Alcina Maria da Silva Mota Figueiroa
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
12/03/2019 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Alcina Maria da Silva Mota Figueiroa |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Figueiroa, Alcina Maria da Silva Mota |
Categoria profissional
Position |
Professor Coordenador |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
|
Endereço profissional
Professional address |
Instituto Piaget Escola Superior de Educação Jean Piaget de Arcozelo ESE Jean Piaget - Escola Superior de Educação Rua António Sérgio Apartado 551 Canelas, Vila Nova de Gaia 4410--269 Vila Nova de Gaia Portugal Telefone: (+351)227537600 Fax: (+351)227537681 Correio electrónico: alcina.figueiroa@gaia.ipiaget.pt Homepage: www.ipiaget.org |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2002-2007 |
Doutoramento Phd |
Ciências da Educação - Especialização em Metodologia em Ensino das Ciências.
Universidade do Minho,
Portugal.
|
1999-2002 |
Mestrado Master degree |
Educação - Supervisão Pedagógica em Ensino das Ciências da Natureza
(1 anos » years)
.
Universidade do Minho,
Portugal.
|
1996-1998 |
Licenciatura Licentiate degree |
Prof. do 2º ciclo do Ensino Básico - Matemática e Ciências da Natureza
(2 anos » years)
.
Instituto Piaget,
Portugal.
|
1978-1981 |
Bacharelato Bachelor degree |
Curso do Magistério Primário
(3 anos » years)
.
Escola do Magistério Primário do Porto,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
2011-2012 |
Pós-Doutoramento Postdoctorate |
Universidade de Aveiro,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Set/2009-Actual |
Professor Coordenador |
Set/2008-2009 |
Professor Adjunto |
Set/1999-2008 |
Outra Situação |
Atividades de Ensino (Teaching activities)
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Iniciação à Prática Profissional I(Regente)
- Iniciação à Prática Profissional II(Regente)
- Atelier e Didática das Ciências e Educação Ambiental(Regente)
- Atelier e Didática da Matemática(Regente)
- Dissertação(Docente)
- Pedagogia e Didáctica em Matemática e Ciências(Regente)
- Pedagogia e Didáctica Geral em Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico(Regente)
- Metodologias de Acção Educativa e Projecto(Regente)
- Pedagogia e Didáctica em Ciências nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico(Regente)
- Pedagogia e Didáctica Geral nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (Regente)
- Metodologias de Acção Educativa no 1.º Ciclo do Ensino Básico(Regente)
- Metodologias de Acção Educativa no 2.º Ciclo do Ensino Básico(Regente)
- Prática de Ensino Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico(Regente)
- Prática de Ensino Supervisionada no 2.º Ciclo do Ensino Básico(Regente)
- Pedagogia e Didática do Conhecimento do Mundo na Educação Pré-Escolar(Docente)
- Pedagogia e Didática em Matemática nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico(Regente)
- Ciências do Cosmos da Terra e da Vida I(Regente)
- Ciências do Cosmos da Terra e da Vida II(Regente)
- Ciências do Cosmos da Terra e da Vida III(Regente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Evolução das Actividades Instrumentais e Didáctica das Ciências(Docente)
- Evolução das Actividades Instrumentais e Didáctica das Ciências II(Docente)
- Atelier de Expressão, Domínio Instrumental da Linguagem e Prática de Projectos(Docente)
- Ecologia das Actividades Instrumentais e Didáctica do Meio Físico, Biológico e Social(Docente)
- Evolução das Actividades Instrumentais(Docente)
- Evolução das Actividades Instrumentais e Didáctica das Ciências III(Docente)
- Evolução das Actividades Instrumentais e Didáctica das Ciências IV(Docente)
- Prática Pedagógica/Projecto de Intervenção Socioeducativa(Docente)
|
Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Mai/2016-Actual |
|
Membro de Conselho Consultivo - Presidente |
Set/2015-Actual |
|
Membro Permanente da Comissão de Creditação |
Set/2015-Actual |
|
Membro da Comissão de Coordenação da RECI |
Nov/2012-Actual |
|
Membro do Conselho Pedagógico - Presidente |
Dez/2011-Actual |
|
Membro do Conselho Disciplinar |
Nov/2010-Actual |
|
Membro do Conselho Técnico Científico |
Nov/2012-2015 |
|
Membro do Conselho Consultivo da Direção |
Nov/2009-2010 |
|
Membro do Conselho Consultivo da Direção |
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador Participation as Researcher |
2013- Conhecer o presente e projetar o futuro das práticas educativas em contexto não formal |
Referência do projeto»Project reference: CIIERT - s/r.
|
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Mar/2014 - Actual |
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Membro.
|
Mai/2012 - Actual |
Associação Nacional de Professores, Membro.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Figueiroa, Alcina; Monteiroa, Angélica. 2018. Ambientes educativos inovadores e competências dos estudantes para o século XXI. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-8765-54-3. Santo Tirso: Santo Tirso: WhiteBooks. |
|
|
|
2. |
Figueiroa, Alcina. 2017. Trabalho Experimental em Contexto de Prática de Ensino Supervisionada – Da conceção à implementação de atividades experimentais
por futuros professores de Ciências. ed. 1, 1 vol., ISBN: 13: 978-3-330-199. Saarbrücken, Germany: Novas Edições Académicas.
|
|
|
|
3. |
Figueiroa, Alcina. 2016. Explicar a explicação científica nas aulas de ciências: teoria, contextos e prática. ed. 1. Lisboa: Edições Piaget. |
|
|
|
4. |
Figueiroa, Alcina. 2014. Trabalho Prático Investigativo no Ensino das Ciências Experimental ou Laboratorial? . ed. 1, ISBN: 978-989-8765-09-3. Santo Tirso - Portugal: WHITEBOOKS.
|
|
|
|
5. |
Figueiroa, Alcina. 2013. Alfa Ficheiros de Experiências – 4º ano. ed. 1, ISBN: 978-972-0-87863-5. Porto: Porto Editora. |
|
|
|
6. |
Figueiroa, Alcina. 2013. Alfa - Orientações Metodológicas – Ensino Experimental das Ciências – 4º ano.. ed. 1, ISBN: 978-972-0-87833-5. Porto: Porto Editora. |
|
|
|
7. |
Figueiroa, Alcina. 2012. Alfa Ficheiros de Experiências – 3º ano. ed. 1, ISBN: 978-972-0-94783-9. Porto: Porto Editora. |
|
|
|
8. |
Figueiroa, Alcina. 2012. Alfa - Orientações Metodológicas – Ensino Experimental das Ciências – 3º ano.. ed. 1, ISBN: 978-972-0-94778-9. Porto: Porto Editora. |
|
|
|
9. |
Figueiroa, Alcina. 2010. Experimentar e Aprender. Caderno de atividades.. ed. 1, ISBN: 978-989-652-059-5. Lisboa: Editora Prefácio.
