Joana Maria Barreto Ramos de Almeida Cabral
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
08/01/2014 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Joana Maria Barreto Ramos de Almeida Cabral |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Cabral, J. |
Categoria profissional
Position |
Professor Auxiliar |
Endereço profissional
Professional address |
Universidade Lusófona do Porto Faculdade de Psicologia Rua Augusto Rosa, nº24 4000-098 Porto Portugal Correio electrónico: cabral.jo@gmail.com Homepage: www.joanacabral.com |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2004-2011 |
Doutoramento Phd |
Doutoramento em Psicologia
(5 anos » years)
.
Universidade do Porto,
Portugal.
|
2002 |
Licenciatura Licentiate degree |
Universidade do Porto,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
2007-2008 |
Outros Others |
Desenhos e Metodologias de Análises para Dados Longitudinais. Rijksuniversiteit te Gent,
Bélgica.
|
2007-2007 |
Curso de curta duração Short course |
Desenhos e Metodologias de Análises para Dados Longitudinais.
Rijksuniversiteit te Gent,
Bélgica.
|
2005-2006 |
Curso de curta duração Short course |
Metodologia de Investigação Estatística Multivariada.
Universidade do Porto,
Portugal.
|
2006 |
Curso de curta duração Short course |
Designing and Analizing data from Longitudinal Experimental and Observation.
Universidade do Porto,
Portugal.
|
2006 |
Outros Others |
SEM and Analysis of Dyadic Data. Universidade do Porto,
Portugal.
|
2006 |
Outros Others |
EARA Summer School. European Association for Research on Adolescence,
Turquia.
|
2005 |
Curso de curta duração Short course |
Seminário sobre Modelos de Equações Estruturais com o software EQS .
Universidade do Porto,
Portugal.
|
2005 |
Curso de curta duração Short course |
Curso Introdutório de Análise Factorial Confirmatória (EQS).
Universidade do Porto,
Portugal.
|
2005 |
Curso de curta duração Short course |
Software NUD*IST na Investigação Qualitativa (N6).
Universidade do Porto,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Universidade Lusófona do Porto |
Nov/2012-Actual |
Investigador-coordenador |
Universidade Lusófona do Porto |
Set/2012-Actual |
Professor Auxiliar |
Universidade Lusófona do Porto |
Set/2012-Actual |
Professor Auxiliar |
Abr/2012-Actual |
Outra Situação |
Jun/2007-Actual |
Investigador Auxiliar |
Out/2004-Actual |
Investigador Auxiliar |
Out/2010-Dez/2012 |
Outra Situação |
Jan/2012-Jul/2012 |
Assistente de Investigação |
Universidade católica do Porto |
Set/2009-Jul/2010 |
Técnico Superior 2ª Classe |
Centro de Reabilitação Profissional de Gaia |
Jun/2004-Set/2004 |
Investigador Principal |
Universidade católica do Porto |
Mai/2002-Jun/2004 |
Counselling and vocational guidance psycholog |
Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Atividades de Ensino (Teaching activities)
Universidade Lusófona do Porto |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Psicologia da Linguagem(Regente)
- Psicologia da Emoções e da Motivação (Regente)
- Psicologia do Desenvolvimento do Adolescente(Docente)
- Metodologia de Investigação Quantitativa(Regente)
- Laboratório de Competências de Investigação(Regente)
- Métodos Investigação e Análise de Dados I(Regente)
|
Linhas de Investigação (Research fields)
1. |
Contextos Relacionais de Desenvolvimento |
|
|
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador Participation as Researcher |
2012-2012 Comportamentos perturbados de vinculação de tipo inibido e de tipo indiscriminado em crianças institucionalizadas: Comparação
multi-nível com perturbações do espectro do autismo e com o síndrome de Williams
|
Referência do projeto»Project reference: PTDC/PSI-PCL/101506/2008.
|
2007-2010 Vinculação, desenvolvimento e adaptação psicossocial |
Referência do projeto»Project reference: PTDC/PSI/65416/2006.
|
2004-2004 Construção de um Referencial Metodológico de Formação e de um Sistema de Certificação de Aprendizagens e Competências Profissionais |
Referência do projeto»Project reference: a preencher.
