Curriculum Vitae

Estela Mafalda Inês Elias Fernandes da Costa

Data da última atualização »Last update : 11/02/2018


Estela Mafalda Inês Elias Fernandes da Costa. É Professor Auxiliar na Universidade de Lisboa. Publicou 14 artigos em revistas especializadas e 19 trabalhos em actas de eventos, possui 12 capítulos de livros publicados. Possui 82 itens de produção técnica. Participou em 6 eventos no estrangeiro e 27 em Portugal. Nas suas actividades profissionais interagiu com 29 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=6401486519837714


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
Estela Mafalda Inês Elias Fernandes da Costa
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
Costa, Estela
Categoria profissional
Position
Professor Auxiliar
Endereço profissional
Professional address
Universidade de Lisboa
Instituto de Educação
Grupo de Investigação e Ensino de Política e Administração Educacional
Alameda da Universidade
Lisboa
1649-013 Lisboa
Portugal
Correio electrónico: ecosta@ie.ul.pt
Sexo
Gender
Feminino»Female




Graus Académicos (Academic Degrees)
2006-2011 Doutoramento
Phd
Administração e Política Educacional (1 anos » years) .
Universidade de Lisboa, Portugal.

1996-1998 Mestrado
Master degree
Mestrado em Educação, Formação Pessoal e Social (1 anos » years) .
Universidade de Lisboa, Portugal.

1986-1991 Licenciatura
Licentiate degree
Línguas e Literaturas Modernas Variante de Português/Inglês (5 anos » years) .
Universidade Nova de Lisboa, Portugal.





Formação complementar ( studies)
2005-2006 Outros
Others
Curso de Formação Avançada em Administração Educacional.
Universidade de Lisboa, Portugal.

2003-2004 Especialização/ Pós-Graduação
Specialization/ Postgraduation
Administração e Organização Escolar.
Universidade de Lisboa, Portugal.

1994-1995 Especialização/ Pós-Graduação
Specialization/ Postgraduation
Formação Pessoal e Social.
Universidade de Lisboa, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade de Lisboa
Set/2011-Actual Professor Auxiliar
Set/2010-Ago/2011 Assistente
Set/2008-Ago/2010 Professora de Quadro de Escola
Set/2007-Set/2008 Assistente de Investigação

Escola Básica Integrada de Abrigada /Agrupamento de Escolas
Set/1994-Actual Professora do Quadro de Escola

Escola Secundária Vila Real de Sto António (destacada na ES de Alenquer)
Set/1993-Ago/1994 Professora do Quadro de Nomeação Definitiva

Escola Secundária de Alenquer
Set/1992-Ago/1993 Professora Profissionalizada

Escola Secundária Rainha D. Leonor
Set/1991-Ago/1992 Professora estagiária





Atividades de Ensino (Teaching activities)
Universidade de Lisboa
Set/2011-Actual
Curso»Academic program: Administração e Política Educacional

Disciplinas lecionadas»Taught units:

  • Política de Educação(Docente)
  • Gestão das Organizações Educativas(Docente)
  • Avaliação das Organizações Educativas(Docente)
  • Técnicas de Gestão Escolar(Docente)
  • Seminário de Apoio I(Docente)
  • Análise das Políticas e das Organizações Educativas(Docente)
  • Avaliação das Instituições Escolares (ISCED, Luanda)(Docente)
  • Práticas de Gestão das Organizações Educativas(Regente)






Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Universidade de Lisboa
Abr/2011-Actual






Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)
Universidade de Lisboa
Abr/2014-Actual
- Subdiretora


Jan/2012-Mar/2014
- Subdiretora do Instituto de Educação




Escola Básica Integrada de Abrigada /Agrupamento de Escolas
Set/1996-Set/2006 Instituto de Educação
- Presidente






Estágios realizados (Traineeships)


Universidade de Lisboa
Out/2009-Out/2009
Estágios realizados»Traineeships:

   - Estágio [New Researchers’ Training Week] no Centro de Sociologia Educacional (CES), na Universidade de Edimburgo, na Escócia. Orientado pela Professora Jenny Ozga e coadjuvado pelo Professor Martin Lawn (Edimburgo, Escócia, 26-30 de Outubro 2009).






Atividades de Extensão Universitária (Other services rendered through University)
Universidade de Lisboa
Set/2010-Actual
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered:

   - Integrou a equipa do Projecto Moodle como Apoio ao Ensino e Investigação no Instituto de Educação, coordenado pelo Director do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, professor Doutor João Pedro da Ponte.






Outras atividades técnico científicas (Other technical-scientific activities)
Universidade de Lisboa
Abr/2011-Actual
Atividade realizada»Activity:







Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador
Participation as Researcher
2014-2017
The Outstanding New Teacher programme (ONTP)-The Outstanding New Teacher programme (ONTP)
Referência do projeto»Project reference: 123.

2014-2014
EVALUATION STUDY ON THE EFFECTIVENESS OF THE IMPLEMENTATION OF THE EARLY BILINGUAL EDUCATION PROJECT-EVALUATION STUDY ON THE EFFECTIVENESS OF THE IMPLEMENTATION OF THE EARLY BILINGUAL EDUCATION PROJECT
Referência do projeto»Project reference: PEPC 1308/2014.
Parceiro(s)»Partners: POV; Cramlington; University of Helsinki; Hat.

2007-2011
KNOWandPOL - “The role of knowledge in the construction and regulation of health and education policy in Europe: convergences and specificities among nations and sectors” -KNOWandPOL - “The role of knowledge in the construction and regulation of health and education policy in Europe: convergences and specificities among nations and sectors”
Referência do projeto»Project reference: Contract Number: 028848-2.
Programme: Sixth Framework Programme Research, Technological Development and Demonstration – Priorit






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem).
Fala
Speaking
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Razoavelmente).

