Gina Cláudia Enguiça Marques Pereira de Lemos
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
21/02/2019 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Gina Cláudia Enguiça Marques Pereira de Lemos |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Lemos, Gina C. |
Categoria profissional
Position |
Investigador Auxiliar |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Ciências da Educação. Ciências Sociais-Psicologia.
|
Endereço profissional
Professional address |
Universidade do Minho Instituto de Educação Centro de Investigação em Educação (CIED) Campus de Gualtar Braga 4710--057 Braga Portugal Telefone: (+351)253604249 Correio electrónico: g.claudia@ie.uminho.pt |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2003-2007 |
Doutoramento Phd |
Psicologia da Educação
(3 anos » years)
.
Universidade do Minho,
Portugal.
|
1997-2002 |
Licenciatura Licentiate degree |
Psicologia
(5 anos » years)
.
Universidade do Minho,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Instituto Politécnico de Setúbal |
Nov/2014-Actual |
Outra Situação |
Jan/2014-Actual |
Outra Situação |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Jan/2014-Actual |
Investigador Principal |
Set/2003-Actual |
Investigador Auxiliar |
Universite Libre de Bruxelles |
Jan/2015-Mar/2016 |
Investigador Auxiliar |
MENON Network EEIG (European Economic Interest Group) |
Jun/2014-Dez/2014 |
Investigador Auxiliar |
Nov/2012-Jan/2013 |
Professor Auxiliar |
Ministério da Educação e Ciência |
Jul/2011-Out/2012 |
Outra Situação |
Set/2010-Jul/2011 |
Professor Auxiliar |
Set/2007-Jun/2011 |
Investigador Auxiliar |
Set/2009-Jul/2010 |
Professor Auxiliar |
Set/2008-Jul/2009 |
Professor Auxiliar |
Instituto Superior de Educação e Ciências |
Set/2007-Jul/2009 |
Professor Auxiliar |
Universidade Autónoma de Lisboa |
Set/2007-Jul/2008 |
Professor Auxiliar |
Set/2007-Jul/2008 |
Professor Auxiliar |
Centro Interdisciplinar de Estudos Económicos |
Out/2006-Ago/2007 |
Outra Situação |
Set/2005-Jul/2006 |
Outra Situação |
Abr/2003-Fev/2006 |
Outra Situação |
Centro de Estudos e Formação em Atividades Desportivas |
Jan/2002-Jan/2004 |
Outra Situação |
Atividades de Ensino (Teaching activities)
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Psicologia do Desenvolvimento Infantil (Curso de 1.º Ciclo de Psicologia)(Docente)
- Psicologia da Gravidez e Maternidade (Curso de 1.º Ciclo de Psicologia)(Docente)
- Psicologia do Desenvolvimento da Criança (Curso de 1.º Ciclo de Educação Básica)(Docente)
- Psicologia do Desenvolvimento Pré-Natal e Infantil (Curso de 1.º Ciclo de Reabilitação Psicomotora)(Docente)
- Seminário Aprofundado em Psicologia da Educação I - Inteligência e Rendimento Escolar (Curso de 3.º Ciclo de Psicologia)(Docente)
- Psicologia da Parentalidade (Curso de Especialização de Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia)(Docente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Psicologia da Gravidez e Maternidade (Curso de 1.º Ciclo de Psicologia)(Docente)
- Psicologia do Desenvolvimento Pré-Natal e Infantil (Curso de 1.º Ciclo de Reabilitação Psicomotora)(Docente)
- Psicologia do Desenvolvimento na Adolescência (Curso de 2.º Ciclo de Ensino - Básico e Secundário))(Docente)
- Seminário Aprofundado em Psicologia da Educação I - Inteligência e Rendimento Escolar (Curso de 3.º Ciclo de Psicologia)(Docente)
- Psicologia da Criança e do Adolescente I (Curso de Especialização de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria)(Docente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Psicologia da Educação (Curso de 1.º Ciclo de Psicologia)(Docente)
- Psicologia da Gravidez e Maternidade (Curso de 1.º Ciclo de Psicologia)(Docente)
- Psicologia do Desenvolvimento (Curso de 1.º Ciclo de Educação Básica)(Docente)
- Psicologia do Desenvolvimento Pré-Natal e Infantil (Curso de 1.º Ciclo de Reabilitação Psicomotora)(Docente)
- Psicologia dos Processos Educativos (Curso de 1.º Ciclo de Ciências da Educação)(Docente)
- Desenvolvimento e Aconselhamento Psicológico em Contextos Educativos (Desenvolvimento e Aconselhamento Psicológico em Contextos
Educativos)(Docente)
- Psicologia Educacional (Curso de 2.º Ciclo de Ensino - Básico e Secundário)(Docente)
- Psicologia da Maternidade e Gravidez II (Curso de Especialização de Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia)(Docente)
|
Instituto Superior de Educação e Ciências |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Metodologias e Técnicas de Investigação Quantitativas(Regente)
|
Universidade Autónoma de Lisboa |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Psicologia Cognitiva I(Docente)
- Psicologia Cognitiva II(Docente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Psicologia do Desenvolvimento I (Lic. Psicologia)(Docente)
- Psicologia do Desenvolvimento II (Lic. Psicologia)(Docente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Psicologia do Desenvolvimento(Docente)
|
Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Set/2010-Jul/2011 |
|
Diretora de Curso de 1.º Ciclo de Psicologia |
Set/2009-Jul/2010 |
|
Diretora de Curso do 1.º Ciclo de Psicologia |
Set/2008-Jul/2009 |
|
Diretora do Curso de 1.º Ciclo de Psicologia |
Atividades de Formação Profissional (Professional education activities)
Centro Interdisciplinar de Estudos Económicos |
Out/2006-Ago
/
2007
|
|
Formação profissional»Professional education: - Planeamento, desenvolvimento e avaliação de formação em empresas nacionais e multi-nacionais, no âmbito de Formação Inicial
e Avançada de Formadores e Formação do foro comportamental (e.g. Comunicação, Gestão de tempo, Liderança)
|
Abr/2003-Fev
/
2006
|
|
Formação profissional»Professional education: - Coordenadora Pedagógica de Cursos de Educação e Formação e de Cursos de Educação e Formação de Adultos - Mediadora de cursos de Educação e Formação de Adultos - Formadora de Cursos de Educação e Formação, Cursos de Educação e Formação de Adultos e Cursos de Formação Contínua de Formadores
|
Centro de Estudos e Formação em Atividades Desportivas |
Jan/2002-Jan
/
2004
|
Instituto de Educação |
Formação profissional»Professional education: - Módulos em cursos de formação desportiva, no âmbito da Psicologia do Desporto e da Atividade Física e Psicopedagogia do Desporto
|
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador Participation as Researcher |
2010-2011 projeto RED Rendimento Escolar e Desenvolvimento: Um estudo longitudinal sobre os efeitos das transições em alunos Portugueses
-APD- Academic Performance and Development: a longitudinal study on the effects of school transitions in Portuguese students
|
Referência do projeto»Project reference: PTDC/CPE-CED/104884/2008. Financiador(es)»Funding:
Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem). |
Fala Speaking |
Inglês (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente). |
Lê Reading |
Inglês (Bem), Francês (Bem), Espanhol (Bem). |
Escreve Writing |
Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente). |
Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
1999 |
Mérito Escolar,
Universidade do Minho.
|
2000 |
Mérito Escolar,
Universidade do Minho.
|
2001 |
Mérito Escolar,
Universidade do Minho.
|
2002 |
Mérito Escolar,
Universidade do Minho.
|
2013 |
Bolsa individual de Pós-Doutoramento (SFRH/BPD/93009/2013),
Fundação para a Ciência e Tecnologia .
|
2016 |
Renovação de Bolsa individual de Pós-Doutoramento para segundo triénio (SFRH/BPD/93009/2013),
Fundação para a Ciência e Tecnologia.
|
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Dez/2014 - Actual |
Paula Elosua, Universidad del País Vasco/Euskal Herriko Unibertsitatea (ESPANHA), Outros (especifique).
