Ana Luísa Pinto da Fonseca Rodrigues
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
14/09/2018 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Ana Luísa Pinto da Fonseca Rodrigues |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Rodrigues, Ana Luísa Pinto da Fonseca |
Categoria profissional
Position |
Professor Auxiliar |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Ciências da Educação. Ciências Sociais-Economia e Gestão.
|
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2014-2017 |
Doutoramento Phd |
TIC na Educação
(1 anos » years)
.
Universidade de Lisboa,
Portugal.
|
2010-2012 |
Mestrado Master degree |
Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade
(1,5 anos » years)
.
Universidade de Lisboa,
Portugal.
|
1999-2001 |
Mestrado Master degree |
Gestão e Estratégia Industrial
(1 anos » years)
.
Universidade Técnica de Lisboa,
Portugal.
|
1992-1997 |
Licenciatura Licentiate degree |
Organização e Gestão de Empresas
(5 anos » years)
.
Universidade Moderna / Lisboa,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
2012-2013 |
Outros Others |
Profissionalização em Serviço - 230 Matemática e Ciências da Natureza. Universidade Aberta,
Portugal.
|
2006 |
Curso de curta duração Short course |
Curso de Formação Pedagógica de Formadores.
Nova Etapa,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Jun/2018-Actual |
Professor Auxiliar |
Set/2013-Mai/2018 |
Assistente |
Set/2005-Jun/2018 |
Outra Situação |
Out/2013-Jul/2015 |
Outra Situação |
Nov/2006-Jul/2013 |
Outra Situação |
Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Linhas de Investigação (Research fields)
1. |
Formação de professores |
|
|
4. |
Didática da Contabilidade |
|
|
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador Participation as Researcher |
2016- Aprendizagem com Tecnologias e Design do Futuro da Formação de Professores-Technology Enhanced Learning@Future Teacher Education Lab |
Referência do projeto»Project reference: PTDC/MHC-CED/0588/2014. UIDEF, coordenado pelo Prof. João Filipe Matos
|
2013-2015 projeto escol@ digital |
Referência do projeto»Project reference: ttp://aprendercom.org/comtic/?. UIDEF, coordenado pelo Professor Doutor Fernando Albuquerque Costa
|
Outro Tipo de Participação Other kind of participation |
2014-2016 Observar e Aprender |
Referência do projeto»Project reference: https://tecnico.ulisboa.pt/pt/. Coordenado pelo Professor Doutor Luís Castro
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Português (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Razoavelmente). |
Fala Speaking |
Português (Bem), Inglês (Razoavelmente), Espanhol (Bem), Francês (Pouco). |
Lê Reading |
Português (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Bem), Francês (Razoavelmente). |
Escreve Writing |
Português (Bem), Inglês (Bem), Espanhol (Razoavelmente), Francês (Pouco). |
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Jul/2018 - Actual |
FORGES - Associação Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa , Outros (especifique).
Associada.
|
Jun/2018 - Actual |
SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Outros (especifique).
Associada.
|
Out/2017 - Actual |
APROCES - Associação de Professores de Ciências Económico-Sociais, Membro.
Vogal da Direção.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Rodrigues, Ana L; Patrocínio, Tomás. 2018. Metodologias de ensino, avaliação e aprendizagem na formação de professores: a construção do modelo de Formação Ativa. In Metodologias de ensino, avaliação e aprendizagem na formação de professores: a construção do modelo de Formação Ativa, 253 - 281. . Lisboa: Educa. |
|
|
|
2. |
Rodrigues, Ana L. P. F. 2016. A relação entre a escola e as TIC: que desafios?. In Dependências online – o poder das novas tecnologias, 53 - 72. ISBN: 978-989-693-060-8. Lisboa: Pactor – Grupo LIDEL. |
|
|
|
3. |
Rodrigues, Ana L. P. F. 2014. O desafio das tecnologias digitais no ensino superior – o Facebook como ferramenta. . In Os desafios da expansão da educação em Países de Língua Portuguesa: financiamento e internacionalização, 297 - 312. ISBN: 978-989-8. Lisboa: Educa. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Rodrigues, Ana L. P. F. 2017. "A formação ativa de professores – um projeto de investigação-formação com integração das tecnologias digitais", Investigar em Educação, 6: 199 - 223.
|
|
|
|
2. |
Rodrigues, Ana L. P. F. 2017. "Novas metodologias na didática da Economia e Contabilidade – caso do Mestrado em Ensino português", Revista Educação em Questão 55, 46: 34 - 58.
|
|
|
|
3. |
Rodrigues, Ana L. P. F. 2015. "Como integrar o ensino online nas instituições de ensino superior?", Revista FORGES 2, 1: 117 - 145.
|
|
|
|
Outra produção científica Other scientific production |
1. |
Rodrigues, Ana L. P. F. 2017. "A Formação Ativa de professores com integração pedagógica das Tecnologias Digitais". Lisboa: Tese de Doutoramento, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.
|
2. |
Rodrigues, Ana L. P. F. 2012. "O Papel das Novas Tecnologias para a Aprendizagem Autónoma e a Criação de Conhecimento, com base em pedagogias construtivistas
na disciplina de Economia A". Lisboa: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.
|
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção científica Scientific production |
8 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
3 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
3 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
3 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
3 |
Outros tipos de produção científica Other scientific production |
2 |
Outras informações relevantes
Professora Auxiliar no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE/ULisboa), a lecionar disciplinas no Mestrado em
Ensino da Economia e Contabilidade. Anteriormente, formadora de professores e professora do Ensino Secundário no grupo
de recrutamento de Economia e Contabilidade (430).
Doutora em Educação, especialidade TIC na Educação, pelo IE/ULisboa, com tese no âmbito da formação de professores para a
integração das tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem.
Mestre em Ensino de Economia e de Contabilidade pelo IE/ULisboa e possui também um anterior mestrado em Gestão e Estratégia
Industrial pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade Técnica de Lisboa.
Licenciada em Organização e Gestão de Empresas.
Tem desenvolvido nos últimos anos a sua atividade profissional em várias instituições de ensino público e privado, nas áreas
pedagógica, do ensino da Economia e da Gestão, com experiência diversificada na formação em contexto empresarial, no Ensino
Superior e no Ensino Básico e Secundário, com a participação em projetos de investigação na área da formação de professores
e a publicação de artigos científicos sobre a investigação concretizada na área do ensino, designadamente na Formação de Professores,
Didática da Economia e Didática da Contabilidade.
|
Visualizações do curriculum [
361
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
04-12-2020
às
12:13:38
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt/ | Icons by Axialis Team |
|