Reading
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem).
Escreve
Writing
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Pouco).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Set/2016 - Actual FPAE | Fórum Português de Administração Educacional, Membro.
Jan/2013 - Actual European Association for Research on Learning and Instruction (EARLI), Membro.
2011- Actual UIDEF -- Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação. Membro efectivo do Grupo de Investigação de Política e Administração Educacional do Instituto de Educação da Universidade de Lisbo, Investigadora Interna.
2011- Actual SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Membro.
2007- 2010 Unidade de I&D em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade , Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. Carvalho, Luís M; Costa, Estela. 2016. The praise of mutual surveillance in Europe.  In European Politics of Education: Perspectives from sociology, policy studies and politics, ed. R. Normand e Jean-Louis Derouet , 53 - 72. . Abongton: Routledge..
2. Carvalho, Luís M; Costa, Estela. 2016. Comparações internacionais do desempenho escolar e políticas educativas: síntese de uma investigação.  In Internacionalização da Educação: Discursos, práticas e reflexos sobre as políticas públicas, ed. C. Cunha, J.V. Sousa e M.A. Silva, 173 - 196. . Belo Horizonte: Traço editores.
3. Ponte, João P; Baptista, Mónica; Velez, Isabel; Costa, Estela. 2014. O contributo dos estudos de aula para as aprendizagens profissionais dos professores.  In Formação e desenvolvimento profissional de professores: Contributos internacionais. , ed. Assunção Flores, 1 - 1. . Coimbra: Almedina.
4. Afonso, Natércio; Costa, Estela. 2014. Knowledge moves: Transition and fluidity in the policy process.  In Freeman, R., & Sturdy, S. (Orgs.). Knowledge in Policy: embodied, inscribed, enacted. Studies of health and education in Europe, ed. Freeman, R., & Sturdy, S., 43 - 60. ISBN: 978-1-44730-998-7. Reino Unido: Policy Press.
5. Almeida, Marta; Costa, Estela. 2014. Territórios Educativos de Intervenção Prioritária: desafios à emergência de comunidades aprendentes.  In Territórios, Comunidades Educadoras e Desenvolvimento Sustentável, ed. CORDEIRO, A. M. Rochette; ALCOFORADO, Luís; FERREIRA, A. Gomes , 1 - 1. ISBN: 978-989-96810-6-4. Coimbra: DG-FLUC.
6. Costa, Estela; Afonso, Natércio. 2011. Avaliação externa das escolas: um instrumento de regulação baseado no conhecimento.  In As políticas educativas em Portugal: mobilização de conhecimento e modos de regulação. , 1 - 36. . Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão.
7. Costa, Estela; Carvalho, Luís M; Afonso, Natércio. 2011. O PISA em seis países europeus: difusão e indigenação..  In O Espelho do Perito. Inquéritos internacionais, conhecimento e política em educação. , 102 - 122. . Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão.
8. Costa, Estela; Afonso, Natércio. 2011. A circulação e o uso do PISA em Portugal: o que dizem os políticos.  In O Espelho do Perito. Inquéritos internacionais, conhecimento e política em educação. , 84 - 101. . Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão.
9. Costa, Estela; Carvalho, Luís M. 2011. Fabricando o Espelho do Perito. A construção do conhecimento pericial no mundo PISA.  In O Espelho do Perito. Inquéritos internacionais, conhecimento e política em educação. , 28 - 58. . Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão.
10. Costa, Estela. 2011. O PISA na literatura científica: um caso de propagação, recriação e contestação de conhecimento.  In O PISA na literatura científica: um caso de propagação, recriação e contestação de conhecimento, 77 - 106. . Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão.
11. Costa, Estela; Antunes, Helena. 2002. As Ordens Instrucional e Reguladora: Que Espaço na Escola Cultural?.  In Globalização e Diversidade. A Escola Cultural, Uma Resposta. Colecção Mundo e Saberes, 363 - 374. . Porto: Porto Editora.
12. Costa, Estela M. I. E. F.. 2002. No Trilho de uma Escola Pluridimensional: o manual escolar e a educação para os valores na aula de língua materna.  In Globalização e Diversidade. A Escola Cultural, Uma Resposta. Colecção Mundo e Saberes, 311 - 332. . Porto: Porto Editora.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Costa, Estela; Almeida, Marta. 2016. "Formação-ação e autoavaliação de escolas: um contributo para o desenvolvimento organizacional e profissional dos professores", Educação, Sociedade & Culturas, 47: 73 - 93.
2. Carvalho, Luís M; Costa, Estela. 2014. "Seeing education with one's own eyes and through PISA lenses: considerations of the reception of PISA in European countries", Discourse: Studies in the Cultural Politics of Education, 36: 1 - 9.
3. Carvalho, Luís M; Costa, Estela. 2014. "Os políticos e o PISA: entre a adesão segura e a recepção activa", Propuesta Educativa, 41: 46 - 54.
4. Baptista, Mónica; Ponte, João P; Velez, Isabel; Costa, Estela. 2014. "Aprendizagens profissionais de professores dos primeiros anos participantes num estudo de aula", Educação em Revista 30, 4: 61 - 97.
5. Carvalho, Luís M; Costa, Estela; Afonso, Natércio. 2013. "Espaces, acteurs et modalités de l’hybridité politique. Le cas de la construction d’un modèle pour l’évaluation externe des écoles au Portugal dans la première décennie du siècle", Spirale – Revue de Recherches en Éducation, 51: 15 - 29.
6. Afonso, Natércio; Costa, Estela. 2012. "La politique d'évaluation institutionnel d’écoles au Portugal : un instrument d’action publique basé sur la connaissance", Recherches sociologiques et anthropologiques  43, 2: 53 - 75.
7. Ponte, João P; Baptista, Mónica; Velez, Isabel; Costa, Estela. 2012. "Aprendizagens profissionais dos professores de matemática através dos estudos de aula", Perspectivas da Educação Matemática 5, Temático: 7 - 24.
8. Costa, Estela; Kiss, Adel. 2011. "Dealing with opposition: uncomfortable moments in research. European Educational ", European Educational Research Journal  10, 2: 242 - 251.
9. Costa, Estela; Pires, Ana M. 2011. "The Role of the European Inspections in the European Educational Space - Echoes from Portugal Regarding the Assessment of Schools.", Research in Higher Education Journal, 13: 1 - 10.
10. Costa, Estela. 2011. "The role of network-based knowledge in legitimating education policy options and the policy debate in Portugal", Journal of US-China Public Administration 8, 12: 1393 - 1402.
11. Costa, Estela; Afonso, Natércio. 2009. "Os instrumentos de regulação baseados no conhecimento: o caso do PISA.", Educação e Sociedade 30, 109: 1037 - 1055.
12. Costa, Estela; Afonso, Natércio. 2009. "A influência do Programme for International Student Assessment (PISA) na decisão política em Portugal: o caso das políticas educativas do XVII Governo Constitucional Português", Sísifo. Revista de Ciências da Educação, 10: 53 - 64.
13. Costa, Estela. 2007. "Contributos para uma análise cognitiva da política de avaliação de professores", Sísifo. Revista de Ciências da Educação, 4: 49 - 58.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Costa, Estela; Sant'Ovaia, Carlos. 2016. "Os exames nacionais legitimação normativa de um instrumento de regulação", Trabalho apresentado em XIII Congresso da SPCE, In Atas XIII Congresso da SPCE, Viseu.
2. Costa, Estela. 2016. "O dispositivo de avaliação externa do projeto-piloto de ensino bilingue precoce no 1º CEB em Portugal", Trabalho apresentado em COLLOQUE DE L’ADMEE-EUROPE , In ACTES DU COLLOQUE DE L’ADMEE-EUROPE - Avaliação e aprendizagem évaluations et apprentissages, Lisboa.
3. Andrade, Vanessa; Baptista, Mónica; Almeida, Marta; Costa, Estela; Matoso, Carla; Évora, Cátia; Freire, Ana M. 2014. "O contributo da formação inicial de professores para o seu desenvolvimento profissional: um estudo com professores de Física e Química", Trabalho apresentado em Educação, economia e território: o lugar da educação no desenvolvimento, In Atas do XXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE – Educação, economia e território: o lugar da educação no desenvolvimento, Lisboa.
4. Costa, Estela; Almeida, Marta. 2014. "Autoavaliação ao serviço da melhoria da escola: práticas de desenvolvimento profissional e organizacional nos Agrupamentos de Escolas. B – políticas locais de educação", Trabalho apresentado em XXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE – Educação, economia e território: o lugar da educação no desenvolvimento, In Atas do XXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE , Lisboa.
5. Almeida, Marta; Costa, Estela. 2014. "A escola aprendente: o exemplo de Escolas TEIP ", Trabalho apresentado em XXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE – Educação, economia e território: o lugar da educação no desenvolvimento., In Atas do XXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE , Lisboa.
6. Almeida, Marta; Costa, Estela. 2014. "Territórios Educativos de Intervenção Prioritária: desafios à emergência de comunidades aprendentes", Trabalho apresentado em Territórios, comunidades educadoras e desenvolvimento sustentável. , In Territórios, comunidades educadoras e desenvolvimento sustentável, Coimbra.
7. Costa, Estela; Baptista, Mónica; Ponte, João P. 2012. "A codocência como prática organizacional propiciadora de aprendizagem de alunos em risco de insucesso: potencialidades e dificuldades. Ateliê: Currículo e formação de professores ", Trabalho apresentado em XIX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE – Revisitar os Estudos Curriculares: onde estamos e para onde vamos?, In Livro do Colóquio, Lisboa.
8. Baptista, Mónica; Costa, Estela; Ponte, João P; Belchior, Margarida; Velez, Isabel. 2012. "Lesson Study: um contributo para a formação de professores e promoção do sucesso escolar. Ateliê: Currículo e formação de professores IX (Projeto + Sucesso). ", Trabalho apresentado em XIX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE – Revisistar os Estudos Curriculares: onde estamos e para onde vamos? , In Livro do Colóquio, Lisboa.
9. Costa, Estela; Pires, Ana M. 2011. "The Role of the European Inspections in the European Educational Space - Echoes from Portugal Regarding the Assessment of Schools", Trabalho apresentado em Ninth Annual Hawaii International Conference on Education, In Proceedings of Ninth Annual Hawaii International Conference on Education, Hawai.
10. Costa, Estela. 2011. "The role of network-based knowledge in legitimating education policy options and the policy debate in Portugal ", Trabalho apresentado em 6th Interpretive Policy Analysis Conference- Discursive Spaces. Politics, Practices and Power, In Proceedings of 6th Interpretive Policy Analysis Conference- Discursive Spaces. Politics, Practices and Power, Cardiff - País de Gales.
11. Costa, Estela; Pires, Ana M. 2011. "Repercussões das inspecções europeias no espaço europeu de educação: o caso da avaliação das escolas em Portugal", Trabalho apresentado em XI Congresso da SPCE. , In Guia para o XI Congresso da Sociedade Portuguesa das Ciências da Educação, Guarda.
12. Costa, Estela. 2010. "Os novos modos de governação e multi-regulação da Educação: o estudo PISA da OCDE enquanto Instrumento de Regulação Baseado no conhecimento. ", Trabalho apresentado em I ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, In Desafios teóricos e metodológicos – I ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, Aveiro.
13. Costa, Estela. 2009. "Em torno da recepção de um instrumento de regulação baseado no conhecimento – o que nos dizem os decisores políticos sobre o ‘Programme for International Student Assessment’ (PISA). ", Trabalho apresentado em X Congresso da SPCE, In Investigar, Avaliar, Descentralizar – Actas do X Congresso da SPCE, Bragança.
14. Carvalho, Luís M; Afonso, Natércio; Costa, Estela. 2010. "When Knowledge and Policy merge: The case the OECD’s Programme for International Student Assessment (PISA) ", Trabalho apresentado em 5th Interpretive Policy Analysis Conference-‘Discourse and Policy Practices:Politics-Legitimacy-Power’ , In In Proceedings (CdRom) of 5th Interpretive Policy Analysis Conference-‘Discourse and Policy Practices:Politics-Legitimacy-Power’ , Grenoble.
15. Barroso, João; Carvalho, Luís M; Afonso, Natércio; Costa, Estela; Menitra, Carla. 2009. "O papel do Conhecimento na construção e na regulação das Políticas Educativas na Educação (Projecto Knowandpol).", Trabalho apresentado em Fórum de Investigação em Ciências da Educação, In Livro de resumos, Lisboa.
16. Carvalho, Luís M; Afonso, Natércio; Costa, Estela. 2009. "Knowledge and policy: the use of a KRT (Knowledge-based Regulation Tool) in policy-making. The case of OECD’s Programme for international student assessment (PISA). ", Trabalho apresentado em PISA Research Conference, In Conference booklet - PISA Research Conference, Kiel.
17. Costa, Estela; Valente, Odete. 1996. "Objectivos da F.P.S. e Manuais de Língua Portuguesa do 9º Ano de Escolaridade", Trabalho apresentado em II Congresso de EDucação do Algarve, In Programa e Resumos das Comunicações, Faro.

