Curriculum Vitae

VIRGÍNIO ISIDRO MARTINS DE SÁ

Data da última atualização »Last update : 02/03/2017


VIRGÍNIO ISIDRO MARTINS DE SÁ. É do Instituto de Educação e Psicologia. Publicou 13 artigos em revistas especializadas e 28 trabalhos em actas de eventos, possui 10 capítulos de livros e 4 livros publicados. Actua na área de Ciências da Educação Nas suas actividades profissionais interagiu com 14 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.


Endereço de acesso a este CV:

http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=9726748574706914


Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name
VIRGÍNIO ISIDRO MARTINS DE SÁ
Nome em citações bibliográficas
Quoting name
SÁ, Virgínio
Domínio científico de atuação
Scientific domain
Ciências Sociais-Ciências da Educação.
Endereço profissional
Professional address
Instituto de Educação e Psicologia
Campus de Gualtar
Gualtar
4710-057 Braga
Portugal
Telefone: (+351)253604279
Fax: (+351)253678987
Correio electrónico: virsa@ie.uminho.pt
Sexo
Gender
Masculino»Male




Graus Académicos (Academic Degrees)
1978-2003 Licenciatura
Licentiate degree
Licenciatura em Ensino de História e Ciências Sociais (5 anos » years) .
Universidade do Minho, Portugal.

2003 Doutoramento
Phd
Doutoramento em Educação, área de conhecimento de Organização e Administraç.
Universidade do Minho, Portugal.

1991-1995 Mestrado
Master degree
Organizações Educativas e Administração Educacional (1,5 anos » years) .
Universidade do Minho, Portugal.





Vínculos profissionais (Professional Positions)
Universidade do Minho
Jun/2016-Actual Professor Associado

Universidade do Minho
Nov/2009-Actual Professor Associado

Universidade do Minho
Jul/2009-Nov/2009 Professor Auxiliar

Universidade do Minho
Jul/2003-Jul/2009 Professor Auxiliar

Universidade do Minho
Dez/1995-Jul/2003 Assistente

Escola Secundária Santa Maria Maior- Viana do Castelo
Set/1982-Jul/2003 Estagiário

Universidade do Minho
Out/1991-Dez/1995 Assistente Estagiário





Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador
Participation as Researcher
2016-2018
Lugares Educadores: Práticas, Vozes e Processos de Educação Inclusiva-Educating Places: Practices, Voices And Pathways of Inclusive Education
Referência do projeto»Project reference: PTDC/MHC-CED/3775/2014.






Línguas (Languages)
Compreende
Understandig
Espanhol (Bem), Francês (Bem), Inglês (Razoavelmente).
Fala
Speaking
Espanhol (Razoavelmente), Francês (Razoavelmente), Inglês (Pouco).

Reading
Espanhol (Bem), Francês (Bem), Inglês (Razoavelmente).
Escreve
Writing
Espanhol (Pouco), Francês (Razoavelmente), Inglês (Pouco).




Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual Forum Português de Administração Educacional, Membro.
Actual Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Membro.
2010- Actual Associação Regional de Administração Educacional, Outros- ´membro honorário.
2000- Actual Associação Portuguesa de Socuologia, Membro.




Produção científica, técnica e artística/cultural (Scientific, technical and artistical/cultural production)
Livros publicados/organizados ou edições
Published/organized books or Editions
1. SÁ, Virgínio; Torres, Leonor; Silva, Guilherme; Silva, Daniela. eds. 2015. O Governo das Escolas: Atores Políticas e Práticas ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-8557-57-5. Santo Tirso: De Facto Editores.
2. Antunes, Fátima; SÁ, Virgínio. 2010. Públicos Escolares e Regulação da Educação. Lutas concorrenciais na arena educativa. ed. 1, 1 vol., ISBN: 978-989-8151-17-9. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão.
3. SÁ, VIRGÍNIO I. M. D. 2004. A Participação dos Pais na Escola Pública Portuguesa. Uma abordagem sociológica e organizacional. ed. 1, 1 vol., ISBN: 972-8746-21-0. Braga: Centro de Investigação em Educação- Universidade do Minho.
4. SÁ, VIRGÍNIO I. M. D. 1997. Racionalidades e Práticas na Gestão Pedagógica: O caso do director de turma. ed. 1, 1 vol.. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional- ME.