Investigadora colaboradora no projeto de investigação “Validez Discriminante en Psicometría” (PSI2011-30256), nomeadamente
no processo de adaptação da BPR a Espanha.
|
Nov/2013 - Actual |
Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação (ADIPSIEDUC), Outros (especifique).
Membro da direção (Vogal).
|
Jul/2013 - Actual |
Agência de Inovação (www.adi.pt), Outros (especifique).
Perita independente para emissão de pareceres especializados no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT do QREN.
|
Jan/2013 - Actual |
Centro de Investigação em Educação (CIEd), Instituto de Educação, Universidade do Minho, Membro.
|
2013- Actual |
Jan Nijenhuis, University of Amsterdam (HOLANDA), Outros (grupo de trabalho).
Participação numa meta-análise internacional sobre testagem da hipótese de Spearman em medidas de avaliação cognitiva com
tempo limite de realização..
|
2011- Actual |
Argentil Omar do Amaral, Universidade Pedagógica - Delegação de Quelimane (MOÇAMBIQUE), Outros (especifique).
Participação em estudos com a Bateria de Provas de Raciocínio em Moçambique, na sua rentabilização para a prática psicológica
(dificuldades de aprendizagem e orientação vocacional)..
|
2010- Actual |
Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), Membro.
|
2010- Actual |
International Society for Intelligence Research (ISIR), Membro.
|
2010- Actual |
Richard Lynn, University of Ulster, Coleraine (IRLANDA DO NORTE), Outros (grupo de trabalho).
Participação em estudos diferenciais, tomando o impacto de variáveis sócio-culturais nas habilidades cognitivas em adolescentes..
|
2010- Actual |
Roberto Colom, Universidad Autónoma de Madrid (ESPANHA), Outros (grupo de trabalho).
Participação em estudos diferenciais, tomando o impacto de variáveis sócio-culturais e de género nas habilidades cognitivas
em adolescentes..
|
2003- Actual |
Grupo de Investigação em Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento (GICAD), integrado no CIEd, Instituto de Educação, Universidade
do Minho, Membro e colaborador na avaliação de projetos de investigação.
Grupo coordenado por Leandro S. Almeida, composto por estudantes de mestrado e de doutoramento, assim como investigadores
de pós-doutoramento, com reuniões mensais de formação e de planificação de comunicações, publicações e dissertações. Formação
predominante na área da metodologia de investigação, quantitativa e qualitativa..
|
2003- Actual |
Ricardo Primi, Universidade de São Francisco, Itatiba-São Paulo (BRASIL), Outros (grupo de trabalho).
participação em estudos com a Bateria de Provas de Raciocínio no Brasil, na fundamentação teórica (teoria CHCl) e na sua rentabilização
p/ a prática psicológica, com Ricardo Primi, USF, Itatiba-São Paulo (BRASIL). Este projeto inclui a partir de 2013 um estudo
com a Doutora Marlene Silva, UFRB, Salvador (BRASIL) de adaptação de prova de factor g p/ a população adulta (exame psicológico
motoristas).
|
2002- Actual |
Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (ANEIS), Membro.
|
2008- 2011 |
Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP), Departamentos de Educação e de Psicologia, Universidade de Évora , Membro.
null.
|
2003- 2007 |
Centro de Investigação em Psicologia (CIPsi), Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho , Membro.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Lemos, Gina C; Almeida, Leandro S. 2015. Cognição e aprendizagem: Promoção do sucesso escolar. Coleção Psicologia e Educação. . ed. 3, ISBN: ISBN 978-989-9951. Braga: Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação (ADIPSIEDUC). .
|
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Lemos, Gina C; Almeida, Leandro S. 2017. A avaliação das aptidões cognitivas para a promoção de percursos de sucesso: Estudo com adolescentes portugueses. . In Avaliação: Diferentes processos no contexto educacional , 19 - 44. ISBN: 978-85-92592-77-6. Brasil: Navegando Editores. |
|
|
|
2. |
Lemos, Gina C; Almeida, Leandro S; Casanova, Joana. 2015. Habilidades cognitivas e interesses vocacionais na adolescência: Promovendo percursos de sucesso. . In Cognição e aprendizagem: Promoção do sucesso escolar , ed. Gina C. Lemos e Leandro S. Almeida (Eds.), 35 - 67. ISBN: ISBN 978-989-9951. Braga: Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação (ADIPSIEDUC).
|
|
|
|
3. |
Almeida, Leandro S; Lemos, Gina C; Primi, Ricardo. 2011. Recensão crítica: Bateria de Provas de Raciocínio (BPR). In Instrumentos e contextos de avaliação psicológica, ed. Carla Machado, Miguel M. Gonçalves, Leandro S. Almeida, & Mário R. Simões, 285 - 311. ISBN: 978-972-40-4295-4. Coimbra: Almedina. |
|
|
|
4. |
Almeida, Leandro S; Lemos, Gina C. 2008. Bateria de Provas de Raciocínio (BPR). In Avaliação Psicológica , ed. Leandro S. Almeida, Mário R. Simões, Carla Machado, & Miguel M. Gonçalves , 13 - 30. ISBN: 978-989-558-101-6. Coimbra: Quarteto. |
|
|
|
5. |
Lemos, Gina C; Almeida, Leandro S. 2007. Impacto de variáveis socioculturais no desempenho em testes de raciocínio: Estudo com alunos do 5.º e 6.º anos. In Inteligência humana , ed. Adelinda Candeiras & Leandro S. Almeida, 199 - 208. ISBN: 978-989-558-094-1. Coimbra: Quarteto. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Martins, Ana; Soares, Diana; Brito, Lurdes; Lemos, Gina C; Alves, Ana F; Almeida, Leandro S. 2017. "A diferenciação cognitiva na infância: Um estudo de perfis cognitivos aos cinco, sete e nove anos", Estudos de Psicologia 34, 1: 87 - 95.
|
|
|
|
2. |
Alves, Ana F; Lemos, Gina C; Brito, Lurdes; Martins, Ana; Almeida, Leandro S. 2016. "Desempenho cognitivo na infância: A mãe e o meio urbano fazem a diferença.", Psicologia, Teoria e Pesquisa 32, 3: 1 - 9.
|
|
|
|
3. |
Soares, Diana; Lemos, Gina C; Primi, Ricardo; Almeida, Leandro S. 2015. "The relationship between intelligence and academic achievement throughout middle school: The role of students' prior academic
performance", Learning and Individual Differences, 41: 73 - 78.
|
|
|
|
4. |
Lemos, Gina C; Abad, Francisco J; Almeida, Leandro S; Colom, Roberto. 2014. "Past and future academic experiences are related with present scholastic achievement when intelligence is controlled", Learning and Individual Differences 32, 32: 148 - 155.
|
|
|
|
5. |
Lemos, Gina C; Abad, Francisco J; Almeida, Leandro S; Colom, Roberto. 2013. "Sex differences on g and non-g intellectual performance reveal potential sources of STEM discrepancies", Intelligence, 41: 11 - 18.