Artigos em revistas sem arbitragem científica
Papers in periodics without scientific refereeing
1. Costa, Estela. 2015. "Da liderança pedagógica do diretor escolar aos processos de reconfiguração organizacional da escola", Estado da Educação 2014, Ano 2014: 254 - 261.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Almeida, Marta; Costa, Estela. 2014. "A análise de necessidades de formação ao serviço do desenvolvimento organizacional da Escola", Trabalho apresentado em Territórios, comunidades educadoras e desenvolvimento sustentável. , In Territórios, comunidades educadoras e desenvolvimento sustentável. , Coimbra.
2. Costa, Estela. 2014. "Autoavaliação como instrumento de emancipação e regulação das escolas”", Trabalho apresentado em Territórios, comunidades educadoras e desenvolvimento sustentável. , In Territórios, comunidades educadoras e desenvolvimento sustentável. , Coimbra.

Textos em jornais ou revistas
Texts in newspapers or magazines
1. Costa, Estela; Baptista, Mónica. 27 maio 2013. "Programa Mais Sucesso Esclar: a rota para o sucesso" Jornal Tribuna, 12 - 12.

Outra produção científica
Other scientific production
1. Costa, Estela. 2014. "WEBINAR – Direção Geral de Educação/Ministério da Educação e Ciência – Parcerias pedagógicas ". Lisboa - MEC: Ministério da Educação e Ciência - Direção Geral da Educação.
2. Costa, Estela. 2011. "National Policies and New Forms of Social Regulation within the Framework of Europeanization". Oxford, United Kingdom: Martin Lawn.



Trabalho técnico
Technical work
1. Costa, Estela; Almeida, Marta; Pinho, Ana S. ESTUDO DE AVALIAÇÃO SOBRE A EFICÁCIA DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO ENSINO BILINGUE PRECOCE (EBP),2014 (Relatório técnico).

Apresentação oral de trabalho
Oral work presentation
1. Costa, Estela; Viseu, Sofia; Carvalho, Luís M; Afonso, Natércio. PISA in public debate: the case of Portugal. ,The European Conference on Educational Research (ECER) ,Budapeste,2015 (Comunicação).
2. Costa, Estela; Almeida, Marta; Pinho, Ana S. Apresentação dos resultados do estudo de avaliação sobre a eficácia da implementação do projeto Ensino Bilingue Precoce (EBP). ,Conferência internacional intitulada Ensino bilingue precoce/CLIL em Inglês no 1.º CEB – Uma realidade em construção em Portugal,Lisboa,2015 (Comunicação).
3. Viseu, Sofia; Costa, Estela. Evaluation as a public policy instrument: a study on calls for R&D projects in educational research,The European Conference on Educational Research (ECER),Budapeste,2015 (Comunicação).
4. Costa, Estela; Almeida, Marta. Autoavaliação ao serviço da melhoria da escola: práticas de desenvolvimento profissional e organizacional nos Agrupamentos de Escolas,XXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE ,Lisboa,2014 (Comunicação).
5. Andrade, Vanessa; Baptista, Mónica; Almeida, Marta; Costa, Estela; Matoso, Carla; Évora, Cátia; Freire, Ana M. O contributo da formação inicial de professores para o seu desenvolvimento profissional: um estudo com professores de Física e Química,XXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE ,Lisboa,2014 (Comunicação).
6. Almeida, Marta; Costa, Estela. A escola aprendente: o exemplo de Escolas TEIP,XXI Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE ,Lisboa,2014 (Comunicação).
7. Almeida, Marta; Costa, Estela. A análise de necessidades de formação ao serviço do desenvolvimento organizacional da Escola,Congresso Internacional - Territórios, comunidades educadoras e desenvolvimento sustentável. ,Coimbra,2014 (Comunicação).
8. Almeida, Marta; Costa, Estela. Territórios Educativos de Intervenção Prioritária: desafios à emergência de comunidades aprendentes,Congresso Internacional - Territórios, comunidades educadoras e desenvolvimento sustentável. ,Coimbra,2014 (Comunicação).
9. Costa, Estela; Almeida, Marta. Autoavaliação como instrumento de emancipação e regulação das escolas,Congresso Internacional - Territórios, comunidades educadoras e desenvolvimento sustentável,Coimbra,2014 (Comunicação).
10. Baptista, Mónica; Costa, Estela; Almeida, Marta. Contributo do trabalho colaborativo para a construção de saberes profissionais docentes.,Jornadas Pedagógicas 2013 ,Odivelas,2013 (Comunicação).
11. Costa, Estela; Afonso, Natércio. The School Evaluation Process as a Knowledge Process: Flows and Phases in a Policy Process,The European Conference on Educational Research (ECER) Creativity and Innovation in Educational Research,Istambul,2013 (Comunicação).
12. Almeida, Marta; Costa, Estela; Baptista, Mónica. As potencialidades do trabalho colaborativo como mecanismo de desenvolvimento profissional e organizacional: o exemplo de escolas TEIP,Jornadas Pedagógicas 2013 ,Odivelas,2013 (Comunicação).
13. Almeida, Marta; Costa, Estela; Baptista, Mónica. As potencialidades do trabalho colaborativo como mecanismo de desenvolvimento profissional e organizacional: o exemplo de escolas TEIP,Jornadas Pedagógicas 2013 do ISCE /ISCSP ,Lisboa,2013 (Comunicação).
14. Carvalho, Luís M; Viseu, Sofia; Costa, Estela. What’s my job? New policies, new work contexts, new scripts for school heads,The European Conference on Educational Research (ECER) Creativity and Innovation in Educational Research,2013 (Comunicação).
15. Baptista, Mónica; Costa, Estela; Almeida, Marta. Contributo do trabalho colaborativo para a construção de saberes profissionais docentes,Jornadas Pedagógicas 2013 do ISCE /ISCSP,Lisboa,2013 (Comunicação).
16. Baptista, Mónica; Costa, Estela; Velez, Isabel; Belchior, Margarida; Ponte, João P. Lesson Study: um contributo para a formação de professores e promoção do sucesso escolar. ,XIX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE – Revisistar os Estudos Curriculares: onde estamos e para onde vamos?,Lisboa,2012 (Comunicação).
17. Baptista, Mónica; Ponte, João P; Velez, Isabel; Belchior, Margarida; Costa, Estela. O lesson study como estratégia de formação de professores a partir da prática profissional,EIEM 2012 - Encontro de Investigação em Educação Matemática (Sociedade Portuguesa em Investigação em Educação Matemática,Castelo de Vide,2012 (Comunicação).
18. Carvalho, Luís M; Menitra, Carla; Costa, Estela. The role of intermediary actors in the fabrication of education policies in Europe.,The Need for Educational Research to Champion Freedom, Education and Development for All. ,Cádiz,2012 (Comunicação).
19. Costa, Estela; Baptista, Mónica; Ponte, João P. A codocência como prática organizacional propiciadora de aprendizagem de alunos em risco de insucesso: potencialidades e dificuldades,XIX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE – Revisistar os Estudos Curriculares: onde estamos e para onde vamos?,Lisboa,2012 (Comunicação).
20. Costa, Estela; Afonso, Natércio; Carvalho, Luís M; Barroso, João. O papel do Conhecimento na construção e na regulação das Políticas Educativas na Educação (Projecto Knowandpol). ,II Fórum de Investigação em Ciências da Educação ,Porto,2012 (Comunicação).
21. Baptista, Mónica; Ponte, João P; Costa, Estela; Velez, Isabel; Belchior, Margarida. Lesson study na formação de professores do 1.º ciclo do ensino básico,XXIII SIEM Seminário de Investigação em Educação Matemática,Coimbra,2012 (Comunicação).
22. Afonso, Natércio; Costa, Estela. External evaluation of public schools in Portugal: observing the knowledge transformation processes in a knowledge regulation tool,Embodied, inscribed, enacted': a KNOWandPOL workshop,Edimburgo,2011 (Outra).
23. Costa, Estela. The OECD’s ‘Programme for International Student Assessment’ (PISA): a ‘glonacal’ regulation tool of educational policies,“Urban Education” - The European Conference on Educational Research (ECER),Berlim,2011 (Comunicação).
24. Costa, Estela; Pires, Ana M. How knowledge becomes regulation in the European education space: the Portuguese school evaluation policy under the influence of european inspections.,“Urban Education” - The European Conference on Educational Research (ECER),Berlim,2011 (Comunicação).
25. Afonso, Natércio; Costa, Estela. School evaluation policies: the case of Portugal,55th Annual Conference of the Comparative and International Education Society (CIES),Montreal,2011 (Conferência ou palestra).
26. Costa, Estela; Pires, Ana M. The Role of the European Inspections in the European Educational Space - Echoes from Portugal Regarding the Assessment of Schools.,Ninth Annual Hawaii International Conference on Education,Honolulu ,2011 (Comunicação).
27. Afonso, Natércio; Costa, Estela. PISA – fabrication, circulation and use in six european countries,The end users meeting (equipa belga da educação) - Projecto KNOWandPOl,Louvain-la-Neuve,2010 (Seminário).
28. Costa, Estela. Os novos modos de governação e multirregulação da educação: o estudo PISA da OCDE enquanto instrumento de regulação supranacional baseado no conhecimento (KRT),I Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa ,Lisboa,2010 (Comunicação).
29. Costa, Estela; Kiss, Adel. Dealing with Opposition: uncomfortable moments in research.,The European Conference on Educational Research (ECER)- Education and Cultural Change ,Helsínquia,2010 (Simpósio).
30. Carvalho, Luís M; Afonso, Natércio; Costa, Estela. When Knowledge and Policy merge: The case the OECD’s Programme for International Student Assessment (PISA) ,5th Interpretive Policy Analysis Conference-‘Discourse and Policy Practices: Politics-Legitimacy-Power’ ,Grenoble,2010 (Comunicação).
31. Costa, Estela. Os novos modos de governação da educação: o estudo PISA enquanto instrumento de regulação supranacional,I ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação ,Aveiro,2010 (Comunicação).
32. Afonso, Natércio; Costa, Estela. Avaliação de Escolas: Diversidades e Confluências,III Seminário Internacional - Encantos e Desencantos da Avaliação de Escolas ,Porto,2010 (Seminário).
33. Costa, Estela; Carvalho, Luís M; Afonso, Natércio. Knowledge and policy: the use of a KRT (Knowledge-based Regulation Tool) in policy-making. The case of OECD’s Programme for international student assessment (PISA).,PISA Research Conference,Kiel,2009 (Comunicação).
34. Costa, Estela. Em torno da recepção de um instrumento de regulação baseado no conhecimento – o que nos dizem os decisores políticos sobre o Programme for International Student Assessment (PISA)?,X Congresso da Sociedade Portuguesa das Ciências da Educação -Investigar, avaliar, Descentralizar,Bragança,2009 (Comunicação).
35. Costa, Estela; Afonso, Natércio; Carvalho, Luís M; Barroso, João; Menitra, Carla. O papel do Conhecimento na construção e na regulação das Políticas Educativas na Educação (Projecto Knowandpol).,I Fórum de Investigação em Ciências da Educação ,Lisboa,2009 (Comunicação).
36. Costa, Estela. Contributos para uma análise cognitiva da política de avaliação de professores.,Seminário da Primavera,Lisboa,2007 (Comunicação).
37. Costa, Estela. No Trilho de uma Escola Pluridimensional: O Manual Escolar e a Educação para os Valores na Aula de Língua Materna.,V Congresso da AEPEC - Globalização e Diversidade. A escola cultural, uma resposta ,Évora,1998 (Comunicação).
38. Costa, Estela; Antunes, Helena. As Ordens Instrucional e Reguladora: Que Espaço na Escola Cultural?.,V Congresso da AEPEC - Globalização e Diversidade. A escola cultural, uma resposta ,Évora,1998 (Comunicação).
39. Costa, Estela; Valente, Odete. Objectivos da F.P.S. e Manuais de Língua Portuguesa do 9º Ano de Escolaridade.,II Congresso de Educação do Algarve - A Reforma Educativa em Debate. Da Educação da Infância ao Ensino Superior,Faro,1996 (Comunicação).

