Ferramentas Pessoais

Entrada Destaques QUATIC´2007 - 6ª Conferência Internacional para a Qualidade nas Tecnologias de Informação e Comunicações

Missão

O Instituto de Informática  tem por missão apoiar a definição das políticas e estratégias das tecnologias de informação e comunicação (TIC) do Ministério das Finanças e da Administração Pública (MFAP) e garantir o planeamento, concepção, execução e avaliação das iniciativas de informatização e actualização tecnológica dos respectivos serviços e organismos, assegurando uma gestão eficaz e racional dos recursos disponíveis.

A Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública, I.P. (eSPap), cuja criação foi concretizada através do Decreto-Lei n.º 117-A/2012, de 14 de junho, assume a missão e atribuições do anterior Instituto de Informática, extinto por fusão. www.espap.pt

 
Entrada Destaques QUATIC´2007 - 6ª Conferência Internacional para a Qualidade nas Tecnologias de Informação e Comunicações

QUATIC´2007 - 6ª Conferência Internacional para a Qualidade nas Tecnologias de Informação e Comunicações

Subir um nível

Qualidade no Software em discussão no QUATIC'2007 - 12 a 14 de Setembro - Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

Programa detalhado e informações úteis em: http://quatic2007.dsi.uminho.pt

Este é o evento internacional mais importante que se realiza em Portugal dedicado em exclusivo à Qualidade no sector das TICs, com tradição na aproximação entre as comunidades empresarial e académica.

O seu programa inclui tutoriais, workshops, oradores convidados, painéis, comunicações, almoços, coffee-breaks, cocktail de boas vindas com animação variada e ainda o banquete de gala.

A entidade promotora do QUATIC, a Comissão Sectorial para Qualidade nas Tecnologias de Informação e Comunicações (CS/03), tem desenvolvido actividade desde 1993 no âmbito do Sistema Português da Qualidade, dinamizado pelo IPQ. A CS03 tem como objectivos a análise, promoção, dinamização e divulgação das várias componentes que afectam a Qualidade, a nível de produtos e serviços no sector das TICs em Portugal.

As muitas intervenções previstas neste evento abordarão tópicos como, por exemplo: melhoria do processo de software, modelos de maturidade no desenvolvimento de software, como CMMI, desenvolvimento de software orientado aos aspectos, teste de software baseado em modelos, engenharia de software experimental, arquitecturas orientadas aos serviços, qualidade de serviço em sistemas de middleware, qualidade da informação em sistemas WEB, interoperabilidade tecnológica, normalização na indústria de software.

Teremos oradores oriundos de uma dezena de países (Argentina, Áustria, Brasil, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, Holanda, Itália e Japão), de instituições prestigiadas como o Software Engineering Institute da Carnegie Mellon University ou a ISO/IEC. Contamos ainda com o apoio de duas das mais prestigiadas organizações profissionais dos EUA, a IEEE Computer Society, que publica as actas, e a American Society for Quality que seleccionará as melhores comunicações para publicação no Software Quality Professional Journal.

Está igualmente garantida a participação de oradores portugueses de, pelo menos, as seguintes organizações: Agência para a Modernização Administrativa, APCER, APQ, Banco Santander Totta, BEA, Caixa Geral de Depósitos, Critical Software, Edinfor-LogicaCMG, EDP, FCCN, FCT/Univ. Coimbra, FCT/UNL, CITI, CS03, FE/UP, Grupo CTT, IBM, INESC, Inst. de Informática do Min. das Finanças, IPQ, ISCAP, ISEP, IST/UTL, Inst. das Tecnologias de Informação na Justiça, Microsoft, Oracle, Ordem dos Engenheiros, Primavera BSS, PT Comunicações, PT Inovação, SINFIC, SisConsult, SVDI, TMN, Univ. Algarve e Univ. do Minho.

Patrocinadores do Evento:

  • CGD
  • Microsoft
  • Critical Software
  • EDP - Energias de Portugal
  • APCER - Associação Portuguesa de Certificação
  • PT – Portugal Telecom
  • FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Acções do Documento