Curriculum Vitae

Marta Justino Ferrúcio Antunes

Data da última atualização »Last update : 08/02/2019


Marta Justino Ferrúcio Antunes concluiu o Mestrado Integrado em Psicologia Clínica - ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, em 2011. É doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento. Atualmente, participa no projeto "Attachment, sleep quality, and socio emotional development in preschool children" e leciona a cadeira prática de Psicologia do Desenvolvimento. Publicou 5 artigos em revistas especializadas. Possui 34 itens de produção técnica. Recebeu 1 prémio e/ou homenagem. Nas suas atividades profissionais interagiu com 42 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=7450014855294668


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Marta Justino Ferrúcio Antunes
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Antunes, M.
Categoria profissional
Position
Assistente de Investigação
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Psicologia.
Endereço profissional
Professional address
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Unidade de Investigação Psicologia Cognitiva do Desenvolvimento e Educação
Linha de Desenvolvimento
Rua Jardim do tabaco, 34
1149--041 Lisboa
Portugal
Telefone: (+351)218811700Extensão: 504
Correio electrónico: mantunes@ispa.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2004-2011 Mestrado
Master degree
Mestrado Integrado em Psicologia Clínica (6 anos » years) .
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2018-2018 Curso de curta duração
Short course
Mendeley - Reference Management and Research Network.
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal.

2017-2017 Curso de curta duração
Short course
Longitudinal SEM - Todd D. Little.
Euro Stats Camp, Portugal.

2017-2017 Curso de curta duração
Short course
Mediation and Moderation - Paul Jose.
Euro Stats Camp, Portugal.

2017-2017 Curso de curta duração
Short course
Introdução à análise em R.
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal.

2016-2016 Curso de curta duração
Short course
Advanced Stats: How to perform and report mediation, moderation and planned.
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal.

2016-2016 Outros
Others
Modelos de Equações Estruturais - Análise confirmatória, AMOS.
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal.

2015-2015 Curso de curta duração
Short course
Modelling Data.
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal.

2013-2013 Outros
Others
Introduction to Adult Attachment Interview.
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal.

2013-2013 Outros
Others
Growth Curve Analysis: Statiscal Methods for analysing Longitudinal Data.
Universidade do Porto, Portugal.

2012-2012 Outros
Others
Escala de Interação do Prestador de Cuidados CIS.
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Set/2018-Actual Leitor

ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
Jun/2018-Actual Outra Situação

ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Jun/2016-Actual Assistente de Investigação

ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Fev/2018-Jun/2018 Leitor

ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Fev/2015-Jun/2015 Leitor

ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Jan/2011-Jan/2015 Outra Situação

ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Dez/2010-Dez/2011 Outra Situação

ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Set/2008-Jul/2009 Estagiário





Atividades de Ensino (Teaching activities)
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Set/2018-Actual
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Psicologia do Desenvolvimento I(Monitor)




ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Fev/2018-Jun/2018
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Psicologia do Desenvolvimento II(Monitor)




ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Fev/2015-Jun/2015
Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Psicologia do Desenvolvimento II(Monitor)






Estágios realizados (Traineeships)


ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Set/2008-Jul/2009
Estágios realizados»Traineeships:

   - Estágio Curricular no Centro de Saúde de São João da Talha






Atividades de Formação Profissional (Professional education activities)
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
Jun/2018- Actual
Formação profissional»Professional education:

   - Administração e cotação do Attachmet Story Completion Task (ASCT)
   - Cotação de vídeos ASCT






Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Doutorando
Participation as Phd student
2016-
Attachment, sleep quality, and socio emotional development in preschool children
Referência do projeto»Project reference: PTDC/MHC-PED/0838/2014.

2012-
Friendship Quality and Social Development in Preschool Children
Referência do projeto»Project reference: POCTI/PSI/46739/2002.

2012-
Positive Affect and the Socio-Emotional Development of Preschool Children
Referência do projeto»Project reference: PTDC/PSI/66172/2006.


Participação como Mestrando
Participation as Master degree student
2010-2011
Children’s Attachment Security, Parental Secure-Base Scripts and Mother-Child/ Father-Child Narrative Styles
Referência do projeto»Project reference: PTDC/PSI/64149/2006.