Curso de curta duração lecionado
Taught short course
1. Afonso, Natércio; Costa, Estela. A política pública de avaliação das escolas , 2015 (Extensão), promovido por Microsoft ‘Líderes Inovadores’..
Duração: 3 horas. Local: Microsoft, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.
2. Costa, Estela; Almeida, Marta. A observação de aulas como prática indutora de desenvolvimento profissional e organizacional” , 2015 (Aperfeiçoamento), promovido por Agrupamento de Escolas de Ourém .
Duração: 4 horas. Local: Agrupamento de Escolas de Ourém , Cidade: Ourém, Tipo de participação: Docente.
3. Costa, Estela; Almeida, Marta. Processos de autoavaliação num agrupamento de escolas , 2014 (Aperfeiçoamento).
Duração: 30 horas. Local: Escola Secundária Lima de Freitas, Cidade: Setúbal, Tipo de participação: Outra.
4. Almeida, Marta; Costa, Estela. A conceção de planos de formação – da análise de necessidades ao desenvolvimento profissional e organizacional das escolas, 2014 (Aperfeiçoamento).
Duração: 15 horas., Tipo de participação: Docente.
5. Almeida, Marta; Costa, Estela. A observação de aulas como prática indutora de desenvolvimento profissional , 2014 (Aperfeiçoamento).
Duração: 4 horas. Local: Escola Secundária de Ferreira do Zêzere, Cidade: Ferreira do Zêzere, Tipo de participação: Outra.
6. Costa, Estela; Almeida, Marta. Avaliação externa e autoavaliação ao serviço da melhoria da escola, 2014 (Aperfeiçoamento), promovido por ALMADAFORMA.
Duração: 60 horas. Local: Escola Secundária Fernão Mendes Pinto, Cidade: Almada, Tipo de participação: Docente.
7. Costa, Estela; Afonso, Natércio. A política pública de avaliação das escolas - Projecto Microsoft ‘Líderes Inovadores’, 2013 (Aperfeiçoamento), promovido por Microsoft.Tipo de participação: Docente.
8. Costa, Estela; Almeida, Marta. Avaliação externa e autoavaliação ao serviço da melhoria da escola, 2013 (Aperfeiçoamento), promovido por EDUCATIS – Centro de Formação .
Duração: 60 horas. Local: EDUCATIS – Centro de Formação , Cidade: Benavente, Tipo de participação: Docente.
9. Costa, Estela; Pais, Hélder. Medidas Organizativas da Escola - Seminário Sucesso Educativo - Desafios e Oportunidades, 2012 (Aperfeiçoamento), promovido por DGE - Direção-Geral da Educação.
Duração: 2 horas. Local: Escola Superior de Música, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Outra.
10. Costa, Estela; Afonso, Natércio. A política pública de avaliação das escolas - Projecto Microsoft ‘Líderes Inovadores’, 2012 (Aperfeiçoamento).
11. Costa, Estela. Seminário 'Entrevistas a políticos, administradores e peritos' - 4º Curso de Formação Avançada do Programa de Doutoramento em Ciências da Educação/Administração Educacional (2011-2012, 2012 (Extensão), promovido por Coordenação do Doutoramento em Política e Administração Educacional.
Duração: 3 horas. Local: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.
12. Costa, Estela; Afonso, Natércio. A política pública de avaliação das escolas - Projecto Microsoft ‘Líderes Inovadores’, 2012 (Aperfeiçoamento), promovido por Microsoft.
Duração: 3 horas. Local: Microsoft - Parque das Nações, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.
13. Costa, Estela; Menitra, Carla. Seminário ‘Contributos para a análise das relações entre conhecimento e política da educação: dois exemplos nacionais' - Mestrado em Ciências da Educação – Administração Educativa (2010/2011), 2012 (Extensão), promovido por Grupo de Investigação de Política e Administração Educacional .
Duração: 3 horas. Local: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.
14. Costa, Estela. Seminário ‘Itinerários de uma Investigação’, ao 4º Curso de Formação Avançada do Programa de Doutoramento em Ciências da Educação/Administração Educacional (2011-2012, 2011 (Extensão), promovido por Grupo de Investigação de Política e Administração Educacional .
Duração: 3 horas. Local: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.
15. Costa, Estela. Seminário ‘Avaliação Organizacional ’, ao Mestrado em Ciências da Educação – Administração Educativa (2011/2012), 2011 (Aperfeiçoamento), promovido por Grupo de Investigação de Política e Administração Educacional .
Duração: 3 horas. Local: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.
16. Costa, Estela; Afonso, Natércio. A política pública de avaliação das escolas - Projecto Microsoft ‘Líderes Inovadores’, 2011 (Aperfeiçoamento), promovido por Microsoft.
Duração: 3 horas..
17. Costa, Estela. A política pública de avaliação das escolas - Projecto Microsoft ‘Líderes Inovadores’, 2011 (Aperfeiçoamento).
Duração: 3 horas..
18. Costa, Estela; Afonso, Natércio. A política pública de avaliação das escolas - Projecto Microsoft ‘Líderes Inovadores’, 2010 (Aperfeiçoamento), promovido por Microsoft.
Duração: 3 horas..
19. Costa, Estela. Seminário ‘Percursos de uma Investigação’ - 3º Curso de Formação Avançada do Programa de Doutoramento em Ciências da Educação/Administração Educacional (2009-2010). , 2010 (Extensão), promovido por Grupo de Investigação de Política e Administração Educacional .
Duração: 3 horas. Local: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.
20. Costa, Estela; Afonso, Natércio. Conhecimento e política: os novos referenciais das políticas educativas. Curso de Formação Contínua para Inspectores da Educação, 2009 (Aperfeiçoamento), promovido por Ministério da Educação/ Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Duração: 6 horas. Local: Inspecção-Geral da Educação, Cidade: Lisboa.
21. Costa, Estela. A articulação entre os instrumentos de gestão e o modelo de avaliação do desempenho docente, 2007 (Aperfeiçoamento), promovido por Ministério da educação - DGRHE / Centros de Formação de Professores.
Duração: 25 horas. Local: Centro de formação Educatis, Cidade: benavente.
22. Costa, Estela. Seminário ‘Actores e Conhecimento: comissões de especialistas’ - 2º Curso de Formação Avançada do Programa de Doutoramento em Ciências da Educação/Administração Educacional (2007-2008) , 2007 (Extensão), promovido por Grupo de Investigação de Política e Administração Educacional .
Duração: 3 horas. Local: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Cidade: Lisboa, Tipo de participação: Docente.
23. Costa, Estela. Enquadramento do Modelo de Avaliação de Desempenho Docente. Competência, Desempenho e Avaliação Profissionais, 2007 (Aperfeiçoamento), promovido por Ministério da Educação/Centros de Formação de Professores.
Duração: 25 horas. Local: Centro de Formação Educatis , Cidade: Benavente.
24. Costa, Estela. Avaliação do Desempenho Docente e Supervisão Pedagógica, 2007 (Aperfeiçoamento), promovido por Ministério da Educação - DGRHE / Centros de formação de Professores.
Duração: 25 horas. Local: Centro de Formação Educatis, Cidade: Benavente.

