Projetos

 emote  pcas

O Projeto EMOTE, desenvolvido por uma equipa de investigadores portugueses, pretende desenvolver tutores robóticos como instrumentos facilitadores de aprendizagem.

As Plataformas atuais não conseguem envolver os alunos da mesma maneira que um professor tradicional consegue, por lhes faltarem os elementos humanos, pessoais. O EMOTE centra-se numa nova geração de robôs empáticas.

O projeto explora como a troca de pistas emocionais com um tutor artificial pode criar um senso de conexão e beneficiar da experiência de aprendizagem.

A investigação está a ser realizada em salas de aula reais, com crianças entre 11 e 13 anos, que têm a oportunidade de interagir com um robô NAO™ e uma mesa de MultiTouch™ enquanto realizam atividades e jogos alinhados com o currículo pedagógico atual.

Pode conhecer de perto este projeto na Exposição da Praça do Comércio

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PCAS – Personalised Centralized Authentication System é um projeto desenvolvido por uma equipa de investigadores Portugueses, que pretende reduzir a exposição a dados durante a  utilização de dispositivos móveis. PCAS vai disponibilizar um ambiente de armazenamento e transferência de dados móvel utilizando a biometria para criptografar dados, comunicar de forma segura e autenticar utilizadores.

SPD (Secure Personal Device) é um acessório smartphone que imite uma capa protetora, mas vai armazenar informações, autenticar o utilizador e mediar a comunicação com o serviço fornecido.

Complementar ao SPD, o projeto PCAS pretende definir, desenhar e implementar um conjunto de protocolos e serviços de segurança que vão permitir o acesso aos dados (do utilizador sobre os fornecedores de smartphones ou serviços) e a implementação de serviços adicionais:

  • Criptografado armazenamento de dados e transferência para o SPD ;
  • Transações ( assinatura de documentos , autorizações de operação );
  • A autenticação do utilizador (pessoalmente no dispositivo , a web ou fisicamente );
  • Os pagamentos móveis (após autenticação biométrica no SPD).

Pode visitar este projeto na  área Connect no CCL.

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