2010-2011
Friendship Quality and Social Development in Preschool Children
Referência do projeto»Project reference: POCTI/PSI/46739/2002.

2010-2011
Positive Affect and the Socio-Emotional Development of Preschool Children
Referência do projeto»Project reference: PTDC/PSI/66172/2006.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente).
Fala
Speaking
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Pouco).

Reading
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente).
Escreve
Writing
Português (Bem), Inglês (Bem), Francês (Pouco).




Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2011 Bolsa de Doutoramento, FCT.




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Mar/2018 - Actual Ordem dos Psicólogos Portugueses, Membro efetivo.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Torres, N.; Freitas, M.; Monteiro, L.; Antunes, M.; Santos, A.J.. 2014. "Interação social lúdica no pré-escolar: Analise confirmatória da versão portuguesa da Penn Interactive Peer Play Scale (PIPPS) para educadores", Revista do Laboratório de Psicologia, 12: 57 - 65.
2. Maia, Joana; Veríssimo, Manuela; Ferreira, Bruno; Silva, Filipa; Antunes, Marta. 2012. "Singularidades de género nas representações de vinculação durante o período pré-escolar", Psicologia: Reflexão e Crítica 25, 3: 491 - 498.
3. Maia, J.; Veríssimo, M.; Ferreira, B.; Monteiro, L.; Antunes, M.. 2011. "Representações de vinculação na infância: competência verbal, estabilidade e mudança", Análise Psicológica 24, 3: 403 - 424.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Fernandes, Carla; Veríssimo, Manuela; Monteiro, Ligia; Antunes, Marta; Vaughn, Brian E; Santos, António J. 2018. "Mothers, fathers, sons, and daughters: Are there sex differences in the organization of secure base behavior during early childhood", Infant Behavior and Development 50, 1: 213 - 223.
2. Daniel, João R; Santos, António J; Antunes, Marta; Fernandes, Marília; Vaughn, Brian E. 2016. "Co-evolution of Friendships and Antipathies: A Longitudinal Study of Preschool Peer Groups", Frontiers in Psychology, 7: 1509 - 1519.



Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Fernandes, M.; Veríssimo, M.; Fernandes, C; Antunes, M.; Santos, A.J.. Correlated Trait – Correlated Method Minus One Analysis of the Three SCBE-30 Traits Across Multiple Raters,Society for Research in Child Development Biennial meeting,Baltimore,2019 (Poster).
2. Santos, A.J.; Fernandes, M.; Coelho, L.; Antunes, M.; Rodrigues, E.; Sousa, D.; Daniel, João R. Preschool Emotion Regulation and Social Engagement Predict Socio-emotional and Academic Adjustment in First Grade In: Peer Influences on Self-regulation and School Adaptation at the Transition from Preschool to Primary School,Society for Research in Child Development,Baltimore,2019 (Simpósio).
3. Antunes, M.; Fernandes, C; Fernandes, M.; Perpétuo, C.; Santos, A.J.; Veríssimo, M.. Links Between use of the Secure Base Script and Preschool Children’s Knowledge About Emotions,Society for Research in Child Development Biennial Meeting,Baltimore,2019 (Poster).
4. Monteiro, L.; Fernandes, C; Veríssimo, M.; Fernandes, M.; Antunes, M.; Vaughn, Brian E; Santos, A.J.. Implicaciones de las relaciones tempranas para el desarrollo de la competencia social,V Congresso de La RIA,Montevideo,2018 (Comunicação).
5. Fernandes, C; Antunes, M.; Fernandes, M.; Perpétuo, C.; Veríssimo, M.. Quality of Sleep and Attachment Representations in Portuguese Preschool Children,16th World Association for Infant Mental Health World Congress,Rome,2018 (Poster).
6. Fernandes, M.; Veríssimo, M.; Fernandes, C; Antunes, M.; Santos, A.J.. Secure Base Script Scores Predict Social Competence in PortuguesePreschoolers. In Verissimo & Vaughn Symposium: The relation between Scripted Secure Base Attachment Representations and socio emotional development in Preschool Age Children,25th Biennial Meeting of the International Society for the Study of Behavioral,2018 (Simpósio).
7. Perpétuo, C.; Pohl, M.; Rodrigues, I.; Fernandes, C; Fernandes, M.; Antunes, M.; Veríssimo, M.. Attachment figures activated during ASCT situations: "Who" and "When",16th World Association for Infant Mental Health World Congress,Rome,2018 (Poster).
8. Antunes, M.; Cardoso, J.; Fernandes, M.; Fernandes, C; Sousa, T.; Santos, A.J.; Veríssimo, M.. Attachment security and socioemotional adjustment in middle childhood,,IAC 2017,London,2017 (Poster).
9. Fernandes, C; Fernandes, M.; Antunes, M.; Sousa, T.; Santos, A.J.. Parent-child attachment and preschoolers' self-regulation: Secure base support to emotional regulation and autonomy in preschool classrooms,IAC 2017,London,2017 (Poster).
10. Fernandes, M.; Antunes, M.; Fernandes, C; Coelho, L.; Veríssimo, M.; Santos, A.J.; Vaughn, B-E; Sousa, T.. Quality of Attachment Representations and Teachers’ Ratings on Preschoolers’ Social Adjustment,IAC 2017,London,2017 (Poster).
11. Veríssimo, M.; Fernandes, M.; Fernandes, C; Antunes, M.; Vaughn, Brian E. Scripted Secure Base Attachment Representations Predict Social Competence in Preschool Age Children,2017 SRCD Biennial meeting,Austin,2017 (Simpósio).
12. Vaughn, B-E; Santos, A.J.; Daniel, J.; Sousa, T.; Antunes, M.. Assessment and prevalence of socially anxious children during early childhood,17th European Conference of Developmental Psychology ,Braga,2015 (Simpósio).
13. Fernandes, C; Antunes, M.; Silva, F.; Figueiredo, M.; Daniel, J.; Santos, A.J.. Links between early attachment security and social competence in preschool years: The mediating role of attachment representations ,17th European Conference of Developmental Psychology,2015 (Comunicação).
14. Antunes, M.; Cardoso, J.; Daniel, J.; Santos, A.J.. The development of theory of mind in preschool children ,17th European Conference of Developmental Psychology ,2015 (Poster).
15. Sousa, T.; Antunes, M.; Machado, P.; Daniel, J.; Santos, A.J.. Low social engagement and socioemotional functioning in preschool children,17th European Conference of Developmental Psychology,2015 (Poster).
16. Coelho, L.; Fernandes, C; Antunes, M.; Torres, N.; Santos, A.J.. Play interactions among peers: Social acceptance and reciprocal friendships in preschool context,17th European Conference of Developmental Pshychology ,2015 (Poster).
17. Daniel, J.; Santos, A.J.; Pipa, J.; Antunes, M.. Univariate and multivariate exponential random graph models of social proximity and visual attention in portuguese preschool children ,23rd Meeting of the International Society for the Study of Behavioural Development ,2014 (Poster).
18. Sousa, T.; Monteiro, L.; Fernandes, C; Antunes, Marta J. F; Cardoso, J.; Santos, A.J.. O reduzido envolvimento social: Implicações para o ajustamento psicossocial de crianças em contexto pré-escolar ,VIII Simpósio Nacional de Investigação em psicologia,Aveiro,2013 (Poster).
19. Pinto, A.; Gatinho, A.; Antunes, M.; Torres, N.; Santos, A.J.; Veríssimo, M.. Internal working model of the self and quality of attachment, Biennial Meeting of the Society for Research in Child Development,Seattle,2013 (Poster).