|
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Figueiroa, Alcina; Monteiroa, Angélica; Barros, Rita. 2018. Ambientes educativos inovadores e competências para o século XXI: reflexões finais. In Ambientes educativos inovadores e competências dos estudantes para o século XXI , 59 - 61. ISBN: 978-989-8765-54-3. Santo Tirso: Whitebooks. |
|
|
|
2. |
Figueiroa, Alcina. 2018. Ambientes educativos inovadores e competências para o século XXI: repensando o conceito tradicional de salas de aula. In Ambientes educativos inovadores e competências dos estudantes para o século XXI , 13 - 15. ISBN: 978-989-8765-54-3. Santo Tirso: Whitebooks. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Figueiroa, Alcina. 2017. "Trabalho experimental e aprendizagem baseada na resolução de problemas: um estudo desenvolvido com futuros professores de
ciências", Revista Docência do Ensino Superior 7, 1: 74 - 93.
|
|
|
|
2. |
Figueiroa, Alcina. 2016. "Trabalho Experimental em Contexto de Prática de Ensino Supervisionada", Revista Docência do Ensino Superior 6, 1: 269 - 270.
|
|
|
|
3. |
Figueiroa, Alcina; Silva, José L. 2016. "Desenvolvimento da autodireção dos alunos através de manuais escolares de ciências naturais do 5º ano", Indagatio Didactica 8, 4: 42 - 52.
|
|
|
|
4. |
Figueiroa, Alcina. 2015. "Formação inicial de docentes – componente base da formação docente", Saber & Educar, 20: 234 - 243.
|
|
|
|
5. |
Figueiroa, Alcina; Vieira, Rui. 2015. "Formação inicial de docentes: uma oportunidade de vivenciar práticas inovadoras", Interacções, 39: 117 - 129.
|
|
|
|
6. |
Figueiroa, Alcina; António Moreira, J. 2014. "Initial Teacher Training: Contribution to an Appropriate Use of the Experimental Work", American Journal of Educational Research 2, 8: 629 - 634.
|
|
|
|
7. |
Leite, Laurinda; Figueiroa, Alcina. 2004. "Las actividades laboratoriales y la explicación cientifica en los manuales de ciências.", Alambique. Didáctica de las ciências experimentales, 39: 20 - 30. |
|
|
|
8. |
Figueiroa, Alcina. 2003. "Uma análise das atividades laboratoriais em manuais escolares de Ciências da Natureza (5º ano) e das conceções dos seus autores", Revista Portuguesa de Educação 16, 1: 193 - 229.
|
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Monteiroa, Angélica; Figueiroa, Alcina. 2018. "Ambientes educativos de aprendizagem na Pratica de Ensino Supervisionada", Trabalho apresentado em III Encontro Internacional de Formação na Docência - INCTE 2018, In III Encontro Internacional de Formação na Docência - livro de atas, Bragança. |
|
|
|
2. |
Figueiroa, Alcina. 2017. "Contextualizar o ensino das Ciências – Conceções de professores de Ciências nos 1º e 2º cicls do ensino básico", Trabalho apresentado em XIV Encontro Nacional de Educação em Ciências – I Seminário Internacional de Educação em Ciências - Educação em Ciências em
Múltiplos Contextos, In Atas do XIV Encontro Nacional de Educação em Ciências – I Seminário Internacional de Educação em Ciências - Educação em Ciências
em Múltiplos Contextos, Viana do Castelo. |
|
|
|
3. |
Figueiroa, Alcina; Monteiroa, Angélica; Rodrigues, Ana P. 2017. "O manual escolar de Ciências híbrido - Conceções e práticas de professores de Ciências Naturais", Trabalho apresentado em XIV Encontro Nacional de Educação em Ciências – I Seminário Internacional de Educação em Ciências - Educação em Ciências em
Múltiplos Contextos, In Atas do XIV Encontro Nacional de Educação em Ciências – I Seminário Internacional de Educação em Ciências - Educação em Ciências
em Múltiplos Contextos, Viana do Castelo. |
|
|
|
4. |
Figueiroa, Alcina. 2016. "Comunidade de Aprendizagem em contexto de Prática de Ensino Supervisionada", Trabalho apresentado em Conferência Internacional - Investigação, Práticas e Contextos em Educação, In Livro de Atas - Conferência Internacional - Investigação, Práticas e Contextos em Educação 2016, Leiria. |
|
|
|
5. |
Bento, Marco; Figueiroa, Alcina. 2016. "Mobile Learning no ensino e na aprendizagem das ciências: um caso prático relacionado com o trabalho experimental", Trabalho apresentado em III Encontro Internacional da Casa das Ciências, In O ensino das Ciências para a Sociedade do Conhecimento, Porto. |
|
|
|
6. |
Monteiro, Angélica; Barros, Rita; Figueiroa, Alcina. 2014. "A relação entre a escola e a comunidade: Um olhar sobre as práticas socioeducativas em contexto não formal.", Trabalho apresentado em XII Congresso Nacional da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - As Ciências da Educação: Espaços de investigação,
reflexão e ação interdisciplinar, In Ciências da Educação: Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar, Vila Real - Portugal.
|
|
|
|
7. |
Figueiroa, Alcina; Vieira, Rui. 2014. "Formação inicial de docentes: uma oportunidade de vivenciar práticas inovadoras. ", Trabalho apresentado em XV Encontro Nacional de Educação em Ciências – Tendências atuais em Educação em Ciências, In XV Encontro Nacional de Educação em Ciências – Livro de Resumos, Faro - Portugal.
|
|
|
|
8. |
Gomes, Simone; Figueiroa, Alcina. 2014. "Articulação de saberes: estratégia promotora da autonomia: experiência vivenciada em contexto de estágio", Trabalho apresentado em 6º Encontro do GT-PA – Pedagogia para a Autonomia – Imaginar e Fazer a Mudança em tempos difíceis, In Pedagogia para a autonomia – Imaginar e fazer a mudança em tempos difíceis 6º Encontro do Grupo de Trabalho-Pedagogia para
a Autonomia (GT-PA) Atas , Braga - Portugal. |
|
|
|
9. |
Figueiroa, Alcina. 2014. "A explicação de fenómenos físicos em contexto laboratorial por professores e alunos do ensino básico", Trabalho apresentado em XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - As Ciências da Educação: Espaços de investigação, reflexão
e ação interdisciplinar. , In Ciências da Educação: Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar - resumo das comunicações, Vila Real - Portugal.
|
|
|
|
10. |
Tavares, Olga; Figueiroa, Alcina. 2013. "Formação multimédia em b-Learning desenvolvida com alunos do 2º ciclo do Ensino Básico", Trabalho apresentado em II Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação , In Investigação, Práticas e Contextos em Educação - Livro de Atas - Parte I, Leiria.
|
|
|
|
11. |
Tavares, Olga; Figueiroa, Alcina. 2013. "O “canto do Vasquinho”: um ambiente virtual de apoio no ensino da educação musical", Trabalho apresentado em I Encontro Internacional da Casa das Ciências, In I Encontro Internacional da Casa das Ciências - Comunicações - Livro de Resumos, Lisboa.
