Ferramentas Pessoais

Entrada O Instituto de Informática Factos históricos

Missão

O Instituto de Informática  tem por missão apoiar a definição das políticas e estratégias das tecnologias de informação e comunicação (TIC) do Ministério das Finanças e da Administração Pública (MFAP) e garantir o planeamento, concepção, execução e avaliação das iniciativas de informatização e actualização tecnológica dos respectivos serviços e organismos, assegurando uma gestão eficaz e racional dos recursos disponíveis.

A Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública, I.P. (eSPap), cuja criação foi concretizada através do Decreto-Lei n.º 117-A/2012, de 14 de junho, assume a missão e atribuições do anterior Instituto de Informática, extinto por fusão. www.espap.pt

 
Entrada O Instituto de Informática Factos históricos

Factos históricos

Subir um nível
História do Instituto de Informática
Marcos importantes na vida do Instituto de Informática. Direcção do II e suas equipas em 30 anos de actividade - 1977- 2007
Publicações
Algumas publicações editadas pelo Instituto de Informática
Eventos
ERSI, Prémio Fernandes Costa e Prémio Descartes
Função de ONS na área das Tecnologias de Informação
O Instituto de Informática (II) exerceu, entre 1987 e 2009, funções de Organismo de Normalização Sectorial (ONS) no domínio dos "Computadores e Tratamento da Informação" por protocolo celebrado com o Instituto Português da Qualidade (IPQ) em 30 de Setembro de 1987, tendo por missão organizar e dinamizar as actividades de normalização nacionais nesta área.
Função de coordenação da utilização das tecnologias da informação na Administração Pública
Entre 1994 e 2004, o Instituto de Informática desempenhou funções de coordenação da utilização das tecnologias da informação na Administração Pública, presidindo à Comissão Intersectorial.
Definição das políticas e estratégias de tecnologias de informação e comunicação (TIC) do Ministério das Finanças e da Administração Pública (MFAP)
Em 2007, foi confiada ao Instituto de Informática (II) a missão de definir as políticas e estratégias de tecnologias de informação e comunicação (TIC) do Ministério das Finanças e da Administração Pública (MFAP), assegurando uma gestão eficaz e racional dos recursos disponíveis. Esta missão foi exercida através do Conselho Coordenador, órgão do II - Resolução do Conselho de Ministros n.º 39/2006 e n.º 1 do art.º 5º do Decreto-Lei n.º 83/2007 – que reuniu entre julho de 2007 e outubro de 2009.

Acções do Documento