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Missão

O Instituto de Informática  tem por missão apoiar a definição das políticas e estratégias das tecnologias de informação e comunicação (TIC) do Ministério das Finanças e da Administração Pública (MFAP) e garantir o planeamento, concepção, execução e avaliação das iniciativas de informatização e actualização tecnológica dos respectivos serviços e organismos, assegurando uma gestão eficaz e racional dos recursos disponíveis.

A Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública, I.P. (eSPap), cuja criação foi concretizada através do Decreto-Lei n.º 117-A/2012, de 14 de junho, assume a missão e atribuições do anterior Instituto de Informática, extinto por fusão. www.espap.pt

 
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PLANO DE PRESERVAÇÃO DIGITAL

Iniciado em Setembro de 2008, o projecto de elaboração do Plano de Preservação Digital do Ministério das Finanças, no qual participam diversas direcções-gerais, teve em Junho passado um novo desenvolvimento, com a aprovação, pela Direcção-Geral de Arquivos, do Plano de Preservação Digital específico da Secretaria-Geral do MFAP

2011-12-05

PLANO DE PRESERVAÇÃO DIGITAL

A necessidade do Ministério das Finanças se debruçar sobre a problemática da preservação digital foi decidido, na 8.ª Reunião Ordinária do Conselho Coordenador de Tecnologias da Informação e Comunicação do Ministério das Finanças, em 17 de Julho de 2008, criar um grupo de trabalho para o efeito, composto pela DGARQ, SG, IGF, DGTF, DGO e DGITA.

O grupo de trabalho foi criado com o objectivo de definir o Plano de Preservação Digital (PPD) do Ministério das Finanças - um conjunto de estratégias e procedimentos que garantam a preservação das plataformas, informação e documentos electrónicos produzidos ou mantidos pelos organismos do Ministério das Finanças, em condições tais que permaneçam acessíveis tanto tempo quanto o necessário (isto é durante um prazo superior a sete anos), período definido pelas Recomendações para a Produção de Planos de Preservação Digital, da autoria da DGARQ, como sendo o limite a partir do qual a obsolescência tecnológica passa a ser um sério risco), para previsíveis necessidades de utilização administrativas e culturais.

 O projecto de elaboração do Plano de Preservação Digital do Ministério das Finanças viu aprovado, recentemente, pela Direcção-Geral de Arquivos, o Plano de Preservação Digital, específico da Secretaria-Geral do Ministério das Finanças. 

 A coordenação da implementação do PPD do MF caberá ao grupo de trabalho nomeado para esse efeito. Através dos relatórios produzidos por cada organismo e procurando estar sensível ao contexto externo, os organismos coordenadores deverão saber ponderar as necessidades sectoriais e de conjunto e partilhá‐las em reuniões periódicas, com vista a manter actualizado e proficiente o Plano de Preservação do MF. Já a implementação propriamente dita, com as vicissitudes que lhe são inerentes, deverá ser da responsabilidade directa de cada organismo, a quem compete igualmente manter informado o grupo de trabalho e, em especial, os organismos coordenadores sobre a evolução sectorial do projecto.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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