|
|
|
|
12. |
Figueiroa, Alcina. 2013. "Trabalho Experimental – um recurso promotor do Pensamento Crítico: intervenção no 1º CEB", Trabalho apresentado em I Seminário Internacional Pensamento Crítico na Educação – Investigação, formação e Perspetivas futuras, In I Seminário Internacional Pensamento Crítico na Educação – Investigação, formação e Perspetivas futuras - Livro de Resumos, Aveiro - Portugal.
|
|
|
|
13. |
Figueiroa, Alcina; Durana, Helena. 2013. "Da Prática de Ensino Supervisionada à construção da identidade profissional: Articulação das Ciências de base experimental
com outras áreas do saber.", Trabalho apresentado em II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação – políticas, práticas e investigação: pontes para a mudança, In Trabalho Docente e Formação Políticas, Práticas e Investigação: pontes para a mudança, Porto - Portugal.
|
|
|
|
14. |
Figueiroa, Alcina. 2012. "O Trabalho Experimental em contexto de Prática de ensino Supervisionada", Trabalho apresentado em III Encontro Nacional de Educação Básica – Formação de Educadores e de Professores do 1º e 2º CEB, In Formação Inicial de professores e educadores: experiências em contexto português, Aveiro - Portugal.
|
|
|
|
15. |
Silva, Margarida; Figueiroa, Alcina. 2012. "As ciências de base experimental – relato de vivências em contexto de estágio no 1º CEB", Trabalho apresentado em III Encontro Nacional de Educação Básica – Formação de Educadores e de Professores do 1º e 2º CEB, In Formação inicial de professores e educadores: experiências em contexto português , Aveiro - Portugal.
|
|
|
|
16. |
Figueiroa, Alcina. 2011. "Avaliação, certificação e seleção de manuais escolares no 1º CEB: um estudo desenvolvido com responsáveis editoriais", Trabalho apresentado em XIV Encontro Nacional de Educação em Ciências., In Actas do XIV Encontro Nacional de Educação em Ciências: Educação em Ciências para o Trabalho, o Lazer e a Cidadania, Braga - Portugal..
|
|
|
|
17. |
Santos, Amélia; Carlos, Filipe; Albino, Hermínio; Figueiroa, Alcina. 2011. "Processo de criação do Protótipo Multimédia: “Mestre Moodle"", Trabalho apresentado em XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação , In Livro de Atas - XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - Volume IV, Guarda - Portugal.
|
|
|
|
18. |
Monteiro, Angélica; Fino, Ágata; Figueiroa, Alcina. 2010. "Educação online: um novo desafio na formação inicial de professores", Trabalho apresentado em Congresso Ibérico Ensino Superior em Mudança. Tensões e Possibilidades, In Actas do Congresso Ibérico “Ensino Superior em Mudança: Tensões e Possibilidades, Braga - Portugal. |
|
|
|
19. |
Figueiroa, Alcina; Luís, Noémia. 2010. "A avaliação de professores no Ensino Básico: perspetiva de avaliadores", Trabalho apresentado em 2.º Congresso Internacional sobre Avaliação em Educação - Aprender ao Longo da Vida - Contributos, perspectivas e questionamentos
do currículo e da avaliação, In Actas do 2º Congresso Internacional sobre Avaliação em Educação-Aprender ao Longo da Vida-Contributos, perspectivas e questionamentos
do currículo e da avaliação, Braga - Portugal.
|
|
|
|
20. |
Figueiroa, Alcina; Fino, Ágata; Almeida, Mariana. 2009. "Desenvolvimento para a Sustentabilidade: conceções e práticas de professores e alunos do 1º ciclo do Ensino Básico", Trabalho apresentado em X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, In Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga. |
|
|
|
21. |
Figueiroa, Alcina. 2009. "Os manuais escolares de Ciências e as explicações associadas às atividades laboratoriais: um estudo centrado no tema ‘características
e comportamentos do ar", Trabalho apresentado em X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, In Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga - Portugal. |
|
|
|
22. |
Figueiroa, Alcina. 2009. "Conceções de autores de manuais escolares de Ciências da Natureza sobre a componente laboratorial no ensino das Ciências", Trabalho apresentado em Encontro Nacional Educação em Ciências, In Educação e Formação: Ciência,. Cultura e Cidadania. Actas. XIII Encontro Nacional de. Educação em Ciências, Castelo Branco.
|
|
|
|
23. |
Figueiroa, Alcina. 2008. "A explicação de fenómenos físicos: um estudo realizado com professores do ensino básico centrado no “papel dentro do copo", Trabalho apresentado em V Seminário Ibérico/I Seminário Ibero-Americano Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências , In Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências Educação Científica e Desenvolvimento Sustentável - V Seminário Ibérico
/ I Seminário Ibero-americano, Aveiro - Portugal.
|
|
|
|
24. |
Figueiroa, Alcina. 2006. "A explicação de fenómenos físicos por alunos do ensino básico – O caso do “balão dentro da garrafa", Trabalho apresentado em XIX Congreso ENCIGA , In Actas do XIX Congreso ENCIGA , Póvoa de Varzim - Portugal.
|
|
|
|
25. |
Figueiroa, Alcina. 2004. "As atividades laboratoriais nos manuais escolares de Ciências da Natureza do 5º ano de escolaridade: Um estudo centrado nas
unidades “Diversidade nas Plantas” e “Importância do ar para os seres vivos", Trabalho apresentado em IX Encontro Nacional de Educação em Ciência na Escolaridade Básica, In Atas do IX Encontro Nacional de Educação em Ciência na Escolaridade Básica, Viseu - Portugal.
|
|
|
|
26. |
Leite, Laurinda; Figueiroa, Alcina. 2004. "A explicação da combustão da vela. Um estudo com manuais escolares e com alunos do Ensino Básico", Trabalho apresentado em XXI Encuentros sobre Didactica de Ciencias Experimentales, In Atas dos XXI Encuentros sobre Didactica de Ciencias Experimentales, San Sebastián - Espanha.
|
|
|
|
27. |
Leite, Laurinda; Figueiroa, Alcina. 2002. "Os manuais escolares de Ciências da Natureza e a inter-relação dados-evidências-conclusões: O caso de “A Importância do ar
para os seres vivos¿?.", Trabalho apresentado em XX Encuentros de Didactica de las Ciencias Experimentales, In XX Encuentros de Didactica de las Ciencias Experimentales, Tenerife - Univ. de La Laguna.