|
|
|
|
6. |
Almeida, Leandro S; Lemos, Gina C; Lynn, Richard. 2011. "Regional differences in intelligence and per capita incomes in Portugal", Mankind Quarterly, 52: 213 - 221. |
|
|
|
7. |
Lemos, Gina C; Almeida, Leandro S; Colom, Roberto. 2011. "Intelligence of adolescents is related to their parents’ educational level but not to family income", Personality and Individual Differences 50, 7: 1062 - 1067. |
|
|
|
8. |
Lemos, Gina C; Almeida, Leandro S; Guisande, Maria A; Barca, Alfonso; Primi, Ricardo; Martinho, Gabriela; Fortes, Inês. 2010. "Inteligência e rendimento escolar: Contingências de um relacionamento menos óbvio no final da adolescência", Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación 18, 1: 163 - 175. |
|
|
|
9. |
Lemos, Gina C; Almeida, Leandro S; Guisande, Maria A; Primi, Ricardo. 2008. "Inteligência e rendimento escolar: Análise da sua relação ao longo da escolaridade", Revista Portuguesa de Educação 21, 1: 83 - 99. |
|
|
|
10. |
Almeida, Leandro S; Lemos, Gina C; Guisande, Maria A; Primi, Ricardo. 2008. "Inteligência, escolarização e idade: Porque as normas na adolescência tomam a idade e não a série escolar?", Avaliação Psicológica 7, 2: 117 - 125. |
|
|
|
11. |
Almeida, Leandro S; Guisande, Maria A; Primi, Ricardo; Lemos, Gina C. 2008. "Contribuciones del factor general y de los específicos en la relación entre inteligencia y rendimiento escolar", European Journal of Education and Psychology 1, 3: 5 - 16. |
|
|
|
12. |
Almeida, Leandro S; Lemos, Gina C. 2005. "Aptidões cognitivas e rendimento académico: a validade preditiva dos testes de inteligência", Psicologia, Educação e Cultura 9, 2: 277 - 289. |
|
|
|
13. |
Lemos, Gina C. 2004. "Relatório sobre IV Congresso Anual da ANEIS: Sobredotação - Contextos de Aprendizagem e Desenvolvimento", Sobredotação, 5: 179 - 183. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Lemos, Gina C; Almeida, Leandro S. 2015. "A avaliação cognitiva na adolescência: Conceção e construção de uma bateria de provas", Trabalho apresentado em Actas do III Seminário Cognição, Aprendizagem e Desempenho, In Actas do III Seminário Cognição, Aprendizagem e Desempenho, Braga. |
|
|
|
2. |
Alves, Ana F; Martins, Ana; Lemos, Gina C; Almeida, Leandro S. 2014. "Pais e comunidade: Quem se destaca no desenvolvimento cognitivo da criança?", Trabalho apresentado em II Seminário Cognição, Aprendizagem e Desempenho, In Actas do II Seminário Cognição, Aprendizagem e Desempenho, Braga. |
|
|
|
3. |
Lemos, Gina C; Almeida, Leandro S. 2013. "Cognitive predictors of academic achievement among Portuguese adolescents", Trabalho apresentado em 35th International School Psychology Association Conference, In 35th International School Psychology Association Conference Program, Porto. |
|
|
|
4. |
Lemos, Gina C; Almeida, Leandro S; Primi, Ricardo; Guisande, Maria A. 2009. "O impacto das variáveis cognitivas no rendimento escolar", Trabalho apresentado em X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia , In Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia , Braga. |
|
|
|
5. |
Lemos, Gina C; Almeida, Leandro S. 2008. "Bateria de Provas de Raciocínio (BPR): Estudos diferenciais e de validação", Trabalho apresentado em XIII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , In Actas da XIII Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga. |
|
|
|
6. |
Lemos, Gina C; Almeida, Leandro S; Primi, Ricardo. 2007. "Habilidades cognitivas, desempenho académico e projectos vocacionais: Estudo com alunos portugueses do 5.º ao 12.º ano", Trabalho apresentado em IX Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia , In Libro de Actas do IX Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia, Coruña. |
|
|
|
7. |
Lemos, Gina C; Almeida, Leandro S; Guisande, Maria A; Lopes, Joaquina. 2006. "Habilidades cognitivas e projectos de vida: Estudo na transição do 1.º para o 2.º ciclo de escolaridade", Trabalho apresentado em VIII Congresso GalaicoPortuguês de PsicoPedagogia , In Actas do VIII Congresso GalaicoPortuguês de PsicoPedagogia (2ª Edição) , Braga. |
|
|
|
8. |
Lemos, Gina C; Almeida, Leandro S; Guisande, Maria A. 2006. "Bateria de Provas de Raciocínio: suas versões, validação e normalização", Trabalho apresentado em XI Conferência Internacional Avaliação psicológica: Formas e Contextos , In Actas da XI Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos , Braga. |
|
|
|
9. |
Lemos, Gina C; Almeida, Leandro S. 2006. "Bateria de Provas de Raciocínio: Estudos diferenciais segundo o ano escolar, género e opção curricular", Trabalho apresentado em Investigação em Psicologia: VI Simpósio Nacional , In Investigação em Psicologia: VI Simpósio Nacional , Évora. |
|
|
|
10. |
Almeida, Leandro S; Dias, João L; Coelho, Maria H; Correia, Lucinda; Lemos, Gina C. 2003. "Bateria de Provas de Raciocínio (BPR5-6): Nova informação relativa à validade das provas", Trabalho apresentado em X Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, In Actas da X Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, Braga. |
|
|
|
Textos em jornais ou revistas Texts in newspapers or magazines |
1. |
Lemos, Gina C. 20 maio 2017. "Envolvimento familiar: Da teoria à prática, da escrita à ação." Proforma, 1 - 15.
|
Outra produção científica Other scientific production |
1. |
Lemos, Gina C; Nascimbeni, Fábio. 2016. "ELINET position paper on digital literacy. ". ELINET: ELINET.
|
2. |
Almeida, Leandro S; Lemos, Gina C. 2015. "Bateria de Provas de Raciocínio (BPR5/6, BPR7/9 e BPR10/12)". Braga: Universidade do Minho, Centro de Investigação em Educação. |
3. |
Lemos, Gina C; Flewitt, Rosie. 2015. "Let's chat about Digital Literacy! ". ELINET: ELINET.