Capítulos de livros publicados
Published book chapters
1. SÁ, Virgínio; Antunes, Fátima. 2014. Quatro décadas de Portugal democrático. O que oferece aos jovens a educação profissional de nível secundário?.  In Evasão na Educação: Estudos, políticas e propostas de enfrentamento, ed. Rosemary Dore, Adilson Araújo e Josué Mendes, 103 - 130. . Brasília: IFB/RIMEPES.
2. Antunes, Fátima; SÁ, Virgínio. 2014. Cursos de educação e formação, política e pedagogia da educação universal: Histórias em torno do saber e do poder na escola..  In O social e as políticas educacionais na contemporaneidade. Das desigualdades à violência no espaço educacional , ed. M. Almeida, L. Boneti & T. Pcievitch , 207 - 246. . Campinas: Mercado das Letras.
3. SÁ, Virgínio; Antunes, Fátima. 2012. Uma outra educação? Um lugar de exclusão? Sobre os Cursos de Educação e Formação na voz de alunos e professores.  In Educação: História e política- Uma discussão sobre processos formativos e socioculturais, ed. M. L. Almeida & N. Tomé, 57 - 100. . Campinas: Mercado das Letras.
4. SÁ, Virgínio. 2011. A Abordagem (Neo)institucional: Ambiente(s), Processos, Estruturas e Poder.  In Perspectivas de Análise Organizacional da Escola, ed. Licínio C. Lima, 153 - 194. . Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão.
5. SÁ, VIRGÍNIO I. M. D; Antunes, Fátima. 2010. Notas, pautas e vozes na escola exames, rankings e regulação da educação.  In Olhares e Interfaces. , ed. Teresa Esteban e Almerindo Afonso, 125 - 155. . São Paulo: CorteZ Editora.
6. SÁ, VIRGÍNIO I. M. D. 2007. Associações de Pais e Associações de Estudantes: articulações débeis e agendas em tensão.  In Escolas, Famílias e Lares. Um caleidoscópio de olhares, ed. Pedro Silva, 231 - 250. ISBN: 978-972-8562-46-5. Lisboa: Profedições.
7. SÁ, VIRGÍNIO I. M. D. 2006. A abordagem (neo)institucional: Ambiente(s), processos, estruturas e poder.  In Compreender a Escola. Perspectivas de Análise Organizacional, ed. Licínio C. Lima, 197 - 247. ISBN: 972-41-4880-7. Porto: Edições ASA.
8. SÁ, VIRGÍNIO I. M. D; LIMA, LICÍNIO C. 2002. A participação dos pais na governação democrática das escolas.  In Pais e Professores: Um desafio à cooperação, ed. Jorge Ávila de Lima, 25 - 95. ISBN: 972-41-2742-7. Porto: Edições ASA.
9. SÁ, VIRGÍNIO I. M. D. 2001. A (não) participação dos pais na escola: A eloquência das ausências.  In As Dimensões do Projeto Político-Pedagógico, ed. Ilma Veira e Marília Fonseca, 69 - 103. ISBN: 85-308-0656-5. São Paulo: Papirus Editora.
10. SÁ, VIRGÍNIO I. M. D; Domingues, Ivo; Torres, Leonor. 1998. O associativismo estudantil numa escola secundária.  In Por Favor Elejam a B. O Associativismo Estudantil na Escola Secundária, ed. Licínio C. Lima, 113 - 146. ISBN: 972-31-0804-6. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Artigos em revistas com arbitragem científica