|
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
Figueiroa, Alcina; Rodrigues, Ana P; Monteiroa, Angélica. 2019. "O manual escolar de ciências naturais – tecnologias educativas: modificação ou transformação? ", Trabalho apresentado em V edição da Conferência Ibérica de Inovação na Educação com Tecnologias da Informação e Comunicação, In V edição da Conferência Ibérica de Inovação na Educação com Tecnologias da Informação e Comunicação - livro de atas, Bragança. |
|
|
|
2. |
Torres, Alexandre; Figueiroa, Alcina. 2017. "Aplicação das “aplicações” em sala de aula com recurso ao tablet: intervenção no 2º ciclo do ensino básico", Trabalho apresentado em 4º Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos, In Atas do 4º Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos, Viana do Castelo. |
|
|
|
3. |
Bento, Marco; Figueiroa, Alcina. 2017. "O jogo tradicional vs digital no ensino das ciências: exemplo prático no 4.º ano de escolaridade", Trabalho apresentado em IV Encontro Internacional da Casa das Ciências, In Atas do IV Encontro Internacional da Casa das Ciências, Lisboa. |
|
|
|
Curso de curta duração lecionado Taught short course |
1. |
Figueiroa, Alcina. Didática e Ensino Experimental das Ciências no 1º ciclo do ensino básico, 2016 (Outra), promovido por Instituto Piaget. Duração: 25 horas. Local: ESE Jean Piaget - Vila Nova de Gaia, Cidade: Vila Nova de Gaia, Tipo de participação: Docente. |
2. |
Figueiroa, Alcina. Supervisão e Coordenação Pedagógica, 2016 (Outra), promovido por Associação Nacional de Professores (ANP). Duração: 3 horas. Local: Agrupamento de escolas de Alhandra, Sobralinho e São João dos Montes, Cidade: Alhandra - Portugal, Tipo de participação: Docente. |
3. |
Figueiroa, Alcina. Trabalho Prático Investigativo no Ensino das Ciências - O Trabalho Experimental, 2016 (Outra), promovido por Associação Nacional de Professores (ANP). Duração: 25 horas. Local: Escola Básica 123 do Bom Sucesso - Alverca, Cidade: Alverca - Portugal, Tipo de participação: Docente. |
4. |
Figueiroa, Alcina. Articulação entre Ciclos, 2016 (Outra), promovido por Associação Nacional de Professores (ANP). Duração: 3 horas. Local: Escola Básica 123 do Bom Sucesso - Alverca, Cidade: Alverca - Portugal, Tipo de participação: Docente. |
5. |
Figueiroa, Alcina. O Trabalho Prático Investigativo no Ensino das Ciências: O Trabalho Experimental, 2015 (Outra), promovido por Associação Nacional de Professores (ANP). Duração: 25 horas. Local: ANP - Porto, Cidade: Porto - Portugal, Tipo de participação: Docente. |
6. |
Figueiroa, Alcina. Didáctica e Ensino Experimental das Ciências no 1° Ciclo do Ensino Básico, 2010 (Outra), promovido por Escola Superior de Educação Jean Piaget - V. N. de Gaia. Duração: 50 horas. Local: ESE Jean Piaget - V. N. de Gaia, Cidade: Vila Nova de Gaia, Tipo de participação: Docente. |
7. |
Figueiroa, Alcina. A formulação de objectivos individuais e a dinâmica de avaliação de desempenho, 2008 (Outra), promovido por Associação Sindical dos Professores Licenciados (ASPL). Duração: 7 horas. Local: Aveiro - Portugal, Cidade: Aveiro - Portugal, Tipo de participação: Docente. |
8. |
Figueiroa, Alcina. A formulação de objectivos individuais e a dinâmica de avaliação de desempenho, 2008 (Outra), promovido por Associação Sindical dos Professores Licenciados (ASPL). Duração: 7 horas. Local: Coimbra - Portugal, Cidade: Coimbra - Portugal, Tipo de participação: Docente. |
9. |
Figueiroa, Alcina. A formulação de objectivos individuais e a dinâmica de avaliação de desempenho, 2008 (Outra), promovido por Associação Sindical dos Professores Licenciados (ASPL). Duração: 7 horas. Local: Braga - Portugal, Cidade: Braga - Portugal, Tipo de participação: Docente. |
10. |
Figueiroa, Alcina. Didática e Ensino Experimental das Ciências nos 1º e 2º ciclos do Ensino Básico, 2006 (Outra), promovido por Centro de Formação de Associação de Escolas do concelho de Felgueiras - PRODEP III. Duração: 25 horas. Local: Agrupamento de Escolas de Felgueiras, Cidade: Felgueiras - Portugal, Tipo de participação: Docente. |
11. |
Figueiroa, Alcina. Didática e Ensino Experimental das Ciências nos 1º e 2º ciclos do Ensino Básico, 2006 (Outra), promovido por Centro de Formação de Associação de Escolas do concelho de Paredes - PRODEP III. Duração: 25 horas. Local: Agrupamento de Escolas de Paredes, Cidade: Paredes - Portugal, Tipo de participação: Docente. |
Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico Didactic and pedagogic material development |
1. |
Figueiroa, Alcina. Recursos Educartivos Digitais - Actividade Experimental 1º ciclo - Casa das Ciências,2011.
|
2. |
Figueiroa, Alcina. Recursos Educartivos Digitais - Proposta de duas Actividades - Casa das Ciências,2010.
|
Relatório de investigação Technical report |
1. |
Figueiroa, Alcina. Trabalho de Investigação de Pós-Doutoramento - "Trabalho Experimental em Contexto de Prática de Ensino Supervisionada",2012.
|
Dados Complementares (Additional data)
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
Maria Aldina Borges Ferreira, A importância de aprender ciências através de atividades experimentais em Educação Pré-escolar, 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Instituto Piaget (Orientador). |
2. |
Nádia Oliveira Domingues, As Tecnologias de Informação e Comunicação: um recurso na promoção das aprendizagens, 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico) - Instituto Piaget (Orientador). |
3. |
Alexandre David Cerqueira Torres, Aplicação das Aplicações em sala de aula com recurso ao Tablet – intervenção nos 1º e 2º ciclos do Ensino Básico, 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico) - Instituto Piaget (Orientador). |
4. |
Ana Catarina Rebelo Duarte, O jogo como recurso de motivação e aprendizagem das Ciências no 1º ciclo, 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico) - Instituto Piaget (Orientador). |
5. |
Susana Torrão Alhinho, A Implementação de uma área de Ciências em contexto de sala – seus contributos em Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino
Básico, 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico) - Instituto Piaget (Orientador). |
6. |
Filipa Andreia Portela Araújo, O jogo de xadrez como recurso didático na abordagem de conteúdos em Matemática nos 1º e 2º ciclos do Ensino Básico, 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico) - Instituto Piaget (Orientador). |
7. |
Salette da Silva Morais, Os “Elementos” Naturais como Recursos Pedagógicos, 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico) - Instituto Piaget (Orientador). |
8. |
Rita Peito Godinho, A Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas – uma nova Metodologia de Ensino e Aprendizagem em Ciências e em Matemática
nos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico) - Instituto Piaget (Orientador). |
9. |
Carla Cristina Oliveira Gonçalves, Os Mapas Concetuais como Ferramenta de Ensino, 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico) - Instituto Piaget (Orientador). |
10. |
Marta Príncipe Henriques Martins, A Emancipação da Banda Desenhada como Recurso Pedagógico, 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico) - Instituto Piaget (Orientador). |
11. |
Daniela Paula Almeida Moreira, O trabalho de grupo na promoção de atitudes e valores em alunos dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico) - Instituto Piaget (Orientador). |