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente). |
Fala Speaking |
Inglês (Bem), Francês (Pouco), Espanhol (Pouco). |
Lê Reading |
Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Razoavelmente). |
Escreve Writing |
Inglês (Bem), Francês (Razoavelmente), Espanhol (Pouco). |
Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2003 |
Prémio Eng. António de Almeida,
Fundação Engenheiro António de Almeida .
|
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Actual |
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Membro.
Membro Efectivo.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Cabral, Joana; Matos, Paula M; Beyers, Wim; Soenens, Bart. 2013. "Attachment, Emotion Regulation and Coping in Portuguese Emerging Adults: A Test of a Mediation Hypothesis", The Spanish journal of psychology 15, 03: 1000 - 1012.
|
|
|
|
2. |
Cabral, J. 2010. "Preditores da adaptação à Universidade: o papel da vinculação, desenvolvimento psicossocial e coping", PSYCHOLOGICA 52, 1: 55 - 77. |
|
|
|
3. |
Cabral, J. 2010. "Estudo de adaptação do COPE Inventory.Teste de uma estrutura alternativa", Psicologia 22, 1: 49 - 71. |
|
|
|
4. |
Cabral, J. 2010. "Vinculação parental e relações românticas: o papel mediador da regulação emocional e da identidade", Psicologia, Educação e Cultura 14, -: 165 - 186. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Cabral, J. M. B. R. A. 2005. "Attachment and anxiety in the University context: Separate Pathways?", Trabalho apresentado em FEDORA-PSYCHE International Conference: “Cognition, Motivation and Emotion: Dynamics in the Academic Environment.”, In actas de FEDORA-PSYCHE International Conference: “Cognition, Motivation and Emotion: Dynamics in the Academic Environment.”, Lisbon. |
|
|
|
2. |
Cabral, J. M. B. R. A. 2005. "Attachment and college student development: the mediating role of cognitive-emotional processes", Trabalho apresentado em FEDORA Summer University: "Knowledge and Transitions: Challenges for Guidance and Counselling within the context of Globalization
and the enlarged European Union”, In Actas de , a preencher.
|
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
¿?vila, Marisa; Cabral, Joana; Matos, Paula M. 2012. "Identity in university students: The role of parental and romantic attachment", Journal of Adolescence 35, 1: 133 - 142.
|
|
|
|
2. |
¿?vila, Marisa; Cabral, Joana; Matos, Paula M. 2011. "Parental attachment and romantic relationships in emerging adults: The role of emotional regulation processes", Family Science 2, 1: 13 - 23.
|
|
|
|
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Mesquita, A.; Oliveira, P.; Cabral, J.; Sampaio, A.; Soares, I.; Silva, J.; Marques, S.; Baptista, J.; Martins, C.; Belsky, J.. The role of oxytocin and cortisol in disordered and disorganized attachment behaviors in institutionally reared children,International Society for the Study of Behavioural Development. Biennial Meeting,Alberta,2012 (Comunicação). |
2. |
Cabral, J; Matos, P.M.. Vinculação, identidade e adaptação à universidade: Um estudo longitudinal com estudantes universitários,I Congresso Internacional de Psicologia e Desenvolvimento Instituto Superior de Psicologia Aplicada,Lisboa,2011 (Comunicação). |
3. |
Cabral, J; Ávila, M.; Matos, P.M.. Attachment, identity and intimacy in emerging adults: The role of emotion regulation,5th Congress of the European Society on Family Relations ,Milão,2010 (Comunicação). |
4. |
Cabral, J; Ávila, M.; Matos, P.M.. Parental attachment as a predictor of change in young adult's autonomy and identity: the mediating role of emotional clarity,2009 International Attachment Conference,Barcelona,2009 (Comunicação). |
5. |
Cabral, J; Ávila, M.; Matos, P.M.. Parental attachment, identity and intimacy in emerging adults: The mediating role of romantic relationships,2009 International Attachment Conference,Barcelona,2009 (Comunicação). |
6. |
