Definição das políticas e estratégias de tecnologias de informação e comunicação (TIC) do Ministério das Finanças e da Administração Pública (MFAP)
Subir um nívelEm 2007, foi confiada ao Instituto de Informática (II) a missão de definir as políticas e estratégias de tecnologias de informação e comunicação (TIC) do Ministério das Finanças e da Administração Pública (MFAP), assegurando uma gestão eficaz e racional dos recursos disponíveis. Esta missão foi exercida através do Conselho Coordenador, órgão do II - Resolução do Conselho de Ministros n.º 39/2006 e n.º 1 do art.º 5º do Decreto-Lei n.º 83/2007 – que reuniu entre julho de 2007 e outubro de 2009.
O Decreto-Lei n.º 83/2007, de 29 de Março, salientou, no que se refere à coordenação das TIC no MFAP, o papel atribuído ao conselho coordenador (CC), entidade de coordenação sectorial, presidido por um representante do ministro da tutela, onde tomam assento responsáveis do MFAP e a quem cabe aprovar o plano estratégico de TIC para o MFAP e o seu relatório de execução.
Estipula que o conselho coordenador é um órgão do Instituto de Informática a quem cabe aprovar o plano estratégico de TIC para o MFAP e o seu relatório de execução, sendo composto por:
a) Um representante do Ministro de Estado e das Finanças, que preside;
b) Representantes, com cargos dirigentes, de todos os organismos da administração directa e indirecta do Estado no âmbito do MFAP.
Compete-lhe:
a) Concertar, para os diversos organismos, a definição dos respectivos objectivos em termos de tecnologias de informação, respectivas estratégias e instrumentos para a sua execução;
b) Colaborar na coordenação e articulação global das necessidades de TIC dos diversos organismos;
c) Definir um quadro de referência que permita formular uma visão plurianual na elaboração dos planos de actividades no âmbito das TIC;
d) Elaborar a proposta de orçamento anual e plurianual do investimento em TIC;
e) Acompanhar a execução anual do plano e orçamento de TIC.
A primeira reunião do CC ocorreu em 24 de Julho de 2007, tendo sido realizadas, até Setembro de 2009 (data da última reunião), 14 reuniões ordinárias e 3 reuniões extraordinárias.
Os trabalhos desenvolvidos pelo CC incidiram em duas vertentes específicas: as actividades relacionadas com o planeamento e acompanhamento dos projectos financiados pelo PIDDAC e os projectos transversais considerados de interesse comum.