12. |
Diogo Filipe Gonçalves Fernandes da Silva, Desafiar para Aprender, 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico) - Instituto Piaget (Orientador). |
13. |
Vânia Rafaela Sousa da Silva, Diversificar estratégias no âmbito da Escrita Criativa – Intervenção em contexto de estágio nos 1º e 2º ciclos do Ensino Básico, 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico) - Instituto Piaget (Orientador). |
14. |
Rui Filipe Jorge Dias, Potencialidades das Tecnologias da Informação e da Comunicação na sala de aula, 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico) - Instituto Piaget (Orientador). |
15. |
Cristina Maria Taveira Alves Monteiro , Articular o dia-a-dia com os conteúdos curriculares - O Currículo e o Mundo “numa escola perto de si, 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico) - Instituto Piaget (Orientador). |
16. |
Maria Augusta Marcos de Sousa Santos, Avaliação das Aprendizagens: Tradição ou Inovação?, 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico) - Instituto Piaget (Orientador). |
17. |
Ana Filipa de Sousa Poças, Aprendizagem Cooperativa: Mito ou Realidade?, 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico) - Instituto Piaget (Orientador). |
18. |
Carla Marisa Ribeiro Barbosa, Diversificar materiais: Uma via para aprendizagens significativas, 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico) - Instituto Piaget (Orientador). |
19. |
Manuela Ricardo Neves, Organização do espaço educativo: «Quebrar» a rotina, 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico) - Instituto Piaget (Orientador). |
20. |
Filipa João Meireles Meireles Macias, Explorar Leituras – Práticas Animadas, 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico) - Instituto Piaget (Orientador). |
21. |
Maria de Fátima Rodrigues dos Santos Baptista, Aprender/Reaprender: Do caderno às Novas Tecnologias, 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico) - Instituto Piaget (Orientador). |
22. |
Maria Emília Cunha Ribeiro, Mini Projetos – Um Incentivo à Aprendizagem, 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico) - Instituto Piaget (Orientador). |
23. |
Vânia Ferreira Campos, Diversificar as Estratégias para Ensinar Matemática, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico) - Instituto Piaget (Orientador). |
24. |
Luísa Marlene Ferreira Carneiro, As ciências e a matemática numa perspetiva de educação científica - intervenção no estágio de 1.º e 2.º ciclo do Ensino Básico., 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico) - Instituto Piaget (Orientador). |
25. |
Carina Liliana Gomes Coelho, À Descoberta dos Conteúdos com o Lúdico, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico) - Instituto Piaget (Orientador). |
26. |
Maria João Anjos Vasconcelos e Costa, O trabalho em equipa como potenciador das aprendizagens: vivências em contexto de PES no 1.º e 2.º ciclo do Ensino Básico., 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico) - Instituto Piaget (Orientador). |
27. |
Elisabete Pereira dos Santos, Ensinar ciências numa perspetiva CTSA: do trabalho prático ao trabalho experimental - Situações vivenciadas em contexto de
estágio, 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico) - Instituto Piaget (Orientador). |
28. |
Sónia Maria Silva Oliveira, Os recursos didáticos como diversidade estratégica- Inovar ou renovar?, 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico) - Instituto Piaget (Orientador). |
29. |
Nádia Raquel Monteiro da Silva, As Ciências e a Matemática em ambientes de aprendizagem interdisciplinares, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico) - Instituto Piaget (Orientador). |
30. |
Ana Lúcia Alves Pereira, Rentabilizar diferentes saberes perspetivando uma formação global, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico) - Instituto Piaget (Orientador). |
31. |
Paula Patrícia Moreira da Cunha, Viajando pelo Mundo dos Livros e das Novas tecnologias, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico) - Instituto Piaget (Orientador). |
32. |
Nélia Isabel Pereira Adriano, A Leitura e a Escrita no Ensino Básico: atividades desenvolvidas no 1.º e no 2.º ciclo, 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico) - Instituto Piaget (Orientador). |
33. |
Carla Alexandra Correia de Oliveira, Ensinar Ciências recorrendo à Experimentação: Intervenção em contexto de estágio nos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico) - Instituto Piaget (Orientador). |
34. |
Roberto Paulo Ferreira de Almeida, História e Geografia de Portugal: elemento integrador no ensino-aprendizagem de outras áreas disciplinares no 1.º e 2.º ciclo
do Ensino Básico., 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico) - Instituto Piaget (Orientador). |
35. |
Simone dos Anjos Barreira Leite Gomes, Matemática «sem fronteiras»: articulação com outras áreas do saber, 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico) - Instituto Piaget (Orientador). |
36. |
Marta Maria Teles Bago, Tarefas Matemáticas no tópico "Números Racionais": Um estudo com manuais escolares e alunos do 5º ano de escolaridade, 2013. Dissertação (Mestrado em Matemática para Professores) - Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (Orientador).
|
37. |
Maria José Oliveira Rodrigues, A Magia das Histórias: Um contributo para outras áreas do saber, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico) - Instituto Piaget (Orientador). |
38. |
Marlene Fernanda Pereira Lemos, As Curiosidades e as Ciências: Um Incentivo às Aprendizagens, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico) - Instituto Piaget (Orientador). |
39. |
Helena Cristina Sapage Parada Durana, Aprender Ciências de forma divertida – Educação Pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico) - Instituto Piaget (Orientador). |
40. |
Margarida Susana Pereira Neves dos Santos Silva, Explorando as Ciências de Base Experimental no 1ºCiclo do Ensino Básico, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico) - Instituto Piaget (Orientador). |
41. |
Ana Isabel Rosa Borges, Em Redor dos Livros: O Despertar para a Leitura na Educação Pré-Escolar e no 1ºCiclo do Ensino Básico, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico) - Instituto Piaget (Orientador). |
42. |
Helena Isabel Rosa Borges, Gerações de Afeto: O Papel dos “Avós” em Idade Pré-Escolar e no 1ºCiclo do Ensino Básico, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico) - Instituto Piaget (Orientador). |
43. |
Teresa Filipa Mendonça Duarte Teixeira, As Ciências no Processo Ensino-Aprendizagem na Educação Pré-Escolar e no 1ºCiclo do Ensino Básico: Saber Pensar- Saber Questionar, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico) - Instituto Piaget (Orientador). |
44. |
Filipe Daniel Manso Carlos, Desenvolvimento de um protótipo a partir dos constrangimentos sentidos acerca da educação online, 2012. Dissertação (Mestrado Tecnologias da Informação e da Comunicação-Comunicação Multimédia) - Instituto Piaget (Co-orientador). |
45. |
Paula Cristina Paiva Gomes, Atividades Experimentais e Atividades Práticas: Vivências da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e no