Organização de evento
Event organization
1. Costa, Estela. Encontro “SLiA – Supervisão, Liderança(s) e Avaliação: realidades, tendências e desafios na escola de hoje,2015 (Encontro / Organização).
2. Costa, Estela. VI Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa ,2015 (Encontro / Organização).
3. Costa, Estela. Inspeção, conhecimento e regulação da educação,2014 (Seminário / Organização).
4. Baptista, Mónica; Costa, Estela. VIII Seminário Escolas Híbridas - Projeto Mais Sucesso Escolar,2012 (Seminário / Organização).
5. Costa, Estela. III Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa ,2012 (Encontro / Organização).
6. Costa, Estela. II Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa ,2011 (Encontro / Organização).
7. Costa, Estela. Reunião Científica Internacional do Projecto KNOWandPOL,2009 (Encontro / Organização).
8. Costa, Estela. Reunião Científica Internacional do Projecto KNOWandPOL (Sector da Educação) ,2009 (Encontro / Organização).

Relatório de investigação
Technical report
1. Costa, Estela. O Programme for International Student Assessment (PISA) como instrumento de regulação das políticas educativas ,2011.
TESE DE DOUTORAMENTO.
2. Costa, Estela; Afonso, Natércio. The external evaluation of public schools - The case of Portugal.,2010.
3. Costa, Estela; Carvalho, Luís M; Afonso, Natércio. PISA -Fabrication, circulation and use in 6 european countries.,2009.
4. Costa, Estela; Freeman, Richard; Smith-Merry, Jennifer; Sturdy, Steve. The fabrication, circulation and use of knowledge-based regulatory instruments in European countries,2009.
5. Costa, Estela; Carvalho, Luís M. Production of OCDE's "Programme for International Student Assessment" (PISA). ,2009.
6. Costa, Estela; Afonso, Natércio. Study on the Use and Circulation of PISA at the national level. The Reception of PISA in Portugal,2009.
7. Costa, Estela; Carvalho, Luís M. Literature Review Report - Production of OCDE's "Programme for International Student Assessment" (PISA). ,2008.
8. Costa, Estela; Barroso, João; Afonso, Natércio; Carvalho, Luís M; Fontoura, Madalena. The social and cognitive mapping of policy The education sector in Portugal ,2008.
9. Costa, Estela; Barroso, João; Carvalho, Luís M; Afonso, Natércio; Fontoura, Madalena. Policy learning mechanisms and morphology of knowledge. Field research in Portugal – education sector,2007.
10. Costa, Estela. Da Disciplina de Língua Portuguesa para os Objectivos da Formação Pessoal e Social do Nosso Sistema Educativo – Um Itinerário por Manuais do 9º Ano De Escolaridade,1998.
Dissertação de Mestrado.
11. Costa, Estela. As Ordens Instrucional e Reguladora: Um Estudo em duas escolas.,1995.
Projecto Final de Investigação em Educação no âmbito do Curso De Pós-Licenciatura em Educação.





Dados Complementares (Additional data)


Orientações
Orientations


Tese de Doutoramento
Phd Thesis
Em curso
Ongoing
1. Carlos Alberto Pesqueira Marques Sant Ovaia, Os exames nacionais. Análise sociopolítica de um Instrumento de Regulação, 2014. Tese (Administração e Política Educacional) - Universidade de Lisboa (Orientador).
2. MARIA DULCE CAMPOS NISA PEREIRA, Avaliação externa das escolas: um instrumento de regulação baseado no conhecimento, 2014. (Orientador).


Dissertação de Mestrado
Master degree dissertation
Concluídas
Completed
1. Alfredo Arcanjo, Contributo da avaliação externa da escola na promoção da qualidade da educação: um estudo de caso na Escola Secundária do Seles. , 2014. Dissertação (Mestrado em Administração Educacional) - IEUL/ ISCED - Luanda  (Orientador).
2. Feliciano Ngunji , Gestão participada no magistério primário do Waku-Kungo como garante da melhoria do processo de ensino e aprendizagem. , 2014. Dissertação (Mestrado em Administração Educacional) - IEUL/ ISCED - Luanda  (Orientador).
3. Mariana Bessa, O PAVE como orientador de processos de autoavaliação participada - O Caso da Escola Nzinga Mbande. Dissertação, 2014. Dissertação (Mestrado em Administração Educacional) - IEUL/ ISCED - Luanda  (Orientador).
4. Manuel Zau, O processo de Avaliação do Ensino Superior Privado Como Estratégia de Garantia da qualidade de Ensino., 2014. Dissertação (Mestrado em Administração Educacional) - IEUL/ ISCED - Luanda  (Orientador).
5. Maria José Castelo Branco, De que modo gere o Diretor as relações Externas?, 2013. Dissertação (Administração e Política Educacional) - Universidade de Lisboa (Orientador).
6. Agripina Vieira, O Projecto Educativo de Escola como Instrumento de liderança, 2013. Dissertação (Administração e Política Educacional) - Universidade de Lisboa (Orientador).
7. Anabela Brito, O quotidiano do diretor e a concretização do seu projeto, 2012. Dissertação (Administração e Política Educacional) - Universidade de Lisboa (Orientador).


Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
Specialization course conclusion monograph
Concluídas
Completed
1. Albertina Sardo, Albertina Sardo, 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento Pessoal e Social) - Escola Superior de Educação de João de Deus (Orientador).
2. Paula Moreira , Paula Moreira, 2000. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento Pessoal e Social) - Escola Superior de Educação de João de Deus (Orientador).