|
4. |
Lemos, Gina C; Almeida, Leandro S. 2015. "Bateria de Aptidões Cognitivas (Versão A e Versão B)". .: .. |
5. |
Almeida, Leandro S; Lemos, Gina C. 2015. "Bateria de Provas de Raciocínio: Manual Técnico.". Braga: Universidade do Minho, Centro de Investigação em Educação. |
6. |
Lemos, Gina C. 2006. "Habilidades cognitivas e rendimento escolar entre o 5.º e 12.º anos de escolaridade (Tese de Doutoramento)", 249 pp.. Braga: Universidade do Minho. Sob orientação de Leandro da Silva Almeida. |
7. |
Almeida, Leandro S; Lemos, Gina C. 2006. "Bateria de Provas de Raciocínio: Manual técnico". Braga: Centro de Investigação em Psicologia, Universidade do Minho. |
Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico Didactic and pedagogic material development |
1. |
Lemos, Gina C; Almeida, Leandro S. Bateria de Aptidões Cognitivas (Versão A e Versão B),2015. |
2. |
Lemos, Gina C. Bateria de Provas de Raciocínio: Manual técnico.,2015. |
3. |
Lemos, Gina C. Bateria de Provas de Raciocínio (BPR5/6, BPR7/9 e BPR10/12),2015. |
4. |
Almeida, Leandro S; Lemos, Gina C. Bateria de Provas de Raciocínio (BPR5/6, BPR7/9 e BPR10/12): Manual Técnico.,2007. |
Outra produção técnica Other technical production |
1. |
Lemos, Gina C. V Reunión Interministerial del Programa de Educación Artística, Cultura y Ciudadanía,2012. |
2. |
Lemos, Gina C. 32nd Meeting of the PISA Governing Board,2011. |
3. |
Lemos, Gina C. Conférence "Expérimenton ensemble contre le décrochage scolaire",2011. |
Dados Complementares (Additional data)
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
Teresa Raquel Duarte Falcão dos Reis Rodrigues, O impacto da aprendizagem musical no desempenho de habilidades cognitivas, 2011. Dissertação (Psicologia) - Universidade de Évora (Orientador). |
2. |
Ema Sofia Pires, Bem-estar subjectivo: Processos cognitivos e afectos positivos, 2010. Dissertação (Psicologia) - Universidade de Évora (Orientador). |
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
Gina Cláudia Lemos. Participação no júri de Rima Jay Prakash. Bridging ideas of best practice in gifted education and language learning in English as a foreign language in Portugal, 2018. Tese (Ciências da Educação - especialidade Teoria e Desenvolvimento Curricular) - Universidade Nova de Lisboa. |
2. |
Lemos, Gina Cláudia Enguiça Marques Pereira de. Participação no júri de Marta Costa Freitas. O papel da imaginação na memória para acções: A importância do movimento e do objecto, 2010. Tese (Psicologia Experimental e Ciências Cognitivas) - Universidade do Minho. |
3. |
Lemos, Gina Cláudia Enguiça Marques Pereira de. Participação no júri de Ana Maria Aguiar Frias. Fazer um ser pelo nascer! A influência do método psicoprofiláctico na preparação para o nascimento, 2010. Tese (Psicologia) - Universidade de Évora. |
4. |
Lemos, Gina Cláudia Enguiça Marques Pereira de. Participação no júri de Dora Cortat Simonetti. Superdotação: Estudo comparativo de avaliação dos processos cognitivos através de testes psicológicos e indicadores neurofisiológicos, 2009. Tese (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho. |
1. |
Lemos, Gina Cláudia Enguiça Marques Pereira de. Participação no júri de Ana Fonseca. Competências académicas: Relação entre a configuração familiar, auto-conceito e rendimento académico em alunos do 3.º ciclo
do ensino básico, 2011. Dissertação (Psicologia) - Universidade de Évora. |
2. |
Lemos, Gina Cláudia Enguiça Marques Pereira de. Participação no júri de Sílvia Correia Monteiro. A excelência em contexto académico, 2007. Dissertação (Psicologia da Educação) - Universidade do Minho. |
Participação em outros júris Other jury participation |
Concursos de aquisição Aquisition concourse |
1. |
Lemos, Gina C.; Isabel Leite; Heldemerina Pires. Provas de Avaliação para a Frequência do Ensino Superior dos Maiores de 23 anos, 2011. |
2. |
Lemos, Gina Cláudia Enguiça Marques Pereira de; Isabel Leite; Heldemerina Pires. Provas de Avaliação para a Frequência do Ensino Superior dos Maiores de 23 anos, 2010. Júri das Provas de Avaliação e Júri das Provas Específicas . |
Participação em Comissões de Avaliação Evaluation comissions participation |
1. |
Membro da Comissão de Avaliação de Novos Projetos do Centro de Investigação em Psicologia (CIP), 2017, Universidade Autónoma de Lisboa.
|
2. |
Perita independente para emissão de pareceres especializados no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT do QREN, na Agência
Nacional de Inovação, 2013, Agência Nacional de Inovação.
|
Participação em eventos Event participation |
Participação como Keynote Speaker Participation as Keynote Speaker |
1. |
VII Seminário Internacional Cognição, Aprendizagem e Desempenho (comunicação prevista), 2019 (Seminário). Nome do evento: VII Seminário Internacional Cognição, Aprendizagem e Desempenho; Nome da Instituição: Grupo de Investigação em Cognição, Aprendizagem e Desempenho (GICAD). |
2. |
III Conferência Internacional da Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação (ADIPSIEDUC), 2019 (Congresso). Nome do evento: III Conferência Internacional da Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação (ADIPSIEDUC); Nome da Instituição: Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação (ADIPSIEDUC). |
3. |
XV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia (coordenação de simpósio e comunicação previstas), 2019 (Congresso). Nome do evento: XV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia; Nome da Instituição: Asociación Cientifica Internacional de Psicopedagogía (ACIP). |
4. |
Educação, diversidade e inclusão: Contributos da intervenção psicológica, 2019 (Seminário). Nome do evento: Seminário Educação, diversidade e inclusão: Contributos da intervenção psicológica; Nome da Instituição: Delegação do Sul da Ordem dos Psicólogos Portugueses e Câmara Municipal de Loulé. |
5. |
Back to basics: desenvolver, aferir e utilizar testes psicológicos – desafios e oportunidades (Tertúlia), 2018 (Congresso). Nome do evento: 4.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses; Nome da Instituição: Ordem dos Psicólogos Portugueses; Cidade do evento: Braga / Palácio dos Congressos . |
6. |
O que pode fazer a diferença?, 2018 (Conferência). Nome do evento: IV Conferência Anual de Educação; Nome da Instituição: Câmara Municipal de Setúbal; Cidade do evento: Setúbal / Auditório Municipal Luísa Todi e Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal. |
7. |
Perspetivas e prospetivas da investigação e avaliação da inteligência humana/ Desenvolvimentos teóricos e empíricos na definição
e avaliação do constructo inteligência, 2018 (Congresso). Nome do evento: X Congresso Ibero-americano de diagnóstico e avaliação psicológica; Nome da Instituição: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Coimbra. |
8. |
A natureza múltipla de uma habilidade singular: a Resolução de Problemas no Ensino Português (coordenação de simpósio)/ Resolução
de Problemas: O processo cognitivo no perfil dos adolescentes portugueses (comunicação), 2018 (Congresso). Nome do evento: X Congresso Ibero-americano de diagnóstico e avaliação psicológica; Nome da Instituição: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Coimbra. |
9. |
Bateria de Aptidões Cognitivas (BAC): Fundamentação e utilização de novo teste de inteligência (Workshop), 2018 (Congresso). Nome do evento: X Congresso Ibero-americano de diagnóstico e avaliação psicológica; Nome da Instituição: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Coimbra; Cidade do evento: Coimbra. |
10. |
Bateria de Aptidões Cognitivas: Estudos de normalização, fidelidade e validade, 2018 (Congresso). Nome do evento: X Colóquio de Psicologia Escolar e VI Seminário Internacional do Grupo de Investigação em Cognição Aprendizagem e Desempenho; Nome da Instituição: Grupo de Investigação em Cognição Aprendizagem e Desempenho; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho. |
11. |
Quero, posso e consigo: Qual o trunfo para o sucesso escolar? (Workshop), 2018 (Congresso). Nome do evento: 6th International Congresso of Educational Sciences and Development; Nome da Instituição: Universidad de Granada, Universidade do Minho e ISPA - Instituto Universitário; Cidade do evento: Setúbal / Auditório Municipal Luísa Todi e Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal. |