Cabral, J; Matos, P.M.. Attachment as a predictor of change in young adult's autonomy and identity,XIV European Conference on Developmental Psychology,Vilnius,2009 (Comunicação). |
7. |
Cabral, J; Matos, P.M.. Trait Meta-Mood Scale: adaptation and validation of an alternative structure with a Portuguese sample,1st International Conference of Psychology and Education,Covilhã,2009 (Comunicação). |
8. |
Cabral, J; Matos, P.M.. Predicting adjustment to college: differences among attachment patterns and the role of psychosocial development and coping,1st International Conference of Psychology and Education,Covilhã,2009 (Comunicação). |
9. |
Cabral, J; Matos, P.M.. Trait Meta-Mood Scale: adaptation and validation of an alternative structure with a Portuguese sample,1st International Conference of Psychology and Education,Covilhã,2009 (Poster). |
10. |
Cabral, J; Matos, P.M.. Predicting psychosocial development: the role of attachment, emotion regulation and coping strategies,EARA Congress,Turin,2008 (Comunicação). |
11. |
Cabral, J; Ávila, M.; Matos, P.M.. Parental Attachment and Romantic Relationships: the Mediating Role of Emotional Regulation and Identity,EARA Congress,Turin,2008 (Comunicação). |
12. |
Cabral, J; Ávila, M.; Matos, P.M.. Changes in Late Adolescence Parental Attachment: the Role of Romantic Attachment Relationships,XVI World IFTA Congress,Porto,2008 (Comunicação). |
13. |
Cabral, J; Ávila, M.; Matos, P.M.. Promoting Adjustment to College: The Role of Parental Attachment, Psychosocial Development and Coping,XVI World IFTA Congress,Porto,2008 (Poster). |
14. |
Cabral, J; Matos, P.M.. Predicting adjustment to University: the role of attachment, psychosocial development and coping,13th European Conference on Developmental Psychology,Jena,2007 (Comunicação). |
15. |
Cabral, J. Attachment and adjustment to college: the mediating role of emotion regulation and coping ,10th European Congress of Psychology,Praga,2007 (Comunicação). |
16. |
Cabral, J.; Matos, P.M.. Attachment, emotion regulation and coping: a test of a mediational hypothesis,IARR conference ,Crete,2006 (Poster). |
17. |
Cabral, J.; Matos, P.M.. Attachment, emotion regulation and coping in late adolescents,EARA conference ,Antalya,2006 (Poster). |
18. |
Cabral, J.; Matos, P.M.. COPE Inventory: a study with Portuguese late adolescents,EARA conference ,Antalya,2006 (Poster). |
19. |
Cabral, J.; Matos, P.M.. Attachment and college student development: the mediating role of cognitive-emotional processes,research project in a tutorial session on the EARA Summer School ,Antalya,2006 (Poster). |
20. |
Cabral, J; Matos, P.M.. COPE Inventory: estudo de adaptação para uma população de jovens adultos,XI Conferência International: Avaliação Psicológica: Formas e Contextos,Braga,2006 (Poster). |
21. |
Cabral, J; Matos, P.M.. Attachment and college student development: the mediating role of cognitive-emotional processes,EARA Summer School,Antalya,2006 (Comunicação). |
22. |
Cabral, J.; Matos, P.M.. Attachment and college student development: the mediating role of cognitive-emotional processes,FEDORA Summer University: Knowledge and Transitions: Challenges for Guidance and Counselling within the context of Globalization
and the enlarged European Union,2005 (Comunicação). |
23. |
Cabral, J.; Garcia, T.. Attachment and anxiety in the University context: Separate Pathways?,FEDORA-PSYCHE International Conference: “Cognition, Motivation and Emotion: Dynamics in the Academic Environment.” ,Lisbon,2002 (Comunicação). |
Curso de curta duração lecionado Taught short course |
1. |
Cabral, J. Sessões de tutoria, individuais e em grupo, sobre Metodologia e Análise de Dados em SPSS, com os alunos do Mestrado em Reabilitação
Psicossocial, 2010 (Outra).Tipo de participação: Docente. |
2. |
Cabral, J. Módulo de aulas de Metodologia de investigação e Análise de Dados, leccionado ao Mestrado em Psicologia - Especialização Consulta