1ºCiclo do Ensino Básico, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico) - Instituto Piaget (Orientador). |
46. |
Cláudia Cristina Martinho Tadeu Moniz Pinto Correia, O Ensino Experimental das Ciências na Educação Pré-Escolar e no 1ºCiclo Ensino Básico – Intervenção em Contexto de Prática
de Ensino Supervisionada, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico) - Instituto Piaget (Orientador). |
47. |
Sérgio Carlos Castanheira de Sousa, O Impacto do Novo Acordo Ortográfico no Processo de Ensino-Aprendizagem: Vivências numa turma do 5º ano de escolaridade, 2012. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico) - Instituto Piaget (Orientador). |
48. |
Rute Salomé de Araújo Fernandes Gomes, Desenvolver Projetos em Torno da Natureza em Educação Pré-Escolar e no 1ºCiclo do Ensino Básico, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico) - Instituto Piaget (Orientador). |
49. |
Olga Isabel Gonçalves Lima Tavares, Implementação de um protótipo educativo a alunos do 2º ciclo do ensino básico – PowerPoint em b-Learnig, 2012. Dissertação (Mestrado Tecnologias da Informação e da Comunicação-Comunicação Multimédia) - Instituto Piaget (Orientador). |
50. |
Gisela Melissa Azevedo Jesus, Envolvências nas Atividades Experimentais nos 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, 2012. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico) - Instituto Piaget (Orientador). |
51. |
Maria do Sameiro C. R. Araújo Maia, Contributo dos Órgãos de Direção na utilização das T.I.C. – um estudo desenvolvido na Educação Pré-Escolar, 2011. Dissertação (Mestrado em Administração e Gestão Escolar) - Instituto Piaget (Orientador). |
52. |
Maria Fernanda Tavares de Oliveira, As escolas profissionais: o insucesso escolar e a integração no mercado de trabalho, 2011. Dissertação (Mestrado em Administração e Gestão Escolar) - Instituto Piaget (Orientador). |
53. |
Fernando Manuel Oliveira Santos, Os Cursos Profissionais: da Formação ao perfil de saída – a perspetiva do Diretor num estudo de caso, 2011. Dissertação (Mestrado em Administração e Gestão Escolar) - Instituto Piaget (Orientador). |
54. |
Catarina Andreia Magalhães Miranda, Avaliação, seleção e utilização de manuais escolares do 1º ciclo do ensino básico: um estudo desenvolvido com autores, responsáveis
editoriais e professores, 2010. Dissertação (Perspetivas Didáticas em Áreas Curric. /Trabalho de Investigação Tutelado) - Instituto Piaget (Co-orientador). |
Trabalho de conclusão de curso de Bacharelato/Licenciatura Bachelor/Licenciate degree conclusion work |
1. |
Estela Maria Almeida Costa, Perspetivas e conceções de professores que frequentaram o Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências no 1º ciclo
do Ensino Básico, 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Curso de Professores do Ensino Básico do 1º ciclo) - Instituto Piaget (Orientador). |
2. |
Ana Sofia Pereira Azevedo, A alimentação e a higiene oral - um estudo com crianças dos seis aos 12 anos, 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Prof. do 2º ciclo do Ensino Básico - Matemática e Ciências da Natureza) - Instituto Piaget (Orientador). |
3. |
Cláudia Alexandra da Silva Oliveira , A Importância do Estudo do Meio no 1º ciclo do Ensino Básico, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Curso de Professores do Ensino Básico do 1º ciclo) - Instituto Piaget (Orientador). |
4. |
Sílvia Janete de Jesus Guedes, O "olhar" das crianças sobre a Ciência, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em PEB 2.º ciclo - variante Matemática e Ciências da Natureza) - Instituto Piaget (Orientador). |
5. |
Mariana Peres Almeida, Concepções sobre Educação Ambiental em alunos do Ensino Básico - um estudo desenvolvido com alunos dos 4º, 6º e 9º anos de
escolaridade, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Prof. do 2º ciclo do Ensino Básico - Matemática e Ciências da Natureza) - Instituto Piaget (Orientador). |
6. |
Paula Cristina Morais de Oliveira Paiva, A linguagem figurativa no ensino das Ciências: uma investigação centrada em manuais escolares de Ciências da Natureza, 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Prof. do 2º ciclo do Ensino Básico - Matemática e Ciências da Natureza) - Instituto Piaget (Orientador). |
7. |
Liliana Isabel da Silva Alves Ferreira, A Actividade Experimental no Ensino Pré-Escolar, 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Curso de Educação de Infância) - Instituto Piaget (Orientador). |
Outros Trabalhos Other production |
1. |
Figueiroa, Alcina; Couto, José M; Campos, Orquídea. Centros de Estudo e de Explicações: entre a Atividade Económica e a Pedagógica, 2016.
|
2. |
Figueiroa, Alcina. A emergência de uma educação científica (artigo de opinião), 2013.
|
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
Figueiroa, Alcina Maria da Silva Mota. Participação no júri de Fernanda Maria da Costa Leite Pinheiro. Percursos (d)e construção de conhecimento a partir da abordagem da Matemática em contexto pré-escolar, 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
2. |
Figueiroa, Alcina Maria da Silva Mota. Participação no júri de Telma Crsitina Carvalho Martins. As Atividades out-door como estratégia de ensino-aprendizagem nas Ciências Naturais do 2º ciclo do Ensino Básico, 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino do 1º ciclo e Matemática e Ciências Naturais do 2º ciclo) - Escola Superior de Educação de Santarém. |
3. |
Figueiroa, Alcina. Participação no júri de Cátia Sofia da Silva Machado. Atividades Laboratoriais com recurso a materiais de baixo custo: um estudo sobre conceções e práticas de professores timorenses
de Ciências Físico-Naturais, 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação-Supervisão Pedagógica na Educ. em Ciências) - Universidade do Minho. |
4. |
Figueiroa, Alcina. Participação no júri de Sílvia Oliveira Lopes. A Matemática e a atividade lúdica: potencialidades e constrangimentos em contexto Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
5. |
Figueiroa, Alcina Maria da Silva Mota. Participação no júri de Sílvia Oliveira Lopes. A Matemática e a atividade lúdica: potencialidades e constrangimentos em contexto Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. |
6. |
Figueiroa, Alcina. Participação no júri de Patrícia dos Santos Marques Lopes Duarte. Aprender matemática recorrendo aos materiais didáticos e jogos educativos, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico) - Instituto Piaget. |
7. |
Figueiroa, Alcina. Participação no júri de Inês Margarida Alves Marques Botas. Conceções e Práticas de Atividades Experimentais em Ciências dos Educadores e dos Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico) - Instituto Piaget. |
8. |
Figueiroa, Alcina. Participação no júri de Susana Vicente Alvito Venâncio. Uma Escola para Todos: A Importância das Aprendizagens Ativas, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico) - Instituto Piaget. |
9. |
Figueiroa, Alcina. Participação no júri de Sónia Patrícia da Silva Vaz de Oliveira. Contributo da Horta na Aprendizagem da Matemática em Contexto Pré-Escolar, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Instituto Piaget. |
10. |
Figueiroa, Alcina. Participação no júri de Vanessa Fernandes Martins. O Meio Envolvente como Potenciador na Descoberta do Mundo, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Instituto Piaget. |