12. |
Compreender, raciocinar e resolver problemas: Novo instrumento de avaliação cognitiva, 2018 (Congresso). Nome do evento: 6th International Congresso of Educational Sciences and Development; Nome da Instituição: Universidad de Granada, Universidade do Minho e ISPA - Instituto Universitário; Cidade do evento: Setúbal / Auditório Municipal Luísa Todi e Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal. |
13. |
Tertúlia Ser Mulher em 2018, 2018 (Outra). Nome do evento: Tertúlia Ser Mulher em 2018; Nome da Instituição: Câmara Municipal de Setúbal; Cidade do evento: Setúbal / Biblioteca Municipal de Setúbal. |
14. |
As habilidades cognitivas na excelência educativa, 2018 (Encontro). Nome do evento: Três especialidades de uma só Psicologia; Nome da Instituição: Ordem dos Psicólogos Portugueses. |
15. |
Avaliação psicológica: Uma abordagem ecológica, 2017 (Workshop). Nome do evento: V Seminário de Psicologia e Orientação em Contexto Escolar; Nome da Instituição: Direção-Geral de Educação e Ordem dos Psicólogos Portugueses; Cidade do evento: Lisboa / Faculdade de Medicina Dentária. |
16. |
Qual o impacto da família nos desempenhos dos estudantes Portugueses?, 2017 (Congresso). Nome do evento: XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia; Nome da Instituição: Universidade do Minho; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho. |
17. |
G or not to g? An alternative model of cognitive abilities among Portuguese adolescents, 2017 (Conferência). Nome do evento: 14th European Conference on Psychological Assessment; Nome da Instituição: ISCTE; Cidade do evento: Lisboa / ISCTE. |
18. |
Família e escola nas aspirações dos alunos, 2017 (Encontro). Nome do evento: Jornadas de Formação do Agrupamento de Escolas de Sátão “Educação e Cidadania no século XXI”; Nome da Instituição: AE Sátão, Edufor e Município de Sátão. |
19. |
Três passos para maximizar as oportunidades de aprendizagem e sucesso educativo, 2016 (Seminário). Nome da Instituição: Universidade da Madeira; Cidade do evento: Funchal / Universidade da Madeira. |
20. |
Bateria de Aptidões Cognitivas: Novo instrumento construído e validado para Portugal, 2016 (Congresso). Nome do evento: 3.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses; Nome da Instituição: Ordem dos Psicólogos Portugueses; Cidade do evento: Porto / Alfândega do Porto. |
21. |
Quem dita o Norte na jornada escolar: O estudante ou a família? Um estudo nacional com adolescentes portugueses, 2016 (Simpósio). Nome do evento: Seminário de Pós-Doutoramento ; Nome da Instituição: Centro de Investigação em Educação (CIEd); Cidade do evento: Braga / Instituto de Educação, Universidade do Minho. |
22. |
Bateria de Aptidões Cognitivas: Estudo de validação com adolescentes portugueses , 2016 (Seminário). Nome do evento: IV Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho; Nome da Instituição: Instituto de Educação, Universidade do Minho; Cidade do evento: Braga. |
23. |
Habilidades cognitivas e sucesso académico em adolescentes e jovens adultos, 2016 (Seminário). Nome do evento: IV Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho; Nome da Instituição: Instituto de Educação, Universidade do Minho; Cidade do evento: Braga. |
24. |
Potencial cognitivo e aprendizagem: Um estudo com adolescentes portugueses, 2016 (Seminário). Nome do evento: IV Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho; Nome da Instituição: Instituto de Educação, Universidade do Minho; Cidade do evento: Braga. |
25. |
Motivação, crenças, expectativas e emoções: Relações com o desempenho académico, 2016 (Simpósio). Nome do evento: II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e da Educação; Nome da Instituição: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa. |
26. |
O que pesa mais na mochila: O que quero, o que penso ser capaz, o que consigo? Um estudo com adolescentes portugueses, 2016 (Congresso). Nome do evento: II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e da Educação; Nome da Instituição: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa. |
27. |
Aptidões e estilos cognitivos, 2016 (Workshop). Nome da Instituição: ADIPSIEDUC e Salesianos de Manique; Cidade do evento: Lisboa / Salesianos de Manique. |
28. |
Aprendizagem e desempenho escolar: Propostas para a avaliação e intervenção psicopedagógicas, 2016 (Simpósio). Nome do evento: 4th International Congress of Educational Sciences; Nome da Instituição: Universidad de Santiago de Compostela; Cidade do evento: Santiago de Compostela. |
29. |
Aptidões cognitivas em contexto educativo: Proposta de nova bateria de avaliação cognitiva para adolescentes, 2016 (Congresso). Nome do evento: 4th International Congress of Educational Sciences; Nome da Instituição: Universidad de Santiago de Compostela; Cidade do evento: Santiago de Compostela. |
30. |
Propostas de avaliação cognitiva na infância e na adolescência e implicações psicoeducativas, 2016 (Workshop). Nome do evento: 4.º Encontro Psicologia em Contexto Educativo; Nome da Instituição: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Leiria; Cidade do evento: Caldas da Rainha / IPL, Caldas da Rainha. |
31. |
Mulheres: Testemunhos de uma geração, 2016 (Conferência). Nome do evento: Comemoração do Dia Internacional da Mulher; Nome da Instituição: Escola Secundária de Bocage; Cidade do evento: Setúbal. |
32. |
Bateria de avaliação cognitiva - Da conceção à administração das provas, 2015 (Outra). Nome do evento: Formação para equipa de psicólogos colaboradores no estudo de pós-doutoramento (8h, em dezembro). |
33. |
Bateria de Aptidões Cognitivas: Nova proposta de avaliação da inteligência na adolescência, 2015 (Congresso). Nome do evento: XIII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia; Nome da Instituição: Universidad da Coruña. |
34. |
O modelo CHC na avaliação cognitiva: Construção e validação de uma bateria em adolescentes portugueses, 2015 (Congresso). Nome do evento: XIII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia; Nome da Instituição: Universidad da Coruña. |
35. |
É a inteligência um preditor significativo do desempenho escolar obtido ao longo da escolaridade?, 2015 (Congresso). Nome do evento: XIII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia; Nome da Instituição: Universidad da Coruña. |
36. |
Bateria de Avaliação Cognitiva (BAC): Fundamentos e estrutura das provas, 2015 (Congresso). Nome do evento: 2.º Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura; Nome da Instituição: Instituto Politécnico de Gaya. |
37. |
Procesos cognitivos y aprendizaje en adolescentes portugueses, 2015 (Congresso). Nome do evento: 3rd International Congress of Educational Sciences and Development; Nome da Instituição: Universidad de Granada; Cidade do evento: Granada. |
38. |
Inteligencia y Aprendizaje, 2015 (Simpósio). Nome do evento: no 3rd International Congress of Educational Sciences and Development; Nome da Instituição: Universidad de Granada; Cidade do evento: Granada. |
39. |
Bateria de avaliação cognitiva – Da conceção à administração das provas, 2015 (Outra). Nome do evento: Formação para equipa de psicólogos colaboradores no estudo de pós-doutoramento (8h, em abril). |
40. |
Inteligência conjugada no plural, 2015 (Conferência). Nome do evento: Semana da Psicologia da Escola Secundária de Bocage; Nome da Instituição: Escola Secundária de Bocage. |
41. |
A avaliação cognitiva em contexto académico: Conceção e construção de uma bateria de provas, 2015 (Seminário). Nome do evento: III Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho, Instituto de Educação; Nome da Instituição: Instituto de Educação; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho. |
42. |
Bateria de Provas de Raciocínio (BPR): A avaliação das habilidades cognitivas em contextos de aprendizagem, 2014 (Conferência). Cidade do evento: Funchal / Universidade da Madeira. |
43. |
Desenhar projetos de investigação: Ilustração tomando o projeto “Contextos de aprendizagem, diferenciação cognitiva e rendimento
académico em adolescentes portugueses” , 2014 (Conferência).