Psicológica Familiar , 2010 (Outra). |
3. |
Cabral, J. Workshops de Competências de Empregabilidade e Módulos de Formação em competências de liderança, trabalho em equipa, comunicação
em contexto profissional, gestão de carreira, resolução de conflitos, 2009 (Outra). |
4. |
Cabral, J. Módulo de aulas sobre os temas Análises de Regressão, Análise Factorial Confirmatória, e Modelos de Equações Estruturais,
leccionado ao Mestrado em Psicologia - Especialização Consulta Psicológica Familiar , 2008 (Outra). |
5. |
Cabral, J. Workshop “Análise de Dados em SPSS” , 2008 (Outra). |
Dados Complementares (Additional data)
Dissertação de Mestrado Master degree dissertation |
1. |
Ana Rita Peres, Adaptação do instrumento ‘Perceptions of Adult Attachment Questionnaire’ (PAAQ) - Teste das Qualidades Picométricas, 2013. Dissertação (Psicologia Clínica e da Saúde) - Universidade Lusófona do Porto (Orientador). |
1. |
Márcia Bigote Pinto, Influência das experiências adversas precoces e da regulação emocional na violência entre jovens adultos, 2012. Dissertação (Psicologia Clínica e da Saúde) - Universidade Lusófona do Porto (Orientador). Trabalho em curso. |
2. |
Cláudia Barbosa, Influência das experiências adversas precoces na violência na vinculação romântica e experiências de violência entre casais
de jovens adultos, 2012. Dissertação (Psicologia Clínica e da Saúde) - Universidade Lusófona do Porto (Orientador). Trabalho em curso. |
Orientação de outra natureza Other orientation |
1. |
Diana Costa, Relatório de Estágio no Centro Comunitário de Ovar, 2013. Universidade Lusófona do Porto (Orientador). A orientação refere-se à supervisão de estágio e da elaboração do relatório de estágio que confere o grau de Mestre em Psicologia
Clínica e Saúde. |
2. |
Ana Gomes, Relatório de Estágio na Associação de Mãos Dadas, 2013. Universidade Lusófona do Porto (Orientador). A orientação refere-se à supervisão de estágio e da elaboração do relatório de estágio que confere o grau de Mestre em Psicologia
Clínica e Saúde. |
3. |
Maria Manuela Roças, Relatório de Estágio no Espaço Pessoa da APF, 2013. Universidade do Porto (Orientador). A orientação refere-se à supervisão de estágio e da elaboração do relatório de estágio que confere o grau de Mestre em Psicologia
Clínica e Saúde. |
4. |
Orientadora de alunos do 4º ano do Mestrado Integrado em Psicologia, nas actividades de acompanhamento de caso, 2011. Universidade do Porto (Orientador). |
5. |
Orientadora de alunos do 4º ano da Licenciatura em Psicologia, nas actividades de acompanhamento de caso em Consulta Psicológica
de Jovens e Adultos, 2007. Universidade do Porto (Orientador). |
1. |
Andreia Faria, Relatório de Estágio no lAr Juvenil dos Carvalhos, 2013. Universidade Lusófona do Porto (Orientador). A orientação refere-se à supervisão de estágio e da elaboração do relatório de estágio que confere o grau de Mestre em Psicologia
Clínica e Saúde. |
2. |
Carla Costa, Relatório de Estágio na Instituição Obra de Frei Gil, 2013. Universidade Lusófona do Porto (Orientador). A orientação refere-se à supervisão de estágio e da elaboração do relatório de estágio que confere o grau de Mestre em Psicologia
Clínica e Saúde. |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
8 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
6 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
4 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
2 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
2 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
2 |
Produção técnica Technical production |
28 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
28 |
Dados complementares (Additional data) |
10 |
Orientações Orientations |
10 |
Visualizações do curriculum [
4561
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
13-12-2020
às
23:04:34
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt/ | Icons by Axialis Team |
|