Orientação de outra natureza
Other orientation
Concluídas
Completed
1. 1. Rafaela Lopes Belo , Um olhar sobre a Cultura Organizacional da Inspeção-Geral da Educação e Ciência – Perceções sobre o contexto e os seus atores, 2016. (Orientador).
2. Soraia Inês Lemos Correia , Um olhar sobre o perfil do inspetor de educação e a atividade de acompanhamento da IGEC aos Jardins-de-infância da rede provada - IPSS. , 2016. (Orientador).
3. Soraia Vanessa Rocha Rodrigues , Inspeção-Geral da Educação e Ciência e avaliação das escolas: o caso da autoavaliação de um agrupamento de escolas. Um olhar a partir de quem avalia e de quem é avaliado, 2016. (Orientador).
4. Ana Catarina Gonçalves dos Santos, A ação da Direção-Geral da Educação na conceção, produção e revisão das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, 2015. Universidade de Lisboa (Orientador).
5. Mariana Isabel Glória Tempera, Planos de Melhoria, Aprendizagem Organizacional e Regulação da Educação – Uma análise dos planos de melhoria das escolas da Área Territorial de Inspeção de Lisboa e Vale do Tejo (2012/2013) , 2015. (Orientador).
6. Ana Paula Monteiro Garcia, REPRESENTAÇÕES DE ESCOLA E DE DINÂMICAS ORGANIZACIONAIS - Uma análise dos planos de melhoria das escolas TEIP 2013/2014, 2015. Universidade de Lisboa (Orientador).
7. Ana Filipa Gonçalves , As representações das equipas de avaliação externa da IGEC na dimensão relativa à autoavaliação das escolas , 2014. (Orientador).
8. Sara Saraiva, A IGEC enquanto espaço de confluência de conhecimento, 2014. Universidade de Lisboa (Orientador).
9. Vanessa Patrícia Martins Antão, A Administração Educativa e as Políticas de Formação de Professores. O caso da Conceção e Implementação de um Projeto-Piloto - Ensino Bilingue Precoce no 1° CEB , 2014. (Orientador).
10. Tânia Oliveira, Perceções das equipas de avaliação externa em relação às suas práticas de avaliação, 2014. Universidade de Lisboa (Orientador).
11. Marisa Cristina da Silva Teixeira Martins, A importância do Planeamento numa Organização: a Finiform, 2013. (Co-orientador).
12. Diana Patrícia Blanco Lemos, Avaliação Externa das Escolas em Portugal e das Escolas Europeias - uma perspetiva comparativa, 2012. Universidade de Lisboa (Orientador).
13. Patrícia Alexandra Tavares Rocha, Que ruturas e que continuidades: do antigo para o novo ciclo de avaliação externa das escolas, 2012. Universidade de Lisboa (Orientador).
14. Sérgio Miguel dos Santos Rodrigues, A Cultura Organizacional e o papel do gestor de formação, 2012. Universidade de Lisboa (Co-orientador).
15. Susana Martins, Evolução das intervenções da atividade de Organização do Ano Letivo nos últimos 10 anos, 2012. Universidade de Lisboa (Orientador).
16. Cátia Liliana Barroso Ferreira, Os Processos de Gestão de uma Organização e a Meta-avaliação para a Ação Organizacional, 2012. Universidade de Lisboa (Orientador).
Em curso
Ongoing
1. Rafaela Belo , IGEC, 2014. (Orientador).


Participação no júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation


Doutoramento
Phd
1. Costa, Estela. Participação no júri de Maria Manuela Jacinto . Esferas de influência na avaliação de professores , 2014.
2. Costa, Estela. Participação no júri de Maria Cecilia Bochio . El Director de Agrupamiento Escolar: Regulado y regulador de las políticas educativas. Estudio de un Sistema de Acción Concreto construido en un Agrupamiento Escolar, 2014.
3. Costa, Estela. Participação no júri de Maria Regina Maneschy Faria Sampaio. Caminhos da recepção: a transferência para o Brasil de políticas para a educação superior, 2013.
4. Costa, Estela. Participação no júri de Mariano Alves de Brito. A expansão do ensino médio e acesso ao ensino superior como política de equidade, 2013.
5. Costa, Estela. Participação no júri de Maria Regina Maneschy Faria Sampaio. Caminhosda receção: a transferência para o Brasil de políticas para a educação superior, 2012. Tese (Administração e Política Educacional) - Universidade de Lisboa.


Mestrado
Master degree
1. Costa, Estela. Participação no júri de Soraia Inês Lemos Correia . Um olhar sobre o perfil do inspetor de educação e a atividade de acompanhamento da IGEC aos Jardins-de-infância da rede provada - IPSS, 2016. 
2. Costa, Estela. Participação no júri de Soraia Vanessa Rocha Rodrigues . Inspeção-Geral da Educação e Ciência e avaliação das escolas: o caso da autoavaliação de um agrupamento de escolas. Um olhar a partir de quem avalia e de quem é avaliado, 2016. 
3. Costa, Estela. Participação no júri de Ana Luísa Lopes . A satisfação pessoal na formação profissional., 2016. 
4. Costa, Estela. Participação no júri de Maria de Fátima Morais Mendes . Olhares sobre os Coordenadores TEIP enquanto gestores Escolares. Estudos de Caso no Distrito de Setúbal, 2016. 
5. Costa, Estela. Participação no júri de Rafaela Lopes Belo . Um olhar sobre a Cultura Organizacional da Inspeção-Geral da Educação e Ciência – Perceções sobre o contexto e os seus atores, 2016. 
6. Costa, Estela. Participação no júri de Catarina Vitória da Carmo . Intervenção autárquica e Educação Escolar em Óbidos – Fábrica da Criatividade, 2016. 
7. Costa, Estela. Participação no júri de Diana Soraia Bastos . Os desafios da comunicação externa numa empresa de formação para a (re)integração no mercado de trabalho., 2016. 
8. Costa, Estela. Participação no júri de Patrícia Sofia Cortes Jarreta . –Whole School Inspection nas Escolas Europeias – desafios e contradições, 2016. 
9. Costa, Estela. Participação no júri de , Patricia João Mendes Rosa . Implementação do Sistema de Gestão da Informação na Marinha Portuguesa – uma análise dos processos de regulação, 2016. 
10. Costa, Estela. Participação no júri de Mariana Isabel Glória Tempera . Planos de Melhoria, Aprendizagem Organizacional e Regulação da Educação – Uma análise dos planos de melhoria das escolas da Área Territorial de Inspeção de Lisboa e Vale do Tejo (2012/2013), 2016. 
11. Costa, Estela. Participação no júri de Ana Margarida Feliciano Mendonça . Da promoção de projetos e atividades de caráter educativo à definição de uma política educativa municipal: O caso do município de Alenquer., 2016. 
12. Costa, Estela. Participação no júri de Francielle Campos da Silva . Processos Organizacionais na implementação de um Sistema de informação de apoio à gestão escolar, 2016. 
13. Costa, Estela. Participação no júri de Catarina Alexandra Félix Vaz . O papel do gestor numa empresa de formação, 2016. 
14. Costa, Estela. Participação no júri de Diana Isabel Bolinhas Rodrigues . Cultura Organizacional e Regulação – Um olhar a partir da Divisão da Educação Pré-Escolar e do ensino Básico da Direção-Geral da Educação , 2016. 
15. Costa, Estela. Participação no júri de Ana Catarina Pires Gonçalves . Contributo para a compreensão da construção discursiva de uma política - A produção escrita sobre autoavaliação de escolas em Portugal (1986-2014)., 2015. 
16. Costa, Estela. Participação no júri de Ana Paula Monteiro Garcia. Representações de escola e de dinâmicas organizacionais -Uma análise dos planos de melhoria das escolas TEIP 2013/2014 , 2015. 
17. Costa, Estela. Participação no júri de Sara Filipa Fernandes Blanco. Gestão Escolar e Dinâmicas de Avaliação Externa num Agrupamento de Escolas, 2015.  Dissertação (Administração e Política Educacional) - Universidade de Lisboa.
18. Costa, Estela. Participação no júri de Feliciano Ngunji . Gestão participada no magistério primário do Waku-Kungo como garante da melhoria do processo de ensino e aprendizagem. , 2014. 