|
44. |
Digital Literacy panel, 2014 (Encontro). Nome do evento: ELINET Work Team Meeting; Nome da Instituição: European Literacy Policy Network (ELINET; www.eli-net.eu); Cidade do evento: Hochst / Hochst, Alemanha. |
45. |
Diferenciação cognitiva: Fundamentos de um projeto de investigação, 2014 (Seminário). Nome do evento: II Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho; Nome da Instituição: Instituto de Educação, Universidade do Minho. |
46. |
A avaliação da inteligência para a intervenção na aprendizagem: Um estudo representativo com adolescentes portugueses, 2014 (Seminário). Nome do evento: I Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Rendimento; Nome da Instituição: Instituto de Educação; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho. |
47. |
Bateria de Provas de Raciocínio: Da investigação à intervenção, 2013 (Conferência). Nome do evento: Ciclo de Conferências às Sextas; Nome da Instituição: Departamento de Psicologia e Sociologia; Cidade do evento: Lisboa / Universidade Autónoma de Lisbo. |
Participação como Membro da Comissão Científica Participation as Member of the Program Committee |
1. |
IV Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho, 2016 (Seminário). Nome do evento: IV Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho; Nome da Instituição: GICAD, Universidade do Minho; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho. |
2. |
Workshops “Aptidões e estilos cognitivos” e “Motivação para aprender” , 2016 (Workshop). Nome do evento: Workshops “Aptidões e estilos cognitivos” e “Motivação para aprender” ; Nome da Instituição: Escola Salesiana de Manique; Cidade do evento: Lisboa / Escola Salesiana de Manique. |
3. |
coordenação científica do workshop “Motivação para aprender: Um dos maiores desafios de hoje nas salas de aula” 3horas, dirigido
a 90 professores do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário, dinamizado por Lúcia Miranda , 2016 (Workshop). Nome da Instituição: ADIPSIEDUC e Salesianos de Manique; Cidade do evento: Lisboa / Escola Salesiana de Manique. |
4. |
III Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho, 2015 (Seminário). Nome do evento: III Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho; Nome da Instituição: GICAD, Universidade do Minho; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho. |
5. |
II Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho, 2014 (Seminário). Nome do evento: II Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho; Nome da Instituição: GICAD, Universidade do Minho; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho. |
6. |
I Seminário Internacional Cognição Aprendizagem e Rendimento, 2014 (Seminário). Nome do evento: I Seminário Internacional Cognição, Aprendizagem e Rendimento; Nome da Instituição: Instituto de Educação; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho. |
7. |
VIII Congresso IberoAmericano de Avaliação Psicológica/ XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, 2011 (Congresso). Nome do evento: VIII Congresso IberoAmericano de Avaliação Psicológica/ XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos; Nome da Instituição: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. |
8. |
I Seminário Internacional “Contributos de Psicologia em Contextos Educativos, 2010 (Seminário). Nome do evento: I Seminário Internacional “Contributos de Psicologia em Contextos Educativos; Nome da Instituição: Instituto de Educação. |
9. |
I Semana da Educação e da Psicologia, 2009 (Encontro). Nome do evento: I Semana da Educação e da Psicologia; Nome da Instituição: Universidade de Évora. |
Participação como Moderador Participation as Chairman |
1. |
Cognição, aprendizagem e desempenho, 2018 (Simpósio). Nome do evento: X Colóquio de Psicologia Escolar e VI Seminário Internacional do Grupo de Investigação em Cognição Aprendizagem e Desempenho; Nome da Instituição: Grupo de Investigação em Cognição Aprendizagem e Desempenho; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho. |
2. |
Relação escola-família: Construir o sucesso educativo, 2017 (Congresso). Nome do evento: XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia; Nome da Instituição: Universidade do Minho; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho. |
3. |
How to foster performance? Measuring intelligence, metacognition, and socioemotional skills, 2017 (Simpósio). Nome do evento: 14th European Conference on Psychological Assessment; Nome da Instituição: ISCTE; Cidade do evento: Lisboa / ISCTE. |
4. |
Neurociência e ambientes de leitura, 2017 (Encontro). Nome do evento: II Encontro Maré de Palavras; Nome da Instituição: Biblioteca Municipal Bento Jesus Caraça, Moita; Cidade do evento: Moita / Moita. |
5. |
Desenvolvimento cognitivo e aprendizagem na infância e na adolescência, 2015 (Simpósio). Nome do evento: XIII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia; Nome da Instituição: Universidad da Coruña. |
6. |
Funcionamento e desenvolvimento cognitivo na adolescência, 2015 (Seminário). Nome do evento: III Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho; Nome da Instituição: Instituto de Educação; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho. |
7. |
Cognição, aprendizagem e rendimento: Estudos na adolescência, 2014 (Seminário). Nome do evento: I Seminário Internacional Cognição Aprendizagem e Rendimento; Nome da Instituição: Instituto de Educação; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho. |
8. |
Inteligência, aprendizagem e rendimento académico, 2013 (Congresso). Nome do evento: 1.º Congresso Internacional Psicologia, Educação e Cultura; Nome da Instituição: Instituto Politécnico de Gaya; Cidade do evento: Gaia. |
Participação como Relator Participation as Commentator |
1. |
Competências relevantes para hoje e amanhã (coordenação de simpósio)/ Raciocínio e resolução de problemas: Qual o seu papel
no sucesso escolar? (comunicação)/ A importância da inteligência emocional na eficácia do processo de ensino: um estudo exploratório
(comunicação como coautora), 2019 (Congresso). Nome do evento: International Conference on Research in Education (ICRE2019); Nome da Instituição: Instituto Politécnico do Porto. |
2. |
Ser Escola e ser Professor num contexto de mudança, 2018 (Conferência). Nome do evento: Ser Escola e ser Professor num contexto de mudança; Nome da Instituição: Agrupamento de Escolas de Azeitão, Agrupamento de Escolas Navegador Rodrigues Soromenho, Colégio Atlântico e Academia de Música
e Belas Artes Luísa; Cidade do evento: Sesimbra / Cineteatro Municipal João Mota . |
3. |
Educação inclusiva nas nossas escolas, 2018 (Encontro). Nome do evento: Educação inclusiva nas nossas escolas; Nome da Instituição: Federação Concelhia de Setúbal das Associações de Pais e Encarregados de Educação do Concelho de Setúbal e Centro de Formação
Ordem de Santiago. |
4. |
Flexibilidade curricular: O quê? Como? Porquê? Um dia de reflexão, 2018 (Encontro). Nome do evento: “Flexibilidade curricular: O quê? Como? Porquê? Um dia de reflexão"; Nome da Instituição: AE Ordem de Santiago; Cidade do evento: Setúbal / Auditório Municipal Charlot. |
5. |
Como pensamos na Escola hoje?, 2018 (Seminário). Nome do evento: VI Seminário das Bibliotecas Escolares do Concelho de Setúbal; Nome da Instituição: Rede de Bibliotecas Escolares e Câmara Municipal de Setúbal; Cidade do evento: Setúbal / Escola Secundária D. João II. |
6. |
O desafio da autonomia e flexibilidade curricular nas escolas do concelho de Setúbal, 2018 (Encontro). Nome do evento: O desafio da autonomia e flexibilidade curricular nas escolas do concelho de Setúbal; Nome da Instituição: Federação Concelhia de Setúbal das Associações de Pais e Encarregados de Educação e Centro de Formação Ordem de Santiago; Cidade do evento: Setúbal / Escola Secundária Sebastião da Gama. |