11. |
Figueiroa, Alcina. Participação no júri de Cláudia Quirina Campino Morgado. Pais ausentes na vida escolar dos filhos: O que fazer para mudar essa tendência?, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico) - Instituto Piaget. |
12. |
Figueiroa, Alcina. Participação no júri de Sara Cristina Oliveira Almeida. Observatório das Ideias Magníficas, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Instituto Piaget. |
13. |
Figueiroa, Alcina. Participação no júri de Carla Sofia Pinto Amorim. Ensinar e Aprender Descobrindo a Matemática na Educação Pré-Escolar, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Instituto Piaget. |
14. |
Figueiroa, Alcina. Participação no júri de Orlando Manuel da Costa Azevedo. RAM@IP: estudo sobre a usabilidade de um repositório aberto para o 1º ciclo, 2015. Dissertação (Mestrado Tecnologias da Informação e da Comunicação-Comunicação Multimédia) - Instituto Piaget. |
15. |
Figueiroa, Alcina. Participação no júri de Ana Daniela Moreira da Cunha Ribeiro. Os Meus Pequenos Cientistas, 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Instituto Piaget. |
16. |
Figueiroa, Alcina. Participação no júri de Sofia Gonçalves Ribeiro. Evolução do Vocabulário/Linguagem Científica no Tema "Ar", 2014. Dissertação (Mestrado em Educação - Didática da Matemática e das Ciências) - Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
|
17. |
Figueiroa, Alcina. Participação no júri de Cláudia Sofia Castro de Campos. Importância da Educação na e para a Saúde na Educação Pré-Escolar, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Instituto Piaget. |
18. |
Figueiroa, Alcina. Participação no júri de Alzira Mendes Rodrigues Ferreira. Brincando com a Ciência, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico) - Instituto Piaget. |
19. |
Figueiroa, Alcina. Participação no júri de Marcela Catarina Ferreira Marques. A Importância da Área do Conhecimento do Mundo na Transversalidade das Aprendizagens, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Instituto Piaget. |
20. |
Figueiroa, Alcina. Participação no júri de Verónica Pereira Vasques Ferreira. O Projeto Pedagógico/Projeto Curricular de turma: ferramenta promotora de aprendizagens?, 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico) - Instituto Piaget. |
21. |
Figueiroa, Alcina. Participação no júri de Regina Maria Pereira da Costa. Potencialidades e desafios pedagógicos do trabalho de projeto em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico) - Instituto Piaget. |
22. |
Figueiroa, Alcina. Participação no júri de Lídia Marina Ferreira Lopes. A Importância da Área do Conhecimento do Mundo para a Descoberta da Natureza, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar) - Instituto Piaget. |
23. |
Figueiroa, Alcina. Participação no júri de Ana Isabel Tavares de Oliveira Castro. Diretor de um Espaço Educativo: Líder e/ou Gestor?, 2013. Dissertação (Mestrado em Administração e Gestão Escolar) - Instituto Piaget. |
24. |
Figueiroa, Alcina. Participação no júri de Liliana Raquel Tavares Coelho. Aprender a fazer fazendo: experiências vivenciadas em contexto de Ensino Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico) - Instituto Piaget. |
25. |
Figueiroa, Alcina. Participação no júri de Marta Cerqueira Monteiro. Ambiente Educativo - O Caso das Salas de Creche, 2013. Dissertação (Mestrado em Administração e Gestão Escolar) - Instituto Piaget. |
26. |
Figueiroa, Alcina. Participação no júri de Joana Sofia Batista Coelho. (Re)Conhecimento do Mundo pela Experimentação Científica, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico) - Instituto Piaget. |
27. |
Figueiroa, Alcina. Participação no júri de Orlanda Mendes Coelho Lourenço. Inter-relação dados-evidências-conclusões em contextos laboratoriais: um estudo com professores e manuais escolares de Ciências
da Natureza do 6º ano de escolaridade sobre o tema Germinação, 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação-Supervisão Pedagógica na Educ. em Ciências) - Universidade do Minho.
|
28. |
Figueiroa, Alcina. Participação no júri de Ângela Cristina Direitinho Pereira. Do Pré-escolar ao 1º Ciclo do Ensino Básico - Desafios da Leitura e da Escrita, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico) - Instituto Piaget. |
29. |
Figueiroa, Alcina. Participação no júri de Daniela Paula Almeida Moreira. A participação ativa das crianças em contexto de Pré-escolar e 1º ciclo: do discurso às práticas, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico) - Instituto Piaget. |
30. |
Figueiroa, Alcina. Participação no júri de João Miguel Calisto Marçal. Repositório de conteúdos multimédia para o ensino superior, 2013. Dissertação (Mestrado Tecnologias da Informação e da Comunicação-Comunicação Multimédia) - Instituto Piaget. |
31. |
Figueiroa, Alcina. Participação no júri de Soraia Andani Nurmamade. Contributo das Atividades Experimentais das Ciências no Processo de Aprendizagem, 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico) - Instituto Piaget. |
32. |
Figueiroa, Alcina Maria da Silva Mota. Participação no júri de Maria João Gaivoto. Das estruturas horizontais de cálculo ao algoritmo - uma perspetiva., 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico) - Instituto Piaget. |
33. |
Figueiroa, Alcina. Participação no júri de Luísa Fernanda Teixeira da Silva . Urgência e Emergência de Projetos em Educação Ambiental, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico) - Instituto Piaget. |
34. |
Figueiroa, Alcina. Participação no júri de Liliana Celeste de Sousa Rocha. Animar e Dinamizar Dispositivos Pedagógicos da Educação Ambiental, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico) - Instituto Piaget. |
35. |
Figueiroa, Alcina. Participação no júri de Maria Eduarda Rocha Soares. A Alimentação Saudável: Atitudes de Resposta à Crescente Inquietação, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico) - Instituto Piaget. |
36. |
Figueiroa, Alcina. Participação no júri de Elisabet Maria Viola Rolo Duarte. O mundo e Eu, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico) - Instituto Piaget. |
37. |
Figueiroa, Alcina. Participação no júri de Ana Sofia dos Reis Santiago. A Articulação entre a Educação Pré-Escolar e o 1º ciclo do Ensino Básico, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico) - Instituto Piaget. |
38. |
Figueiroa, Alcina. Participação no júri de Diana Paula Guedes Silva. Estratégias de Incentivo ao Ensino Experimental das Ciências em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico) - Instituto Piaget. |
39. |
Figueiroa, Alcina. Participação no júri de Célia Marina Ferreira da Rocha. U (eme)rgência da Educação Ambiental, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico) - Instituto Piaget. |
40. |
Figueiroa, Alcina. Participação no júri de Mafalda da Cruz Calvário. Aprendizagens significativas e os manuais escolares, 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico) - Instituto Piaget. |
41. |
Figueiroa, Alcina. Participação no júri de Vera Margarida Pereira Jacob. As atividades laboratoriais e as explicações de fenómenos biológicos por alunos do 1º ciclo: um estudo sobre a germinação
do feijão, 2011. Dissertação (Mestrado em Estudos da Criança - Ensino Experimental das Ciências no EB) - Universidade do Minho.
