 374.
|
|
|
|
2. |
Mota, G.; Araújo, M.J.. 2013. "Music and drama in primary schools in the Madeira Island-Narratives of ownership and leadership", Music Education Research 15, 3: 275 - 289.
|
|
|
|
3. |
Mota, Graça; Figueiredo, Sergio. 2012. "Estudo comparativo sobre a formação de professores de música em Portugal e no Brasil", Revista do Centro de Educação da UFSM 37, 2: 273 - 290.
|
|
|
|
4. |
Mota, Graça; Mota, Graça. 2007. "A música no 1º ciclo do ensino básico: Contributo para uma reflexão sobre o conceito de enriquecimento curricular", Revista de Educação Musical 129, 129: 16 - 21. |
|
|
|
5. |
Davidson, J.; Mota, G.. 2007. "Editorial: About "Performance matters!"", Musicae Scientiae 11, SPEC. ISS.: 3 - 4. |
|
|
|
6. |
Mota, Graça. 2007. "The Music Educator’s professional training – challenges and consequences in the new European context", Problems in Music Pedagogy, 2: 5 - 17.
|
|
|
|
7. |
Mota, G.; Costa, J.A.; Leite, A.. 2004. "Music education in context: The construction of the teacher's identity within cross-disciplinary collaboration in the arts", Bulletin of the Council for Research in Music Education, 161-162: 181 - 188.
|
|
|
|
8. |
Mota, Graça. 2003. "A formação para a expressão musical na educação de infância e no 1º ciclo do ensino básico: contributo para um olhar crítico", Educare Apprendere, 1: 23 - 37. |
|
|
|
9. |
Mota, Graça. 2003. "A educação musical no mundo de hoje: um olhar crítico sobre a formação de professores", Educação, 2, 2: 11 - 22. |
|
|
|
10. |
Mota, Graça. 2003. "Pesquisa e formação em educação musical", Revista da ABEM, 8: 11 - 16. |
|
|
|
11. |
Mota, Graça. 2003. "Educação musical em contexto: À procura de uma nova praxis", Música, Psicologia e Investigação, 4: 67 - 83. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Mota, Graça; Costa, J.A.; Cruz, Ana. 2013. "Growing through playing: the orchestra as an inclusive community music project", Trabalho apresentado em RIME 2013 - 8th International Research in Music Education Conference, In Proceedings of RIME 2013, Exeter. |
|
|
|
2. |
Mota, Graça; Caldas, Matilde. 2012. "Music and social inclusion – mapping the Project Orquestra Geração", Trabalho apresentado em ISME 30th World Conference on Music Education, In Proceedings of the ISME 30th World Conference on Music Education, Thessaloniki. |
|
|
|
3. |
Mota, Graça. 2012. "A casa vai a casa: an inclusive concept of community service", Trabalho apresentado em SEMPRE 40th Anniversary Conference, In Proceedings of the SEMPRE 40th Anniversary Conference, Londres. |
|
|
|
4. |
Mota, Graça. 2012. "A music workshop in a women’s prison: crossing memories, attributing meanings.", Trabalho apresentado em 24th International Seminar on Research in Music Education of the ISME Research Commission, In Proceedings of the 24th International Seminar on Research in Music Education of the ISME Research Commission, Thessaloniki. |
|
|
|
5. |
Mota, Graça; Abreu, L.; Tormenta, N.; Pacheco, N.; Barbosa, S.. 2010. "Thirty years of music and drama education in Madeira Island: Internal threats and future challenges", Trabalho apresentado em XXIII International Seminar on Research in Music Education (ISME), In In Proceedings of the XXIII International seminar on Research in Music Education (ISME), Changchun. |
|
|
|
6. |
Mota, Graça; Araújo, M.J.. 2010. "Music and Drama in the Madeira Island – a preliminary report", Trabalho apresentado em RIME 2009 - 6th International Research in Music Education Conference, In Proceedings of RIME 2009 - 6th International Research in Music Education Conference, Exeter.