Papers in periodics with scientific refereeing
1. Orlando Filho, O; Sá, Virgínio I. M. 2016. "Avaliação externa da gestão escolar do Programa Nova Escola do Estado do Rio de Janeiro: um estudo reflexivo sobre o seu primeiro ciclo de realização (2000–2003), passados quinze anos de sua implementação", Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação 24, 91: 275 - 307.
2. Antunes, Fátima; SÁ, Virgínio. 2015. "À recherche d'une autre éducation. Professeurs et élèves en difficulté: voix et récis d'experiences au Portugal.", Éducation et Societés 2, 36: 143 - 158.
3. Correia, Ana p; Fialho, Isabel; SÁ, Virgínio. 2015. "A autoavaliação de escolas: tensões e sentidos da ação", Revista de Estudos e Investigación en Psicologia y Educación, 10: 100 - 105.
4. SÁ, Virgínio. 2015. "As consequências das avaliações externas em larga escala no trabalho docente", Revista de Estudos e Investigación en Psicologia y Educación, 10: 106 - 110.
5. SÁ, Virgínio; Antunes, Fátima. 2013. "‘Arguments’ for School Choice: A Case Study with Portuguese Parents", Revista Española de Investigaciones Sociológicas (REIS), 143: 93 - 111.
6. SÁ, VIRGÍNIO I. M. D. 2009. "A (auto)avaliação das escolas: "virtudes" e "efeitos colaterais"", Ensaio. Avaliação de Políticas Públicas em Educação 17, 62: 87 - 108.
7. SÁ, VIRGÍNIO I. M. D. 2009. "O discurso da qualidade no contexto da recomposição das desigualdades em educação", Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos 89, 223: 254 - 444.
8. SÁ, VIRGÍNIO I. M. D; Antunes, Fátima. 2008. "Vias sinuosas da (des)vantagem em educação: Recursos, escolhas e distinções", Tempora, 11: 115 - 129.
9. SÁ, VIRGÍNIO I. M. D; Antunes, Fátima. 2008. "No fio da navalha. Dar o melhor aos melhores e fazer o possível por todos: A atribuição de professores e turmas", Revista da Educação 16, 1: 43 - 76.
10. SÁ, VIRGÍNIO I. M. D; Antunes, Fátima. 2007. "Públicos e (des)vantagens em educação: Escola e famílias em interacção", Revista Portuguesa de Educação 20, 1: 129 - 161.
11. SÁ, VIRGÍNIO I. M. D. 2006. "Associações de pais e associações de estudantes: amigos, amigos, negócios à parte!", Interacções 2, 2: 244 - 267.
12. SÁ, VIRGÍNIO I. M. D. 1996. "O Director de Turma na escola portuguesa. Da grandiloquência dos discursos ao vazio de poderes", Revista Portuguesa de Educação 9, 1: 139 - 162.
13. SÁ, VIRGÍNIO I. M. D; Torres, Leonor; Domingues, Ivo. 1995. "O associativismo estudantil numa escola secundária: Estruturas, práticas e paradoxos", Inovação 8, 1/2: 123 - 150.

Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica
Papers in conference proceedings with scientific refereeing
1. Estanqueiro, João; SÁ, Virgínio. 2015. "Conselho da Comunidade Educativa-Figura de retórica ou retórica de figuras?", Trabalho apresentado em II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação, In O Governo da Escolas: Atores, Políticas e Práticas., Braga.
2. SÁ, Virgínio; Silva, Daniela. 2015. "A (des)construção da autonomia num agrupamento de escolas: discursos e práticas", Trabalho apresentado em II Congresso Internacional de Ciências Sociais da Educação, In O Governo da Escolas: Atores, Políticas e Práticas, Braga.
3. SÁ, Virgínio; Silva, Guilherme. 2015. "O Diretor Escolar em Portugal: Esboço de um Perfil", Trabalho apresentado em II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação, In O Governo das Escolas: Atores, Políticas e Práticas, Braga.
4. Correia, Ana p; SÁ, Virgínio. 2015. "Avaliação de Escolas: os efeitos nos processos de mudança e melhoria da escola", Trabalho apresentado em II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação, In O Governo da Escolas: Atores, Políticas e Práticas, Braga.
5. Correia, Ana p; SÁ, Virgínio. 2015. "Efeitos da Avaliação de Escolas nos processos de mudança e melhoria das escolas", Trabalho apresentado em I Seminário Internacional de Avaliação Externa das Escolas, In Atas do Seminário Internacional de Avaliação Externa das Escolas, Braga.
6. Antunes, Fátima; SÁ, Virgínio. 2014. "Públicos e trajetórias de educação profissional no ensino secundário: Contextos, processos e atores", Trabalho apresentado em XX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE, In Formação Profissional: Investigação sobre teorias, políticas e práticas, Lisboa.
7. Antunes, Fátima; SÁ, Virgínio. 2013. "Perfis sociológicos e trajectórias escolares nas fileiras do ensino secundário", Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, In Atas XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga.
8. SÁ, Virgínio; Antunes, Fátima. 2013. "Competitividade e avaliação: o trabalho de professores e alunos em questão.", Trabalho apresentado em VIII Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar, In Escolas, Competição e Colaboração: Que Perspetivas?, Aveiro.
9. Antunes, Fátima; SÁ, Virgínio. 2012. "Facetas de democratização: públicos, políticas, práticas e percursos escolares", Trabalho apresentado em III Congresso Ibero Americano de Política e Administração da Educação, In Atas do III Congresso Ibero Americano de Política e Administração da Educação, Saragoça.
10. Antunes, Fátima; SÁ, Virgínio. 2010. "Rebeldes do ensino normal: O lado avesso do acesso à educação", Trabalho apresentado em VI Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação, In O Espaço público da Educação. Políticas e práticas de gestão local, regional e nacional , Évora/Cáceres.
11. Antunes, Fátima; SÁ, Virgínio. 2010. "Diversidade de públicos, (des)vantagens em educação e escola para todos", Trabalho apresentado em IX Colóquio sobre questões curriculares/ V Colóquio luso-brasileiro, In Debater o currículo e seus campos, Braga.
12. Antunes, Fátima; SÁ, Virgínio. 2010. "Facetas de democratização: Professores ‘desesperados’ e alunos ‘inferiorizados’. Individualização e descompromisso do estado em Políticas de alargamento de escolarização", Trabalho apresentado em Seminário Internacional de Políticas Educativas Iberoamericanas, In Actas del Seminário Internacional de Políticas Educativas Iberoamericanas, Barcelona.
13. SÁ, Virgínio; Antunes, Fátima. 2007. "Escolhas e Desvantagens em Educação: Escolas e Famílias em Interacção", Trabalho apresentado em IV Congresso Astur-Galaico de Socioloxia, In A Socioloxia e os Novos Retos. Actas do IV Congresso Astur-Galaico de Socioloxia. , Corunha.
14. Antunes, Fátima; SÁ, Virgínio. 2007. "Notas, Pautas e Vozes: Exames e Regulação da Educação", Trabalho apresentado em IX Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxia, In Actas do IX Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxia, Corunha.
15. SÁ, Virgínio. 2007. "A Governação Democrática da Escola. Ser ou não Ser Pai Responsável: Diferentes Guiões para o mesmo Papel?", Trabalho apresentado em IX Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxia, In Actas do IX Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxia, Corunha.
16. SÁ, VIRGÍNIO I. M. D. 2002. "Profissionalismo docente e participação parental: A problemática do envolvimento dos pais na escola", Trabalho apresentado em V Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Edcação, In O Particular e o Global no Virar do Milénio. Cruzar Saberes em Educação, Faro.
17. SÁ, VIRGÍNIO I. M. D. 2000. "Políticas educativas e participação dos pais na escola: Novos direitos ou velhos deveres?", Trabalho apresentado em Iv Congresso Português de Sociologia, In Passados Recentes, Futuros Próximos, Coimbra.
18. SÁ, VIRGÍNIO I. M. D. 2001. "A (não) participação dos pais na escola: Dos que (não) participam aos que deixaram de participar.", Trabalho apresentado em II Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação, In Investigação, Formação e Práticas, Braga.
19. SÁ, VIRGÍNIO I. M. D. 2002. "As políticas de escolha da escola: Da bondade das intenções à desilusão das realizações, ou talv", Trabalho apresentado em II Simpósio sobre Organização e Gestão Escolar, In ??, Aveiro.

Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica
Papers in conference proceedings without scientific refereeing
1. Martins, Edna; SÁ, Virgínio. 2015. "As consequências das avaliações externas em larga escala no trabalho escolar: perspetiva de professores e diretores", Trabalho apresentado em II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação, In O Governo das Escolas: Atores, Políticas e Práticas, Braga.
2. Antunes, Fátima; SÁ, Virgínio. 2014. "Interrogando a via sinuosa do desenvolvimento na democracia portuguesa: ‘Perfis sociais’ e fabricação de desigualdades no ensino secundário”", Trabalho apresentado em VIII Congresso Português de Sociologia, In 40 Anos de Democracia(s): Progressos, Contradições e Prospetivas, Évora.
3. SÁ, Virgínio. 2013. "A participação dos pais no projecto político-pedagógico enquanto fator de melhoria da qualidade em educação", Trabalho apresentado em III Congresso Ibero Americano de Política e Administração da Educação, In Atas do III Congresso Ibero Americano de Política e Administração da Educação, Saragoça.
4. SÁ, Virgínio; Antunes, Fátima. 2012. "Os Cursos de Educação e Formação (CEFs): Redutos de esperança ou ‘concentrados’ de problemas”?", Trabalho apresentado em XVI Conferência de Sociologia de la Educación., In La educación en la sociedad global y informacional., Oviedo.
5. SÁ, Virgínio; Antunes, Fátima. 2010. "Fabricar o sucesso escolar: quando o desempenho mascara a desigualdade", Trabalho apresentado em X Congresso luso-afro-brasileiro de ciências sociais, In Sociedades desiguais e paradigmas em confronto, Braga.
6. SÁ, Virgínio; Antunes, Fátima. 2010. "Hierarquias de excelência: alguns factores subjacentes à escolha da escola pelos pais", Trabalho apresentado em X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, In Actas do X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Bragança.
7. SÁ, Virgínio; Antunes, Fátima. 2010. "Rankings, competição e escolhas na administração da educação: Um olhar desde as escolas.", Trabalho apresentado em IV Congresso luso-brasileiro de política e administração da educação/III Congresso nacional do Forum Português de Administração Educacional, In O governo da escola: Os novos referenciais, as práticas e a formação, Lisboa.
8. SÁ, VIRGÍNIO I. M. D. 2002. "A (não) participação dos pais na escola: Dos que (não) participam aos que deixaram de participar", Trabalho apresentado em Seminário A Escola e os Actores: Políticas e Práticas, In A Escola e os Actores: Políticas e Práticas, Porto.
9. SÁ, VIRGÍNIO I. M. D. 1996. "Para além dos discursos: A face oculta do director de turma", Trabalho apresentado em III Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, In Contributos da Investigação Científica para a Qualidade do Ensino, Porto.








Indicadores de produção (Production indicators)

Total
Produção científica
Scientific production
55

Livros e capítulos
Books and book chapters
14
Livros publicados ou organizados
Published or organized books
4
Capítulos de livros publicados
Published book chapters
10
Artigos científicos em revistas
Papers in periodics
13
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
13
Trabalhos em eventos
Papers in conference proceedings
28
Com arbitragem científica
With scientific refereeing
19
Sem arbitragem científica
Without scientific refereeing
9


Visualizações do curriculum [ 3741 ]
 
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM em 13-12-2020 às 22:48:22
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt/ | Icons by Axialis Team
Co-Autores Relacionados no DeGóis (3)
 Co-authors listed in Degóis