Ana Paula da Silva Cabral
|
|
Data da última atualização
»Last update
:
12/09/2013 |
Dados pessoais (Personal data)
Nome completo
Full name |
Ana Paula da Silva Cabral |
Nome em citações bibliográficas
Quoting name |
Cabral, A. P. |
Categoria profissional
Position |
Professor Coordenador |
Domínio científico de atuação
Scientific domain |
Ciências Sociais-Ciências da Educação. Humanidades-Línguas e Literaturas. Ciências Sociais.
|
Endereço profissional
Professional address |
Instituto Superior Politécnico Gaya Escola Superior de Desenvolvimento Social e Comunitário Av dos Descobrimentos, 333 Vila Nova de Gaia 4400-103 Vila Nova de Gaia Portugal Apartado: n.a. Telefone: (+351)223745730 Correio electrónico: acabral@ispgaya.pt Homepage: www.ispgaya.pt |
Sexo
Gender |
Feminino»Female |
Graus Académicos
(Academic Degrees)
2000-2003 |
Doutoramento Phd |
Ciências da Educação
(3 anos » years)
.
Universidade de Aveiro,
Portugal.
|
1994-1999 |
Licenciatura Licentiate degree |
Ensino de Português e Inglês
(5 anos » years)
.
Universidade de Aveiro,
Portugal.
|
Formação complementar ( studies)
2010 |
Pós-Doutoramento Postdoctorate |
3 anos » years.
Universidade de Aveiro,
Portugal.
|
2009 |
Curso de curta duração Short course |
Análise de dados qualitativos usando o NVIVO.
Instituto Superior Politécnico Gaya,
Portugal.
|
2002-2002 |
Curso de curta duração Short course |
Pesquisar e Trabalhar informação na Biblioteca da U. Aveiro e na Internet.
Universidade de Aveiro,
Portugal.
|
2002-2002 |
Curso de curta duração Short course |
Elearning LUVIT.
Universidade do Porto,
Portugal.
|
2002-2002 |
Curso de curta duração Short course |
Plataforma Web of Knowledge.
Universidade de Aveiro,
Portugal.
|
2002-2002 |
Outros Others |
Estágio de Investigação - Brown Univeristy. Brown University,
Estados Unidos.
|
2001-2001 |
Curso de curta duração Short course |
Pesquisar e Trabalhar informação na Biblioteca da U. Aveiro e na Internet .
Serviços de Documentação da Universidade de Aveiro,
Portugal.
|
2000-2000 |
Curso de curta duração Short course |
Excel - Introdução.
Centro de Serviços de Apoio às Empresas ,
Portugal.
|
1996-1996 |
Outros Others |
Curso de Inglês - University of London (Queen Mary and Westfield College). University of London,
Reino Unido.
|
1982-1993 |
Outros Others |
Curso de Formação Musical (Piano, Acústica, História Música e Composição). Academia de Música de Oliveira de Azeméis,
Portugal.
|
Vínculos profissionais
(Professional Positions)
Out/2010-Actual |
Outra Situação |
Instituto Superior Politécnico Gaya |
Set/2003-Actual |
Professor Coordenador |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Set/2001-Set/2003 |
Outra Situação |
Escola Básica dos 2º e 3º ciclos Infante D. Henrique |
Set/2000-Set/2001 |
Contratado |
Escola Secundária de Albergaria-a-Velha |
Set/1999-Set/2000 |
Estagiário |
Atividades de Investigação e Desenvolvimento (Research and Development activities)
Instituto Superior Politécnico Gaya |
Atividades de Ensino (Teaching activities)
Instituto Superior Politécnico Gaya |
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Projeto de Seminário(Regente)
- Seminário(Regente)
- Métodos e Técnicas de Investigação em Educação
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Metodologias da Investigação - Lic Turismo, Serviço Social e Administração Pública (1º ano)(Regente)
- Metodologias da Investigação - Lic ESCT/ISPGaya(Regente)
- Gestão de Recursos Educativos Lic Serviço Social (2º ano) (Regente)
- Inglês Básico - Lic Turismo (1º ano)(Regente)
- Inglês Aplicado ao Turismo Básico - Lic Turismo (1º ano)(Regente)
- Inglês Intermédio - Lic Turismo (2º ano)(Regente)
- Inglês Avançado - Lic Turismo (2º ano)(Regente)
- Projecto de Intervenção Social - Lic Serviço Social (3º ano)(Regente)
- Inglês - Lic Educação Básica (ESESM)(Regente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Projeto de Seminário(Regente)
- Seminário(Regente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Metodologias da Investigação - Lic Serviço Social (1º ano)(Regente)
- Metodologias da Investigação - Lic ESCT (1º(Regente)
- História da Educação - Lic. Educação Básica (1º ano)(Regente)
- Gestão de Recursos Educativos - Lic Serviço Social (2º ano)(Regente)
- Projecto de Intervenção Social - Lic Serviço Social (3º ano)(Regente)
- Inglês Básico - Lic Turismo (1º ano)
- Inglês Intermédio - Lic Turismo (1º ano)(Regente)
- Inglês Aplicado ao Turismo Básico - Lic Turismo (2º ano)(Regente)
- Inglês Avançado - Lic Turismo (2º ano)(Regente)
- Inglês - Lic Educação Básica (ESESM)(Regente)
- Estágio - Lic Serviço Social (3º ano)(Docente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Metodologias da Investigação - Lic Turismo, Serviço Social e Administração Pública (1º ano)(Regente)
- Concepção e Desenvolvimento de Projectos - Lic Serviço Social (2º ano) (Regente)
- Gestão de Recursos Educativos Lic Serviço Social (2º ano) (Regente)
- Comunicação Psicopedagógica - Lic Turismo, Serviço Social e Administração Pública (1º ano)(Regente)
- Inglês Básico - Lic Turismo (1º ano)(Regente)
- Inglês Aplicado ao Turismo Básico - Lic Turismo (1º ano)(Regente)
- Inglês Intermédio - Lic Turismo (2º ano)(Regente)
- Inglês Avançado - Lic Turismo (2º ano)(Regente)
- Estágio - Lic Serviço Social (3º ano)(Docente)
|
Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Metodologias da Investigação - Lic Turismo, Serviço Social e Administração Pública (1º ano)
- Concepção e Desenvolvimento de Projectos - Lic Serviço Social (2º ano)
- Gestão de Recursos Educativos Lic Serviço Social (2º ano) (Regente)
- Comunicação Psicopedagógica - Lic Turismo, Serviço Social e Administração Pública (1º ano)
- Inglês Básico - Lic Turismo (1º ano)(Regente)
- Inglês Aplicado ao Turismo Básico - Lic Turismo (1º ano)(Regente)
- Inglês Intermédio - Lic Turismo (2º ano)(Regente)
- Inglês Avançado - Lic Turismo (2º ano)(Regente)
- Metodologias da Investigação - Lic ESCT (1º ano)(Regente)
|
Curso»Academic program: Curso de Preparação do Proceso de Transição para o Modelo de Bolonha Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Metodologias da Investigação(Regente)
|
Curso»Academic program: . Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Inglês I - Lic Turismo e Lic em Intervenção Social e Comunitária (1º ano)(Regente)
- Inglês II -Lic Turismo e Lic em Intervenção Social e Comunitária (1º ano)(Regente)
- Inglês III - Lic Turismo (2º ano)(Regente)
- Inglês IV -Lic Turismo (2º ano)(Regente)
- Projectos e Tecnologias Educativas II- Lic. Intervenção Social e Comunitária (2º ano)(Regente)
- Metodologias da Investigação I - Lic Turismo, Intervenção Social e Comunitária e Administração Pública, Regional e Local (1º
ano)(Regente)
- Metodologias da Investigação II - Lic Turismo, Intervenção Social e Comunitária e Administração Pública, Regional e Local
(1º ano)(Regente)
- Seminário - Lic Intervenção Social e Comunitária (1º ano) (Regente)
|
Curso»Academic program: Curso de Formação Especializada em Administração Escolar Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Metodologias da Investigação(Regente)
- Orientação do Projecto(Regente)
|
Curso»Academic program: Ano Zero - Curso de preparação para o Ensino Supeior Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Inglês - curso de preparação para as provas específica(Regente)
- Português - curso de prepração para as provas específicas(Regente)
|
Curso»Academic program: Pós Graduação em Administração Pública, vertente Administração e Gestão Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Metodologia da Investigação Científica(Regente)
|
Curso»Academic program: . Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Inglês I - Lic Turismo Intervenção Social e Comunitária (1º ano)(Regente)
- Inglês II - Lic TurismoIntervenção Social e Comunitária (1º ano)(Regente)
- Inglês III - Lic Turismo (2º ano)(Regente)
- Inglês IV - Lic Turismo (2º ano)(Regente)
- Inglês - Lic Administração Pública (2º ano)(Regente)
|
Curso»Academic program: Pós Graduação em Gestão Estratégica de Recursos Humanos Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Metodologia da Investigação Científica(Regente)
|
Curso»Academic program: . Disciplinas lecionadas»Taught units:
- Inglês I - Lic Turismo e Intervenção Social e Comunitária (1º ano)(Regente)
- Inglês II - Lic Turismo Intervenção Social e Comunitária (1º ano)(Regente)
- Inglês III - Lic Turismo (2º ano)(Regente)
- Inglês IV - Lic Turismo (2º ano)(Regente)
|
Atividades de Conselhos, Comissões e Consultorias (Councils, Comissions and Consultancy activities)
Instituto Superior Politécnico Gaya |
Set/2005-Actual |
|
Membro do Conselho Científico |
Set/2003-Actual |
|
Membro de Conselho Editorial - Revista Politécnica |
Set/2005-Ago/2009 |
|
Vice Presidente do Conselho Científico (Vice Presidente) |
Atividades de Direção e Administração (Management and Administration activities)
Instituto Superior Politécnico Gaya |
Abr/2009-Actual |
|
-
Direcção do Centro de Investigação e Desenvolvimento do Instituto Superior Politécnico Gaya |
Abr/2009-Actual |
|
-
Observatório para a Qualidade |
Set/2004-Actual |
|
-
Responsável pela Biblioteca do Instituto Superior Politécnico Gaya |
Set/2006-Set/2007 |
|
-
Responsável pelo Gabinete de Pós Graduações do ISPGaya |
Jan/2004-Jan/2006 |
|
-
Responsável pelo Centro de Formação e Valorização Pessoal e Profissional do ISPGaya |
Atividades de Extensão Universitária (Other services rendered through University)
Instituto Superior Politécnico Gaya |
Set/2003-Jun/2004 |
|
Atividade de extensão realizada»Extension activity rendered: - Métodos de Estudo no Ensino Superior (Módulo de Formação) |
Linhas de Investigação (Research fields)
1. |
Métodos de Estudo no Ensino Superior - desde 2003 |
|
|
2. |
Trajectórias Académicas e Profissionais dos Diplomados do ISPGaya - desde 2007 |
|
|
3. |
Novos públicos no Ensino Superior: caracterização dos alunos M23 do ISPGaya - desde 2008 |
|
|
4. |
Academic Skills Project: Transferrence of Knowledge and Expertise - ERASMUS/SOCRATES - desde 2009 |
|
|
5. |
Observatório para a Qualidade do Ensino e Aprendizagem - desde 2009 |
|
|
6. |
Linha 3 - Avaliação da Qualidade na Educação |
|
|
Projetos de Investigação (Research projects)
Participação como Investigador Participation as Researcher |
2009- Projecto "ONET - Observatório Nacional de Educação em Turismo" |
Referência do projeto»Project reference: PTDC/EGE-ECO/104657/2008.
