Morreu John McCarthy, o homem que "criou" a inteligência artificial
John McCarthy era um dos principais responsáveis pela evolução no domínio da inteligência artificial e o homem que a nomeou, descrevendo o conceito como "a ciência e a engenharia capazes de dar inteligência às máquinas"
2011-10-26
John McCarthy era um dos principais responsáveis pela evolução no domínio da inteligência artificial e o homem que a nomeou, descrevendo o conceito como "a ciência e a engenharia capazes de dar inteligência às máquinas". Recorde-se que a primeira apresentação pública do termo que haveria de ser usado para designar aquela área do conhecimento aconteceu em 1955, quando foi usada na proposta de realização da Conferência de Verão de Dartmouth para a Inteligência Artificial, um evento hoje considerado fulcral para o desenvolvimento da IA.
Este cientista norte-americano foi também o inventor da linguagem de programação Lisp, destinada à criação de "máquinas inteligentes".
Em 1971, e com 44 anos, McCarthy ganhava o prémio Turing da Association for Computing Machinery pela sua contribuição determinante no campo da inteligência artificial.
(Excerto de Tek Sapo)