|
42. |
Figueiroa, Alcina. Participação no júri de Liliana Manuela de Oliveira Leitão Rodrigues . A avaliação como forma de promoção de aprendizagem – caso específico de uma turma de 7º ano de escolaridade, 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Musical) - Instituto Piaget. |
43. |
Figueiroa, Alcina. Participação no júri de Diogo Remato Sousa Ferreira. Adequação das Estratégias na prática instrumental em 3º ciclo – “Estou Além” de António Variações, 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Musical) - Instituto Piaget. |
44. |
Figueiroa, Alcina. Participação no júri de Cátia Filipa Silva Pereira. Ensino da Música no 3º ciclo: Vivências Multiculturais no 7º ano, 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Musical) - Instituto Piaget. |
45. |
Figueiroa, Alcina. Participação no júri de Mafalda Sofia Gomes Ferreira de Sousa. As atividades laboratoriais e a adopção de manuais escolares de Ciências Físico-Químicas: uma investigação centrada no tema
Viver Melhor na Terra, 2009. Dissertação (Educação - Supervisão Pedagógica em Ensino das Ciências da Natureza) - Universidade do Minho.
|
Curso de especialização Specialization course |
1. |
Figueiroa, Alcina. Participação no júri de Joaquim Paulo Hora Xavier de Barros. O Papel do Gestor na Aplicação de Estratégias de Eco-eficiência na Escola, 2008. Monografia (Especialização em Pós-Graduação em Administração e Gestão Escolar) - Instituto Piaget. |
Bacharelato/Licenciatura Degree of licentiate |
1. |
Figueiroa, Alcina. Participação no júri de Paula Cristina Almeida Silva. Eco-Escola versus Não Eco-Escola: Práticas ambientais desenvolvidas por alunos do 2º e 4º anos de escolaridade, 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelato/Licenciatura em Curso de Professores do Ensino Básico do 1º ciclo) - Instituto Piaget. |
Participação em eventos Event participation |
Participação como Keynote Speaker Participation as Keynote Speaker |
1. |
Contextualizar o Ensino … O caso das Ciências e da Matemática nos 1º e 2º ciclos do Ensino Básico, 2016 (Seminário). Nome do evento: Partilha de práticas em contexto das disciplinas de matemática e ciências da natureza no 2º ciclo do ensino básico; Nome da Instituição: ESE de Paula Frassinetti; Cidade do evento: Porto / ESE de Paula Frassinetti. |
2. |
Múltiplos Olhares sobre a Didática ... das Ciências, 2016 (Simpósio). Nome do evento: II Simpósio Internacional de Formação de Professores - Múltiplos Olhares sobre a Didática; Nome da Instituição: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti; Cidade do evento: ESEPF - Porto / ESEPF - Porto. |
3. |
Contextualização e Relevância dos conteúdos nos documentos orientadores de ciências do 2º ciclo do ensino básico, 2016 (Encontro). Nome do evento: Encontro sobre Contextualização e Relevância da Aprendizagem das Ciências e da Geografia; Nome da Instituição: Universidade do Minho - Braga; Cidade do evento: Braga - Portugal / UMinho - Braga. |
4. |
Trabalho Prático Investigativo: partilha de práticas em sala de aula, 2015 (Encontro). Nome do evento: Encontro Verde 2015 - Educação para o Desenvolvimento Sustentável – A Interdependência de plantas e pessoas; Nome da Instituição: Associação Nacional de <professores (ANP); Cidade do evento: ANP - Amarante / ANP - Amarante. |
5. |
Educação Ambiental em Projeto – Crescer em ECOlíbrio, 2012 (Encontro). Nome do evento: Primeiras Jornadas Verdes de Pombal - Educação para o Desenvolvimento Sustentável - água, território e qualidade de vida; Nome da Instituição: Associação Nacional de <professores (ANP); Cidade do evento: ANP - Pombal / ANP - Pombal. |
Participação como Membro da Comissão Científica Participation as Member of the Program Committee |
1. |
III Encontro Nacional de Educação Básica – Formação de Educadores e de Professores do 1º e 2º CEB, 2012 (Congresso). Nome do evento: III Encontro Nacional de Educação Básica – Formação de Educadores e de Professores do 1º e 2º CEB; Nome da Instituição: Universidade de Aveiro; Cidade do evento: Aveiro - UA / Universidade de Aveiro. |
2. |
XIV Encontro Nacional de Educação em Ciências, 2011 (Encontro). Nome do evento: XIV ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS; Nome da Instituição: XIV Encontro Nacional de Educação em Ciências; Cidade do evento: Braga - UMinho / Universidade do Minho. |
Participação como Moderador Participation as Chairman |
1. |
XV Encontro Nacional de Educação em Ciências - Tendências atuais em educação em ciências, 2014 (Encontro). Nome do evento: XV Encontro Nacional de Educação em Ciências; Nome da Instituição: Escola Superior de Educação e Comunicação - UAlgarve ; Cidade do evento: Faro - UAlgarve / Universidade do Algarve. |
2. |
XIV Encontro Nacional de Educação em Ciências, 2011 (Encontro). Nome do evento: XIV Encontro Nacional de Educação em Ciências; Nome da Instituição: Universidade do Minho; Cidade do evento: Braga - UMinho / Universidade do Minho. |
Outro tipo de participação Other kind of participation |
1. |
Promover o sucesso escolar - Por onde começar?, 2016 (Seminário). Nome do evento: Seminário - Promover o sucesso escolar - Por onde começar?; Nome da Instituição: Associação Nacional de Professores (ANP); Cidade do evento: Porto / Junta de Freguesia de Paranhos - Porto. |
2. |
I Encontro Internacional de Formação na Docência, 2016 (Encontro). Nome do evento: I Encontro Internacional de Formação na Docência; Nome da Instituição: ESE do Instituto Politécnico de Bragança; Cidade do evento: Bragança / ESE do Instituto Politécnico de Bragança. |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1. |
Figueiroa, Alcina. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, desde 2016/01/01, Função ou tipo de participação: Reviewer.
|
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
49 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
11 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
9 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
2 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
8 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
8 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
30 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
27 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
3 |
Produção técnica Technical production |
14 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
14 |
Dados complementares (Additional data) |
122 |
Orientações Orientations |
61 |
Outros Trabalhos Other production |
2 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
47 |
Participação em Eventos Event participation |
11 |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1 |
Outras informações relevantes
Formadora Registada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua do Ministério da Educação, na área e domínio
A10 Ciências da Natureza/Ciências Naturais; A29 Estudo do Meio; C05 Didáticas Específicas (Ciências) e C20 Investigação-Ação
(registo CCPFC/RFO-11974/00).
Coordenadora do Curso de Mestrado em Ensino do 1º e 2º CEB Coordenadora Geral da Prática de Ensino Supervisionada; Coordenadora
do Curso de Licenciatura em Educação Básica.
|
Visualizações do curriculum [
2053
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
13-12-2020
às
22:01:21
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt/ | Icons by Axialis Team |
|