|
2004-2006 Projecto Trajectos: Estudo Prospectivo sobre Empresas de Inserção (2004-2006) -Programa Operacional Emprego, Formação e Desenvolvimento
Social
|
Referência do projeto»Project reference: POEFDS/FSE (174-EI-2004). POEFDS
|
Línguas (Languages)
Compreende Understandig |
Inglês (Bem), Português (Bem), Francês (Razoavelmente). |
Fala Speaking |
Inglês (Bem), Português (Bem), Francês (Pouco). |
Lê Reading |
Inglês (Bem), Português (Bem), Francês (Razoavelmente). |
Escreve Writing |
Inglês (Bem), Português (Bem), Francês (Pouco). |
Prémios e títulos (Awards Prizes, and Honours)
2003 |
Artigo Científico de Referência ,
Conferência Internacional Education and Information Systems: Technologies and Applications (EISTA) .
|
Membro de Associações Profissionais/Científicas (Professional/Scientific Association membership)
Out/2010 - Actual |
Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), , Membro.
Investigador - pós doutoramento.
|
Out/2003 - Actual |
Centro de Investigação e Desenvolvimento do ISPGaya, Membro.
|
Jan/2002 - Actual |
Centro de Investigação, Difusão e Intervenção Educacional (CIDInE), Membro.
|
Jan/2006 - Set/2010 |
Centro de Investigação em Educação e Ciências do Comportamento , Membro.
|
Jan/2005 - Set/2010 |
Rede de Investigação, Docência, Aprendizagem e Desenvolvimento no Ensino Superior, Membro.
|
Set/2001 - Set/2006 |
Unidade de Investigação Construção do Conhecimento Pedagógico nos Sistemas de Formação - Universidade de Aveiro, Membro.
|
Produção científica, técnica e artística/cultural
(Scientific, technical and artistical/cultural
production)
Livros publicados/organizados ou edições Published/organized books or Editions |
1. |
Cabral, A. P; Morais, J.. 2012. Trajectórias Académicas e Profissionais dos Diplomados – Lic. Pós-Bolonha. ed. 1. V.N.Gaia: Edições ISPGaya. |
|
|
|
2. |
Cabral, A. P. 2010. Guia do aluno bem sucedido. ed. 1. VN GAIA: Edições ISPGaya. |
|
|
|
3. |
Cabral, A.P.. 2009. Trajectórias Académicas e Profissionais dos Diplomados do ISPGaya. ed. 1, ISBN: 978-972-8182-11-3. Vila Nova de Gaia: Edicões ISPGAYA. |
|
|
|
4. |
Cabral, A.; Cabral, A.P.. 2006. Os Lusíadas e a Mensagem: uma Leitura Intertextual. . ed. 1. Mem Martins: Sebenta Editores. |
|
|
|
5. |
Cabral, A. P. 2004. Aprende a Aprender no Ensino Superior. Aveiro. ed. 1. Aveiro: Universidade de Aveiro. |
|
|
|
6. |
Cabral, A. P. 2003. Estratégias de Promoção do Sucesso Académico. ed. 1. Aveiro: Universidade de Aveiro. |
|
|
|
7. |
Cabral, A. P. 2003. Tese de Doutoramento - Leitura, Compreeensão e Escrita no Ensino Superior e Sucesso Académico. ed. 1. Aveiro: Universidade de Aveiro. |
|
|
|
8. |
Cabral, A. P. 2002. Guia do Aluno Universitário: alguns conselhos úteis. ed. 1. Aveiro: Universidade de Aveiro. |
|
|
|
9. |
Cabral, A. P; Silva, I.; Brzezinski, I.; Tavares, J.. eds. 2002. Pedagogia Universitária e Sucesso Académico ed. 1, ISBN: 972-789-068-7. Aveiro: Universidade de AVeiro. |
|
|
|
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
1. |
Cabral, A. P; Huet, I.; Costa, N.. 2012. Evaluation as a process to enhance the quality of teaching, learning and research in higher education. In Evaluación de la Calidad de la Investigación y de la Educación Superior. Santiago de Compostela: Asociación Española de Psicología
Conductual (AEPC) , 0 - 10. . Santiago de Compostela: Asociación Española de Psicología Conductual (AEPC) . |
|
|
|
2. |
Cabral, A. P. 2011. Quality Development through the Graduates' Perceptions and Experiences. . In Perceptions of quality in Higher Education, rankings and benchmarking - UNIQUAL 2009), ed. L. Hokstad & F. Bento, 173 - 186. ISBN: 978-82-519-2714-7. Trondheim, Norway: Tapir Academic Press. |
|
|
|
3. |
Cabral, A. P. 2006. Fórmulas de intervenção nos domínios da compreensão em leitura e escrita no ensino superior. In Questões de Pesquisa e Práticas em Psicologia Escolar , ed. M.C Azevedo Joly. & C. Vectore, 61 - 85. ISBN: 85-7396-500-2. S. Paulo: Casa do Psicólogo. |
|
|
|
4. |
Cabral, A. P; Tavares, J.. 2006. Competências de Aprendizagem na Transição para o Ensino Superior: a Leitura, Compreensão e Escrita. In Desenvolvimento e Aprendizagem: do Ensino Secundário ao Ensino Superior , 65 - 73. ISBN: 972-8612-23-0. Ponta Delgada: Universidade dos Açores. |
|
|
|
5. |
Cabral, A. P; Brzezinski, I.; Silva, I.; Neri, D.; Gomes, A.A.; Araújo, E.. 2002. Reflexões emergentes sobre Pedagogia Universitária e Sucesso Académic. In Pedagogia Universitária e Sucesso Académico , 109 - 123. ISBN: 972-789-068-7. Aveiro: Universidade de Aveiro. |
|
|
|
Artigos em revistas com arbitragem científica Papers in periodics with scientific refereeing |
1. |
Cabral, A. P; Morais, J.. 2012. "Trajectórias Académicas e Profissionais dos Diplomados.", Psicologia, Educação e Cultura 16, 1: 86 - 124. |
|
|
|
2. |
Cabral, Ana P; Huet, Isabel. 2011. "Research In Higher Education: The Role Of Teaching And Student Learning", Procedia - Social and Behavioral Sciences 29, 29: 91 - 97.
|
|
|
|
3. |
Cabral, A. P; Santos, C.. 2010. "Vivências Académicas no ISPGaya", Politécnica, 17: 77 - 86. |
|
|
|
4. |
Rodrigues, N.; Cabral, A. P; Monteiro, J.; Santos, J.. 2010. "Integração da plataforma Moodle no contexto educativo do Instituto Superior Politécnico Gaya: um modelo para a criação de
formação.", Politécnica, 17: 35 - 41. |
|
|
|
5. |
Cabral, A. P. 2009. "O perfil do turista cultural de Guimarães", Politécnica, 15: 5 - 12. |
|
|
|
6. |
Cabral, A. P. 2008. "Reading and Writing In Higher Education: A Portuguese Case Study", The Reading Matrix: an International Online Journal. 8, 1: 22 - 35. |
|
|
|
7. |
Cabral, A. P; Tavares, J.; Silva, I.; Gomes, A.A.; Pereira, A.; Fernandes, C.; Bessa, J.; Monteiro, S.; Carvalho, R.. 2006. "Estratégias de Promoção do Sucesso Académico: uma Intervenção em Contexto Curricular", Análise Psicológica, 1: 61 - 72. |
|
|
|
8. |
Cabral, A. P; Tavares, J.. 2005. "Leitura/ Compreensão, Escrita e Sucesso Acadêmico: um Estudo de Diagnóstico em Quatro Universidades Portuguesas", Psicologia Escolar e Educacional - Revista da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional 9, 2: 203 - 214. |
|
|
|
9. |
Cabral, A. P; Tavares, J.; Silva, I.; Carvalho, R.; Caixinha, H.. 2005. "a uma Plataforma de e-Learning em Contexto Curricular: um Projecto na Universidade de Aveiro", Politécnica, 11: 7 - 11. |
|
|
|
10. |
Cabral, A. P. 2005. "Investigação/ Formação no Domínio dos Métodos de Estudo no Ensino Superior", Politécnica, 10: 15 - 21. |
|
|
|
11. |
Cabral, A. P; Tavares, J.; Fernandes, C.; Carvalho, R.. 2005. "Promoção de novas formas de Literacia: Conceptualização e Desenho de uma Metodologia", Revista Fases Online - Observatório Permanente da Qualidade de Ensino, 00: 00 - 00.