7. |
Que inteligência avalia a Bateria de Aptidões Cognitivas (BAC)?, 2017 (Congresso). Nome do evento: XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia; Nome da Instituição: Universidade do Minho ; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho. |
8. |
Bateria de Aptidões Cognitivas (BAC): O estudo de aferição nacional, 2016 (Congresso). Nome do evento: 3.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses; Nome da Instituição: OPP; Cidade do evento: Porto / Alfândega do Porto. |
9. |
Novos instrumentos de avaliação cognitiva, 2016 (Congresso). Nome do evento: 3.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses; Nome da Instituição: Ordem dos Psicólogos Portugueses; Cidade do evento: Porto / Alfândega do Porto. |
10. |
Beyond digital competence: The ELINET vision on digital literacy, 2016 (Workshop). Nome do evento: 3rd ELINET Conference; Nome da Instituição: European Literacy Policy Network; Cidade do evento: Amsterdam. |
11. |
Pais e comunidade: Quem se destaca no desenvolvimento cognitivo da criança, 2014 (Seminário). Nome do evento: II Seminário Internacional sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho; Nome da Instituição: Instituto de Educação, Universidade do Minho. |
12. |
Família e meio social: Mãos que moldam o desenvolvimento cognitivo da criança, 2014 (Congresso). Nome do evento: 2nd International Congress of Educational Sciences and Development; Nome da Instituição: Universidad de Granada. |
13. |
A diferenciação das habilidades cognitivas e a sua incidência na infância, 2014 (Congresso). Nome do evento: 2nd International Congress of Educational Sciences and Development; Nome da Instituição: Universidad de Granada. |
14. |
Inteligência e rendimento académico: Avaliar para intervir na aprendizagem, 2014 (Congresso). Nome do evento: 2nd International Congress of Educational Sciences and Development; Nome da Instituição: Universidad de Granada. |
15. |
Contextos educativos, desenvolvimento cognitivo e aprendizagem, 2014 (Congresso). Nome do evento: 2nd International Congress of Educational Sciences and Development; Nome da Instituição: Universidad de Granada. |
16. |
Bateria de Provas de Raciocínio: A avaliação das habilidades cognitivas na infância e na adolescência em Portugal, 2013 (Congresso). Nome do evento: XII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia; Nome da Instituição: Universidade do Minho. |
17. |
Cognição e aprendizagem: A relação entre o raciocínio indutivo-dedutivo e o rendimento académico em alunos portugueses, 2013 (Congresso). Nome do evento: XII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia; Nome da Instituição: Universidade do Minho. |
18. |
Diferenciação cognitiva na adolescência: A relação entre níveis de inteligência, interesses e perceção de competências , 2013 (Congresso). Nome do evento: XII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia; Nome da Instituição: Universidade do Minho; Cidade do evento: Braga. |
19. |
Cognitive predictors of academic achievement among Portuguese adolescents, 2013 (Conferência). Nome do evento: 35th International School Psychology Association Conference; Nome da Instituição: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação; Cidade do evento: Porto / Universidade do Porto. |
20. |
Bateria de Provas de Raciocínio (BPR) e seus estudos de validação em Portugal, 2013 (Congresso). Nome do evento: 1.º Congresso Internacional Psicologia, Educação e Cultura; Nome da Instituição: Instituto Politécnico de Gaya; Cidade do evento: Gaia. |
21. |
O fator g e o rendimento académico ao longo da escolaridade, 2013 (Congresso). Nome do evento: VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica; Nome da Instituição: Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP); Cidade do evento: Maceió / Brasil. |
22. |
Bateria de Provas de Raciocínio (BPR): Suporte à sua utilização em contextos educativos, 2013 (Congresso). Nome do evento: I Congresso de Psicologia da Universidade Lusófona do Porto; Nome da Instituição: Departamento de Psicologia; Cidade do evento: Porto / Universidade Lusófona do Porto. |
23. |
A inteligência como factor g: Apresentação da BPR, 2011 (Congresso). Nome do evento: VIII Congresso IberoAmericano de Avaliação Psicológica / XV Conferência Internacional Avaliação Psicológica: Formas e Contextos; Nome da Instituição: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. |
24. |
As diferenças cognitivas segundo o género na adolescência: Resultados numa amostra estudantil Portuguesa, 2010 (Seminário). Nome do evento: I Seminário Internacional Contributos da Psicologia em Contextos Educativos; Nome da Instituição: Instituto de Educação. |
25. |
Capacidades cognitivas, projectos vocacionais e rendimento escolar no ensino secundário, 2010 (Congresso). Nome do evento: II Congreso Internacional de Convivencia Escolar: Variables psicologicas y Educativas Implicadas; Nome da Instituição: Universidad de Almería. |
26. |
O desenvolvimento das habilidades cognitivas: O debate gf e gc na adolescência, 2010 (Simpósio). Nome do evento: VII Simpósio de Investigação em Psicologia; Nome da Instituição: Universidade do Minho. |
27. |
Gender effect on reasoning task performance: Impact of items contents on cognitive performance, 2009 (Congresso). Nome do evento: X International Society for Intelligence Research Conference; Nome da Instituição: ISIR. |
28. |
Predicting school achievement from cognitive abilities: Portuguese evidence, 2009 (Congresso). Nome do evento: X International Society for Intelligence Research Conference; Nome da Instituição: ISIR. |
29. |
Impacto das variáveis cognitivas no rendimento escolar, 2009 (Congresso). Nome do evento: X Congresso Internacional Galaico-Português de Psicopedagogia; Nome da Instituição: Universidade do Minho. |
30. |
Inteligência e rendimento escolar: As múltiplas contingências de um relacionamento óbvio, 2009 (Congresso). Nome do evento: X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia; Nome da Instituição: Universidade do Minho. |
31. |
Capacidades cognitivas: Sua avaliação, estrutura e relação com rendimento escolar, 2009 (Conferência). Nome do evento: X Conferência Internacional sobre Avaliação Psicológica: Formas e Contextos; Nome da Instituição: Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP). |
32. |
Processos de transição escolar: Da teoria aos contributos para a prática, 2009 (Encontro). Nome do evento: I Semana de Educação e Psicologia; Nome da Instituição: Universidade de Évora. |
33. |
Perfis cognitivos específicos entre alunos mais capazes: Ensino Básico e Secundário, 2008 (Conferência). Nome do evento: Conferência Internacional de Excelência e Rendimento Superior; Nome da Instituição: Instituto de Educação e Psicologia. |
34. |
Bateria de Provas de Raciocínio (BPR): Estudos diferenciais e de validação, 2008 (Conferência). Nome do evento: XIII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos; Nome da Instituição: Instituto de Educação e Psicologia. |
35. |
Habilidades cognitivas, desempenho académico e projectos vocacionais: Estudo com alunos portugueses do 5.º ao 12.º ano, 2007 (Congresso). Nome do evento: IX Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia; Nome da Instituição: Universidad de Coruña. |
36. |
Bateria de Provas de Raciocínio: Estudos diferenciais segundo o ano escolar, género e opção curricular, 2006 (Simpósio). Nome do evento: VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia; Nome da Instituição: Universidade de Évora. |
