Ferramentas Pessoais

Entrada Notícias Gestão integrada de bibliotecas no Instituto de Informática

Missão

O Instituto de Informática  tem por missão apoiar a definição das políticas e estratégias das tecnologias de informação e comunicação (TIC) do Ministério das Finanças e da Administração Pública (MFAP) e garantir o planeamento, concepção, execução e avaliação das iniciativas de informatização e actualização tecnológica dos respectivos serviços e organismos, assegurando uma gestão eficaz e racional dos recursos disponíveis.

A Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública, I.P. (eSPap), cuja criação foi concretizada através do Decreto-Lei n.º 117-A/2012, de 14 de junho, assume a missão e atribuições do anterior Instituto de Informática, extinto por fusão. www.espap.pt

 
Entrada Notícias Gestão integrada de bibliotecas no Instituto de Informática

Gestão integrada de bibliotecas no Instituto de Informática

O Instituto de Informática realizou uma sessão de apresentação do software Open Source KOHA – Gestão Integrada de Bibliotecas

2007-11-22

 

Realizou-se no dia 22 de Novembro de 2007, uma sessão de apresentação do software em Open Source KOHA – Gestão Integrada de Bibliotecas, já adaptado para Portugal.

Estiveram presentes mais de 60 participantes, entre entidades do Ministério das Finanças e Administração Pública (MFAP) – DG do Orçamento, DG das Alfândegas, DGITA, Secretaria-Geral e Instituto de Informática – e representantes de outros sectores, designadamente do ITIJ, do Instituto Português de Museus, do INCITE e da Faculdade de Letras.

Foi reconhecida a aplicabilidade imediata a todas as bibliotecas que disponham de registos em formatos normalizados (como o UNIMARC). A sessão teve inegável sucesso; foram recebidos elogios generalizados ao trabalho efectuado pela equipa do CID, com a manifestação de muito interesse por parte de alguns Centros de Documentação e Bibliotecas. O Instituto mostrou disponibilidade no alojamento do sistema, e foi evidente a elevada competência técnica de que actualmente dispõe para dar apoio técnico a outras implementações.

No final da apresentação foram analisadas as potencialidades do KOHA para suportar a rede de Bibliotecas do MFAP, numa óptica de serviços partilhados com evidentes poupanças para o Estado; foi ainda referida a urgência de alargar a outros ministérios a utilização de um produto que se encontra totalmente maduro, normalizado, aberto e interoperável do ponto de vista semântico e tecnológico. Constatou-se que, havendo coordenação e vontade de cooperar, o Estado poderá, neste caso, dar um exemplo de boa gestão e aproveitamento das competências e dos recursos internos e abrir novas oportunidades para a produção nacional de software baseada no novo paradigma de prestação qualificada de serviços, muito para além da simples compra de licenciamentos de produtos proprietários e fechados.

Acções do Documento