|
|
|
|
12. |
Cabral, A. P. 2004. "Internet-based Learning Tools: Development and Learning Psychology (D.L.P.) Experience", Journal of Systemics, Cybernetics and Informatics. 2, 1: 27 - 43. |
|
|
|
13. |
Tavares, J.; Brzezinski, I.; Pereira, A.; Cabral, A. P; Silva, I.; Bessa, J.; Carvalho, R.. 2004. "Docência e aprendizagem no Ensino Superior", Investigar em Educação, 3: 13 - 57. |
|
|
|
14. |
Cabral, A. P; Carvalho, R.; Fernandes, C.. 2004. "Research, Analysis, Comprehension and Information Management Project", Education Line, 00: 00 - 00.
|
|
|
|
15. |
Cabral, A. P; Tavares, J.; Carvalho, R.. 2004. "Pesquisa, Análise, Compreensão e Gestão da Informação (P.A.C.G.I.)", d@es - Docência e Aprendizagem no Ensino Superior –Espaço de Divulgação on-line , 00: 00 - 00.
|
|
|
|
16. |
Cabral, A. P; Pereira, A.; Tavares, J.; Fernandes, C.; Silva, I.; Monteiro, S.; Carvalho, R.. 2004. "Abordagens Inovadoras de Ensino/Aprendizagem em Contexto de Graduação e Pós Graduação. ", d@es - Docência e Aprendizagem no Ensino Superior: Espaço de Divulgação On-line . , 00: 00 - 00.
|
|
|
|
17. |
Cabral, A. P; Tavares, J.. 2004. "Métodos de Estudo no Ensino Superior: um Projecto de Formação", d@es - Docência e Aprendizagem no Ensino Superior – Espaço de Divulgação On-line , 00: 00 - 00.
|
|
|
|
18. |
Cabral, A. P. 2003. "Produzimos o Conhecimento que nos produz.", Profissão Docente Online 3, 9: 000 - 000.
|
|
|
|
19. |
Cabral, A. P; Tavares, J.. 2002. "Practising College Reading Strategies: First-Year Students’ Choices", The Reading Matrix: an International Online Journal 2, 3: 0 - 0.
|
|
|
|
20. |
Cabral, A. P; Tavares, J.; Gomes, A.A.; Bessa, J.; Pereira, A.; Silva, I.. 2002. "Higher Education Intervention Lab", Education Line, 00: 00 - 00.
|
|
|
|
21. |
Cabral, A. P; Tavares, J.. 2002. "Reading and Writing Skills in Higher Education : lecturers’ Opinions and Perceptions", Education Line, 00: 00 - 00.
|
|
|
|
22. |
Cabral, A. P; Tavares, J.. 2001. "O (In)sucesso no Ensino Superior: a Leitura, a Compreensão e a Escrita – um Projecto na Universidade de Aveiro", . Revista FASES Online nº 1: A Relação Pedagógica no Ensino Superior: Estudo e Intervenção. Observatório Permanente da Qualidade
de Ensino, 00: 00 - 00.
|
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos com arbitragem científica Papers in conference proceedings with scientific refereeing |
1. |
Huet, I.; Costa, N.; Cabral, A. P. 2012. "Evaluation as a process to enhance the quality of teaching, learning and research in higher education. ", Trabalho apresentado em IX Foro Internacional sobre la Evaluación de la Calidad de la Investigación y de la Educación Superior (FECIES), In Libro de resúmenes de los trabajos aceptados en el IX Foro Internacional sobre la Evaluación de la Calidad de la Investigación
y de la Educación Superior (FECIES). , Santiago de Compostela. |
|
|
|
2. |
Cabral, A. P; Huet, I.. 2012. " Avaliação da qualidade da investigação: criação de um referencial ", Trabalho apresentado em IX Foro Internacional sobre la Evaluación de la Calidad de la Investigación y de la Educación Superior (FECIES). , In Libro de resúmenes de los trabajos aceptados en el IX Foro Internacional sobre la Evaluación de la Calidad de la Investigación
y de la Educación Superior (FECIES). , Santiago de Compostela. |
|
|
|
3. |
Cabral, A. P; Huet, I.. 2012. "Contributions for innovative institutional research quality assessment practices and processes. ", Trabalho apresentado em Cyprus International Conference on Educational Research (CY-ICER 2012). , In Conference Program and Abstracts of the Cyprus International Conference on Educational Research (CY-ICER 2012). , Cyprus. |
|
|
|
4. |
Cabral, A. P; Huet, I.. 2012. "Designing an institutional framework for Research Quality. ", Trabalho apresentado em European Conference on Educational Research - The Need for Educational Research to Champion Freedom, Education and Development
for all - ECER 2012, In Designing an institutional framework for Research Quality. Conference Program and Abstracts of the European Conference on
Educational Research - The Need for Educational Research to Champion Freedom, Education and Development for all - ECER 2012, Cadiz, Spain. |
|
|
|
5. |
Cabral, A. P; Huet, I.. 2011. "Avaliação e Qualidade da Investigação em Educação", Trabalho apresentado em Congresso Internacional da Red Iberoamericana de Investigación sobre la Calidad de la Educación Superior (RIAICES) , In Conference Program and Abstracts of the Congresso Internacional da Red Iberoamericana de Investigación sobre la Calidad de
la Educación Superior (RIAICES) , Faro. |
|
|
|
6. |
Cabral, A. P; Huet, I.. 2011. "Institutional Research: building a framework for assessing research quality. ", Trabalho apresentado em 4th Annual Higher Educatio Institutional Research Conference - Scanning the horizons: Institutional Research in a borderless
world., In Conference Program and Abstracts of the 4th Annual Higher Educatio Institutional Research Conference - Scanning the horizons:
Institutional Research in a borderless world., London. |
|
|
|
7. |
Cabral, A. P; Huet, I.. 2011. "Assessing the quality of research: development of a framework. ", Trabalho apresentado em 15th Biennial International Study Association on Teachers and Teaching - ISATT 2011 - Back to the Future: Legacies, Continuities
and Changes In Educational Policy, Practice and Research., In Conference Program and Abstracts of the 15th Biennial International Study Association on Teachers and Teaching - ISATT 2011
- Back to the Future: Legacies, Continuities and Changes In Educational Policy, Practice and Research., Londres. |
|
|
|
8. |
Cabral, A. P; Huet, I.. 2011. "Research in Higher Education: the role of teaching and student learning ", Trabalho apresentado em International Conference on Education and Educational Psychology. , In Conference Program and Abstracts of the International Conference on Education and Educational Psychology. , Istambul. |
|
|
|
9. |
Cabral, A. P; Araujo, E.. 2011. "Educational Research in Portugal (CIDInE). ", Trabalho apresentado em European Conference on Educational Research - ECER 2011. , In Conference Program and Abstracts of the European Conference on Educational Research - ECER 2011. , Berlim. |
|
|
|
10. |
Cabral, A.P.; Lemos, F. F; Monteiro, J.; Rodrigues, A.; Silva, P.; Valério, M.. 2009. "Turismo cultural no Porto e em Vila Nova de Gaia: uma análise da adequabilidade da informação fornecida aos turistas de língua
inglesa", Trabalho apresentado em X Congresso Luso-Afro-Brasileiro de CIências Sociais, In X Congresso Luso-Afro-Brasileiro de CIências Sociais: sociedades desiguais e paradigmas em confronto, Braga, Portugal. |
|
|
|
11. |
Cabral, A. P. 2009. "Quality Development through the Graduates' Perceptions and Experiences", Trabalho apresentado em 6th International Conference on Universities' Quality Development (UNIQUAL 2009), In Proceedings of the 6th International Conference on Universities' Quality Development (UNIQUAL 2009) , Trondheim, Norway. |
|
|
|
12. |
Cabral, A.P.; Lousã, M.; Monteiro, J.; Lemos, F. F; Rodrigues, A.; Silva, P.; Valério, M.. 2008. "Institutional performance assessment through the graduates’ academic and professional trajectories", Trabalho apresentado em Society for Research into Higher Education Annual Conference 2008, In Society for Research into Higher Education Annual Conference 2008, Liverpool, UK. |
|
|
|
13. |
Cabral, A.P.; Lemos, F. F; Lousã, M.; Monteiro, J.; Rodrigues, A.; Silva, P.; Valério, M.. 2008. "Academic and Professional Trajectories towards employability", Trabalho apresentado em IASK International Conference: Teaching and Learning 2008 - “Achieving Excellence and Quality in Education”, In Proceedings of the IASK International Conference: Teaching and Learning 2008, Aveiro, portugal.
|
|
|
|
14. |
Lousã, M.; Cabral, A.P.; Rodrigues, A.; Lemos, F. F; Monteiro, J.; Valério, M.; Silva, P.. 2008. "Assessing quality through the graduates’ academic and professional trajectories: case-study in a private, mainly student-worker
Institution", Trabalho apresentado em International Conference of Education, Research and Innovation (ICERI) - http://www.iated.org/iceri2008/, In International Conference of Education, Research and Innovation (ICERI), Madrid, Spain. |
|
|
|
15. |
Pereira, A.; Tavares, J.; Monteiro, S.; Gomes, A.A.; Fernandes, C.; Silva, I.; Cabral, A. P; Bessa, J.; Carvalho, R.; Souza, D.. 2005. "Development, Learning and Intervention in Higher Education (D.A.I.E.S.) ", Trabalho apresentado em 9th European Congress of Psychology , In Proceedings of the 9th European Congress of Psychology , Granada, Spain. |
|
|
|
16. |
Fernandes, C.; Tavares, J.; Cabral, A. P; Carvalho, R.. 2005. "As novas Literacias da Informação em Contexto de Ensino Superior: Um projecto de Intervenção e Desenvolvimento de Competências
Transversais", Trabalho apresentado em Congresso Internacional Educação e Trabalho Representações Sociais, Competências e Trajectórias Profissionais, In Actas do Congresso Internacional Educação e Trabalho Representações Sociais, Competências e Trajectórias Profissionais, Aveiro, Portugal. |
|
|
|
17. |
Tavares, J.; Cabral, A. P; Caixinha, H.; Silva, I.; Carvalho, R.. 2005. "Integração Curricular de uma Plataforma de E-learning na Universidade de Aveiro: Relato de uma Experiência", Trabalho apresentado em CHALLENGES 2005 - IV Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. , In Actas da conferência CHALLENGES 2005 - IV Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação.