37. |
Bateria de Provas de Raciocínio: Suas versões, validação e normalização, 2006 (Conferência). Nome do evento: XI Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos; Nome da Instituição: Instituto de Educação e Psicologia. |
38. |
Impacto de variáveis sócio-culturais em testes de raciocínio: Estudo com alunos do 5.º e 6.º anos, 2005 (Simpósio). Nome do evento: I Simpósio Internacional de Inteligência Humana: Investigação e Aplicações; Nome da Instituição: Universidade de Évora. |
39. |
Habilidades cognitivas e projetos de vida: Estudo de transição do 1.º para o 2.º ciclo de escolaridade, 2005 (Congresso). Nome do evento: Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia; Nome da Instituição: Instituto de Educação e Psicologia. |
40. |
Bateria de Provas de Raciocínio BPR5/6: Nova informação relativa à validade das provas, 2004 (Congresso). Nome do evento: X Conferência Internacional sobre Avaliação Psicológica: Formas e Contextos; Nome da Instituição: Instituto de Educação e Psicologia. |
41. |
Provas de Raciocínio: Uma bateria de provas para alunos do 5.º ao 12.º ano de escolaridade, 2004 (Congresso). Nome do evento: X Conferência Internacional sobre Avaliação Psicológica: Formas e Contextos; Nome da Instituição: Instituto de Educação e Psicologia. |
42. |
Aprendizagem e aperfeiçoamento de competências específicas pela aplicação de um programa de visualização mental: Uma intervenção
na formação desportiva (Andebol), 2004 (Encontro). Nome do evento: EsPassos da Psicologia; Nome da Instituição: Instituto de Educação e Psicologia. |
43. |
Preparação psicológica no desporto, 2002 (Seminário). Nome do evento: VI Seminário Internacional de Leiria; Nome da Instituição: Associação de Andebol de Leiria. |
Outro tipo de participação Other kind of participation |
1. |
Desafios de uma sociedade inclusiva, 2019 (Conferência). Nome do evento: Conferência "Desafios de uma sociedade inclusiva" proferida pelo Sr. Secretário de Estado da Educação, João Costa; Nome da Instituição: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE-IPS), Pós-graduação em Educação Especial - Domínio Cognitivo
e Motor; Cidade do evento: Setúbal / ESE-IPS. |
2. |
Construir, validar e aferir: Três ações de uma só missão, 2018 (Encontro). Nome do evento: Três especialidades de uma só Psicologia; Nome da Instituição: Ordem dos Psicólogos Portugueses. |
3. |
Bateria de avaliação cognitiva – Da conceção à administração das provas, 2016 (Outra). Nome do evento: Formação para equipa de psicólogos colaboradores no estudo de pós-doutoramento (8h cada) . |
4. |
Habilidades cognitivas e interesses vocacionais na adolescência: Promovendo percursos de sucesso, 2015 (Conferência). Nome do evento: Jornadas científicas "Desenvolvimento Cognitivo e Aprendizagem"; Nome da Instituição: ADIPSIEDUC e Agrupamento de Escolas Luísa Todi . |
5. |
Psicologia Escolar: Realidades e desafios, 2000 (Encontro). Nome do evento: Psicologia Escolar: Realidades e desafios; Nome da Instituição: Instituto de Educação e Psicologia. |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1. |
Gina Cláudia Lemos. Merrill-Palmer Quarterly , desde 2016/04/04, Função ou tipo de participação: Reviewer.
|
2. |
Gina Cláudia Lemos. Revista Avances en Psicología Latinoamericana, desde 2016/02/10, Função ou tipo de participação: Reviewer.
|
3. |
Gina Cláudia Lemos. Revista Argumentos Pró-Educação, desde 2015/11/01, Função ou tipo de participação: Corpo editorial.
|
4. |
Gina Cláudia Lemos. Estudos de Psicologia, desde 2013/08/01, Função ou tipo de participação: Reviewer.
|
5. |
Lemos, Gina C.. Learning and Individual Differences, desde 2013/01/01, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Elsevier.
|
6. |
Gina Cláudia Lemos. Revista Portuguesa de Educação , desde 2011/01/25, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Centro de Investigação em Educação (CIEd), Instituto de Educação, Universidade do Minho .
|
7. |
Gina Cláudia Lemos. Revista Iberoamericana de Educación , desde 2009/03/25, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI).
|
8. |
Gina Cláudia Lemos. Avaliação Psicológica , desde 2008/08/25, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica .
|
9. |
Gina Cláudia Lemos. Psique, de 2013/01/01 até 2018/07/31, Função ou tipo de participação: Corpo editorial, Editora: Centro de Investigação em Psicologia (CIP), Departamento de Psicologia e Sociologia, Universidade Autónoma de Lisboa ..
|
10. |
Gina Cláudia Lemos. Psique, de 2008/09/24 até 2011/07/24, Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Centro de Investigação em Psicologia (CIP), Departamento de Psicologia e Sociologia, Universidade Autónoma de Lisboa .
|
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
37 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
6 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
1 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
5 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
13 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
13 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
10 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
10 |
Textos em jornais ou revistas Texts in journals or magazines |
1 |
Outros tipos de produção científica Other scientific production |
7 |
Produção técnica Technical production |
7 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
7 |
Dados complementares (Additional data) |
134 |
Orientações Orientations |
2 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
6 |
Participação em Outros Júris Other jury participation |
2 |
Participação em Comissões de Avaliação Evaluation comissions participation |
2 |
Participação em Eventos Event participation |
112 |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
10 |
Outras informações relevantes
Sou investigadora em pós-doutoramento no Centro de Investigação em Educação (CIEd), Universidade do Minho. Foi nesta mesma
casa que me doutorei, em Psicologia, especialidade Psicologia da Educação, e me licenciei, em Psicologia. Dedico-me há
16 anos ao estudo de aptidões cognitivas e sua relação com a aprendizagem. Há 5 anos que abraço o meu mais entusiasmante
desafio científico: um projeto de âmbito nacional, centrado na diferenciação cognitiva e rendimento académico em adolescentes
portugueses, apoiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal (SFRH/BPD/93009/2013; Centro de Investigação em
Educação, CIEd, FCT/MCTES-PT projeto UID/CED/01661/2019, IE, Universidade do Minho). O meu campo de pesquisa mais alargado
inclui o estudo de processos cognitivos (compreensão, raciocínio, resolução de problemas) em diferentes conteúdos (verbal,
numérico, espacial) ao longo da escolaridade/desenvolvimento e de fatores que podem contribuir para o sucesso académico.
Sou autora da Bateria de Aptidões Cognitivas (BAC; Lemos & Almeida, 2015) e coautora da Bateria de Provas de Raciocínio (BPR;
Almeida & Lemos, 2009). Cresço com cada pessoa com que me cruzo e tenho tido a oportunidade de desenvolver trabalhos e
estudos com colegas do nosso país, Portugal, e também do Brasil, Moçambique, Espanha, Holanda e Reino Unido. Sou autora
de capítulos de livros e artigos em revistas especializadas, nos domínios da Psicologia da Educação e Desenvolvimento Cognitivo,
publicados nacional e internacionalmente. O que me move é a capacidade de fazer uma diferença (a minha) no mundo através
de ações que aceito com sentido de missão na Educação.
|
Visualizações do curriculum [
3354
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
03-09-2020
às
12:05:08
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt/ | Icons by Axialis Team |
|