19. Costa, Estela. Participação no júri de Sara Castanheira de Carvalho Pereira Saraiva. A IGEC enquanto espaço de confluência de conhecimento , 2014. 
20. Costa, Estela. Participação no júri de Ana Filipa Ferreira Gonçalves. As representações das equipas de avaliação externa da IGEC na dimensão relativa à autoavaliação das escolas, 2014. 
21. Costa, Estela. Participação no júri de Mariana Bessa. O PAVE como orientador de processos de autoavaliação participada - O Caso da Escola Nzinga Mbande, 2014. 
22. Costa, Estela. Participação no júri de Maria da Conceição Clarinha Maltez Nunes Vicente. A Regulação da Avaliação do Desempenho do Diretor Escolar. Competências de Gestão e Liderança, 2014. 
23. Costa, Estela. Participação no júri de Tânia Mafalda Oliveira. Perceções das equipas de avaliação externa em relação às suas práticas de avaliação, 2014. 
24. Costa, Estela. Participação no júri de Vanessa Patrícia Martins Antão. A Administração Educativa e as Políticas de Formação de Professores. O caso da Conceção e Implementação de um Projeto-Piloto - Ensino Bilingue Precoce no 1° CEB , 2014.  Dissertação (Administração e Política Educacional) - Universidade de Lisboa.
25. Costa, Estela. Participação no júri de Débora Lia de Andrade Silva. O Trabalho do Gestor Escolar e a Tomada de Decisão: Percepções e estratégias de uma Directora de AE TEIP, 2014. 
26. Costa, Estela. Participação no júri de Alfredo Arcanjo . Contributo da avaliação externa da escola na promoção da qualidade da educação: um estudo de caso na Escola Secundária do Seles. , 2014. 
27. Costa, Estela. Participação no júri de Ana Rita Póvoa da Silva. O Espaço de Intervenção de um Centro de Formação de Associação de Escolas, 2014. 
28. Costa, Estela. Participação no júri de João Carlos Manique Silva. Estratégias de Liderança de um Diretor Escolar, 2013. 
29. Costa, Estela. Participação no júri de Íris Cristina Alves dos Santos. Todos diferentes ou todos iguais? - Lógicas de ação de educadores de infância face à diversidade cultural., 2013. 
30. Costa, Estela. Participação no júri de João Manuel Pires Martins Nunes. O impacto d avaliação externa na escola, 2013. 
31. Costa, Estela. Participação no júri de Ana Lúcia Lopes de Almeida. Dinâmicas de Avaliação na Escola: um dispositivo de monitorização do projecto educativo e do plano anual de actividades, 2013. 
32. Costa, Estela. Participação no júri de Anabela Brito. O quotidiano do diretor que tem o seu próprio projeto de escola. , 2013. 
33. Costa, Estela. Participação no júri de Cláudia Gorjão. O Papel do Gestor Escolar numa Escola inglesa, 2013. 
34. Costa, Estela. Participação no júri de Nuno Miguel Barata Lopes Vicente. Autonomia e Contratualização num Agrupamento de Escolas TEIP - A Visão de um diretor, 2013. 
35. Costa, Estela. Participação no júri de Luísa Supico. Trabalho do Director nos Agrupamentos de Escolas, 2013. 
36. Costa, Estela. Participação no júri de Marisa Cristina da Silva Teixeira Martins. A importância do Planeamento numa Organização: a Finiform, 2013. 
37. Costa, Estela. Participação no júri de Susana Martins. Evolução das intervenções da atividade de Organização do Ano Letivo nos últimos 10 anos, 2013. 
38. Costa, Estela. Participação no júri de Maria José Quintela Castelo Branco. De que modo gere o Diretor as relações Externas? , 2013. 
39. Costa, Estela. Participação no júri de Agripina Vieira. O Projecto Educativo de Escola como Instrumento de liderança, 2013. 
40. Costa, Estela. Participação no júri de Carla Marta Saraiva Amado Lopes de Carvalho. A Escola e o meio – o diretor de turma como elo privilegiado. , 2012.  Dissertação (Administração e Organização Escolar) - Universidade de Lisboa.
41. Costa, Estela. Participação no júri de Sérgio Miguel dos Santos Rodrigues. A Cultura Organizacional e o Papel do Gestor de Formação, 2012. 
42. Costa, Estela. Participação no júri de João Carlos Malta Coelho. O balanced scorecard na Escola pública, 2012.  Dissertação (Administração Educacional) - Instituto Superior de Educação e Ciências.
43. Costa, Estela. Participação no júri de Cátia Ferreira. Os Processos de Gestão de uma Organização e a Meta-avaliação para a Ação Organizacional, 2012.  Dissertação (Administração e Política Educacional) - Universidade de Lisboa.
44. Costa, Estela. Participação no júri de Ana Cristina de Abreu Cardoso. Práticas de Gestão num sector de Formação de uma Empresa de Telecomunicações. , 2012. 
45. Costa, Estela. Participação no júri de José Miguel Correia Ninhos. Práticas de gestão numa empresa de consultoria de formação, 2012.  Dissertação (Administração e Política Educacional) - Universidade de Lisboa.
46. Costa, Estela. Participação no júri de Denise Alexandra de Jesus Cunha. Educar é Transformar o Mundo - Lógicas de Ação num Colégio Privado, 2012.  Dissertação (Administração e Política Educacional) - Universidade de Lisboa.
47. Costa, Estela. Participação no júri de Raquel Filipa Costa Rodrigues. Dinâmicas Internas de Autoavaliação de Escola – Contributo para um planeamento de melhoria, 2012. 
48. Costa, Estela. Participação no júri de Diana Patrícia Blanco Lemos. Avaliação externa das escolas em Portugal e das escolas europeias - uma perspetiva comparativa, 2012. 
49. Costa, Estela. Participação no júri de Patrícia Alexandra Tavares Rocha. Que ruturas e que continuidades: do antigo para o novo ciclo de avaliação externa das escolas , 2012. 
50. Costa, Estela. Participação no júri de João António dos Santos Loureiro. A acção do Director de Escola em contexto de Avaliação Externa: funções e decisões, 2012.  Dissertação (Administração e Política Educacional) - Universidade de Lisboa.
51. Costa, Estela. Participação no júri de Luísa Emília Casaca Gaboleiro . A intervenção dos pais no percurso escolar dos filhos., 2011.  Dissertação (Administração e Política Educacional) - Universidade de Lisboa.
52. Costa, Estela. Participação no júri de Manuel João Belém Veva. O Conselho Geral – Representações dos Actores e Participação, 2011.  Dissertação (Administração Educacional) - Instituto Superior de Ciências Educativas.
53. Costa, Estela. Participação no júri de Maria Inês Mendonça de Andrade . Auto-avaliação: um dispositivo de conhecimento ao serviço da melhoria da escola. A participação dos actores-chave da comunidade educativa , 2011.  Dissertação (Administração e Política Educacional) - Universidade de Lisboa.
54. Costa, Estela. Participação no júri de Joana Paredes Valpaços. A Gestão de uma microempresa educativa: o quotidiano do gestor e as estratégias de comunicação externa, 2011.  Dissertação (Administração e Política Educacional) - Universidade de Lisboa.
55. Costa, Estela. Participação no júri de Maria Fernanda Pereira Fernandes . Centros e periferias de um Agrupamento por inventar: narrativas de um Conselho Geral Transitório., 2011.  Dissertação (Administração e Política Educacional) - Universidade de Lisboa.
56. Costa, Estela. Participação no júri de Ana Mafalda Santos Pinto. O Município e a Educação – o caso da gestão do pessoal não docente, 2011.  Dissertação (Administração e Política Educacional) - Universidade de Lisboa.
57. Costa, Estela. Participação no júri de Sílvia Mendes. A Educação na freguesia: o caso da junta de freguesia de Carnnide, 2011.  Dissertação (Administração e Política Educacional) - Universidade de Lisboa.
58. Costa, Estela. Participação no júri de Umarú Baldé. Inspeção-Geral da Educação, 2011.  Dissertação (Administração e Política Educacional) - Universidade de Lisboa.