, Braga, Portugal. |
|
|
|
18. |
Tavares, J.; Cabral, A. P; Caixinha, H.; Silva, I.; Carvalho, R.. 2004. "Recurso a uma plataforma de e-Learning em Contexto Curricular: um Projecto na Universidade de Aveiro", Trabalho apresentado em Conferência eLES '04 – eLearning no Ensino Superior, In Actas da Conferência eLES '04 – eLearning no Ensino Superior, Aveiro, portugal. |
|
|
|
19. |
Cabral, A. P; Tavares, J.. 2004. "Métodos de Estudo no Ensino Superior: um projecto de formação ", Trabalho apresentado em III Congresso CIDInE: I Congresso Internacional Luso-Brasileiro: Produção sobre conhecimento profissional e docência nos sistemas
educativos Português e Brasileiro: dinâmicas e tendências , In Actas do II Congresso CIDInE: I Congresso Internacional Luso-Brasileiro: Produção sobre conhecimento profissional e docência
nos sistemas educativos Português e Brasileiro: dinâmicas e tendências , Florianópolis, Brasil. |
|
|
|
20. |
Cabral, A. P; Tavares, J.; Fernandes, C.; Carvalho, R.. 2004. "Pesquisa, Análise, Compreensão e Gestão da Informação (P.A.C.G.I.)", Trabalho apresentado em II Congresso CIDInE:I Congresso Internacional Luso-Brasileiro: Produção sobre conhecimento profissional e docência nos sistemas
educativos Português e Brasileiro: dinâmicas e tendências , In Actas do.II Congresso CIDInE:I Congresso Internacional Luso-Brasileiro: Produção sobre conhecimento profissional e docência
nos sistemas educativos Português e Brasileiro: dinâmicas e tendências , Florianópolis, Brasil. |
|
|
|
21. |
Tavares, J.; Pereira, A.; Cabral, A. P; Carvalho, R.; Fernandes, C.; Silva, I.; Monteiro, S.. 2004. "Abordagens Inovadoras de Ensino-Aprendizagem em Contextos de Graduação e Pós Graduação", Trabalho apresentado em II Congresso CIDInE:I Congresso Internacional Luso-Brasileiro: Produção sobre conhecimento profissional e docência nos sistemas
educativos Português e Brasileiro: dinâmicas e tendências , In Actas do II Congresso CIDInE:I Congresso Internacional Luso-Brasileiro: Produção sobre conhecimento profissional e docência
nos sistemas educativos Português e Brasileiro: dinâmicas e tendências , Florianópolis,Brasil. |
|
|
|
22. |
Cabral, A. P; Carvalho, R.; Fernandes, C.. 2004. "Research, Analysis, Comprehension and Information Management Project.", Trabalho apresentado em European Conference on Educational Research 2004 (ECER), In Proceedings of the European Conference on Educational Research 2004 (ECER), Crete, Greece. |
|
|
|
23. |
Cabral, A. P; Tavares, J.. 2004. "Study Skills: a diagnosis – intervention project. Case study at the Superior Polytechnic Institute Gaya (ISPGAYA) in Portugal.", Trabalho apresentado em European Conference on Educational Research 2004 (ECER). , In Proceedings of the European Conference on Educational Research 2004 (ECER). , Crete, Greece. |
|
|
|
24. |
Cabral, A. P; Silva, I.; Carvalho, R.; Pereira, A.; Lopes, I.; Caixinha, H.. 2003. "Internet-based Learning Tools: Development and Learning Psychology (D.L.P.) Experience. ", Trabalho apresentado em International Conference on Education and Information Systems: Technologies and Applications, In Proceedings of the International Conference on Education and Information Systems: Technologies and Applications, Orlando, Florida, USA. |
|
|
|
25. |
Cabral, A. P; Tavares, J.. 2003. "Competências de aprendizagem na transição para o ensino superior: a leitura, compreensão e escrita", Trabalho apresentado em Encontro Internacional: Desenvolvimento e Aprendizagem: na Transição do Secundário para o Ensino Superior, In Actas do Encontro Internacional: Desenvolvimento e Aprendizagem: na Transição do Secundário para o Ensino Superior, Ponta Delgada, Portugal. |
|
|
|
26. |
Tavares, J.; Pereira, A.; Gomes, A.A.; Cabral, A. P; Souza, D.; Silva, I.; Oliveira, J.; Castelo-Branco, M.C.; Latino, M.L.G.. 2003. "Higher Education Study and Intervention Lab (HESIL/LEIES)", Trabalho apresentado em International Conference Teaching and Learning in Higher Education: New trends and innovations (ICHED). , In Proceedings of the International Conference Teaching and Learning in Higher Education: New trends and innovations (ICHED).
, Aveiro, Portugal. |
|
|
|
27. |
Cabral, A. P; Tavares, J.. 2003. "Higher Education Basic Learning Skills: Reading Comprehension and Writing. A Diagnosis-Intervention Research Project at the
University of Aveiro", Trabalho apresentado em International Conference Teaching and Learning in Higher Education: New trends and Innovations, In Proceedings of the International Conference Teaching and Learning in Higher Education: New trends and Innovations (CD), Aveiro, Portugal. |
|
|
|
28. |
Cabral, A. P; Tavares, J.. 2003. "Science and Engineering Lecturers Assessing their Students' Reading, Comprehension and Writing Abilities", Trabalho apresentado em International Conference Teaching and Learning in Higher Education: New trends and innovations (ICHED). , In Proceedings of the International Conference Teaching and Learning in Higher Education: New trends and innovations (ICHED).
, Aveiro, Portugal. |
|
|
|
29. |
Silva, I.; Cabral, A. P; Tavares, J.; Makinen, J.. 2003. "Intervention Programs in Higher Education: innovative Approaches and Strategies. ", Trabalho apresentado em European Conference on Educational Research 2003 (ECER). , In Proceedings of the European Conference on Educational Research 2003 (ECER). , Hamburg, Germany. |
|
|
|
30. |
Cabral, A. P; Tavares, J.. 2002. "The Promotion of Effective College Reading and Writing: a Freshman Intervention Experience", Trabalho apresentado em International Conference on the First-Year Experience, In of the International Conference on the First-Year Experience, Bath, UK. |
|
|
|
31. |
Cabral, A. P; Tavares, J.. 2002. "Reading and Writing skills in Higher Education: lecturers’ opinions and perceptions. ", Trabalho apresentado em European Conference on Educational Research (ECER 2002). , In Proceedings of the European Conference on Educational Research (ECER 2002). , Lisbon, Portugal. |
|
|
|
32. |
Cabral, A. P; Tavares, J.. 2001. "Reading/Comprehension and Writing: Basic Skills for Academic Achievement and Success", Trabalho apresentado em International Study Association for Teachers and Teaching Conference- ISATT 2001 “Challenges for Teaching and Learning in
Schools and Universities”. , In Proceedings of the International Study Association for Teachers and Teaching Conference- ISATT 2001 “Challenges for Teaching
and Learning in Schools and Universities”. , Faro, Portugal. |
|
|
|
33. |
Tavares, J.; Alarcão, I.; Brzezinski, I.; Cabral, A. P; Silva, I.. 2001. " “Having coffee” with Professors to talk about Higher Education Pedagogy and Academic Success. ", Trabalho apresentado em Higher Education Research and Development Society of Australasia Conference (HERDSA) – Learning Partnerships, In Proceedings of the Higher Education Research and Development Society of Australasia Conference (HERDSA) – Learning Partnerships,
, Newcastle, Australia. |
|
|
|
34. |
Tavares, J.; Alarcão, I.; Brzezinski, I.; Cabral, A. P; Silva, I.. 2001. "Higher Education Pedagogy and Academic Success Strategies for a more Dynamic Intervention of the Faculty Members", Trabalho apresentado em Fourteenth International Conference in Conjunction with Fifth Pacific Rim First-year in Higher Education Conference, In Proceedings of the Fourteenth International Conference in Conjunction with Fifth Pacific Rim First-year in Higher Education
Conference, Honolulu, Hawai. |
|
|
|
35. |
Tavares, J.; Brzezinski, I.; Cabral, A. P; Silva, I.; Neri, D.; Gomes, A.A.. 2001. "Tomar café para conversar sobre Pedagogia Universitária e Sucesso Académico. ", Trabalho apresentado em Segundas Jornadas sobre Pedagogia Universitária e Sucesso Académico, In Actas das Segundas Jornadas sobre Pedagogia Universitária e Sucesso Académico, Aveiro, Portugal. |
|
|
|
36. |
Tavares, J.; Bessa, J.; Cabral, A. P. 2000. "Academic Adjustment and Self Regulated Learning in First-Year Students at the University of Aveiro", Trabalho apresentado em 7th National Students in Transition Conference. University of South Carolina, In Proceedings of the 7th National Students in Transition Conference. University of South Carolina, Cincinatti, Ohio, EUA. |
|
|
|
Artigos em revistas sem arbitragem científica Papers in periodics without scientific refereeing |
1. |
Cabral, A.P.; Huet, I.. 2012. "Contributions for Innovative Institutional Research Quality Assessment Practices and Processes", Procedia - Social and Behavioral Sciences 47, 47: 1109 - 1114.