|
|
|
|
7. |
Mota, Graça. 2008. "To become a woman composer – listening to a growing selfhood", Trabalho apresentado em Narrative Soundings. 2nd International Conference on Narrative Inquiry in Music Education (NIME2), In Narrative Soundings. 2nd International Conference on Narrative Inquiry in Music Education (NIME2), Tempe - Arizona. |
|
|
|
8. |
Mota, Graça. 2008. "The involvement of young Portuguese people with Philharmonic Bands – a cultural and social perspective", Trabalho apresentado em 28th World Conference of the International Society for Music Education, In In Proceedings of the 28th World Conference of the International Society for Music Education, Bolonha. |
|
|
|
9. |
Mota, Graça; Seabra, F. 2007. "Growing up in a Philharmonic Band – a study on the construction of musical identity", Trabalho apresentado em The 5th International Research In Music Education Conference, In Proceedings of RIME 2007 5th International Research In Music Education Conference, Exeter. |
|
|
|
10. |
Mota, Graça; Gonçalves, D; Oliveira, A. D; Sousa, A.; Calheiros, F.; Ribeiro, H.. 2008. "Composing with Hyperscore in general music classes: an exploratory study", Trabalho apresentado em Proceedings of the International Symposium on Performance Science, Utrecht: AEC, In In A. Williamon & D. Coimbra (Eds.), Proceedings of the International Symposium on Performance Science, Utrecht. |
|
|
|
11. |
Mota, Graça; Seabra, F; Ferreira, R.. 2006. "Growing up in a philharmonic band – a cultural perspective", Trabalho apresentado em XXI International Seminar on Research in Music Education (ISME), In Proceedings of the XXI International Seminar on Research in Music Education (ISME), Bali. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
Mota, Graça. 2007. "The Music Educator’s professional training – challenges and consequences in the new European context", Trabalho apresentado em Vth conference on Problems in Music Pedagogy, In Vth conference on Problems in Music Pedagogy, Daugavpils. |
|
|
|
2. |
Mota, Graça. 2001. "A investigação em Educação Musical em Portugal: um caminho a percorrer", Trabalho apresentado em Seminário de Investigação sobre Expressões Artísticas e Educação Física em Portugal, In Seminário de Investigação sobre Expressões Artísticas e Educação Física em Portugal, Braga. |
|
|
|
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Mota, Graça. Formación del profesorado de educación musical en Portugal, Contribuciones para una reflexión contextualizada,I Simposio Internacional sobre Educación Musical Políticas Educativas de Reforma y Educación Musical en Tiempos de Crisis,Granada,2013 (Comunicação). |
2. |
Mota, Graça. Um perfil de formação de educadores em artes para o séc. XXI – Valorizar o trabalho colaborativo,I Congresso Regional de Educação Artística,Funchal,2010 (Comunicação). |
3. |
Mota, Graça. A investigação como parte integrante da Formação de Educadores Musicais: perspectivas e modelos,Seminario Internacional de Investigación en Educación Musical,Madrid,2010 (Comunicação). |
4. |
Mota, Graça. In search of the metaphor for the Bologna Process may surrealism be the answer?,Symposium "Music Teaching and Learning at the Pedagogy and Policy Nexus" in the 29th ISME World Conference,Beijing,2010 (Poster). |
5. |
Mota, Graça. PORTUGAL,Symposium "Mapping the research in music education: the perspectives of four countries" in the 28th International Society
for Music Education World Conference,Bologna,2008 (Poster). |
6. |
Mota, Graça. Music in the Portuguese primary schools – is any change about to occur?,Improving Primary Music Teaching - international perspectives on policies and practices in The 5th International Research
In Music Education Conference,Exeter,2007 (Poster). |
7. |
Mota, Graça. A Música no 1º ciclo do Ensino Básico – contributo para uma reflexão acerca do conceito de enriquecimento curricular,Encontro Nacional da APEM,Lisboa,2007 (Comunicação). |
8. |
Mota, Graça. The Music Educator’s professional training – challenges and consequences in the new European context,Vth conference on Problems in Music Pedagogy,Daugavpils,2007 (Comunicação). |
9. |
Mota, Graça. Educação Musical em Contexto: à procura de uma nova praxis,V Escola de Outono do CIPEM,Porto,2002 (Comunicação). |
10. |
Mota, Graça. Pesquisa e Formação em Educação Musical,XI Encontro anual da ABEM,Natal - Rio Grande do Norte,2002 (Comunicação). |
Outra produção artística/cultural Other artistical/cultural production |
1. |
Mota, Graça; Davidson, J.; Dyson, K.. A voz da tília (CD Audio),2002. |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Produção artística/cultural
Artistical/cultural production |
Produção científica Scientific production |
33 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
9 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
1 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
8 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
11 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
11 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
13 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
11 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
2 |
Produção técnica Technical production |
10 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
10 |
Produção artística/cultural Artistical/cultural production |
1 |
Visualizações do curriculum [
2219
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
12-09-2020
às
14:35:34
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt/ | Icons by Axialis Team |
|