20. Santos, A.J.; Monteiro, L.; Torres, N.; Sousa, T.; Antunes, Marta J. F. Adaptação da Escala de Comportamentos de Brincadeira no pré-escolar (Coplan & Rubin, 1998),VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Aveiro,2013 (Poster).
21. Pinto, A.; Gatinho, A.; Antunes, Marta J. F; Cardoso, J.; Veríssimo, M.; Santos, A.J.. Convergência (ou não) do modelo interno do self, do auto-conceito e da auto-estima em crianças pré-escolares,VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Aveiro,2013 (Poster).
22. Pinto, A.; Gatinho, A.; Antunes, Marta J. F; Santos, A.J.; Veríssimo, M.. O modelo interno dinâmico do self, aceitação social e a qualidade das representações de vinculação em crianças de idade pré-escolar. In: Implicações da qualidade da vinculação para o desenvolvimento sócio emocional,VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Aveiro,2013 (Comunicação).
23. Torres, N.; Pinto, A.; Antunes, M.; Cardoso, J.; Ferreira, B.; Santos, A.J.. Links between attachment representations, social competence and externalizing/internalizing behaviors in normative and institutionalized children ,6th International Attachment Conference,Padua,2013 (Poster).
24. Cardoso, J.; Antunes, Marta J. F; Silva, F.; Torres, N.; Veríssimo, M.. Qualidade da vinculação e adaptação socio-emocional e académica no período escolar,VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Aveiro,2013 (Poster).
25. Fernandes, C; Santos, A.J.; Antunes, Marta J. F; Daniel, J.; Vaughn, B-E. Associações entre a expressividade dos afetos e a competência social de crianças em idade pré-escolar,VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia,Aveiro,2013 (Poster).
26. Torres, N.; Pinto, A.; Antunes, M.; Cardoso, J.; Ferreira, B.; Santos, A.J.. Links between attachment representations, social competence and exter-nalizing/ internalizing behaviors in normative and institutionalized children.In Challenges for attachment theory and practice: from the behavioral to the representational levels: Chairs: Manuela Veríssimo & Nicole Guedeney ,6th International Attachment Conference,2013 (Simpósio).
27. Ferreira, B.; Pinto, A.; Fernandes, C; Antunes, M.; Santos, O.; Santos, A.J.; Veríssimo, M.. Emotional components of internal working models of attachment and their relation to emotion regulation and affect expression in preschool context,Biennial Meeting of the Society for Research in Child Development,Seattle,2013 (Poster).
28. Antunes, M.; Fernandes, C; Silva, F.; Santos, A.J.; Veríssimo, M.. Associations between attachment security and social competence in preschool children,Biennial Meeting of the Society for Research in Child Development,Seattle,2013 (Poster).
29. Santos, A.J.; Fernandes, C; Fernandes, M.; Antunes, M.; Cardoso, J.; Shin, N; Vaughn, B-E. Longitudinal stability and growth of child social competence during the preschool years,10º Congresso de Etologia,Lisboa,2013 (Poster).
30. Fernandes, C; Fernandes, M.; Antunes, M.; Cardoso, J.; Torres, N.; Santos, A.J.; Vaughn, B-E. Affect expression and social competence in preschool children,9º Congresso Nacional de Etologia,Lisboa,2012 (Poster).
31. Antunes, M.; Silva, F.; Veríssimo, M.; Maia, J.; Fernandes, M.. Diferentes olhares sobre o Attachment Story Completion Task são mais valia ou fragilidade metodológica? Dois sistemas de cotação em confronto,VIII Congresso Iberoamericano de avaliação Psicológica,Lisboa,2011 (Poster).
32. Antunes, M.; Santos, A.J.; Veríssimo, M.; Peceguina, I.; Maia, J.. Modelos internos dinâmicos e competência social em crianças do pré-escolar,I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento,Lisboa,2011 (Poster).
33. Maia, J.; Ferreira, B.; Veríssimo, M.; Rebelo, A.; Fernandes, E.; Antunes, M.. Singularidades de gênero nas representações de vinculação durante o período pré-escolar ,I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento,Lisboa,2011 (Comunicação).

Organização de evento
Event organization
1. Antunes, M.. I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento ,2011 (Congresso / Organização).





Dados Complementares (Additional data)


Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Antunes, M.. Análise Psicológica, de 2013/03/02 até 2013/03/29, Função ou tipo de participação: Reviewer.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
5

Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
5
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
3
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
2

Total
Produção técnica
Technical production
34

Outros tipos de produção técnica
Other technical production
34


Visualizações do curriculum [ 1614 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 04-12-2020 às 09:11:21
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt/ | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (13)
 Co-authors listed in Degóis
Colaboração em projetos no DeGóis (6)
 Project collaboration in Degóis