|
|
|
|
2. |
Cabral, A. P. 2011. "Construção de um referencial de avaliação para monitorar e avaliar a qualidade da investigação – um projecto na Universidade
de Aveiro", Revista Lusófona de Educação 17, 7: 197 - 201. |
|
|
|
3. |
Cabral, A. P; Machado, J.. 2010. "Envolvimento parental nas escolas", Politécnica, 17: 27 - 33. |
|
|
|
Trabalhos completos/resumidos em eventos sem arbitragem científica Papers in conference proceedings without scientific refereeing |
1. |
Huet, I.; Baptista, A.; Cabral, A. P; Figueiedo, C.. 2011. "Qualidade da investigação pós-graduada: Construção de um modelo de avaliação ", Trabalho apresentado em I Congresso Internacional da Red Iberoamericana de Investigación sobre la Calidad de la Educación Superior (RIAICES) , In (s/p). Conference Program and Abstracts of the I Congresso Internacional da Red Iberoamericana de Investigación sobre la Calidad
de la Educación Superior (RIAICES) , Faro. |
|
|
|
2. |
Cabral, A. P; Araujo, E.; Huet, I.. 2010. "Promoção da Investigação Educacional em Portugal e no Brasil. ", Trabalho apresentado em XV Encontro Nacional da ANFOPE/ I Colóquio Luso Brasileiro CIDInE no âmbito do Painel: A pesquisa como incentivadora de mudanças
na formação de professores no Brasil e Portugal. , In Conference Program and Abstracts of the XV Encontro Nacional da ANFOPE/ I Colóquio Luso Brasileiro CIDInE no âmbito do Painel:
A pesquisa como incentivadora de mudanças na formação de professores no Brasil e Portugal. , Goiás. |
|
|
|
3. |
Cabral, A. P; Tavares, J.; Gomes, A.A.; Oliveira,J. ; Pereira, A.; Silva, I.. 2002. "Higher Education Intervention Lab. ", Trabalho apresentado em European Conference on Educational Research (ECER 2002), In Proceedings of the European Conference on Educational Research (ECER 2002), Lisbon, Portugal. |
|
|
|
1. |
Cabral, A. P. 2008. "Study Guide - Instituto Superior Politécnico Gaya", 57 pp.. Vila Nova de Gaia: ISPGaya. |
Outra produção científica Other scientific production |
1. |
Cabral, Ana P; Huet, I.. 2013. "Relatório: Qualidade da Investigação em Educação". Sem local: Sem publicadora definida. |
Apresentação oral de trabalho Oral work presentation |
1. |
Huet, I.; Costa, N.; Cabral, A. P. Evaluation as a process to enhance the quality of teaching, learning and research in higher education. ,X Foro Internacional sobre la Evaluación de la Calidad de la Investigación y de la Educación Superior (FECIES).,2012 (Comunicação). |
2. |
Cabral, A. P; Huet, I.. Avaliação da qualidade da investigação: criação de um referencial , IX Foro Internacional sobre la Evaluación de la Calidad de la Investigación y de la Educación Superior (FECIES),2012 (Comunicação). |
3. |
Cabral, A. P; Huet, I.. Contributions for innovative institutional research quality assessment practices and processes. ,Cyprus International Conference on Educational Research (CY-ICER 2012). ,2012 (Comunicação). |
4. |
Cabral, A. P; Huet, I.. Designing an institutional framework for Research Quality. , European Conference on Educational Research - The Need for Educational Research to Champion Freedom, Education and Development
for all - ECER 2012. ,2012 (Poster). |
5. |
Cabral, A. P; Baptista, A.; Huet, I.; Figueiedo, C.. Qualidade da investigação pós-graduada: Construção de um modelo de avaliação , I Congresso Internacional da Red Iberoamericana de Investigación sobre la Calidad de la Educación Superior (RIAICES) ,2011 (Comunicação). |
6. |
Cabral, A. P; Huet, I.. Avaliação e Qualidade da Investigação em Educação ., Congresso Internacional da Red Iberoamericana de Investigación sobre la Calidad de la Educación Superior (RIAICES) ,2011 (Comunicação). |
7. |
Cabral, A. P; Huet, I.. Institutional Research: building a framework for assessing research quality., 4th Annual Higher Educatio Institutional Research Conference - Scanning the horizons: Institutional Research in a borderless
world,2011 (Comunicação). |
8. |
Cabral, A. P; Huet, I.. Assessing the quality of research: development of a framework. ,15th Biennial International Study Association on Teachers and Teaching - ISATT 2011 - Back to the Future: Legacies, Continuities
and Changes In Educational Policy, Practice and Research,2011 (Comunicação). |
9. |
Cabral, A. P; Huet, I.. Research in Higher Education: the role of teaching and student learning, International Conference on Education and Educational Psychology,2011 (Comunicação). |
10. |
Cabral, A. P; Araujo, E.. Educational Research in Portugal (CIDInE). ,Conference Program and Abstracts of the European Conference on Educational Research - ECER 2011. ,2011 (Poster). |
11. |
Cabral, A. P; Huet, I.; Araújo, E.. Cabral, A.P., Araújo, E.S. & Huet, I. (2010). Promoção da Investigação Educacional em Portugal e no Brasil. .,XV Encontro Nacional da ANFOPE/ I Colóquio Luso Brasileiro CIDInE no âmbito do Painel: A pesquisa como incentivadora de mudanças
na formação de professores no Brasil e Portugal. ,2010 (Comunicação). |
12. |
Cabral, A. P. Quality Development through the Graduates' Perceptions and Experiences,6th International Conference on Universities' Quality Development - UNIQUAL 2009 ,Trondheim, Norway,2009 (Comunicação).
|
13. |
Cabral, A. P; Lemos, F. F; Lousã, M.; Monteiro, J.; Rodrigues, A.; Silva, P.; Valério, M.. Turismo Cultural no Porto e em Vila Nova de Gaia: Uma Análise da Adequabilidade da Informação Fornecida aos Turistas de Língua
Inglesa,X Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais,Braga,2009 (Comunicação). |
14. |
Cabral, A.P.; Lemos, F. F; Lousã, M.; Monteiro, J.; Rodrigues, A.; Silva, P.; Valério, M.. Institutional Performance Assessment Through the Graduates’ Academic and Professional Trajectories,Society for Research into Higher Education Annual Conference,Liverpool, UK,2008 (Comunicação). |
15. |
Cabral, A.P.; Lemos, F. F; Lousã, M.; Monteiro, J.; Rodrigues, A.; Silva, P.; Valério, M.. Academic and Professional Trajectories Towards Employability,2008 Conference of the International Association for Scientific Knowledge: Teaching and Learning: Achieving Excellence and
Quality in Education,Aveiro,2008 (Comunicação). |
16. |
Cabral, A.P.; Lemos, F. F; Lousã, M.; Monteiro, J.; Rodrigues, A.; Silva, P.; Valério, M.. A Adequabilidade da Informação Turística em Vila Nova de Gaia e no Porto,O papel da Administração Pública na Gestão do Turismo,Vila Nova de Gaia,2008 (Comunicação). |
17. |
Valério, M.; Rodrigues, A.; Silva, P.; Lemos, F. F; Lousã, M.; Monteiro, J.; Cabral, A.P.. Assessing Quality Throught the Graduates’ Academic and Professional Trajectories: Case-study in a Private, Mainly Student-Worker
Institution,International Conference of Education, Research and Inovation (ICERI). ,Espanha: Madrid,2008 (Comunicação). |
18. |
Fernandes, C.; Tavares, J.; Cabral, A. P; Carvalho, R.. As novas Literacias da Informação em Contexto de Ensino Superior: Um projecto de Intervenção e Desenvolvimento de Competências
Transversais,Congresso Internacional Educação e Trabalho Representações Sociais, Competências e Trajectórias Profissionais. ,Aveiro,2005 (Comunicação). |
19. |
Tavares, J.; Cabral, A. P; Caixinha, H.; Silva, I.; Carvalho, R.. Integração Curricular de uma Plataforma de E-learning na Universidade de Aveiro: Relato de uma Experiência. , Integração Curricular de uma Plataforma de E-learning na Universidade de Aveiro: Relato de uma Experiência. ,Braga,2005 (Comunicação). |
20. |
Pereira, A.; Tavares, J.; Monteiro, S.; Gomes, A.A.; Fernandes, C.; Silva, I.; Cabral, A. P; Bessa, J.; Carvalho, R.; Neri, D.. Development, Learning and Intervention in Higher Education (D.A.I.E.S.) ,9th European Congress of Psychology ,Granada (Spain),2005 (Poster). |
21. |
Tavares, J.; Cabral, A. P; Caixinha, H.; Silva, I.; Carvalho, R.. Recurso a uma plataforma de e-Learning em Contexto Curricular: um Projecto na Universidade de Aveiro,Conferência eLES '04 – eLearning no Ensino Superior,Aveiro,2004 (Comunicação). |
22. |
Tavares, J.; Cabral, A. P. Study Skills: a diagnosis – intervention project. Case study at the Superior Polytechnic Institute Gaya (ISPGAYA) in Portugal,European Conference on Educational Research 2004 (ECER). ,Crete, Greece,2004 (Comunicação). |
23. |
