Ferramentas Pessoais

Entrada Notícias Cinco tendências que estão a alterar os CPD

Missão

O Instituto de Informática  tem por missão apoiar a definição das políticas e estratégias das tecnologias de informação e comunicação (TIC) do Ministério das Finanças e da Administração Pública (MFAP) e garantir o planeamento, concepção, execução e avaliação das iniciativas de informatização e actualização tecnológica dos respectivos serviços e organismos, assegurando uma gestão eficaz e racional dos recursos disponíveis.

A Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública, I.P. (eSPap), cuja criação foi concretizada através do Decreto-Lei n.º 117-A/2012, de 14 de junho, assume a missão e atribuições do anterior Instituto de Informática, extinto por fusão. www.espap.pt

 
Entrada Notícias Cinco tendências que estão a alterar os CPD

Cinco tendências que estão a alterar os CPD

2010-08-01

Cinco tendências que estão a alterar os CPD

Segundo o artigo da publicação CIO, as cinco tendências que estão a alterar os Centros de Processamento de Dados (CPD) são, segundo um estudo da IBM, as seguintes:

  1. Os custos com energia superam os custos do investimento - comprando apenas o estritamente necessário, poupa-se não só no custo dos componentes mas também na energia que deixa de ser consumida.
  2. A modularidade tem importância - a chave é adoptar uma solução de infra-estrutura modular.
  3. A refrigeração é crucial – a tecnologia utilizada faz a diferença no que concerne os custos daí decorrentes.
  4. Componentes virtuais – a virtualização trás muitos benefícios, desde uma maior flexibilidade até um mais eficiente uso de recursos.
  5. Centros de Processamento de Dados auto-diagnosticados – a inteligência colocada num CPD será o aspecto que, provavelmente, mais mudará.

 

Acções do Documento