Curso de especialização
Specialization course
1. Costa, Estela. Participação no júri de Teresa Valente. O papel do director de turma como elo de ligação entre a família e a escola, 2000. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Pessoal e Social) - Escola Superior de Educação de João de Deus.


Agregação
Aggregation
1. Costa, Estela. Participação no júri de Ana Catarina Gonçalves dos Santos . A ação da Direção-Geral da Educação na revisão e conceção das orientações curriculares para a educação pré-escolar, 2016.


Participação em outros júris
Other jury participation


Concursos de aquisição
Aquisition concourse
1. Costa, Estela. Estela Costa (vogal) - Bolsa de Mérito Social - colaboração de estudantes em atividades de apoio a docentes/estudantes em projetos de mobilidade, no quadro de programas nacionais, europeus e internacionais, 2011.



Participação em eventos
Event participation
Participação como Keynote Speaker
Participation as Keynote Speaker
1. Gestão escolar e organizações aprendentes por uma Escola (mais) reflexiva, 2016 (Conferência).
Nome do evento: Jornadas Pedagógicas O Supervisor como Líder de Comunidades Inclusivas Aprendentes ; Nome da Instituição: ISCED; Cidade do evento: Odivelas / ISCED.
2. ‘Fabricación de la calidad: políticas e instrumentos’. Conferencia abierta del Máster de Calidad y Mejora de la Educación, 2016 (Conferência).
Nome da Instituição: Universidad Autónoma de Madrid; Cidade do evento: Madrid / Universidad Autónoma de Madrid.
3 A Liderança, 2013 (Mesa-Redonda).
Nome do evento: Mesa Redonda – “Ambiente Escolar – Cruzando Olhares”; Nome da Instituição: Direção da Escola Secundária António Damásio; Cidade do evento: Lisboa / Escola Secundária António Damásio.
4. O PISA - programme for international student assessment - como instrumento de regulação das políticas, 2013 (Seminário).
Cidade do evento: Benavente / Cine teatro de Benavente.
5. Avaliação Externa e auto-avaliação ao serviço da melhoria da escola: práticas de desenvolvimento profissional e organizacional nos Agrupamentos de Escolas, 2013 (Seminário).
Nome do evento: Encontros em Benavente – Pensar a Escola – Políticas e Ação Pública em Educação; Nome da Instituição: Centro de Formação Educatis e Agrupamento de Escolas de Benavente.; Cidade do evento: Benavente / Cine Teatro de Benavente.
6. Algumas questões em torno da Avaliação de Instituições do Ensino Superior. , 2013 (Conferência).
Nome do evento: Palestra de Avaliação; Nome da Instituição: Ministério da Educação de Angola; Cidade do evento: Luanda / Ministério .
7. A instrumentação da ação pública. Governar pelos instrumentos baseados no conhecimento , 2013 (Seminário).
Nome do evento: 2º Encontro na Fernão – “Políticas e Práticas Educativas em discussão” ; Nome da Instituição: Escola Secundária Fernão Mendes Pinto e pelo Centro de formação Almadaforma (CEFECA); Cidade do evento: Almada / Escola Secundária Fernão Mendes Pinto.
8. A avaliação como instrumento de gestão, 2013 (Seminário).
Nome do evento: XV Seminário Regional de Educação de Tomar “A Qualidade na Educação”.; Nome da Instituição: Câmara Municipal de Tomar e CFP 'Os Templários'; Cidade do evento: Tomar / Cine Teatro paraíso.
9. Lideranças intermédias, desenvolvimento organizacional e promoção das aprendizagens dos alunos, 2013 (Seminário).
Nome do evento: As lideranças nas escolas e os impactos nas organizações e nas aprendizagens; Nome da Instituição: REDE de Centros entre Tejo e Sado; Cidade do evento: Barreiro / Auditório da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro.
10. ‘Entre a Prestação de Contas e a melhoria: o lugar das políticas de avaliação de escolas’, 2012 (Seminário).
Nome da Instituição: Comissão Científica do Curso de Mestrado em Ciências da Educação; Cidade do evento: Luanda / Instituto Superior de Ciências da Educação - ISCED de Luanda.
11 A área de administração educacional - da Licenciatura ao Mestrado, 2012 (Mesa-Redonda).
Nome do evento: Seminário das II Jornadas de empregabilidade “Da formação ao emprego”. ; Nome da Instituição: GAPE e IE; Cidade do evento: Lisboa / Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
12. “A Gestão do Pedagógico: um desafio para o gestor escolar” , 2011 (Seminário).
Nome do evento: Seminário “A Gestão da Qualidade da Escola"; Nome da Instituição: SINASE & Educatis - Centro de Formação de Escolas dos Concelhos de Benavente, Coruche e Salvaterra de Magos; Cidade do evento: Benavente / Escola Secundária de Benavente.
13 “Políticas públicas de educação: problemas e perspectivas”, 2011 (Mesa-Redonda).
Nome do evento: Colóquio Políticas Públicas de Educação.; Nome da Instituição: Fórum Português de Administração Educacional; Cidade do evento: Lisboa / Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
14. “O PISA na Europa: difusão e indigenação. Um olhar a partir dos estudos sobre a circulação e uso do PISA em seis países” , 2011 (Conferência).
Nome do evento: Conferência Portuguesa Final do Projecto KNOWandPOL; Nome da Instituição: Equipa Portuguesa do Projeto Europeu KNOWandPOL; Cidade do evento: Lisboa / Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
15. "KNOWandPOL at a Glance: Some personal thoughts concerning the project", 2011 (Conferência).
Nome do evento: Conferência internacional final do Projecto KNOWandPOL; Nome da Instituição: Equipa de Coordenação do Projeto europeu KNOWandPOl; Cidade do evento: Bruxelas / Fundação Universitária.
16. "Accountability and Knowledge: European and Canadian perspectives - ‘School evaluation policies: the case of Portugal’, 2011 (Conferência).
Nome do evento: 55th Annual Conference of the Comparative and International Education Society (CIES); Nome da Instituição: Mc Gill Faculty of Education ; Cidade do evento: Montréal / Mc Gill Faculty of Education .
17 “Avaliação de Escolas: Diversidades e Confluências”, 2010 (Mesa-Redonda).
Nome do evento: III Seminário Internacional - Encantos e Desencantos da Avaliação de Escolas ; Nome da Instituição: ARQME; Cidade do evento: Porto / Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
18. “PISA – fabrication, circulation and use in six european countries”., 2010 (Seminário).
Nome do evento: The end users meeting -; Nome da Instituição: Equipa Belga do projeto europeu KNOWandPOL; Cidade do evento: Louvain-la-Neuve.

Participação como Moderador
Participation as Chairman
1. Mesa redonda Liderança e Gestão na Escola Pública, 2015 (Encontro).
Nome do evento: Encontro “SLiA – Supervisão, Liderança(s) e Avaliação: realidades, tendências e desafios na escola de hoje; Nome da Instituição: Instituto de Educação da universidade de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / Instituto de Educação da universidade de Lisboa.
2. Painel de investigadores em Ciências da Educação na área de Administração e Política Educacional intitulado “A INSPECÇÃO NO ESTUDO DAS POLÍTICAS EDUCATIVAS NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, 2014 (Seminário).
Nome do evento: Seminário ‘Inspeção, conhecimento e regulação da educação’ ; Nome da Instituição: IEULisboa; Cidade do evento: Lisboa / IEULisboa.
3. Painel ‘Ser escola hoje: o papel do projeto educativo’, 2014 (Encontro).
Nome do evento: I Jornadas dos Mestrados em Ensino – Ser Professor Hoje ; Nome da Instituição: IEULisboa; Cidade do evento: Lisboa / IEULisboa.
4. Conferência I: As Ciências da Educação, hoje! Primeira parte: Nós somos Ciências da Educação: do campo às práticas, 2013 (Conferência).
Nome do evento: VI Encontro Nacional de Estudantes em Ciências da Educação (VI ENECE) ; Nome da Instituição: Associação Estudantes IEUL; Cidade do evento: Lisboa / Reitoria da UL.
5. Jornadas Pedagógicas 2013 , 2013 (Simpósio).
Nome do evento: Jornadas Pedagógicas - Supervisão Liderança e Clima de Escola; Nome da Instituição: ISCE/ISCSP; Cidade do evento: Odivelas / ISCE.
6 Sssão temática - modelos organizacionais., 2012 (Mesa-Redonda).
Nome do evento: VII Seminário Nacional das Escolas Híbridas; Nome da Instituição: ME/IEUL; Cidade do evento: Lourinhã / Agrupamento de Escolas da Lourinhã.
7. Seminário II Jornadas de empregabilidade “Da formação ao emprego”, 2012 (Seminário).
Nome do evento: Seminário II Jornadas de empregabilidade “Da formação ao emprego”; Nome da Instituição: IEUL/GAPE; Cidade do evento: Lisboa / IEUL.
8 VII Seminário Nacional das Escolas Híbridas, 2012 (Mesa-Redonda).
Nome do evento: VII Seminário Nacional das Escolas Híbridas; Nome da Instituição: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / Instituto de Educação.
9 Seminário das II Jornadas de empregabilidade “Da formação ao emprego”. , 2012 (Mesa-Redonda).
Nome do evento: Seminário das II Jornadas de empregabilidade “Da formação ao emprego”. ; Nome da Instituição: GAPE IE; Cidade do evento: Lisboa / IE.
10. I Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa , 2010 (Outra).
Nome do evento: I Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa ; Nome da Instituição: IEUL; Cidade do evento: Lisboa / IE.

Participação como Relator
Participation as Commentator
1. III Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa , 2012 (Outra).
Nome do evento: III Fórum de Jovens Investigadores ; Nome da Instituição: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa ; Cidade do evento: Lisboa / Instituto de Educação da Universidade de Lisboa .
2. II Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa , 2011 (Outra).
Nome do evento: II Fórum de Jovens Investigadores; Nome da Instituição: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa ; Cidade do evento: Lisboa / Instituto de Educação da Universidade de Lisboa .

Outro tipo de participação
Other kind of participation
1. Processos de liderança pedagógica e reconfiguração organizacional – um desafio ao diretor escolar, 2015 (Mesa-Redonda).
Nome do evento: Seminário ‘Alargamento da Escolaridade Obrigatória: contextos e desafios’; Nome da Instituição: Conselho Nacional de Educação; Cidade do evento: Lisboa / Conselho Nacional de Educação.
2. A propósito da liderança pedagógica do diretor escolar, 2015 (Mesa-Redonda).
Nome do evento: Encontro “SLiA – Supervisão, Liderança(s) e Avaliação: realidades, tendências e desafios na escola de hoje; Nome da Instituição: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
3. Processos de autoavaliação como ferramentas da gestão escolar, 2015 (Mesa-Redonda).
Nome do evento: Encontro“SLiA – Supervisão, Liderança(s) e Avaliação: realidades, tendências e desafios na escola de hoje; Nome da Instituição: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.



Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
1. Costa, Estela. Revista Educação, Cultura e Sociedade , de 2013/06/01 até 2014/06/01, Função ou tipo de participação: Conselho científico, Editora: Revista Educação, Cultura e Sociedade .
2. Costa, Estela. European Educational Research Journal, de 2007/06/01 até 2012/06/01, Editora: European Educational Research Journal.







Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
48

Livros e capítulos
Books and book chapters
12
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
12
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
14
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
13
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
1
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
19
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
17
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
2
Textos em jornais ou revistas
Texts in journals or magazines
1
Jornais de notícias
Newspapers
1
Outros tipos de produção científica
Other scientific production
2

Total
Produção técnica
Technical production
83

Trabalhos técnicos
Technical works
1
Outros tipos de produção técnica
Other technical production
82

Total
Dados complementares
(Additional data)
129

Orientações
Orientations
29
Participação no Júri de Graus Académicos
Academic Degrees jury participation
64
Participação em Outros Júris
Other jury participation
1
Participação em Eventos
Event participation
33
Participação editorial em revistas
Magazine editorial participation
2


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Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 13-12-2020 às 21:54:16
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