Cabral, A. P; Carvalho, R.; Fernandes, C.. Research, Analysis, Comprehension and Information Management Project,European Conference on Educational Research 2004 (ECER),Crete, Greece,2004 (Comunicação). |
24. |
Cabral, A. P; Tavares, J.. Métodos de Estudo no Ensino Superior: um Projecto de Formação , II Congresso CIDInE: I Congresso Internacional Luso-Brasileiro: Produção sobre conhecimento profissional e docência nos sistemas
educativos português e brasileiro: dinâmicas e tendências,Florianópolis (Brasil) ,2004 (Poster). |
25. |
Cabral, A. P; Tavares, J.; Fernandes, C.; Carvalho, R.. Pesquisa, Análise, Compreensão e Gestão da Informação (P.A.C.G.I.), II Congresso CIDInE:I Congresso Internacional Luso-Brasileiro: Produção sobre conhecimento profissional e docência nos sistemas
educativos português e brasileiro: dinâmicas e tendências ,Florianópolis (Brasil) ,2004 (Poster). |
26. |
Cabral, A. P. Abordagens inovadoras de ensino-aprendizagem em contextos de graduação e pós graduação. ,II Congresso CIDInE:I Congresso Internacional Luso-Brasileiro: Produção sobre conhecimento profissional e docência nos sistemas
educativos português e brasileiro: dinâmicas e tendências ,Florianópolis (Brasil),2004 (Poster). |
27. |
Cabral, A. P; Silva, I.; Carvalho, R.; Pereira, A.; Lopes, I.; Caixinha, H.. Internet-based learning tools: Development and Learning Psychology (D.L.P.) experience. International ,International Conference on Education and Information Systems: Technologies and Applications. ,Orlando, Florida, USA,2003 (Comunicação). |
28. |
Silva, I.; Cabral, A. P; Tavares, J.; Makinen, J.. Intervention Programs in Higher Education: innovative Approaches and Strategies,European Conference on Educational Research 2003 (ECER). ,Hamburg, Germany,2003 (Comunicação). |
29. |
Cabral, A. P; Tavares, J.. Higher education basic learning skills: reading comprehension and writing. A diagnosis-intervention research project at the
University of Aveiro,International Conference Teaching and Learning in Higher Education: New trends and Innovations,Aveiro,2003 (Comunicação). |
30. |
Cabral, A. P; Tavares, J.. Competências de Aprendizagem na Transição para o Ensino Superior: a Leitura, Compreensão e Escrita. ,Encontro Internacional: Desenvolvimento e Aprendizagem: na Transição do Secundário para o Ensino Superior,Ponta Delgada,2003 (Comunicação). |
31. |
Tavares, J.; Gomes, A.A.; Cabral, A. P; Souza, D.N.; Silva, I.; Bessa, J.; Castelo Branco, M; Latino, M.L.G.. Higher Education Study and Intervention Lab (HESIL/LEIES) ,International Conference Teaching and Learning in Higher Education: New trends and innovations (ICHED),Aveiro (Portugal),2003 (Poster). |
32. |
Cabral, A. P; Tavares, J.. Science and Engineering lecturers assessing their students' reading, comprehension and writing abilities, International Conference Teaching and Learning in Higher Education: New trends and innovations (ICHED),Aveiro,2003 (Poster). |
33. |
Cabral, A. P; Tavares, J.. The Promotion of effective college Reading and Writing: a freshman intervention experience,International Conference on the First-Year Experience. ,Bath (UK) ,2002 (Comunicação). |
34. |
Cabral, A. P; Tavares, J.; Gomes, A.A.; Pereira, A.; Silva, I.. Higher Education Intervention Lab,European Conference on Educational Research (ECER 2002). ,Lisbon (Portugal),2002 (Comunicação). |
35. |
Cabral, A. P; Tavares, J.. Reading and Writing skills in Higher Education: lecturers’ opinions and perceptions,European Conference on Educational Research (ECER 2002),Lisbon (Portugal),2002 (Comunicação). |
36. |
Cabral, A. P; Tavares, J.. Reading/Comprehension and Writing: basic skills for academic achievement and success, International Study Association for Teachers and Teaching Conference- ISATT 2001 “Challenges for Teaching and Learning in
Schools and Universities”. ,Faro (Portugal),2001 (Comunicação). |
37. |
Tavares, J.; Brzezinski, I.; Cabral, A. P; Silva, I.; Neri, D.; Gomes, A.A.. Tomar café para conversar sobre Pedagogia Universitária e Sucesso Académico,Segundas Jornadas sobre Pedagogia Universitária e Sucesso Académico, Aveiro,2001 (Comunicação). |
38. |
Cabral, A. P; Tavares, J.. O (In)sucesso no ensino superior: a Leitura, a Compreensão e a Escrita – um projecto na Universidade de Aveiro , IV Seminário de Investigação e Intervenção Psicológica no Ensino Superior - A Relação Pedagógica no Ensino Superior- estudo
e intervenção.,Faro,2001 (Comunicação). |
39. |
Tavares, J.; Alarcão, I.; Brzezinski, I.; Cabral, A. P; Silva, I.. Higher Education Pedagogy and academic success strategies for a more dynamic intervention of the faculty membersi , Fourteenth International conference in conjunction with Fifth pacific rim first-year in Higher Education Conference. ,Honolulu (Hawaii),2001 (Poster). |
40. |
Tavares, J.; Alarcão, I.; Brzezinski, I.; Cabral, A. P; Silva, I.. Having coffee” with professors to talk about higher education pedagogy and academic success. ,HERDSA (Higher Education Research and Development) Conference – “Learning Partnerships”,Newcastle (Australia),2001 (Comunicação). |
41. |
Tavares, J.; Bessa, J.; Cabral, A. P. Academic Adjustment and self regulated learning in first-year students at the University of Aveiro,7th National Students in Transition Conference,Cincinnati (Ohio E.U.A ). ,2000 (Poster). |
Desenvolvimento de material didáctico ou pedagógico Didactic and pedagogic material development |
1. |
Cabral, A. P; Veiga, S.. Inglês para Turismo,2009. |
Edição técnica Technical edition |
1. |
Cabral, A. P; Tavares, J.. Actas II Congresso internacional CIDInE: Novos Contextos de Formação, Pesquisa e Mediação,2009 (Actas). |
Organização de evento Event organization |
1. |
Cabral, A. P. International Gaia Congress - Entrepreneurship – Innovation, Opportunities and Practices ,2009 (Congresso / Organização).
|
2. |
Cabral, A. P. Novos contextos de formação, pesquisa e mediação ,2009 (Congresso).
|
3. |
Cabral, A. P. Workshops de Apoio à Investigação,2009 (Oficina / Organização). |
4. |
Cabral, A. P. Seminário: Desafios Sociais Contemporâneos - Painéis: Rede Social, Violência Doméstica e Cuidados Paliativos,2008 (Seminário / Organização). |
5. |
Cabral, A. P. Seminário: Desafios Sociais Contemporâneos - Painéis: Empreendedorismo em Serviço Social, Deficiência, Integração de Reclusos,2008 (Seminário / Organização). |
6. |
Cabral, A. P. Seminário: Desafios Sociais Contemporâneos - Painéis: Serviço de Apoio Domiciliário, Tráfico de Mulheres e Reinserção Social,2008 (Seminário / Organização). |
7. |
Cabral, A. P. Seminário: Esclerose Múltipla. (com a presença da Dra Celena Veloso, Dr Jorge Ascenção, Estelina Luz e Cristina Briona da
delegação distrital do Porto/Litoral Norte da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla), desenvolvido no âmbito do ciclo
de Desafios Sociais Contemporâneos,2007 (Seminário / Organização). |
8. |
Cabral, A. P. Seminário: Acção Social com Crianças (com a presença da Drª Preciosa Patacho), desenvolvido no âmbito do ciclo de Desafios
Sociais Contemporâneos,2007 (Seminário / Organização). |
9. |
Cabral, A. P. Seminário: Actuação da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens: Avaliação, Diagnóstico e Intervenção. (com a presença das
Dr.ª Cláudia Guimarães e Dr.ª Anabela Pimenta membros da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Barcelos), desenvolvido
no âmbito do ciclo de Desafios Sociais Contemporâneos ,2007 (Seminário / Organização). |
10. |
Cabral, A. P. Seminário: Promoção do desenvolvimento vocacional: projectos de (e para a) vida. Seminário desenvolvido no âmbito dos seminários
de Desafios Sociais Contemporâneos (com a presença dos Dr. António Rocha – docente na Escola EB2/3 Sophia de Mello Breyner
e na Escola Profissional Infante D. Henrique e Dr. Marco Fontes – doutorando da FPCE da Universidade do Porto e docente na
Universidade Católica,2007 (Seminário / Organização). |
11. |
Cabral, A. P. Seminário: Acolhimento Institucional: do contexto à acção. Seminário desenvolvido no âmbito do ciclo de Desafios Sociais Contemporâneos
(com a presença da Drª Ana Santos - responsável pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Vila Nova de Gaia e Dr.
Marco Fontes - doutorando da FPCE da Universidade do Porto e docente na Universidade Católica),2007 (Seminário). |
12. |
Cabral, A. P. Seminário: Delinquência: do inato ao aprendido. Seminário desenvolvido no âmbito do ciclo de Desafios Sociais Contemporâneos
(com a presença da Professora Doutora Cristina Queirós (FPCE/Universidade do Porto),2007 (Seminário / Organização). |
13. |
Cabral, A. P. Seminário: Pequenas Histórias com Comportamentos Associais em Contextos e Perspectivas de Reinserção Social. Seminário desenvolvido
no âmbito do ciclo de Desafios Sociais Contemporâneos (com a presença do Dr. Vítor Santos - Câmara Municipal de Matosinhos),
,2007 (Seminário / Organização). |
14. |
Cabral, A. P. II Congresso CIDInE: Centro de Investigação, Difusão e Intervenção Educacional – I Congresso Internacional Luso-Brasileiro:
Produção sobre conhecimento profissional e docência nos sistemas educativos Português e Brasileiro: dinâmicas e tendências.,2004 (Congresso).
|
15. |
Cabral, A. P. International Conference on Teaching and Learning in Higher Education: New Trends and Innovations ,2003 (Congresso).
|
Relatório de investigação Technical report |
1. |
Tavares, J.; Cabral, A. P; Silva, I.; Carvalho, R.. Relatório do Projecto "Pesquisa, Análise Compreensão e Gestão de Informação",2004. |
2. |
Tavares, J.; Cabral, A. P; Silva, I.; Carvalho, R.. Relatório do Projecto "Estratégias de Promoção do Sucesso Académico",2002. |
3. |
Tavares, J.; Cabral, A. P; Silva, I.; Carvalho, R.. Relatório do Projecto "Laboratório de Estudo e Intervenção no Ensino Superior",2002. |
4. |
Tavares, J.; Cabral, A. P; Silva, I.. Relatório do Projecto "Projecto Factores de Sucesso e Insucesso no Ensino Superior",2001. |
Outra produção técnica Other technical production |
1. |
Cabral, A. P. Desenvolvimento e administração do website do Centro de Investigação, Difusão e Intervenção Educacional (www.cidine.org),2000. |
Dados Complementares (Additional data)
Trabalho de conclusão de curso de Bacharelato/Licenciatura Bachelor/Licenciate degree conclusion work |
1. |
Juliana Machado, Envolvimento Parental, 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Serviço Social) - Instituto Superior Politécnico Gaya (Orientador). |
2. |
Salomé Rocha, Adaptação e Integração Académico, 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Serviço Social) - Instituto Superior Politécnico Gaya (Orientador). |
Orientação de outra natureza Other orientation |
1. |
Cristina Santos, Estágio em Serviço Social - Gaia Social, Vila Nova de Gaia , 2008. Instituto Superior Politécnico Gaya (Orientador). |
2. |
Maria de Lurdes Teixeira, Estágio em Serviço Social - Gaia Social, Vila Nova de Gaia , 2008. Instituto Superior Politécnico Gaya (Co-orientador). |
1. |
Jorge Rego, Estágio em Serviço Social - Espaço T, 2008. Instituto Superior Politécnico Gaya (Co-orientador). |
2. |
Bruno Ribeiro, Estágio em Serviço Social - Assistência Médica Internacional (AMI) Vila Nova de Gaia , 2008. Instituto Superior Politécnico Gaya (Co-orientador). |
Outros Trabalhos Other production |
1. |
Cabral, A. P. Arguência da Defesa do Projecto de Intervenção Social sobre Proposta de Serviço de Apoio Domiciliário, desenvolvido por Conceição
Santos, no âmbito da licenciatura em Serviço Social do Instituto Superior Poliécnico Gaya , 2009. |
2. |
Cabral, A. P. Arguência da Defesa do Projecto de Intervenção Social sobre A Gestão de Oeganizações sem fins lucrativos: realidades e desafios
desenvolvido por Preciosa Patacho, no âmbito da licenciatura em Serviço Social do Instituto Superior Poliécnico Gaya , 2008. |
3. |
Cabral, A. P. Arguência da Defesa do Projecto de Intervenção Social sobre Clube de Emprego de Vilar do Paraíso, desenvolvido por Isabel
Carvalho, no âmbito da licenciatura em Serviço Social do Instituto Superior Poliécnico Gaya, 2008. |
4. |
Cabral, A. P. Arguência da Defesa do Projecto de Intervenção Social sobre Desenvolvimento de Capital Social , desenvolvido por Joana Pontes,
no âmbito da licenciatura em Serviço Social do Instituto Superior Poliécnico Gaya , 2008. |
5. |
Cabral, A. P. Arguência da Defesa do Projecto de Intervenção Social sobre Homens de Rua , desenvolvido por Joana Oliveira, no âmbito da
licenciatura em Serviço Social do Instituto Superior Poliécnico Gaya , 2008. |
6. |
Cabral, A. P. Arguência da Defesa do Projecto de Intervenção Social sobre Levantamento de Necessidades das pessoas idosas de Santa Marinha,
desenvolvido por Carina Mendes, no âmbito da licenciatura em Serviço Social do Instituto Superior Poliécnico Gaya, 2008. |
7. |
Cabral, A. P. Arguência da Defesa do Projecto de Intervenção Social sobre Levantamento de Necessidades da freguesia de Arcozelo , desenvolvido
por Tânia Lopes, no âmbito da licenciatura em Serviço Social do Instituto Superior Poliécnico Gaya , 2008. |
8. |
Cabral, A. P. Consultoria do Espaço de Divulgação on-line d@es - docência e aprendizagem no Ensino Superior,, 2004. |
9. |
Cabral, A. P. Consultoria do Projecto Trajectos: Estudo Prospectivo sobre Empresas de Inserção (2004-2006) (Projecto aprovado ao abrigo
da medida 4.2.2.1. do Programa Operacional Emprego, Formação e Desenvolvimento Social - P.O.E.F.D.S., Co-financiado pelo Fundo
Social Europeu e Instituto Superior Politécnico Gaya, 2004. |
Participação no júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1. |
Cabral, A.P.. Participação no júri de Maria Luísa Soares Inocêncio. A Mediação Pedagógica numa Perspectiva de Aprendizagem Aberta e à Distância em Cabo Verde, 2009. Tese (Ciências da Educação) - Universidade de Aveiro. |
Participação em eventos Event participation |
Participação como Keynote Speaker Participation as Keynote Speaker |
1. |
Trajectos: Estudo Prospectivo sobre Empresas de Inserção – Caracterização dos Beneficiários. Seminário de Disseminação de
Resultados de Investigação. , 2006 (Seminário). Nome do evento: Trajectos: Estudo Prospectivo sobre Empresas de Inserção – Caracterização dos Beneficiários. Seminário de Disseminação de
Resultados de Investigação. ; Nome da Instituição: Instituto Superior Politécnico Gaya / POEFDS; Cidade do evento: Vila Nova de Gaia / Hotel Meliá. |
2. |
Contributos da Investigação para um Maior Sucesso Académico no Ensino Superior, 2003 (Seminário). Nome do evento: Contributos da Investigação para um Maior Sucesso Académico no Ensino Superior; Nome da Instituição: Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) (Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação); Cidade do evento: Lisboa / Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) (Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação). |
3. |
Factores de Sucesso Académico no Ensino Superior. A experiência de Psicologia da Aprendizagem na Universidade de Aveiro. , 2003 (Seminário). Nome do evento: Reunião Magna da Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal ; Nome da Instituição: Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal ; Cidade do evento: Setúbal / Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal . |
4. |
Laboratório de Estudo e Intervenção no Ensino Superior, 2002 (Seminário). Nome do evento: Seminário Qualidade da Pedagogia na Universidade; Nome da Instituição: Universidade do Minho; Cidade do evento: Braga / Universidade do Minho. |
5. |
Insucesso Escolar no Ensino Superior: Causas e Soluções, 2002 (Seminário). Nome do evento: XVII Jornadas de Política Social - "Jovens: suas problemáticas e Estratégias de Intervenção".; Nome da Instituição: Núcleo de Política Social, Instituto Superior de Ciências e Políticas. Universidade Técnica de Lisboa; Cidade do evento: Lisboa / Instituto Superior de Ciências e Políticas. Universidade Técnica de Lisboa. |
Participação como Membro da Comissão Científica Participation as Member of the Program Committee |
1. |
International Gaia Congress , 2009 (Congresso). Nome do evento: International Gaia Congress ; Nome da Instituição: INOVAGAIA, ISLA, IPIAGET, ISPGAYA, ISEF, AMIGAIA; Cidade do evento: Vila Nova de Gaia / Vila Nova de Gaia. |
2. |
espaço Online d@es - Docência e Aprendizagem no Ensino Superior –Espaço de Divulgação on-line. , 2008 (Outra). Nome do evento: espaço Online d@es - Docência e Aprendizagem no Ensino Superior –Espaço de Divulgação on-line. ; Nome da Instituição: Universidade de Aveiro; Cidade do evento: Aveiro / Universidade Aveiro. |
3. |
Equipas de docência e aprendizagem Colaborativa no Ensino Superior (EDACES) , 2008 (Workshop). Nome do evento: Equipas de docência e aprendizagem Colaborativa no Ensino Superior (EDACES) ; Nome da Instituição: UNAVE - Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro/ INOFOR; Cidade do evento: Aveiro / Universidade de Aveiro. |
Participação como Moderador Participation as Chairman |
1. |
O (des)equilíbrio entre Família e Escola , 2008 (Seminário). Nome do evento: Seminário Serviço Social: um vazio por preencher ; Nome da Instituição: Instituto Superior Politécnico Gaya; Cidade do evento: Vila Nova de Gaia / Vila Nova de Gaia. |
2. |
II Seminário de Serviço Social , 2007 (Seminário). Nome do evento: II Seminário de Serviço Social - Painel II: "Autonomia e Integração Profissional: caminhos para uma qualidade de vida"; Nome da Instituição: Instituto Superior Politécnica Gaia - Coordenação do Licenciatura em Serviço Social; Cidade do evento: Vila Nova de Gaia / Vila Nova de Gaia. |
Participação como Relator Participation as Commentator |
1. |
Simpósio - Ensino Superior – novos desafios da docência e da Aprendizagem, 2004 (Simpósio). Nome do evento: Conferência Internacional II Congresso CIDInE: Centro de Investigação, Difusão e Intervenção Educacional – I Congresso Internacional
Luso-Brasileiro: Produção sobre conhecimento profissional e docência nos sistemas educativos Português e Brasileiro: dinâm; Nome da Instituição: CIDInE; Cidade do evento: Florianópolis / Universidade de Santa Catarina. |
Outro tipo de participação Other kind of participation |
1. |
Encontro Qualidade em Estabelecimentos do Ensino Superior: exemplos de boas práticas , 2008 (Encontro). Nome da Instituição: Instituto Português da Qualidade – Comissão Sectorial para a Educação e Formação; Cidade do evento: Lisboa. |
2. |
Colóquio CIDInE: O Processo de Bolonha: Desafios para a Supervisão , 2008 (Congresso). Nome do evento: Colóquio CIDInE: O Processo de Bolonha: Desafios para a Supervisão ; Nome da Instituição: Escola Superior de Educação do Instituto Superior Politécnico do Porto; Cidade do evento: Porto / Escola Superior de Educação do Instituto Superior Politécnico do Porto. |
3. |
Ias Jornadas de Serviço Social - Pensar A Cidade: Repensar a Intervenção Social , 2008 (Outra). Nome do evento: Ias Jornadas de Serviço Social - Pensar A Cidade: Repensar a Intervenção Social ; Nome da Instituição: ISPGaya; Cidade do evento: Vila Nova de Gaia / ISPGaya. |
4. |
Encontro Qualidade em Estabelecimentos do Ensino Superior: exemplos de boas práticas , 2007 (Encontro). Nome do evento: Encontro Qualidade em Estabelecimentos do Ensino Superior: exemplos de boas práticas ; Nome da Instituição: Instituto Português da Qualidade – Comissão Sectorial para a Educação e Formação. |
5. |
Seminário Turismo de Negócios -contributo para o desenvolvimento da região do Porto e Norte de Portugal , 2006 (Seminário). Nome do evento: Seminário Turismo de Negócios -contributo para o desenvolvimento da região do Porto e Norte de Portugal ; Nome da Instituição: Institito Superior Politécnico Gaya, Vila Nova de Gaia. |
6. |
II Jornadas da Escola Superior de desenvolvimento Social e Comunitário sob a temática “Cidades e Culturas", 2006 (Outra). Nome do evento: II Jornadas da Escola Superior de desenvolvimento Social e Comunitário sob a temática “Cidades e Culturas” ; Nome da Instituição: Institito Superior Politécnico Gaya, Vila Nova de Gaia. |
7. |
Seminário Ensino Superior: Um estar entre duas transições: ensino secundário e vida profissional., 2004 (Seminário). Nome do evento: Seminário Ensino Superior: Um estar entre duas transições: ensino secundário e vida profissional.; Nome da Instituição: Departamento de Ciências da Educação da Universidade de Aveiro; Cidade do evento: Aveiro / Departamento de Ciências da Educação da Universidade de Aveiro. |
8. |
Seminário Ensino e Formação em Turismo , 2004 (Seminário). Nome do evento: Seminário Ensino e Formação em Turismo ; Nome da Instituição: Instituto Superior Politécnico Gaya; Cidade do evento: Vila Nova de Gaia. |
9. |
Sucesso Académico no Ensino Superior: contributos da Investigação, 2003 (Seminário). Nome do evento: Sucesso Académico no Ensino Superior: contributos da Investigação; Nome da Instituição: Universidade de Aveiro; Cidade do evento: Aveiro / Universidade de Aveiro. |
10. |
Estratégias de Promoção do Sucesso Académico no Ensino Superior, 2003 (Seminário). Nome do evento: Estratégias de Promoção do Sucesso Académico no Ensino Superior; Nome da Instituição: Universidade de Aveiro; Cidade do evento: Aveiro / Universidade de Aveiro. |
11. |
Formação Programas Estudantis de Apoio Sócio-Emocional – Promoting Student Success: Social-Emotional Support, 2001 (Seminário). Nome do evento: Formação Programas Estudantis de Apoio Sócio-Emocional – Promoting Student Success: Social-Emotional Support; Nome da Instituição: Universidade de Aveiro; Cidade do evento: Aveiro / Universidade de Aveiro. |
12. |
Acção de Formação sobre Didáctica do Texto Medieval , 2000 (Workshop). Nome do evento: Acção de Formação sobre Didáctica do Texto Medieval ; Nome da Instituição: Universidade de Aveiro e Universidade Nova de Lisboa; Cidade do evento: Aveiro / Universidade de Aveiro. |
13. |
Acção de Formação Macmillan Heinemann Teacher Development Sessions , 2000 (Workshop). Nome do evento: Acção de Formação Macmillan Heinemann Teacher Development Sessions ; Nome da Instituição: Escola Secundária Viriato, Viseu; Cidade do evento: Viseu / Escola Secundária Viriato, Viseu. |
14. |
II Forum Concelhio de Educação , 2000 (Outra). Nome do evento: II Forum Concelhio de Educação ; Nome da Instituição: Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis; Cidade do evento: Oliveira de Azeméis / Oliveira de Azeméis. |
15. |
Colóquio Escola Reflexiva e Supervisão , 2000 (Outra). Nome do evento: Colóquio Escola Reflexiva e Supervisão ; Nome da Instituição: Centro de Investigação, Difusão e Intervenção Educacional (CIDInE) em colaboração com o Pólo de Lamego do Instituto Superior
Politécnico de Viseu; Cidade do evento: Lamego / lamego. |
16. |
Primeiras Jornadas sobre Pedagogia Universitária e Sucesso Académico. , 2000 (Outra). Nome do evento: Primeiras Jornadas sobre Pedagogia Universitária e Sucesso Académico. ; Nome da Instituição: Departamento de Ciências da Educação da Universidade de Aveiro; Cidade do evento: Aveiro / Departamento de Ciências da Educação da Universidade de Aveiro. |
17. |
Segundas Jornadas sobre Pedagogia Universitária e Sucesso Académico. , 2000 (Outra). Nome do evento: Segundas Jornadas sobre Pedagogia Universitária e Sucesso Académico. ; Nome da Instituição: Dept Ciências da Educação, Universidade de Aveiro; Cidade do evento: Aveiro / Universidade de Aveiro. |
18. |
Acção de Formação sobre Ensino da Gramática , 1999 (Workshop). Nome do evento: Acção de Formação sobre Ensino da Gramática ; Nome da Instituição: Universidade de Aveiro; Cidade do evento: Aveiro / Universidade de Aveiro. |
19. |
Acção de Formação sobre Metodologias de Leitura do Texto Literário , 1999 (Workshop). Nome do evento: Acção de Formação sobre Metodologias de Leitura do Texto Literário ; Nome da Instituição: Universidade de Aveiro; Cidade do evento: Aveiro / Universidade de Aveiro. |
20. |
Almeida Garrett , 1999 (Conferência). Nome do evento: Almeida Garrett ; Nome da Instituição: Universidade de Aveiro; Cidade do evento: Aveiro / Universidade de Aveiro. |
21. |
Acção de Formação O Ensino de Línguas e as TIC , 1998 (Workshop). Nome do evento: Acção de Formação O Ensino de Línguas e as TIC ; Nome da Instituição: CIFOP- Universidade de Aveiro; Cidade do evento: Aveiro / Universidade de Aveiro. |
22. |
Acção de Formação A Indisciplina em Sala de Aula, 1998 (Workshop). Nome do evento: Acção de Formação A Indisciplina em Sala de Aula; Nome da Instituição: CIFOP - Universidade de Aveiro; Cidade do evento: Aveiro / Universidade de Aveiro. |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
1. |
Cabral, A.P.. Politécnica, Editora: ISPGAYA.
|
2. |
Cabral, A. P.. Educational Assessment, Evaluation and Accountability , Função ou tipo de participação: Reviewer, Editora: Springer. |
3. |
Cabral, A. P.. Psicologia, Educação e Cultura, desde 2012/11/15, Função ou tipo de participação: Conselho redactorial, Editora: Edições ISPGaya. |
Indicadores de produção
(Production indicators)
Produção científica
Scientific production |
Produção técnica
Technical production |
Dados complementares
data |
Produção científica Scientific production |
80 |
Livros e capítulos Books and book chapters |
14 |
Livros publicados ou organizados Published or organized books |
9 |
Capítulos de livros publicados Published book chapters |
5 |
Artigos científicos em revistas Papers in periodics |
25 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
22 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
3 |
Trabalhos em eventos Papers in conference proceedings |
39 |
Com arbitragem científica With scientific refereeing |
36 |
Sem arbitragem científica Without scientific refereeing |
3 |
Outros tipos de produção científica Other scientific production |
2 |
Produção técnica Technical production |
63 |
Outros tipos de produção técnica Other technical production |
63 |
Dados complementares (Additional data) |
73 |
Orientações Orientations |
27 |
Outros Trabalhos Other production |
9 |
Participação no Júri de Graus Académicos Academic Degrees jury participation |
1 |
Participação em Eventos Event participation |
33 |
Participação editorial em revistas Magazine editorial participation |
3 |
Outras informações relevantes
De Novembro de 2004 a 06/11/2009
Instituto do Emprego e Formação Profissional
Certificado de Aptidão Profissional para o exercício da Profissão de Formador (EDF 25554/2004)
Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua
Certificado de Registo de Formador (CCPFC/RFO – 18461/04) nas seguintes áreas:
- Português/Língua Portuguesa;
- Concepção e Organização de Projectos Educativos;
- Pedagogia Experimental e Práticas de Avaliação do Rendimento Escolar
- Relação Pedagógica
De 1982 a 1993 - Curso de Formação Musical (Piano, Acústica, História Música e Composição) - Academia de Música de Oliveira
de Azeméis.
|
Visualizações do curriculum [
4197
]
|
Página gerada pela Plataforma de Curricula DeGóis promovida pela FCT e pelo Gávea/DSI/UM
em
14-01-2021
às
20:36:49
|
Plataforma de Curricula DeGóis: http://www.degois.pt/ | Icons by Axialis Team |
|